placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Mário Jardel: Super Mário

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E24

    Jardel era uma máquina goleadora, um animal de área. Ali, entre os defesas adversários, estava no seu habitat natural e podia dar largas ao seu instinto predador para marcar golos, muitos golos.

    Quem o viu jogar no FC Porto e no Sporting não esquece. Será o melhor avançado de sempre a jogar em Portugal? No FC Porto, em 175 jogos, apontou 168 golos, o que lhe vale uma média de 0,96 golos por jogo. Pulverizar recordes. Impressionante? Em Alvalade foi mais longe, superando essa marca ao festejar 67 golos em 62 encontros, atingindo uma média de 1,08 golos por jogo e aproximando-se perigosamente das marcas de Yazalde e Peyroteo. Os números são claros e falam por si.

    Olhando a carreira do Super Mario, se há algo que salta imediatamente à vista são os números. É um festim de golos e será a delícia de todos os interessados pelas coincidências estatísticas. Em 2011, após 21 anos de carreira, já tinha vestido a camisola de 21 clubes diferentes. Em sua defesa, pode argumentar-se que em certos clubes só vestiu a camisola no dia da apresentação e pouco mais...

    Jogou na Europa, na América, na Ásia e até na longínqua Oceânia. A vida de Mário Jardel Almeida Ribeiro deu muitas voltas ao planeta azul, mas tudo começou na tropical Fortaleza, a 18 de setembro de 1973. Ali cresceu até aos 1,88 centímetros de altura. Ali deu os primeiros passos e os primeiros pontapés na bola. Ali ganhou as asas que o fizeram subir sobre os centrais.

    Voar como Jardel

    De azul e branco, Mário Jardel fez parte da célebre equipa que conquistou o pentacampeoanto
    Começou a jogar num clube local, o Ferroviário, onde fez o habitual trajeto das camadas jovens. Após se tornar profissional, deu nas vistas e foi chamado para o Rio de Janeiro, onde assinou pelo Vasco da Gama, num prenúncio da sua futura passagem por terras lusas...

    Seguiu-se o Grêmio de Porto Alegre, onde o treinador Luís Felipe Scolari montou uma equipa à sua imagem. Paulo Nunes - que haveria de jogar no Benfica - assistia, Jardel faturava. 67 golos em 73 jogos e o futebol europeu chamava por Jardel. O avançado de Fortaleza não conseguia resistir ao canto da sereia.

    A próxima paragem foi a cidade do Porto, onde Supermário foi imensamente feliz. Golos, mais golos, de todos os lados, de todas as maneiras, de todos os feitios. Nas alturas então era imbatível. Parecia adivinhar a trajetória de cada bola ao milímetro.

    De tal forma os seus golos assombravam que servia de inspiração para uma letra que Carlos Tê escreveu e Rui Veloso cantou, sobre «voar como Jardel sobre os centrais»...

    Num jogo da Taça contra o Juventude de Évora apontou sete golos num só jogo, feito que até aí só tinha sido atingido pelo sportinguista Yazalde. Mas Jardel fê-lo apenas em 45 minutos, os 45 minutos do segundo tempo, enquanto o Chirola precisara de um jogo inteiro para marcar outros sete ao Barreirense.

    Passagem por Alvalade e sociedade com JVP

    No Sporting os números continuaram a falar por si. Chegou para jogar na 5ª Jornada e acabou o campeonato com 42 golos. Foi Bota de Ouro do futebol europeu (pela 2ª vez!) e firmou uma das sociedades mais famosas do Reino do Leão com João Vieira Pinto (JVP).

    Super Mário marca mais um golo ao Benfica, uma das suas vítimas mais apetecidas
    O pequeno avançado português considerava-se o «pai» de Jardel, pelo número de assistências que tinha efetuado, Jardel sorria e o Major Valentim Loureiro brincava que então seria caso para dizer que era ele o avô do avançado brasileiro, dado que durante estes anos todos tinha sido mais do que um pai para JVP.

    Parentescos à parte, Jardel marcava muito e festejava levantando a t-shirt com uma intrigante questão «porque será?», numa das mais brilhantes jogadas de marketing usadas até hoje no futebol português.

    Depois do céu, o inferno...

    Jardel cumpriu 6 épocas no futebol português e foi 5 vezes o melhor marcador. E só não foi 6 porque em 2002/03 não era o Jardel que cá estava... talvez fosse o Mário. O Mário resolveu brincar com a vida. Dizem que cedeu aos vícios. E a partir daí perdeu uma carreira. O Mário nunca mais foi Jardel.

    Desde os tempos no Grêmio, com Luiz Felipe Scolari, até ao Sporting de Boloni, os sistemas táticos eram construídos com o objetivo de o servir. Resultava. Entre a saída do FC Porto e o regresso a Portugal via Sporting, Jardel jogou na Turquia. A veia goleadora manteve-se? 22 golos em 24 jogos falam por si...

    Depois de Alvalade, o zero passou a ser o número de golos apontados mais habitual na carreira de Jardel... Talvez isso justifique porque é que um dos maiores avançados de sempre que atuaram na Europa, tenha chegado um dia a jogar em clubes como o Ancona, Anarthosis, United Jets ou Al-Taawon. 

    Depois de Alvalade o zero passou a ser o número de golos apontados mais habitual na carreira... Talvez isso justifique porque é que um dos maiores avançados de sempre que actuaram na Europa, tenha chegado um dia a jogar em clubes como o Ancona, Anarthosis, United Jets ou Al-Taawon.Jardel era uma máquina goleadora. A grande área adversária era o seu habitat natural, onde podia soltar o seu instinto predador e marcar golos, marcar muitos golos.
    Quem o viu jogar no FC Porto e no Sporting não esquece. Será o melhor avançado de sempre a jogar em Portugal? Os números falam por si: no FC Porto em 175 jogos apontou 168 golos o que lhe vale uma média de 0,96 golos por jogo. Impressionante? Em Alvalade foi mais longe, superando essa marca ao festejar 67 golos em 62 encontros. Uma média de 1,08 golos por jogo. Os números são claros.
     
    E a carreira do Super Mário está marcada pelos números. Em 2011, em 21 anos de carreira tinha vestido a camisola de 21 clube diferentes, se bem que em sua defesa se pode argumentar que em certos clubes só vestiu a camisola na apresentação. 
    Jogou na Europa, na América, na Ásia e até na longínqua Oceânia ousou jogar, a vida de Mário Jardel Almeida Ribeiro de muitas voltas, mas tudo começou na tropical Fortaleza, a 18 de setembro de 1973. Ali cresceu até aos 1,88 centímetros de altura. Ali deu os primeiros passos e os primeiros pontapés na bola. 
    Começou a jogar num clube local, o Ferroviário, onde fez o trajeto das camadas jovens.
    Depois de se tornar profissional, deu nas vistas e foi chamado para o Rio de Janeiro, onde se tornou jogador do Vasco da Gama, um prenúncio da sua futura passagem por terras lusas.
    Seguiu-se o Grêmio de Porto Alegre, onde o treinador Felipe Scolari montou uma equipa à sua imagem. Paulo Nunes - que haveria de jogar no Benfica - assistia, Jardel faturava. 67 golos em 73 jogos e o canto da sereia do futebol europeu chamava por Jardel.
    A próxima paragem foi a Cidade do Porto, onde Super Mário foi imensamente feliz. Golos, mais golos, de todos os lados, de todas as maneiras, de todos os feitios. Nas alturas então era imbatível. Parecia adivinhar a trajetória de cada bola ao milímetro.
    Num jogo da Taça contra o Juventude de Évora apontou 7 golos num só jogo, feito que até aí só tinha sido atingido pelo sportinguista Yazalde. Mas Jardel fê-lo apenas em 45 minutos, os 45 minutos do segundo tempo, enquanto o Chirola tinha precisado de um jogo inteiro para marcar outros sete ao Barreirense.
    No Sporting os números foram assombrosos. Chegou para jogar na 5ª Jornada e acabou o campeonato com 42 golos. Foi Bota de Ouro do futebol europeu (pela 2ª vez!) e firmou uma das sociedades mais famosas do Reino do Leão com João Vieira Pinto. O pequeno avançado português considerava-se o «pai» de Jardel, pelo número de assistências que tinha efetuado, Jardel sorria e o Major Valentim Loureiro brincava que então seria o avô do avançado brasileiro, porque ele tinha sido mais que um pai para João Vieira Pinto.
    Parentescos à parte Jardel marcava muito e festejava levantando a t-shirt com uma intrigante questão «porque será?», numa das mais brilhantes jogadas de marketing do futebol português.
     
     
    Jardel cumpriu 6 épocas no futebol português e foi 5 vezes o melhor marcador. E só não foi 6 porque em 2002/03 não era o Jardel que cá estava... talvez fosse o Mário. O Mário resolveu brincar com a vida. Dizem que cedeu aos vícios. E a partir daí perdeu uma carreira. O Mário nunca mais foi Jardel.
    Voltando ao Jardel, dizia Carlos Tê, que «voava sobre os centrais». «SuperMário» levitava no ar, e marcava golos a um ritmo alucinante. O brasileiro, em campo, era garante de golo de qualquer forma: de cabeça, com o pé direito, com o pé esquerdo, de coxa, de «bicicleta» ou de «letra».
    Desde os tempos no Grémio, com Luiz Felipe Scolari, até ao Sporting de Boloni, os sistemas tácticos eram construídos com o objectivo de o servir. Resultava.
    Entre a saída do FC Porto e o regresso a Portugal via Sporting, Jardel jogou na Turquia. A veia goleadora manteve-se? 22 golos em 24 jogos falam por si...
    Depois de Alvalade o zero passou a ser o número de golos apontados mais habitual na carreira... Talvez isso justifique porque é que um dos maiores avançados de sempre que actuaram na Europa, tenha chegado um dia a jogar em clubes como o Ancona, Anarthosis, United Jets ou Al-Taawon.
    D

    Fotografias(50)

    Mário Jardel (BRA)
    Mário Jardel (BRA)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    #memoriasleonin as
    2022-05-11 11h06m por SportingCP_1906
    Mário Jardel, campeão pelo #SportingCP em 2001-2002, uma máquina de fazer golos que encantou Alvalade, mas que acabou antes do tempo e de forma chocante por causa da dependência do consumo de drogas, tendo ajudado a comprometer o objetivo do Sporting Clube de Portugal de ser bicampeão nacional em 2002-2003.
    O melhor avançado que vi ao vivo
    2020-04-26 16h58m por SilverArrow
    De um benfiquista. Respect.
    Parabéns Mário Jardel!
    2019-09-18 16h51m por hugotiago
    Neste teu dia de aniversário Parabéns Mário Jardel!
    O melhor 9 que vi jogar, claro após ser bem servido (drulovic, joão pinto, . . . ) quando a bola entrava na zona dele, já tinha encaminhado o defesa para onde cria e ia finalizar onde ela caía, mágico, matador, . . . enfim o "CR7 da área"!
    Jardel
    2017-12-28 08h34m por LizardSCP
    Mágico que jogador, que finalizador.
    Saudade craque. BOTA DE OURO
    Saudades
    2015-06-08 21h14m por moonstruck
    Boas memorias de ver-te de verde e branco ao peito a fazer o que sabias fazer bem, jogar futebol, bola no ar perto de ti era 101% de golo.
    Jardel
    2015-01-28 00h02m por 200lbs
    Era Jardel. Único. Humilde, mágico, e claro, nem valia a pena perguntar quem tinha marcado. Já se sabia. Só podia ser. . . . Jardel.
    RU
    Super Mário Jardel
    2014-10-15 13h09m por rubencera
    Enorme Ponta de Lança! Desde que comecei a acompanhar o futebol com mais atenção desde os meus 13 anos, que foi um ponta de lança clínico, mortífero e eficaz que vi jogar até os dias de hoje. Tive muita pena que nunca tivesse jogado no meu Benfica, muitas vezes sofri com ele, mas admito que foi dos melhores que vi jogar em termos de eficácia! Teria muitos adjectivos para qualificar as qualidades de Jardel, porque de facto fez vibrar um adepto de futebol com aquilo que é feito o mesmo, de ...ler comentário completo »
    LI
    Sportingcp900
    2013-09-18 17h14m por lionking1984II
    E o Yazalde, o próprio Eusébio, etc, mas estamos aqui a falar daquilo que nos lembramos, obviamente que a maior parte do pessoal que aqui comenta ñ se lembra de Yazalde, Eusébio, e muito menos de Fernando Peyroteu, incluindo eu. Daquilo que me lembro, Jardel foi a maior maquina de fazer golos que me lembro, ñ só em Portugal como na Europa. E ñ era um primor técnico, por exemplo em termos de classe e técnica, Acosta era-lhe muito superior, ñ havia comparação, mas este simplesmente ...ler comentário completo »
    LI
    Super Mario
    2013-09-18 17h05m por lionking1984II
    Super Mario Jardel, que saudades. Arruinaste a tua carreira por seres um "teen ager" em corpo de homem adulto, e deixaste-te influenciar por oportunistas. Como goleador és impar, maior máquina de fazer golos que me lembro de ver jogar ñ só no futebol português como na Europa, simplesmente impar. Ficarás para sempre no coração dos adeptos de Porto e Sporting.
    AM
    SUPER MARIO
    2013-09-18 16h32m por amadoedgar
    MARIO JARDEL MARIO JARDEL, SUPER MARIOOO, MARIO JARDEL. . . SPORTING4EVER.
    O melhor número 9 de todos os tempos
    2013-08-21 12h38m por Maiamaiamaiamaia
    Grande Mário Jardel o melhor ponta de lança do mundo, nunca vi outro igual Sabia sempre onde a bola caia para fazer golo. Incrível. . .
    Brilhou em clubes medianos gostaria de ve- lo no real Madrid ou Barcelona tenho a certeza que marcava o dobro dos golos.
    Que saudades de ver este ponta de lança em campo ate parecia fácil marcar golos.
    LOL
    2013-08-09 15h30m por rac_crm7
    e droga mais droga
    MA
    SÓ FALTA
    2013-08-07 14h59m por Mac2317
    deco, jorge costa, rui costa. Daqui a uns anos moutinho, hulk. Para mim tenhem que ser jogadores que fizeram muito pelos clubes, ganharam muito na carreira, que marcaram uma época e que ficaram várias épocas em Portugal e nos últimos anos Hulk foi o melhor de longe. Deco e rui costa foram mágicos bem como paulo sousa ao serviço do dortmund. Jorge costa, esteio da defesa e seleção e ricardo carvalho também merece resalva.
    RA
    Jardel
    2013-07-06 16h45m por raizaker15
    Pena que se tenha Perdido Nas drogas , tinha veia goleadora
    WI
    Grande Jardel
    2013-01-30 18h47m por wildporto
    Grande, Imenso, The Best, nao era jogador de floriados mas detentor de uma técnica apuradissima ao contrário do que muitos diziam na altura, pois marcar golos como os que ele marcou só está ao alcance dos melhores.
    RU
    Dá vontade de chorar. . .
    2012-11-25 22h32m por rucaleitao
    Não foi o mais elegante a passar por portugal. Alguns chamavam-lhe tosco?
    Os números são frios e claros: O melhor ponta de lança a passar por estas bandas. Nem Falcão nem nem o meu querido "Bi-Bota" (responsável por eu ser do FC Porto) nem ninguém lhe chega aos calcanhares, calcanhares esses que muitas alegrias me deram!
    RI
    Grande goleador
    2012-11-03 19h28m por RipaNaRapaqueca
    Deu muitas alegrias a milhões de portugueses! Vejam este e outros craques do vosso tempo em http://www. facebook. com/RipaNaRapaqueca
    Está aqui o maior goleador Português
    2012-11-03 11h50m por luis_silva0027
    http://www. zerozero. pt/text. php?id=23
    .
    2012-10-23 16h21m por SportingCP900
    O melhor avançado de sempre a jogar em Portugal?? O ZeroZero nunca deve ter ouvido falar de um Senhor chamado Peyroteo. .

    Jardel era uma máquina mas comparado com Peyroteo. . Nao ha comparaçao
    Goleador-nato
    2012-09-28 10h05m por CDCFOREVER1
    Como goleador no Porto, nunca vi nenhum igual a ele. . . Semelhante ou parecido só o Gomes e mais recentemente o Falcão.
    Estes 3 os melhores goleadores de sempre do Porto. . . para mim, claro!!! :)))
    Grande
    2012-03-22 15h40m por Jankauskas_
    Super Mario, melhor só mesmo o Falcao.
    Deco
    Capucho_Jardel_Drulovi c
    . . .
    2012-03-05 11h56m por philosof3r
    Do melhor que ja vi. . nao foi mais longe por causa daquela cabecinha. . . .
    O MELHOR. . .
    VA
    O melhor
    2012-03-04 13h05m por vascogugu
    Ser o melhor avançado a jogar em Portugal é um pouco forçado de dizer. Mas que foi o mais mortífero, o mais eficaz, no fundo o melhor ponta de lança que eu já vi jogar (tenho 32 anos) não só em Portugal mas no mundo inteiro, disso não tenho qualquer dúvida. Para além dos 7 contra o Juventude de Évora, do golo de letra, lembro também do pontapé de bicicleta ao Milan. Só ao alcance de alguns. Pena que se tenha deixado levar por maus caminhos.
    SC
    best
    2012-02-17 16h47m por scspower
    Para mim. . . Simplesmente o melhor do mundo dentro da grande área. Enorme ponta-de-lança!
    SY
    Jardel!
    2012-01-06 19h14m por Syeger
    O maior goleador que eu já vi no FCP! Cada cruzamento do Drulovic cada golo. Belos tempos.