placardpt
    19:45
    Duarte Monteiro
    2017/03/09
    O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

    A pergunta podia ter sido feita, como foi, mas também teríamos passado bem sem ela. «O Benfica pode ser campeão europeu este ano?» Rui Vitória, coitado, lá se deu à resposta e enumerou uma lista de aspetos que, na sua visão, são fundamentais para se chegar lá: sorte, grandeza do clube e capacidade financeira. Três pilares em torno dos quais gravitam outros tantos vértices fulcrais.

    A pergunta e a resposta existiram, logicamente, antes do jogo de Dortmund. O Benfica até estava em vantagem na eliminatória e a tamanha felicidade que lhe assistiu no encontro de Lisboa terá levado alguns a embriagar-se de otimismo. «Benfica campeão europeu... Será?». Não, não será; e não será esta época, porque saiu da Alemanha eliminado, nem a médio - longo? - prazo. 

    O que resulta da eliminatória com o Borussia Dortmund é, infelizmente, uma constatação dolorosa, mas real: a melhor equipa portuguesa da atualidade (porque é tricampeã e lidera o campeonato) não é mais do que um intérprete de terceiro nível no panorama internacional. A supremacia evidente do Borussia Dortmund confirmou o que já tinha sido claro frente ao Nápoles: o Benfica não tem «pedalada» para a segunda linha europeia.

    Posto isto, ousar falar em Benfica campeão europeu (ou FC Porto, que cabe tanto aqui como as águias) num prazo de tempo mais ou menos imediato é, desculpem-me o termo, uma anedota; é a construção de uma realidade que não existe, porque não há um mas sim dois mundos de diferença entre aquilo que o futebol português vale em comparação com a elite europeia.

    Recuando ao discurso de Rui Vitória, destaco duas ideias: «É preciso manter os melhores jogadores durante algum tempo» e «a visão o Benfica tem-na.» Pois bem, não creio que tenha, sinceramente. Se a tivesse, mantinha, de facto, os jogadores mais tempo, e nem estou a falar dos melhores, estou a falar daqueles que forma. Se tivesse essa visão não vendia à primeira investida os diamantes do futuro.

    Bernardo Silva, Renato Sanches ou Gonçalo Guedes; João Cancelo e André Gomes. Nenhum está na Luz, mas podiam estar. Saíram, todos eles, embriões promissores antes de florescerem completamente de águia ao peito. O Benfica não conseguiu ou não quis apostar na vertente desportiva, optando por vendas milionárias. É uma estratégia - uma necessidade, compreendo. Mas que depois não se fale em visão europeia...



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Qual Utopia?
    2017-03-10 10h05m por bludouro
    Ao contrário daquilo que alguns leitores poderão julgar sobre este artigo, que porventura até o poderão atribuir nota positiva por realçar algumas vertentes da realidade, mesmo revelando muito pouco em matéria de novidades (ou seja, baseado em factos que todos conhecem), na minha humilde opinião, e com o devido respeito, o mesmo peca por ser demasiado dramático e péssimista!

    E passo ao contra-argumento: existe em mim uma inabalável esperança deos nossos clubes aspirarem a p...ler comentário completo »
    DJ
    verdade seja dita
    2017-03-09 21h25m por djinho75
    Enfim, todos comentam e todos têm algo de verdade no deu comentário, mas, as vezes o resumo geral não esta 100% correto quando se fazem comparações, entre jogos ou equipas de melhor nível. . . só a titulo de exemplo, fica aqui o jogo do Barcelona com o PSG, ora se a arbitragem fosse isenta e quem viu o jogo cá de fora a arbitrasse conforme a viu, o Barcelona nem três golos marcava. . tudo para dizer que o Benfica sim é mais fraco que as outras equipas de topo mundial, mas ontem se um j...ler comentário completo »
    Utopia?
    2017-03-09 21h04m por Lebowski
    Desde que a final da Taça de Portugal foi o Beira-Mar contra o Campomaiorense, tudo é possível meu amigo. O artigo pretende tocar uma ou duas ideias que são pertinentes. No entanto, fá-lo de forma demasiado dramática e fatalista, só porque o Benfica perdeu 4-0. É preciso ter calma, o Dortmund está em crescendo e o Benfica está numa fase menos boa da época. O contexto não conta? Parece que não. . .
    Num ou dois anos
    2017-03-09 19h45m por Tarik10
    Tudo pode mudar o Porto por exemplo antes de ganhar a taça UEFA tinha passado por um período muito parecido ao que atravessa actualmente mas tinha uma grande base como, Deco, Carvalho, Costa, Baia, Costinha. . . e com meia dúzia de contratações cirúrgicas é um treinador fenomenal conseguiu conquistar a Europa.

    Dizem que foi num ano que as grandes equipes estavam mal mas a realidade é que tal como hoje havia gigantes como o Milan que tinha sido Campeão Europeu um ano antes m...ler comentário completo »
    Benfica
    2017-03-09 18h50m por dynamite
    Não concordo nada com o artigo e não é uma anedota o Benfica ou o Porto ganharem a liga dos campeões. Aliás o Porto ganhou uma à não tanto tempo quanto isso. A grande questão está na atitude e vontade de ganhar e isso faltou na descrição do Rui Vitória, todos os outros 3 ajudam mas a ambição é fundamental. E isso faltou ao Benfica, como já falta desde de Dezembro (segunda parte do Besiktas), jogam mal mas muito mal. Por exemplo o jogo de ontem a diferença está no treinador, na minha opin...ler comentário completo »
    SL
    Pedalada
    2017-03-09 18h15m por SLB_PFAA
    A questão é que o Benfica de Rui Vitória nem pedalada para os atuais 2º e 3º classificados tem, com equipas de igual valor ou superior é sempre a defender, por vezes dá para ganhar como por exemplo o jogo contra o Atlético de Madrid da época passada ou aqueles 2 com o Sporting.
    Mas não concordo com essa de "a melhor equipa portuguesa não tem pedalada para a segunda linha europeia" até porque no ano passado jogando bem ou mal só perdemos 3-2 com o Bayern, um dos favoritos à champions, ...ler comentário completo »
    Contra grandes é diferente. . .
    2017-03-09 18h09m por lagostin
    Em Portugal, no ano passado o Benfica perdeu com o Sporting e com o FCP, este ano foi uma nodoa nas antas e saiu de la nem sabe como, com um empate.
    O benfica é tri campeao a custa dos pequenos, com esses ele ganha sempre.

    A única explicação; é que é mais difícil adulterar jogos contra equipas grandes.
    Esclarecimento
    2017-03-09 17h58m por crackdude
    Por "artigo da treta" não tenciono, obviamente, denegrir a opinião do autor nem criticar a qualidade do mesmo.

    "da treta" porque discordo completamente com o raciocínio por detras. Acho que rebaixa o futebol português. Tentar pintar um quadro do mesmo com base num único jogo do Benfica é mau
    artigo da treta
    2017-03-09 17h52m por crackdude
    Lamento, mas na época anterior ao Porto ser campeão europeu, houve 0 (zero) equipas portuguesas na Champions.
    Ou seja, o futebol português estava num estado tão paupérrimo que nem haveria lugar a este texto ser escrito, por ausência de participantes na própria competição. Qual era a previsão média-longo prazo da altura?

    No entanto, o Porto vence no ano seguinte.
    Ora, o Benfica para o ano, novamente, só dependerá de si próprio para ser campeão europeu. Em ...ler comentário completo »
    YU
    Excelente!
    2017-03-09 17h33m por yusufbagera
    Há anos que não fazia login no site apesar de todos os dias acompanhar as notícias que por aqui passam. Hoje decidi fazer login para parabenizar o autor da coluna, simplesmente pela coragem e objetividade que teve na escrita do artigo. Concordo plenamente com tudo o que disse e que continue assim.
    Bom artigo
    2017-03-09 17h09m por kropotkin
    Bom artigo de opinião. O zerozero está de parabéns, pois é o único órgão de informação desportiva em Portugal onde os jornalistas arriscam opiniões em vez de se refugiarem nos "lugares comuns".

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
    04-03-2024 15:49E4
    A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado ...
    13-07-2023 16:23E16
    Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
    14-04-2023 12:25E16
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa