placardpt
    Taça UEFA 2003/04
    Grandes jogos

    Valencia x Marseille: O primeiro troféu de Benítez

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Um ano depois de Mourinho vencer a UEFA com o FC Porto, foi a vez de Rafa Benítez, um dos némesis do treinador sadino, vencer a mesma competição ao leme do Valencia.

    Na final disputada no Estádio Ullevi, em Gotemburgo, Suécia, e arbitrada pelo italiano Pierluigi Collina, os levantinos enfrentaram o Olympique de Marseille.

    No caminho da grande final, os espanhóis afastaram os suecos do AIK, Maccabi Haifa, Beşiktaş, Gençlerbirliği, Bordeaux e o Villarreal, cedendo apenas uma derrota em Ancara contra o Gençlerbirliği em toda a caminhada.

    Por sua vez, o Olympique, que tinha sido repescado da Champions, eliminou Dnipro, Liverpool, Inter e Newcastle sem perder um único jogo.

    Os valencianos tinham acabado de conquistar a Liga espanhola, enquanto os franceses só tinham ganho um jogo nas últimas cinco partidas. 

    O favoritismo pendia para o Valencia, mas o Olympique entrou no jogo disposto a contrariar tal ideia. Com Drogba em grande forma, os franceses criaram alguns lances de perigo, mas nenhuma grande oportunidade.

    O jogo seguiu morno até que, no último minuto da primeira parte, Fabien Barthez foi expulso por derrubar Mista num lance iminente de golo.

    Na transformação da subsequente grande penalidade, Vicente colocou o Valencia na liderança. A segunda parte não teve muita história. Os franceses não conseguiram voltar a pôr o resultado em perigo.

    A equipa de Benítez fez o 2x0 por intermédio de Mista e pôde então desfrutar calmamente do correr do relógio...

    Com o apito final, o Valencia festejou a sua primeira vitória europeia em 24 anos depois de ter perdido duas finais da Champions recentemente.

    Amadeo Carboni, o defesa italiano, tornou-se então o jogador mais velho a vencer uma competição europeia com 39 anos e 43 dias.

    Quanto a Benítez, o treinador espanhol seguiria para Liverpool onde seria campeão europeu, imitando o feito de José Mourinho de ganhar duas competições europeias distintas em anos sucessivos...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Quarta, 19 Maio 2004 - 19:45
    Nya Ullevi Stadion
    Pierluigi Collina
    2-0
    Vicente 45' (g.p.)
    Mista 57'
    Tópicos Relacionados
    Estádio
    Nya Ullevi Stadion
    Lotação43000
    Medidas105x65
    Inauguração1958