placardpt
    2017/01/12
    E7
    O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

    Há (meias) mentiras que contadas muitas vezes acabam por se tornar chavões. A Taça da Liga portuguesa é disso um excelente exemplo. Há 10 anos que se conta com a leviandade com que muitos tratam o futebol que só existe para beneficiar os três «grandes». Os vários modelos competitivos da prova têm servido de argumento base para os defensores dessa tese, ainda que os resultados práticos estejam longe de comprovar esse mito que se vai eternizando.

    Senão vejamos: com os quatro semifinalistas da 10ª edição da Taça da Liga confirmados, só o Benfica está presente desse grupo restrito de alegados «beneficiados». FC Porto e Sporting, por sua vez, ficaram-se pela fase de grupos, apesar de uma aposta mais ou menos assumida na competição, comprovada até pelas boas assistências no Dragão e em Alvalade. 

    Numa análise global ao historial da prova percebe-se que o cenário atual é, afinal, bem frequente: só por duas vezes (2008/09 e 2009/10) - em 10 anos, recorde-se - é que Benfica, FC Porto e Sporting estiveram em simultâneo nas meias-finais; e só em duas edições é que se assistiu a uma final entre «grandes» (2008/09 e 2009/10). Factos irrefutáveis, apesar de discutíveis na sua génese.

    Outro facto pouco explorado quando se decide «atirar pedras» à Taça da Liga é o critério de distribuição das equipas nos grupos. Aí conta a classificação das equipas nas respetivas ligas (Primeira e Segunda Liga). Logicamente que águias, dragões e leões vão beneficiar do estatuto de cabeças de série, mas esse é um «problema» que reside na realidade do futebol português e não no critério em si. Quando o Sporting foi 7º classificado em 2012/2013, por exemplo, acabou por ficar no grupo do FC Porto. São regras com um fundamento, goste-se ou não.

    Não vejo a mesma convicção nas críticas aos modelos de outras competições, como a Liga dos Campeões. Também aí existem cabeças de série e também aí os «grandes» são protegidos numa primeira fase. Ou na própria Taça de Portugal, onde vários emblemas do primeiro escalão só entram em cena em fases mais adiantadas, ao contrário de países como a Alemanha, por exemplo. Mas poucos ousam apontar o dedo à «Prova Rainha», por uma questão de estatuto, talvez.

    Num país tripartido na semântica do futebol, talvez o facto de um dos «grandes» ter um domínio avassalador na Taça da Liga - no caso o Benfica - possa contribuir para o menosprezo sem fundamento dos outros dois terços. E mais incompreensível são as críticas de outros emblemas fora deste G3. Afinal, Vitória de Setúbal e SC Braga enriqueceram os respetivos palmarés graças às conquistas na Taça da Liga; o Marítimo tem duas finais (tantas como em 62(!) participações na Taça de Portugal). É uma prova que valoriza e que enriquece quem lhe prestar a devida atenção.

    Para terminar, e ainda a propósito da importância dos «grandes», permitam-me que diga o seguinte: em Inglaterra, Liverpool (8) e Chelsea (5) são os clubes com mais conquistas na Taça da Liga; em França, Paris SG (6), Marselha (3) e Bordéus (3) surgem no topo dos vencedores da mesma prova. Ou seja, os «grandes» de qualquer país vão sempre surgir na linha da frente, independentemente da prova. É uma questão histórica.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SU
    professorxibang a
    2017-01-16 15h17m por susylopes
    Errado, daquilo que ouvi e li, apenas o vencedor da Taça da Liga será apurado para as competições europeias, e não o finalista vencido caso o vencedor já esteja apurado. Eles não vão fazer como na Taça de Portugal, em que se sucede o que descreveu.
    Neste momento enviamos 6 clubes às provas da UEFA, por isso no exemplo que deu, o 5ºclassificado do campeonato não seria afetado.
    PR
    susylopes
    2017-01-13 18h05m por professorxibanga
    Retirar um lugar ao campeonato claro que ia prejudicar!! Então vamos supôr que o Rio Ave fica em 5º lugar no campeonato e na final da Taça da lIga jogam o Benfica e o Setubal. Como o Benfica fica ja apurado para as competições europeias via campeonato seria atribuído o lugar na Europa ao finalista da Taça da liga que neste caso vamos supôr que seria o setubal. Ou seja, o Setubal a ficar em 13º (imaginemos) no campeonato iria à europa quando o Rio Ave (imaginemos que fosse o Rio Ave, podia se...ler comentário completo »
    SU
    professorxibang a | ZEROZERO | whitewalke
    2017-01-13 11h39m por susylopes
    professorxibanga & ZEROZERO

    Aonde é que a Taça da Liga, levando o vencedor às competições europeias, prejudica o campeonato?! Se verificarem os campeões desta taça ao longo dos seus 9 anos de existência, constatarão que o vencedor terminou sempre no top 6 do campeonato, logo sem consequências para a vaga às provas da UEFA que poderia ser retirada do campeonato caso essa fosse atribuída ao vencedor da Taça da Liga. A competitividade do campeonato não estará em grande risco se ...ler comentário completo »
    PR
    whitewalker
    2017-01-13 01h14m por professorxibanga
    Também nao seria mal pensado. Acho que tem mais cabimento o vencedor da taça de portugal jogar contra o vencedor da taça da liga e quem vencesse disputaria a supertaça com o vencedor do campeonato, nao está nada mal pensado. Mas é o que eu digo, se estas ideias são pensadas por amadores como nós, modestos users de um site desportivo, como é que ainda nao foram pensadas pelos que são pagos para pensar nestas coisas? Ou é porque não há interesse em melhorar e estão demasiado acomodados ou é ...ler comentário completo »
    WH
    Acesso à Supertaça?
    2017-01-13 00h49m por whitewalker
    Nunca vi ninguém falar desta hipótese, será assim tão descabido/impossível?

    E m vez de dar direito a um lugar Europeu, porque não dar acesso à Supertaça? Se antigamente a supertaça era disputada a duas mãos. Penso que só daria mais importância à supertaça/taça da liga. Claro que não poderia ser acesso directo.

    Opção 1: Dois jogos. Vencedor Taça de Portugal vs Vencedor Taça da Liga = O Vencedor disputaria a final da Supertaça contra o Vencedor do Campeonato. ler comentário completo »
    PR
    taça da liga
    2017-01-12 22h12m por professorxibanga
    Exatamente, teria de se tirar um lugar à classificação da liga para dar à taça da liga e isso nao teria cabimento já que tiraria muita da competitividade do campeonato e por consequente sabemos que a a vitória da taça da liga nao dará um lugar na europa. Por isso é que digo que a taça da liga foi uma taça caída do céu. A Inglaterra por exemplo tem a taça da liga, porém é um país com vários clubes competitivos. Não existem apenas três clubes, para não falar do formato da prova que é muito m...ler comentário completo »
    PR
    exato
    2017-01-12 21h17m por professorxibanga
    Tudo isto para vangloriar uma competição sem credibilidade nenhuma!!
    Competição que foi foi feita com o propósito de aumentar receitas nos clubes mais pequenos, mas vejamos, na fase de grupos os grandes jogam dois jogos em casa enquanto dois dos "outsiders" jogam só um jogo em casa. Secalhar até acabam por ter mais despesas com as duas viagens que às vezes até tem de ser longas.
    Fala na Inglaterra mas na Inglaterra essa competição dá direito a um lugar europeu enquanto a Por...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Em relação ao caso concreto da atribuição de um lugar europeu ao vencedor da Taça da Liga até posso concordar consigo. Mas aí teria de ser o campeonato a «sofrer» as consequências ao perder uma vaga europeia (passaria de cinco para quatro). E aí teríamos seguramente outro foco de polémica porque haverá seguramente quem discorde dessa medida. Fala também nas receitas: não sei sabe, mas os clubes ganham mais dinheiro na Taça da Liga do que por exemplo na Taça de Portugal. E tendo em conta que em 10 anos de competição houve quase sempre clubes mais «pequenos» nas meias-finais e na final, esses mesmos clubes acabaram por ter receitas bastante interessantes.

    Mas pessoalmente o que mais me custa admitir é a desvalorização competitiva e futebolística que se dá à prova. Na minha opinião, a Taça da Liga é uma prova oficial como todas as outras, com as suas especificidades, e que por isso merece o mesmo tratamento que as outras. Em termos de contabilidade de títulos, por exemplo, tem o mesmo peso do campeonato, da Taça de Portugal ou... da Liga dos Campeões.

    Cumprimentos,

    Duarte Monteiro

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
    04-03-2024 15:49E4
    A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado ...
    13-07-2023 16:23E16
    Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
    14-04-2023 12:25E16
    Opinião
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha