placardpt
    Biografia
    Treinadores

    John Mortimore: Campeão da Luz

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0
    John Mortimore nasceu a 23 de setembro de 1934, em Farnborough uma pequena localidade no Hampshire, a sudoeste de Londres.
     
    Começou por jogar futebol nas escolas do Woking, uma localidade próxima de Farnborough. Depois de cumprir o processo de formação, ganhou lugar na equipa dos the cardinals onde jogou até aos 21 anos, época em que trocou o vermelho e branco do Woking pelo azul do Chelsea.
     
    @Getty / Piero Spano
    Durante nove épocas foi quase sempre titular do «onze» da equipa de Stamford Bridge, liderando a defesa dos blues, ao serviço dos quais apontou 10 golos em 279 jogos.
     
    Envelhecido, já sem a força de outros tempos, perde o lugar na equipa e acaba por trocar Fulham Road, por South Africa Road, a morada de Loftus Park, a casa do Queens Park Rangers, ou QPR, um dos históricos do futebol londrino.
     
    Treinador com passagem por Portugal
     
    Após alguns anos de interregno inicia a carreira de treinador no Ethnikos do Pireu, na Grécia. Um ano depois volta a Inglaterra para orientar o Portsmouth.
     
    Recebe então um convite do Benfica que aceita prontamente. Na Luz encontra uma senhora equipa com jogadores como Jordão e Nené, que se sagrara bicampeã nacional. Apesar dos nomes sonantes Mortimore sabia que tinha uma equipa envelhecida, tendo lançado Fernando Chalana, que encanta o terceiro anel. Conquista o tricampeonato apesar algumas críticas dos adeptos, que pareciam não compreender o estilo de futebol britânico que Mortimore parecia querer importar para a Luz.
     
    @Getty / Hulton Archive
    Nas duas épocas seguintes perdeu o título para o FC Porto de Pedroto e Pinto da Costa, que lideraram os dragões à conquista do campeonato, 19 anos depois do clube ter-se sagrado campeão pela mão de Béla Guttmann.
     
    Sairia do Benfica para regressar em 1985/86, época que perdeu o título para o FC Porto no fim do campeonato, depois de uma derrota com o Sporting em casa na penúltima jornada.
     
    Na época seguinte as águias recuperaram o título, fazendo a dobradinha com a conquista da Taça de Portugal, prova que já tinham vencido no ano anterior.
     
    Partiu então para Espanha onde dirigiu o Betis de Sevilha sem grande sucesso. Em 1988 voltou a Lisboa para lidera o Belenenses, que conduziu numa meritória passagem pela Taça das Taças, eliminado o Bayer Leverkusen com duas vitórias por 1x0 e sendo depois eliminado pelos jugoslavos - hoje bósnios - do Velez nas grandes penalidades, depois de dois empates a zero bolas. 
     
    Regressou a Inglaterra tendo passado por diversos clubes, acabando no Southampton, onde se tornou presidente. 
    D

    Fotografias(4)

    John Mortimore (ENG)
    Comentários (0)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...