placardpt
    Liga Portuguesa 2009/10
    Grandes jogos

    FC Porto x Académica: Villas-Boas contra o dragão

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Terminava a sétima jornada e a Académica era última classificada do campeonato com apenas três pontos e sem nenhuma vitória. Uma derrota caseira com o Marítimo custou o lugar a Rogério Gonçalves e, para o seu lugar, a Briosa foi buscar o jovem e promissor André Villas-Boas, ex-membro da equipa técnica de José Mourinho.

    O primeiro encontro do novo técnico dos estudantes teve lugar nem menos no Estádio do Dragão, equipa da qual Villas-Boas era um adepto confesso. Na Invicta, o tetracampeão seguia no terceiro lugar a cinco pontos de um surpreendente SC Braga, líder isolado da prova.

    Jesualdo Ferreira parecia não conseguir motivar a equipa e o jogo com Académica era visto como uma boa oportunidade dos azuis-e-brancos relançarem a candidatura ao penta, com uma vitória clara sobre o último classificado.

    Ao lado da «cadeira de sonho»

    Quando Villas-Boas entrou no Dragão, certamente olhou o banco do FC Porto, a sua "cadeira de sonho", seguro do que o que se passasse nesse dia teria um papel fundamental na sua carreira e na concretização do sonho de orientar o FC Porto.

    Costuma dizer-se que a primeira imagem é a que conta e que fica para sempre e, ciente disso, Villas-Boas armou uma equipa que surpreendeu pela forma desassombrada como olhou o dragão nos olhos.

    Na primeira parte, a dupla de centrais Orlando e Markus Berger secou a dupla avançada do FC Porto, Falcao e Hulk.

    Seria só com a substituição do "Cebolla" Rodríguez por Ernesto Farias aos 57 minutos que o jogo do FC Porto viria a transformar-se. O primeiro golo surgiu aos 65 minutos por intermédio de Mariano González. Três minutos depois, Farias fez o 2x0 e o jogo parecia decidido. Mas Villas-Boas reagiu e lançou Miguel Pedro que fez o 2x1 a 15 minutos do final.

    O avançado argentino do Porto bisou aos 81 minutos, mas a Académica ainda reduziu aos 92' por Sougou. Até ao fim, o espectro da surpresa pairou sobre o Dragão, com os adeptos receando o empate ao mesmo tempo que apreciavam a postura desassombrada do adversário.

    Sem surpresa, a abordagem táctica de Villas-Boas caiu no goto do tribunal do Dragão e despertou o radar da estrutura portista. A Académica de Villas-Boas recuperou na tabela até chegar ao 11.º lugar, terminando dez lugares acima da linha d'água.

    No Porto, Jesualdo Ferreira não resistiu a uma má época e a um terceiro lugar, abandonando o clube no final da época. Para o seu lugar chegou... Villas-Boas, que se sentou na tão sonhada "cadeira de sonho". O resto é uma história que os portistas não esquecem...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Domingo, 25 Outubro 2009 - 00:00
    Estádio do Dragão
    Hugo Miguel
    3-2
    Mariano González 65'
    Ernesto Farías 68' 82'
    Miguel Pedro 76'
    Modou Sougou 90'
    Estádio
    Estádio do Dragão
    Lotação50033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003