placardpt
    Taça de Portugal 2007/08
    Grandes jogos

    Sporting x Benfica: Uma revolução em 22 minutos

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Há uma lei no mundo animal que lembra que se não deve brincar com um animal ferido, especialmente quando ele é feroz. Se a fera escapa com vida, é certo e sabido que voltará para se vingar e não há nada mais perigoso que um animal ferido.

    Então, se essa fera é o leão, o Rei da Selva, é melhor fugir porque o contra-ataque será mortal...

    Em suma, foi isto que aconteceu ao Benfica nesse 16 de abril de 2008. Um golo de Rui Costa aos 19 minutos e outro de Nuno Gomes aos 31' deixaram o Sporting no tapete, bem perto do knockout. Paulo Bento reagiu, tirou Adrien e lançou Izmailov, mas o jogo do Sporting continuava dormente e sem ideias. O intervalo chegou com uma vantagem clara benfiquista em casa do rival. A final do jamor estava só a 45 minutos de distância...

    Contudo, o Benfica voltou do intervalo sem o killer instinct e deixou o leão lamber as feridas. No 61.º minuto, João Moutinho fez tremer a barra de Quim com estrondo num remate de longe. O Sporting ameaçava voltar ao jogo, o Benfica dominador da primeira parte dera lugar a uma equipa passiva, expectante e a deixar correr o relógio. No minuto seguinte, Derlei entrou para o lugar de Romagnoli e o jogo mudou completamente...

    Reviravolta de tirar fôlego

    Aos 68 minutos, o Sporting atacou pela esquerda por intermédio do montenegrino Vukcevic que bailou na frente de Leo e cruzou para ao centro da pequena área onde Yannick Djaló só teve de encostar.

    Liedson pegou na bola no fundo das redes e os dez jogadores do Sporting correram de volta para o seu meio-campo. A bola foi ao meio campo e o Sporting lançou novo ataque: Grimi centrou da esquerda e o esférico parou em Derlei, que falhou o remate, fazendo com que a bola sobrasse para Izmailov obrigar Quim a uma defesa difícil.

    Por minutos, o Benfica pareceu controlar o jogo e deixar o Sporting mais longe da sua baliza, mas, aos 75 minutos, uma insistência de Izmailov na direita fez com que a bola ressaltasse para João Moutinho que cruzou de pronto para o golo do Levezinho. 2x2 em seis minutos. O Sporting empatava o jogo.

    Três minutos volvidos, a bola chegou à cabeça da área, onde Liedson encontrou Izmailov solto na direita e o russo cruzou de primeira para Derlei, isolado perante Quim, confirmar a reviravolta.

    Final alucinante

    No banco, Fernando Chalana tentava reagir ao golo do Ninja, preparando a entrada de Cardozo, mas, num ataque rápido, a bola sobrou para a entrada da área, Nuno Gomes rematou, a defesa sportinguista bloqueou e a sobra ficou para Cristián 'Cebolla' Rodríguez fazer o 3x3 aos 82 minutos. A bola voltou ao centro do terreno e o Sporting lançou-se sobre o adversário. Yannick avançou embalado, sem oposição, chutou, a bola desviou em Luisão e fez um arco sobre Quim. 84 minutos, Sporting 4, Benfica 3.

    Explosão de alegria no banco leonino e nas bancadas de Alvalade, enquanto no banco benfiquista Chalana batia palmas para tentar animar o moral das suas tropas.

    Até ao fim, o Benfica tentou, mais com coração do que com a cabeça, um último assalto à baliza de Rui Patrício, mas seria novamente o Sporting a chegar ao golo depois de um remate de primeira de Vuckcevic a responder magistralmente a um centro milimétrico de Miguel Veloso.

    Sporting 5x3 BenficaAlvalade e o resto do país pela televisão tinham acabado de assistir a um dos melhores dérbis de sempre. O Sporting seguia em frente e venceria a competição, batendo o FC Porto na final por 2x0 após prolongamento. 
     

    Comentários (0)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Quarta, 16 Abril 2008 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Jorge Sousa
    5-3
    Yannick Djaló 68' 84'
    Liedson 76'
    Derlei 79'
    Simon Vukčević 90'
    Rui Costa 19'
    Nuno Gomes 31'
    Cristián Rodríguez 82'
    Estádio
    Estádio José Alvalade
    Lotação50095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003