placardpt
    Porto vs Sporting

    FC Porto vs Sporting: um clássico em azul e verde

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E1

    Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal têm uma rivalidade histórica que remonta aos primórdios do Campeonato de Portugal. O primeiro jogo a contar para a 1ª Divisão realizado em casa dos azuis-e-brancos em 1935 terminou com um 4-2 favorável aos anfitriões.

    Na época seguinte o FC Porto bateu o seu rival por 10-1, naquela que é a maior vitória de sempre nos confrontos entre as duas equipas, e a maior derrota da história dos leões.
     

    A rivalidade entre FC Porto e Sporting ficou imortalizada no filme O Leão da Estrela (1947) de Arthur Duarte, clássico do cinema português, protagonizado por Erico Braga (esq) e António Silva (dir)
    O Sporting só venceria pela primeira vez em 1944 e logo por um concludente 1-3. Era o período dos cinco violinos, a era dourada do Sporting, e não é à toa que os leões venceram três jogos em quatro anos.
     
    Em 1948 o Porto venceu por 4-1 iniciando mais um longo período de domínio azul-e-branco, em que os portistas venceram nove dos seguintes doze jogos.
     
    Esse registo seria quebrado em 1959, quando os leões saíram das Antas com um histórico 1-4.
    Nos dezassete anos que se seguiram os papéis inverteram-se e o FC Porto apenas venceu em três ocasiões (1964, 1966 e 1971), enquanto o Sporting levou de vencida o clássico por 8 vezes.
     
    Em 1977, um 4-1, mais um, foi o grito de revolta do dragão para um longo período de domínio avassalador. O Sporting estaria 21 anos sem vencer um jogo na casa do rival, conseguindo marcar apenas sete golos, o que não deixa de ser um desempenho medíocre, mesmo tendo em conta os jogos serem disputados na cidade Invicta.
     
    O Fernando Gomes, o Bi Bota, maior goleador dos azuis-e-brancos nas últimas décadas, acabaria a carreira no rival Sporting.
    Foi preciso Octávio Machado, um ex-dragão, tomar conta dos destinos leoninos para o Sporting quebrar a malapata e vencer nas Antas em 1997, matando o borrego que durava desde a famosa noite do nevoeiro de 1975.
     
    Os últimos anos são marcados por um domínio portista mais moderado. Os leões venceram duas vezes nas últimas trezes visitas à invicta, contra sete vitórias do porto e seis empates.
     
    O FC Porto não perde com o Sporting desde o livre directo magistralmente convertido por Tello em 2007.
     
    A história, tal como o campeonato, apontam o FC Porto como claro favorito sempre que joga em casa contra os leões, mas convém lembrar que o Sporting é a equipa que mais vezes venceu os azuis-e-brancos na sua casa em jogos a contar para o campeonato (13 ocasiões), e nenhum portista deve descurar isso.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    artigo interessante mas. . .
    2012-03-18 18h55m por kariban
    Onde está a rivalidade Braga-Guimaraes ou Porto-Boavista, por exemplo?