placardpt
    Euro 2004
    Grandes jogos

    Dinamarca x Suécia: Os estereótipos e o «biscoito»

    Texto por Giuseppe Napoli com Pedro Silveira
    l0
    E0

    O que são estereótipos? Olhando para o dicionário, os estereótipos são uma imagem preconcebida de uma determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e catalogar pessoas ou grupos de pessoas. O conceito dá origem aos mais diversos tipos de preconceito, tanto positivos como negativos, com impacto na sociedade.

    A Itália é um dos países mais estereotipados do mundo e na maioria dos casos é alvo de estereótipos negativos formalizados tanto por estrangeiros como pelos próprios naturais de Itália. A ideia de corrupção, laxismo, preguiça, máfia, todas elas estão associadas ao Bel Paese. Dentro das quatro linhas, e tal como os outros povos latinos, a Itália é facilmente estereotipada como uma nação de fiteiros que usam e abusam de simulações no campo pondo em causa com regularidade a verdade desportiva no jogo. Mas em 2004, dentro do campo de futebol, foi a vítima da quebra de um dos maiores estereótipos do deporto europeu, o suposto desportivismo e integridade ética dos povos do Norte.
     
    A câmara indiscreta atrás de Totti
     
    Em Portugal, as «tropas italianas», apesar de serem uma equipa recheada de grandes jogadores, nunca pareceram estar muito concentradas nos jogos, efetuando exibições descoloridas que aborreciam até ao absoluto tédio até os próprios italianos. 
     
    Em Guimarães, a estreia contra a Dinamarca resultou num 0x0, resultado de um jogo entediante e sem «chances» de golo que trouxe à luz uma ineficaz Itália tecnicamente dotada, mas ofensivamente nula ao mesmo tempo que mostrava também uma certa sobranceria pelos adversários nórdicos.
     
    Uma câmera de um canal de televisão dinamarquês seguiu Totti durante todo o jogo. As imagens captaram o capitão da Roma a reagir a alguma troca de palavras com Poulsen, num caso que passou ao lado do juiz da partida. Denunciado o caso pelos dinamarqueses, a UEFA não hesitou em castigar o craque dos giallorossi por três jogos. 
     
    A Itália seguiu para o segundo jogo sem a sua estrela romana e apesar das dificuldades que se anteviam com os suecos, a equipa entrou bem no campo, pautando o seu ritmo de jogo e chegando à vantagem por Antonio Cassano. A Squadra Azzurra não conseguiu segurar a reacção, acabando por ceder um empate após um golo de Zlatan Ibrahimovic a cinco minutos do fim.
     
    Feitas as contas às duas jornadas já jogadas, a Itália estaria qualificada para os quartos-de-final se vencesse o último jogo contra a Bulgária, a não ser que...
     
    Um «Biscoito» (1) Nórdico
     
    Chegou então o grande dia. À mesma hora que a Itália defrontava a Bulgária em Guimarães, no Bessa, os vizinhos Dinamarca e Suécia enfrentavam-se.
     
    A Itália estava apurada desde que vencesse o seu jogo ao mesmo tempo que na outra partida não houvesse um empate a dois ou mais golos...
     
    Ninguém em Itália, e pela Europa fora, desconfiava da boa fé do integríssimos nórdicos, incapazes de fabricar resultados favoráveis sem quebrar todas as regras de fair play e da ética desportiva. Ainda para mais, o 2x2 não seria um resultado tão comum assim...
     
    Com os ouvidos no Porto, a Itália parecia estar ausente do Afonso Henriques e nem o golo de Tomasson, que colocava os dinamarqueses na frente, parecia despertá-la da letargia em que se encontrava. 
     
    Aos 45 minutos tudo corria bem na «Invicta», mas em Guimarães a Itália perdia por 0x1 com a Bulgária. Animada pelas notícias que chegavam do Bessa, a Squadra Azzurra entrou no segundo tempo disposta a dar a volta ao contexto e chegou ao empate aproximadamente na mesma altura que os suecos empatavam o jogo. 
     
    As lágrimas de Cassano
     
    Aos 66', Tomasson bisou e a Itália passou a jogar sobre brasas, temendo o golo sueco no Bessa. Os jogos seguiam com o drama a adensar-se a cada nova volta que o ponteiro dos minutos dava ao relógio.
     
    Já nos descontos, Perrota marcou e festejou como um louco o golo da qualificação da Itália... 2x1! Correu para o banco onde os colegas, gelados, esperaram-no com a má notícia: Johnson tinha batido Sorensen e a Suécia empatara no último minuto, fazendo com que o golo que acabara de marcar fosse em vão...
     
    Cassano foi do céu ao inferno numa questão de segundos, as suas lágrimas correram os ecrãs do mundo e a imagem da desilusão do futebolista tornava-se numa das imagens de marca do Europeu.
     
    Sorensen, veterano guarda-redes dinamarquês, dava o que se convencionou chamar de «frango» e as duas seleções estavam apuradas. Para tornar as coisas ainda mais polémicas, um canal sueco captava os diversos cumprimentos entre os adversários, enquanto Sorensen saudava alegremente o sueco Allbäck, seu companheiro no Aston Villa com um sonoro «Vamos em frente!». Outras imagens, por sua vez, mostravam o evidente desinteresse pelo jogo do sueco Edman e do dinamarquês Jensen, momentos antes de começar a jogada que resultaria no 2x2 final.
     
    Os nórdicos negaram qualquer arranjo. Em Itália, os biscoitos nórdicos deixaram de ser sinónimo de fair play... E um jornal de referência italiano recordava as imortais palavras de William Shakespeare:
     
    «Há algo de podre no Reino da Dinamarca.» (2)
     
    ----------------------------------------------------
    (1) - «Il Biscotto», em português «o Biscoito», é um termo utilizado em Itália para definir um resultado combinado de forma não lícita que em Portugal é conhecido por «um arranjinho».
    (2) - «Hamlet», Ato I, Cena IV

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Terça, 22 Junho 2004 - 19:45
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Markus Merk
    2-2
    Jon Dahl Tomasson 28' 66'
    Henrik Larsson 47' (g.p.)
    Mattias Jonson 89'
    Estádio
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    Estádio
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28263
    Medidas105x68
    Inauguração1910