placardpt
    Rivalidades
    Rivalidades

    Dérbi minhoto: Braga x Vitória

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E12

    Braga e Guimarães, por intermédio do ##Sporting e do Vitória, vivem uma das mais apaixonadas e intensas rivalidades do futebol nacional. Uma rivalidade feroz que amiúde termina com vidros de autocarros partidos e acusações mutuas. 

    Bracarenses e vimaranenses não gostam uns dos outros. Uns são marroquinos, outros espanhóis, e para lá do outro lado da fronteira é terra inimiga.

    Os braguistas mais ferrenhos gostam de exibir o passaporte nas portagens da auto-estrada quando chegam a Guimarães, havendo relatos de quem tenha jocosamente pedido tapas, tortillas e paellas nos restaurante locais aquando da visita à cidade em dia de jogo. 

    Do outro lado da Falperra vive-se com tanta ou mais intensidade. Os vimaranenses têm fama de amar o seu clube como mais ninguém, um amor profundo que fecha as portas da cidade aos emblemas dos três grandes, situação que não se repete em Braga, onde Benfica, Porto e Sporting sempre tiveram mais facilidade em conquistar corações. 

    Em Guimarães manda o Vitória e os seus adeptos enchem o Afonso Henriques, fazendo com que o clube seja normalmente o quarto com melhores assistências no país, logo atrás dos três do costume. Mais impressionantes serão os números dos adeptos que o Vitória leva aos diversos campos do país. Os vitorianos defendem que o amor em Guimarães é intenso e 100% branco.

    Antiguidade

    Futebol é sempre intenso @Vítor Parente / Kapta+
    Ao contrário do que muitos pensam a grande rivalidade entre Braga e Guimarães não é assim tão antiga. De facto, durante séculos, Braga e Guimarães conviveram em relativa harmonia, tirando o pontual arrufo entre vizinhos, coisa normal na Idade Média...

    A importância histórica e antiguidade de Braga fizeram da cidade dos Arcebispos o centro natural da região. Importante cidade romana (Bracara Augusta), capital de província, mais tarde capital do reino dos Suevos, Braga ombreava com Compostela e Toledo como os principais centros religiosos da Península. A sua Sé «fazia» lei no noroeste peninsular.

    São Mamede e a Colegiada

    Perto de Braga, Guimarães nasceu no fim da Alta Idade Média, quando a Condessa Mumadona Dias mandou erigir um castelo na sua terra de Vimaranes. Seria em redor desta fortaleza que cresceu a localidade que no século XI recebeu o foral do Conde D. Henrique e se tornou a capital do Condado Portucalense, onde, em 1128, Afonso Henriques, o vencedor da Batalha de São Mamede, chamava a si o poder, abrindo o caminho para o nascimento de Portugal.

    Ainda se pode ler na muralha do Castelo de Guimarães a célebre frase que ecoa na mente de todo o vimaranense: «Aqui nasceu Portugal». Cidade orgulhosa da sua história, Guimarães há muito deixou de ser a capital, mas os vimaranenses não esquecem que a sua cidade é o «berço» da nação. 

    Bracarenses em Guimarães... @Vítor Parente / Kapta+
    Terá surgido no século XIII o primeiro grande motivo de rivalidade, aquando da definição dos limites da jurisdição da Colegiada e Guimarães, que de certa forma tentava esvaziar o poder e a influência do Arcebispo de Braga, que detinha poderes tais que faziam com que a cidade fosse quase um estado dentro do próprio estado.

    O Arcebispo recorreu para Roma: D. Estêvão Soares queixou-se ao Papa Inocêncio III dos privilégios excessivos dos priores da Colegiada. A Concordata de 1216 dava razão ao Arcebispo e vexava os vimaranenses.

    Tudo o que pudesse minar o poder do clero e da nobreza interessava aos reis de Portugal. D. Afonso II e D. Estêvão Soares desentendiam-se e, naturalmente, na questão da Colegiada to monarca, tomava partido por Guimarães.

    A tensão cresceu e os burgueses e povo de Guimarães queimaram propriedades, matas e terrenos pertenças do metropolita. A questão entretanto resolveu-se e a tensão amainou... mas ficavam espalhadas as sementes de futuros ressentimentos.

    «Antes quebrar que torcer»

    ...vimaranenses em Braga @Catarina Morais / Kapta +
    Seria, contudo, só no século XIX que a rivalidade entre as duas urbes ganhou a dimensão que hoje conhecemos. No último quarto de oitocentos, as «tricas» entre bracarenses e vimaranenses tornaram-se comuns. Insultos, agressões, declarações de desdém conduziram a um estado tal que em Guimarães começou a pensar-se seriamente em tirar o Concelho do Distrito de Braga e juntá-lo ao Porto.

    Aos poucos, as janelas e varandas da cidade ficaram enfeitadas com bandeiras que louvavam a união ao Porto. Em Braga, reagia-se com "Morte a Guimarães". As posições extremaram-se tanto que Lisboa teve de intervir. Na «Cidade Berço» surgiam bandeiras azuis e brancas nas varandas com o dizer que fez história: «Antes quebrar que torcer».

    Foram enviados pedidos à Rainha e ao Governo. Guimarães desanexou-se do Distrito de Braga perante os protestos dos bracarenses. O governo proclamou a desanexação administrativa a 17 de julho de 1885. Até ao fim da Monarquia (1910), o município de Guimarães ficava debaixo da alçada do Governo em Lisboa. 

    Uma igreja que divide espanhóis e marroquinos

    Outro dos pontos de polémica entre os dois clubes é a igreja de Santa Maria Madalena, uma jóia do Barroco Rococó construída na fronteira entre os dois concelhos, que ainda hoje é reclamada por ambas as cidades, se bem que a porta esteja orientada para a Cidade de Braga. O mesmo se passa com o Hotel da Falperra, em que a maior parte da unidade hoteleira se encontra já nos limites do município vimaranense. 

    Outra parte fulcral do folclore entre braguistas e vitorianos prende-se com as alcunhas de marroquinos e espanhóis.

    Tudo começou quando os adeptos do Vitória se sentiram lesados com as arbitragens no campeonato e, no fim de um jogo, atacaram o carro do juiz da partida. O clube foi castigado e obrigado a jogar em casa emprestada. Na bancada podia ler-se num cartaz: «Para sermos tratados assim, mais vale sermos espanhóis». A palavra de ordem pegou e em Braga os vitorianos passaram a ser espanhóis. 

    A resposta não demorou e os de Braga passaram a ser marroquinos, se bem que a razão para tal nome não esteja bem explicada e haja um conjunto de versões diferentes para o sucedido. 

    Uma rivalidade em feitos

    A rivalidade entre SC Braga e Vitória (de Guimarães) é uma das mais intensas do futebol luso. O Vitória conta com mais presenças na primeira divisão, logo atrás dos três grandes e Belenenses, mas o Braga pode gabar-se de atualmente ser, a seguir aos três habituais, o clube português com mais presenças consecutivas na Primeira Divisão.

    No que toca a lugares no pódio, o Vitória volta a levar vantagem (quatro contra dois, contagem em 2019), mas o SC Braga conseguiu um Vice-Campeonato, já o Vitória nunca foi além do terceiro lugar. 

    Relativamente a troféus nacionais, o Braga conta com duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga, ao passo que o Vitória responde com uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido Oliveira.

    Um dérbi com grandes figuras @Rogério Ferreira
    É na Europa, e pela história recente, que a balança se desequilibra para o lado bracarense, pois o Sporting minhoto já venceu uma edição da Taça ##Intertoto e chegou a uma final da Liga Europa, tornando-se o quarto clube nacional a disputar uma final europeia, enquanto o rival o melhor que atingiu foi os quartos de final da Taça UEFA em 1986/87.

    Na Liga dos Campeões, coube aos vimaranenses serem os primeiros a competir na prova, caindo na pré-eliminatória. Anos mais tarde, o Braga chegou por duas vezes à fase de grupos, superando o vizinho.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Braga
    2020-04-24 16h40m por BracaraAvgvsta
    Braga é a cidade mais antiga de Portugal e já foi 4 vezes capital ( CELTA, AVGUSTA, SUEVA e PRIMACIAL ) Braga já tinha poder antes de nascer Portugal. Como diz o Sr. José Hermano Saraiva: "O coração é o Porto mas a cabeça continua a ser Braga"
    Melhor derbi de Portugal
    2020-04-24 09h04m por Tistan
    Sem dúvida o melhor derbi de Portugal, que não venham para aqui dizer que é o Sporting e Benfica porque se bem se lembram ou já leram a amizade entre os dois.
    Para quem não sabe em 1980 a claque e adeptos do Sporting juntaram-se aos do benfica numa final da taça de Portugal para apoiar o Benfica contra o Porto
    Melhor derbi de Portugal
    2020-04-24 08h51m por Tistan
    Sem dúvida o melhor derbi de Portugal, que não venham para aqui dizer que é o Sporting e Benfica porque se bem se lembram ou já leram a amizade entre os dois.
    Para quem não sabe no ano 1980 a claque e adeptos do Sporting juntaram-se aos do benfica numa final da taça de Portugal para apoiar o Benfica contra o Porto
    fernandes1011
    2020-04-24 04h45m por rayman
    Não sejas mentiroso! Basta dar uma volta pelos restaurantes/cafés/lojas da cidade e vês o impacto que o clube tem na cidade. Dos vimaranenses que gostam de futebol não há qualquer dúvida que larga maioria apoia exclusivamente o Vitória. Eu cresci e estudei em Guimarães, sei do que falo. Tenho 5 amigos que vivem na zona das Taipas. Por coincidência são todos do Vitória. Apoia quem quiseres mas deixa-me muita pena ver alguém de Guimarães dispensar fazer parte desta família.

    ...ler comentário completo »
    Incerto
    2020-04-23 23h48m por vnlf
    Contaram a história que, no século 13, Guimarães era uma cidade muito maior e mais poderosa que Braga, e só com a ajuda da religião e do papa é que conseguiram inverter a situação, e dizem que os Vimaranenses chamar 'Marr*******' aos de Braga tem razão incerta? O orgulho e crescimento deles deve-se à religião. Chamar Marr******* a um Cristão é um grande insulto.

    Quanto ao facto de nos chamarem Espanhóis, não sei desde quando é que isso é um insulto. Todos se queixam da cor...ler comentário completo »
    Incerteza
    2020-04-23 23h46m por vnlf
    "A resposta não demorou e os de Braga passaram a ser marroquinos, se bem que a razão para tal nome não esteja bem explicada e haja um conjunto de versões diferentes para o sucedido. "

    Contaram a história que, no século 13, Guimarães era uma cidade muito maior e mais poderosa que Braga, e só com a ajuda da religião e do Papa é que conseguiram inverter a situação, e dizem que os Vimaranenses chamar 'Marroquinos' aos de Braga tem "razão incerta"? O orgulho e crescimento deles de...ler comentário completo »
    Incerteza
    2020-04-23 23h45m por vnlf
    "A resposta não demorou e os de Braga passaram a ser marroquinos, se bem que a razão para tal nome não esteja bem explicada e haja um conjunto de versões diferentes para o sucedido. "

    Contaram a história que, no século XIII, Guimarães era uma cidade muito maior e poderosa que Braga, e só com a ajuda da religião e do Papa é que conseguiram inverter a situação, e dizem que os Vimaranenses chamar 'Marroquinos' aos de Braga tem 'razão incerta'? O orgulho e crescimento deles deve-...ler comentário completo »
    Incerteza?
    2020-04-23 23h44m por vnlf
    "A resposta não demorou e os de Braga passaram a ser marroquinos, se bem que a razão para tal nome não esteja bem explicada e haja um conjunto de versões diferentes para o sucedido. "

    Contaram a história que, no século XIII, Guimarães era uma cidade muito maior e poderosa que Braga, e só com a ajuda da religião e do Papa é que conseguiram inverter a situação, e dizem que os Vimaranenses chamar 'Marroquinos' aos de Braga tem 'razão incerta'? O orgulho e crescimento deles deve-...ler comentário completo »
    Falta acrescentar
    2018-10-26 16h21m por Joao_SCB_1921
    "Neste local (SÉ DE BRAGA), na madrugada de 24 de Junho de 1128, com a exortação do Arcebispo de Braga, Dom Paio Mendes, rebentou a revolta após o insucesso de 1127, com o Infante Afonso Henriques, rodeado pela sua tumultuosa nobreza".
    Falta acrescentar
    2018-10-26 14h08m por Joao_SCB_1921
    "Neste local (SÉ DE BRAGA), na madrugada de 24 de junho de 1128, com a exortação do Arcebispo de Braga, Dom Paio Mendes, rebentou a revolta após o insucesso de 1127, com o Infante Afonso Henriques, rodeado pela sua tumultuosa nobreza".

    Fernandes 1011
    2015-08-25 18h17m por jgoncalves1
    Eu sou natural das Caldas das Taipas e sinceramente não conheço essa onda verde e branca do Sporting, dos meus tempos de secundario só conheci um sportinguista, do resto é verdade há muitos bracarenses (eu sou) mas acima de tudo sofremos pelo nosso Caçadores das Taipas!
    FE
    diogoriba
    2015-04-18 09h05m por fernandes1011
    Vergonha é eu dizer que sou do Vitória e andar por aí a enganar toda a gente e no final de contas sou fanático por um grande. Isto é apenas o que acontece em Guimarães. Escusam de andar aí a vender que em Guimarães são todos do Vitória, podiam ser mais honestos. . .
    DI
    . . .
    2015-04-17 17h57m por diogoriba
    O que crítico em vocês é estarem praticamente na final da taça e no quarto lugar e o ambiente no vosso estádio é uma vergonha. As vossas claques preocupam-se mais em dar espetáculo quando vêm a Guimarães do que nos jogos em casa.
    É verdade. . .
    2015-04-17 15h17m por fpf
    Tanto em Braga como Guimarães há muitos adeptos dos grandes principalmente porto e benfica infelizmente. Seria muito mais bonito e acima de tudo lógico apoiar-mos todos as nossas cidades.
    PE
    diogoriba
    2015-04-17 13h21m por Pedruh94
    Em tantos vimaranenses que conheço, até agora só conheci 1 que fosse do Vitória. Nem sei o porquê de tanta fama.
    DI
    fernandes1011
    2015-04-16 22h15m por diogoriba
    Nascido e criado em Guimarães e portista. Devias ter vergonha! Devia era ser-te retirada a naturalidade.
    Quanto a essa das taipas. . . o número de adeptos do Sporting e do braga em comparação com os do Vitória nem tem comparação. Estás a acusar o zerozero de não saber a realidade, pelos vistos tu é que não sabes. . . ou não queres saber.
    FE
    É pena
    2015-02-07 19h18m por fernandes1011
    É pena que quando se faz uma investigação se fale sem saber a realidade. Eu sou portista nascido e criado em Guimarães e tal como eu existem aqui muitos portistas que não apoiam o Vitória e dele nem querem saber. Outro caso é o das Taipas onde existem uma grande massa adepta do Sporting e até do Braga curiosamente. Portanto dizer que "Um amor profundo que fecha as portas da cidade aos emblemas dos três grandes" e "O amor em Guimarães é intenso e 100% branco" é mentir e enganar quem lê