placardpt
    Biografia
    Treinadores

    Udo Lattek: Vencedor nato

    Texto por Eduardo Massa com Pedro Marques Silveira
    l0
    E0

    Na história do futebol alemão poucos se podem gabar de um palmarés do conquistado por Udo Lattek, ao longo da sua celebrada carreira como treinador onde conquistou por oito vezes o título de campeão alemão.

    Origens humildes

    Nascido a 16 de janeiro de 1935 em Bosemb [em polaco Boze] na Prússia Oriental, atual Polónia a 16 de Janeiro de 1935. Era ainda pequeno quando a Alemanha entrou na Segunda Guerra Mundial. No fim da Guerra a Prússia Oriental seria incorporada em parte na Polónia e em parte na União Soviética.

    Como muitos dos seus conterrâneos da Prússia Oriental, no fim do conflito, Udo acompanhou a família na viagem para Ocidente, onde cresceu com o gosto pela bola e a ambição de se tornar professor. 

    Primeiras oportunidades

    Como jogador passou por clubes como o SSV Marienheide, o Bayer Leverkusen, o VfR Wipperfürth e por fim o VfL Osnabrück. Voltaria mais tarde a Wipperfürth onde começou a sua carreira como treinador.
    Em 1965 foi contratado pela DBF (Federação alemã) onde passou a trabalhar nas camadas jovens. Contudo uma no mais tarde estaria no banco, ao lado do treinador principal Helmut Schön na campanha germânica que culminou na final de Wembley, perdida para a Inglaterra. 
    Como jogador passou por clubes como o SSV Marienheide, o Bayer Leverkusen, o VfR Wipperfürth e por fim o VfL Osnabrück. Voltaria mais tarde a Wipperfürth onde começou a sua carreira como treinador.
     
    Em 1965 foi contratado pela DBF (Federação alemã) onde passou a trabalhar nas camadas jovens. Contudo uma no mais tarde estaria no banco, ao lado do treinador principal Helmut Schön na campanha germânica que culminou na final de Wembley, perdida para a Inglaterra. 
    SSV Marienheide
    Bayer Leverkusen
    VfR Wipperfürth
    VfL OsnabrückDuSSV Marienheide Durante a sua carreira de jogador passou por clubes como o SSV Marienheide, Bayer Leverkusen, VfR Wipperfürth e VfL Osnabrück.

    O Grande Bayern de Udo

    A carreira de Lattek como treinador começou no Bayern de Munique, em 1970, clube pelo qual assinou quando saiu da DBF. O clube bávaro estava longe de ter o domínio actual - tinha apenas um título alemão no currículo - mas já contava com uma equipe talentosa, que acabaria por dominar o cenário nos anos seguintes. Sob o comando do técnico, o Bayern conquistou o seu primeiro tricampeonato, entre 72 e 74, o primeiro também da história do torneio.

    O grande feito do técnico, no entanto, foi a conquista da Europa, em 1974, batendo o Atlético de Madrid na final. Pela primeira vez um clube alemão conquistava o maior troféu do futebol europeu. Lattek ainda iniciou a campanha do segundo título mas seria demitido e substituído por Dettmar Cramer, que fora seu colega na Mannschaft.

    Sucesso também no Borussia Mönchengladbach

    Lattek mudou de clube, mas seguiu vencendo. No Borussia M'Gladbach, o técnico foi campeão por mais duas vezes, conquistando a Bundesliga para os verdes em 76 e 77. Ao serviço de dois clubes conquistava cinco vezes a competição, tornando-se um caso sério de sucesso. 

    Na Europa, Lattek voltou a disputar uma final de Taça dos Campeões, porém desta vez foi derrotado, pelo Liverpool (1x3). Teria maior sucesso na Taça Uefa que venceu em 1979.

    No Barcelona conquista a «terceira»

    Depois de passagem apagada por Dortmund, Lattek tentou a sorte na Espanha, no Barcelona onde conseguiu um feito histórico: tornar-se o primeiro treinador a conquistar as três principais competições europeias, feito que só seria igualado poucos anos depois pelo italiano Trapattoni 

    A passagem por Espanha não seria tão feliz, e acabaria por abandonar o clube, mesmo depois da contratação de um jovem promissor argentino, de seu nome Diego Armando Maradona.

    Novo tricampeonato no Bayern

    Lattek voltou ao clube que apostou nele no início da carreira, o Bayern de Munique. Novamente foi feliz. Conquistou duas Taças da Alemanha, em 84 e 86, e novo tricampeonato da Bundesliga, entre 85 e 87. Disputou também mais uma final de Liga dos Campeões, em 87, que o FC Porto venceria por 2x1. 

    Encerrou a carreira, mas por três vezes voltou por curtos períodos, no Colónia, no Schalke 04 e mais tarde no Borussia Dortmund, que salvou da queda de divisão em 1999/200.

    Nos últimos anos a sua luta principal foi contra o Parkinson. O treinador fora diagnosticado em 2013 com a doença degenerativa, e já tinha a saúde debilitada por outros problemas, como um AVC, em 2010, e uma operação para retirar um tumor no cérebro. No passado, no entanto, o lendário treinador se acostumou por comandar batalhas em campo, e a vencê-las. Contudo a morte levou a melhor e o genial treinador alemão partiu a 4 de fevereiro de 2015. 

    D

    Fotografias(2)

    Udo Lattek
    Udo Lattek (GER)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados