placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2017/03/19
    E9
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    O empate do Benfica em Paços de Ferreira tem assumido, no seio dos adeptos encarnados, contornos de drama. Ora é pela qualidade futebolística da equipa, ora é pela venda de Gonçalo Guedes, ora é pela repetição constante de opções de Rui Vitória. Tudo tem fundo de verdade. Mas só fundo, embora crescente de tema para tema. Não vejo que exista uma crise na equipa, embora veja alguns focos a precisarem de reflexão.

    Em matéria de qualidade futebolística, é verdade que existe uma grande oscilação do Benfica encantador na Luz para o Benfica resultadista fora de casa, sobretudo em jogos a Norte. Ainda assim, esta foi uma exibição bem mais consistente e capaz do que as duas últimas deslocações, onde se viram vitórias tangenciais em Braga e Santa Maria da Feira, com boa dose de felicidade à mistura. Parece-me que a exibição em Paços de Ferreira foi melhor - faltou o que Rui Vitória disse, a finalização.

    No que diz respeito à venda de Gonçalo Guedes, poderá ser um aspeto relevante se virmos a pouca eficácia de Jonas (três golos nos últimos nove jogos) em relação à época passada... mas não em relação ao português (sete golos em 28 partidas). Seria sensato deixar o brasileiro no banco? Não, pelo que sobraria espaço para Guedes nas linhas. E assim passamos para o terceiro tema.

    As repetições de Rui Vitória nas escolhas pecam pelos extremos. Ou seja, obviamente o treinador do Benfica não pode fazer maior gestão que a que fez no setor defensivo: jogam Semedo, Luisão, Lindelöf e Eliseu (porque não há Grimaldo), tendo as taças servido para dar minutos a Jardel ou Lisandro. No meio, e não entrando nas questões do estranhíssimo caso do departamento médico, há pouca margem para poupar um imprescindível Pizzi, enquanto se (des)espera pela recuperação de Fejsa. Do ataque, a influência de Jonas é inquestionável e o momento recente de Mitroglou sugeria a sua continuidade.

    O principal problema futebolístico está nos extremos. Curiosamente, a vertente que era apontada como a de maior qualidade nesta equipa. E aqui Rui Vitória tem culpa. Sendo essas as posições mais sujeitas a picos e consequente desgaste, sendo também essas as posições que mais sugerem criatividade e capacidade de desequilíbrio, parece haver um défice nesta gestão. Salvio está em quebra notória, Zivkovic tem decidido mal nos cruzamentos. Cervi, na sua primeira quebra de forma, saiu da equipa e, mesmo sendo mais agitador em 15 minutos que os titulares, não regressa a um lugar que parece fazer todo o sentido ser seu. E há ainda Carrillo, que teve como consequência de um ligeiro ascendente... a ida para a bancada. Sem o virtuosismo dos habituais extremos, o Benfica perde uma das suas grandes armas e vê-se obrigado a solicitar vezes sem fim as piscinas dos laterais.

    De qualquer forma, o maior problema psicológico do Benfica tem sido um FC Porto... à Benfica (em alusão ao que as águias fizeram na época passada). Em jeito discreto, sem nenhum futebol de encantar, a equipa de Nuno tem tido uma consistência totalmente diferente desde a chegada de Soares e esta é uma concorrência que não parecia estar na equação. Por alturas de outubro/novembro, eu não contava, admito.

    De repente, chegaremos ao clássico com a equipa de Rui Vitória atrás (se os portistas cumprirem a sua missão contra o Vitória de Setúbal) e ainda com uma ida a Alvalade até fim da época. De repente, a necessidade de vitória passou a ser maior para os encarnados. Que grande luta a dois aqui temos!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NU
    Só discordo
    2017-03-27 23h05m por NunoPonces
    No facto de Pizzi e Jonas serem imprescindíveis. . . Pode haver e deve haver rotação nessas posições, Horta jogar neste momento faria bem melhor que Pizzi, aliás acho que Pizzi devia assentar na ala em certos jogos em que Salvio esteja esgotado. Agora na frente Guedes, a sua saída foi enorme erro de Casting, este Jonas já não é o de outros tempos e mais valia termos emprestado o Jimenez já que quase não joga mesmo sendo enorme jogador, E Guedes estava a ser dos melhores e super importante...ler comentário completo »
    Mata-Mata
    2017-03-19 16h09m por Best-In-Tha-World
    vontade? Vontade nao da pontos nem titulos. . . .
    Opinião - Como resolver o problema
    2017-03-19 15h58m por AndreHorta10
    Tirar Salvio, colocar Cervi. Meter o Horta no meio a 10, e Pizzi a 8.

    Parabéns somos novamente uma equipa forte.
    MA
    Opinião
    2017-03-19 15h35m por Mata-Mata
    Discordo com a tua opinião sobre o Eliseu, ontem se todos jogassem com a vontade dele ganhavamos de certeza! Iuri? Hermes? Só podes estar a brincar!
    opiniao
    2017-03-19 14h51m por Best-In-Tha-World
    na defesa é imperativo entrar o Jardel pro lugar do Luisao. . . E nao ha Grimaldo tem de jogar o Hermes ou o Iuri, Eliseu NAO chega. . .

    Pizzi tem de voltar a direita e jogar o Horta a 8!!

    Cervi a esquerda SEMPRE!! O melhor extremo no banco??? Fds

    ontem jogamos bem, pressionamos alto, tivemos varias oportunidades e nao finalizamos. . . .
    DJ
    Rui Vitória (OU NÃO)
    2017-03-19 14h40m por djinho75
    A questão não se trata de extremos ou defesas ou meio campo, a questão em causa é apenas a falta de termos um treinador a colocar uma equipa diferente para cada adversário, que foi o que fez que o apreciasse quando se tornou treinador do SLB, enfim, não passaram de palavras, ora vamos a fatos: 1ºos defesas esquerdo e direito não são capaz de arriscar o um contra um para se ganhar superioridade; 2º os avançados raramente procuram a confusão na área e arriscarem um remate de primeira; 3º a es...ler comentário completo »
    GL
    Verdadeiro problema:
    2017-03-19 14h31m por Gloriosovp
    - Comparo a situação do Guedes é Jonas com o Slimani e Bas Dost, podem dizer que o segundo marca mais golos e por isso é melhor, mas o futebol como toda a gente sabe não é só golos e os primeiros faziam muita pressão e eram os primeiros defesas de cada equipa , por aqui se começa a explicar o problema!
    - A defesa nas laterais é o melhor que há disponível tendo em conta as lesões! Já nos centrais temos um canhoto que foi o melhor do ano passado no banco e outro que nos deu aquele ponto ...ler comentário completo »
    DA
    Rui Vitória
    2017-03-19 13h58m por danyftw6
    Com todo o respeito pelas coisas boas que já fez, e pelo que já deu a todos os benfiquistas, Rui Vitória é o treinador mais previsível de toda a primeira liga, ele gere em função das lesões, as equipas adversárias têm a vantagem de saber como o benfica joga e com quem joga. Com o Porto seria igual, mas o sistema híbrido do Porto é mais imprevisível, além de que a defesa está mais bem trabalhada. Sou Benfiquista, mas se o Porto eventualmente for campeão, não é por falta de justiça. . . infelizmente
    FE
    . . .
    2017-03-19 13h30m por Felakuti
    o problema é que jogando dessa maneira (SLB) os extremos desgastan-se muito na hora de defender o que tem repercussões na hora de atacar, principalmente contra equipas fortes. Solução ha muitas mas devido à falta de forma de Jonas e à superforma do Kostas, acho que o RV deveria reforçar o meio, sentar o Jonas para que assim, os extremos estejam focados em atacar. No lado esquerdo, com eliseu em campo, o extremo que jogue ali tem que ser mais incisivo e intratável, já que o eliseu não ...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa