placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2017/04/19
    E0
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    A naturalidade e, até mesmo, a descontração com que se assiste, na NBA, a uma paragem para avaliação da arbitragem a determinado lance é um excelente paralelo para se abordar esta questão. Como poderia ser o ténis ou o râguebi.

    Está na hora de as novas tecnologias se instalarem no futebol, onde fazem notória falta. Cada vez mais. E esta coluna de opinião nem terá nenhum acrescento argumentativo para o assunto. É apenas uma espécie de reforço. E uma constatação.

    A tal questão de «não faz sentido um adepto que veja o jogo em casa ter mais e melhores meios de avaliação do que o árbitro» encaixa na perfeição. É desigual, injusto e um atestado de incompetência que não tem nexo, num futebol que é jogado cada vez de forma mais intensa, meticulosa e pormenorizada.

    E há dois exemplos opostos que detalham bem a relevância desta questão. Tem ouvido falar de Daniele Orsato? Provavelmente não, mesmo sendo internacional (esteve no Borussia Dortmund x Mónaco). E sabe porquê? Porque, no último sábado, o relógio o avisou, ao minuto 97 de um escaldante dérbi de Milão, que a bola de Zapata entrou na baliza do Inter, num 2x1 que passou a 2x2 ao cair do pano, com o Milan a manter o ponto de avanço sobre o grande rival. E conhece Viktor Kassai? É bem mais provável, sobretudo depois da noite de ontem no Bernabéu, com os vários lances que pudemos assistir.

    Longe estarei eu de enveredar por qualquer teoria conspirativa. Bem pelo contrário.

    Fui árbitro num torneio de futebol de amigos na minha terra e... enfim. Todos o deviam experimentar, nem que fosse nesse contexto, para se perceber a impossibilidade que existe de acertar tudo. Mas houve, no meu caso, um instinto não correspondido: o meu subconsciente adiava-me a decisão à espera das repetições.

    Voilà! Tragam as tecnologias para o futebol. Mesmo que isso signifique uma reinvenção de alguns dos programas televisivos mais vistos do cabo, tragam-nas que só existe benefício. Garantindo que haverá celeridade nas decisões com recurso à repetição, não há como fugir desta enorme solução.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa