placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Marco van Basten: A Gazela

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E13

    Os primeiros passos

    Natural de Utrecht nos Países Baixos, Marcel «Marco» van Basten, nasceu para o futebol no Ajax de Amesterdão, onde cedo se destacou no clube do seu ídolo Cruijff em 1982.

    Depois dos títulos conquistados em 1982, 1983 e 1985, foi fundamental na conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1987, que lhe valeu a passagem para o calcio, onde brilharia intensamente com a camisola do AC Milan, ao lado de Rijkaard e Gullit, na mítica equipa rossonera que «il Cavalieri» - Silvio Berlusconi - colocou ao serviço de Arrigo Sacchi.
     
    O sonho de il Cavalieri
     
    Com o trio holandês em destaque, o Milan voou alto, como o sonho do seu Presidente, que apresentava os jogadores aterrando no meio do relvado com o seu helicóptero.
     
    Marco passou a época quase sempre de fora, com uma desgastante lesão no tornozelo, correndo o risco de não participar inclusivamente na fase do Campeonato da Europa que se disputava na Alemanha.
     
    Nas duas épocas que se seguiram estaria com a equipa na conquista de duas Taças dos Campeões Europeus, sagrando-se Bola D´Ouro do ano de 1988 e também no ano seguinte.
     
    O calvário das lesões
     
    Depois do fracasso da Holanda no mundial de Itália, ajudou a Laranja Mecânica a chegar à meia-final, onde foi afastada pelos dinamarqueses, que viram o seu guarda-redes parar o penálti de Marco no desempate por grandes penalidades.  
     
    No final do ano ganhou a sua terceira Bola D´Ouro, igualando o feito de Cruijff e Platini, e já em novembro fizera história ao marcar quatro golos num jogo da Liga dos Campeões, recorde igualado por alguns, mas que só seria batido muitos anos mais tarde por Leonel Messi.
     
    Durante a época de 1992-93 atravessou a «Via Sacra» das lesões, sendo obrigado a recorrer mais do que uma vez à cirurgia para ultrapassar o problema no tornozelo. 
     
    Acabou ainda por jogar alguns jogos no fim da época, alinhando inclusive na final da Liga dos Campeões, perdida para o Marseille, naquele que seria curiosamente o último jogo que fez com a camisola rossonera. 
     
    Desgastado pela continua lesão, acabou por não participar no mundial de 1994, dando por terminada a carreira no ano seguinte. Para a história ficou aquele verão de 1988, quando com a camisola laranja da sua seleção, marcou golos decisivos e entrou para a lenda do desporto-rei...
     
    A glória holandesa 
     
    Com Rinus Michels a apostar em John Bosman, começou o torneio no banco, na derrota com a União soviética por 0x1. Entrando no segundo tempo, já depois do golo de Rats, para o lugar de Vanenburg, mas sem possibilidades de dar a volta ao jogo.
     
    Na segunda partida, contra Inglaterra, van Basten deu razão a todos que o consideravam a figura maior da seleção holandesa. Um hattrick, que lançou definitivamente o avançado holandês para o papel de grande figura da prova.
     
    Seria nas meias-finais que após um golo decisivo a dois minutos do fim, eliminando a anfitriã Alemanha Ocidental, que van Basten ganhou um lugar na história da prova.
     
    Mas o melhor estava guardado para a final, onde na segunda parte, já depois de Gullit ter colocado a Holanda na frente, Marco van Basten marcou o golo da sua vida, um monumento vivo ao futebol e decidiu a partida.
     
    Quem viu aquele golo nunca esquece e estará para sempre agradecido a Marco van Basten, pelo prazer de ver um golo, que o próprio jura que não o voltava a marcar, nem que tivesse mais dez oportunidades...
     
     
    Um Hattrick sobre a Inglaterra na primeira vitória holandesa na competição, o golo decisivo nas meias-finais e um golaço de outro mundo na final que carimbou o primeiro grande troféu do futebol holandês. Eis o livro de apresentações de Marco van Baste no Euro 88, o herói «mais que provável» da Laranja Mecânica. 
    Com Rinus Michels a apostar em John Bosman, começou o torneio no banco, na derrota com a União soviética por 0x1. Entrando no segundo tempo, já depois do golo de Rats, para o lugar de Vanenburg, mas sem possibilidades de dar a volta ao jogo.
    Na segunda partida, contra Inglaterra, van Basten deu razão a todos que o consideravam a figura maior da seleção holandesa. Um hattrick, que lançou definitivamente o avançado holandês para o papel de grande figura da prova.
    Mas seria nas meias-finais que após um golo decisivo a dois minutos do fim, eliminado a anfitriã Alemanha Ocidental, que van Basten ganhou um lugar na história da prova.

    D

    Fotografias(5)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Van Basten
    2021-07-15 17h32m por MariaHelenaOsswald
    Técnica, velocidade, força, jogo de cabeça e instinto matador. Um dos melhores de sempre.
    Users
    2020-03-22 11h51m por Migas29
    Vim aqui passar o tempo e deparo-me com users a dizer que Van Basten apenas foi "um bom jogador", "sobrevalorizado". . . Um jogador que se retira aos 27 anos com 3 Bolas de Ouro e com épocas ao mais alto nível ao serviço do Ajax e Milan. . . Mas eu é que devo ser um ignorante ao achá-lo um dos melhores avançados de sempre, senão o melhor. . .
    Users
    2020-03-21 22h20m por Migas29
    Vim aqui passar o tempo e deparo-me com users a dizer que Van Basten apenas foi "um bom jogador", "sobrevalorizado". . . Um jogador que se retira aos 27 anos com 3 Bolas de Ouro e com épocas ao mais alto nível ao serviço do Ajax e Milan. . . Mas devo ser eu que não percebe nada de futebol e o considero um dos melhores pontas de lança de sempre, senão o melhor. . .
    PN
    100
    2014-04-18 13h39m por Pnaja
    Se jogasse hoje era mais 1 a valer 100M
    EN
    Um MARCO na história do futebol
    2013-11-11 05h18m por entraineur
    Tive o privilégio, como muitos, de ver este jogador em acção. Como 9 existem poucas palavras para o descrever. Eu escolheria duas: simplesmente fantástico. Esta inserido num lote muito restrito de jogadores, que para mim claro, conseguiram aliar, ou conciliar, técnica, força e velocidade em doses perfeitas.
    MX
    Grande
    2013-11-08 12h53m por Mxavi
    Talvez o avançado que vi jogar a (9) com uma qualidade técnica excelente
    senhor
    2013-11-04 22h48m por carlcunha
    quem verificar os numeros deste senhor, vai constatar que terá sido talvez o melhor 9, avançado centro, ponta de lança, chamem-lhe o que quiserem, de sempre.
    Amigo tiiago
    2013-11-03 00h24m por Thirteenth
    O autor do cruzamento para aquele golo fantástico foi o Arnold Muhren, grande extremo-esquerdo na época, já tinha 35 anos na altura e já tinha estado presente nas convocatórias dos Mundiais de 1974 e 1978 que a Holanda perdeu nas finais, ao lado de outras grandes estrelas holandesas como Johan Crujif, Rep, Nanninga, Resenbrick, os gémeos Van der Kherkoff, etc. . . Ele foi o chamado «elo de ligação» entre duas grandes gerações de futebolistas holandeses. Eu já tinha 12 anos e tambem vi...ler comentário completo »
    SE
    LOL
    2013-11-01 17h33m por setseron
    Alguns comentários só dão para rir. . . Van Basten ganhou tudo à excepção do campeonato do mundo, foi bota de ouro, era o avançado mais temido da sua geração , o terror do ACMilan, o terror da laranja mecânica. . . Os miúdos têm de começar a ver os jogos antigos no youtube para não dizerem tantos disparates.
    RE
    Legend7Poborsky SLB
    2013-10-31 10h58m por reservoir
    Apenas bom jogador? Era um jogador incrível, deixou marca na selecção e no Ajax e Milan. Foi só o primeiro jogador a fazer um poker na Champions, com um golo de pontapé de bicicleta que ainda hoje figura no top de golos de sempre da Champions. Foi só melhor marcador do Milan de finais de anos 80, principios de 90, 5 temporadas seguidas. Aquele Milan que limpou a Europa 2 vezes seguidas e só não foi total dominador em Itália por causa do Maradona. Mas tens razão, jogador banalíssimo.
    Basten
    2012-10-31 19h04m por Marat_Izmailov--7
    Nunca o vi jogar, mas sei ver a partir de videos, que foi um jogador enorme!!


    Legend7Pob orskySLB, que tal fazer spam para outro sítio ?? É que quando se diz que é azul, tu contrarias e dizes que é amarelo. . . O que ganhas em dizer o contrário??! Mesmo não tendo nenhuma razão. ??!
    Ah já sei, o Basten não tem o corpo que tu gostas é?? É por isso é que não passou de um bom jogador ??

    Enfim. . . Temos que lidar com isto. . .
    TI
    Poborsky slb
    2012-10-31 16h35m por tiiago
    sim é verdade, provavelmente o poborsky foi bem melhor. . .
    TI
    Pirisca
    2012-10-31 16h34m por tiiago
    "jogador sobrevalorizado, foi apenas um grande jogador, mas mta gente coloca-o num patamar q ele na realidade nunca atinguiu. " hehehehehehehheheehheheheheheh eheheehhehehehehehehehheheheeh hehe é que não fazes a minima ideia de quem foi Van Basten pois não?!3x Bola de Ouro e o melhor avançado centro de sempre e dizes que é sobrevalorizado????de facto, a nova geração de "analistas" e "críticos" só dá para rir com tanta asneirada
    TI
    Golão de Van Basten
    2012-10-31 15h34m por tiiago
    Na altura tinha 6 anos mas nunca me canso de ver esse golo espectacular. . . foi um cruzamento de Gullit ou Rikaard de para aí uns 30m e Van Basten sem deixar cair a bola e sem angulo remate de forma perfeito para o lado oposto do gr. . . só visto! grande jogador e o melhor avançado centro de todos os tempos
    ST
    O video?
    2012-10-31 13h05m por Strook
    o video do golo sff
    VAN BASTEN
    2012-10-31 11h36m por Legend7PoborskySLB
    Foi b om jogador mas nunca o passou disso
    van basten
    2012-10-31 11h36m por Legend7PoborskySLB
    foi apenas um bom jogador mas nunca passou disso
    XA
    Wolfswinkel
    2012-10-31 10h54m por xaor
    Ainda se lembram de compararem o Wolfswinkel com o Van Basten. . . . que seria o proximo van basten. . . .

    só rir! :D
    PI
    van basten
    2012-10-31 10h53m por Pirisca
    jogador sobrevalorizado, foi apenas um grande jogador, mas mta gente coloca-o num patamar q ele na realidade nunca atinguiu.
    Tópicos Relacionados