placardpt
    Taça UEFA 1988/89
    Grandes jogos

    Napoli x Stuttgart: A vitória de Maradona

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    No caminho para a final, os alemães do Stuttgart eliminaram os húngaros do Tatabánya, o Dinamo Zagreb, Groningen, Real Sociedad e D. Dresden e perderam apenas um jogo em todo o trajeto logo na primeira eliminatória na Hungria. Por sua vez, os italianos deixaram pelo caminho PAOK, Lokomotiv Leipzig, Bordeaux, Juventus e Bayern München.

    Com mais de 81.000 espectadores, o Estádio San Paolo rebentava pelas costuras. Era a primeira vez que tanto napolitanos como alemães chegavam a uma final europeia. As expectativas eram elevadas de ambos os lados.
     
    O Napoli contava com os internacionais italianos Ciro Ferrara, De Napoli, Carnevale e os brasileiros Alemão e Careca, já para não falar de Diego Maradona. Os alemães, por outro lado, tinham Immel e Buchwald, internacionais pela Alemanha Federal, o jugoslavo Katanec, o ponta de lança Fritz Walter e um jovem Jürgen Klinsmann como grande estrela.
     
    Foi, contudo, Maurizio Gaudino, um filho de emigrantes da região de Nápoles que, no regresso a “casa”, marcou o primeiro golo da final. Os alemães controlaram o jogo até ao intervalo e só na segunda parte é que a pressão napolitana subiu de tom. Após algumas oportunidades esbanjadas pelos avançados do Napoli, Maradona, na transformação de uma grande penalidade, empatou a partida aos 68'. No pressing final, Careca apontou o 2x1 aos 87 minutos levando os napolitanos em vantagem para a segunda mão.
     
    Duas semanas depois, no Neckarstadion, em Estugarda, o Stuttgart jogava todas as suas cartadas, mas o Napoli não se atemorizou.
     
    Aos 18', o internacional brasileiro Alemão inaugurou o marcador, mas apenas nove minutos depois Klinsmann empatou a partida e lançou a incógnita quanto ao vencedor da final. A seis minutos do intervalo, Maradona marcou um canto, a defesa teutónica aliviou, El Pibe centrou com a cabeça para dentro da área e Ciro Ferrara apareceu isolado a encostar para as redes de Immel.
     
    Na segunda parte, os italianos fizeram um jogo de contenção tentando manter os alemães longe da sua área e foi um pouco contra a corrente do jogo que Diego Armando Maradona, num contra golpe mortal, retirou os defesas alemães da frente e isolou Careca para um golo de execução magistral. 1x3, o Napoli estava a 28 minutos do seu primeiro troféu europeu.
     
    Oito minutos depois, um autogolo de Di Napoli ainda deu algumas esperanças à equipa da casa, mas o resultado só voltaria a sofrer alteração no último minuto, quando um mau atraso de Di Napoli para o guarda-redes foi interceptado por Schmäler que, de cabeça, empatou o jogo a três golos.
     
    Mas era tarde demais, o Stuttgart teria ainda que marcar dois golos para vencer a competição... Quando o árbitro Sánchez Arminio apitou para o fim da partida, os italianos festejaram como se de um campeonato mundial se tratasse.
     
    Coube a Diego Armando Maradona a honra de levantar o troféu, o único troféu europeu da sua carreira e do seu "amado" Napoli

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Quarta, 17 Maio 1989 - 19:30
    Mercedes-Benz Arena
    Sánchez Arminio
    3-3
    Jürgen Klinsmann 27'
    Olaf Schmäler 89'
    Alemão 18'
    Ciro Ferrara 39'
    Careca 62'
    Fernando de Napoli 70' (p.b.)
    Estádio
    Mercedes-Benz Arena
    Lotação60449
    Medidas105x68
    Inauguração1933