placardpt
    História

    História do Campeonato Nacional

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    A Liga Portuguesa é um dos campeonatos mais conceituados do velho continente, com uma longa história e a tradição de lançar grandes jogadores que brilham nas melhores ligas europeias.

    O campeonato português vive, e sempre viveu, da rivalidade entre os três maiores clubes do paísl: Benfica, FC Porto e Sporting, os «três grandes» que dividiram entre si a quase totalidade de todas as edições do Campeonato Nacional que foram disputadas até hoje.
     
    Belenenses e Boavista, são os únicos clubes que conseguiram furar o "bloqueio" imposto pelos três, conquistando o título de Campeão Nacional respectivamente em 1945/46 e 2000/01.
     
    Antes e depois destes hiatos, a Liga Portuguesa assistiu a períodos de domínio dos três.
    O Primeiro grande dominador foi o Sporting, que nos anos quarenta e cinquenta com os cinco violinos conquistou sete ligas em oito edições.
     
    Seguiu-se um período de domínio encarnado, coincidindo com o aparecimento de Eusébio, estrela maior do futebol nacional, ao ponto de se poder falar de um antes e de um depois de Eusébio da Silva Ferreira.
     
    Conquistando campeonato atrás de campeonato, de três em três anos as águias perdiam um título para os leões, que assim defendiam bravamente o tetra campeonato conquistado entre 1951 e 1954. Até meados dos anos 70 o Benfica dominou a seu bel-prazer, conquistando troféus aquém e além-fronteiras.
     
    Após a Revolução dos cravos o domínio do futebol indígena viu o seu eixo de poder deslocar-se para norte, sendo a vez do FC Porto liderar e conquistar o país e a Europa.
     
    Sete décadas depois do pontapé de saída da primeira competição, a então provisória e experimental I Liga, o Campeonato Nacional ainda está para conhecer um Campeão que não saia de uma das duas maiores cidades portuguesas: Lisboa e Porto.
     
    Ao longo da sua história, o futebol lusitano foi ficando mais confinado a um espaço geográfico contíguo ao litoral, tendo muitos clubes de referência do interior e no sul perdido o comboio da Primeira Liga.
     
    Além de Lisboa e Porto, é ao redor dos centros urbanos de Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Funchal e Setúbal que se encontram as equipas com mais presenças no primeiro escalão.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...