placardpt
Bayern avança para as meias-finais

Uma dose de realidade, Arsenal

O caminho tem sido feito com mérito, mas o Arsenal voltou a travar quando ronda a elite. Frente a um Bayern longe de assustador, a equipa de Mikel Arteta não teve resposta para o golo sofrido (1-0) e caiu sem brilho da Liga dos Campeões 2023/24.

Apesar dos festejos, o otimismo também não pode ser elevado no lado bávaro. O futebol está longe de ser atrativo e dominante, com Tuchel a privilegiar a segurança à ousadia. Taticamente, o segundo tempo foi de superioridade em relação ao adversário, mas a exigência vai ser outra nas meias-finais.

Talento andou escondido 

Sinais dos tempos. O Bayern dominador neste tipo de jogos já não aparece. A intensidade deu lugar a um motor emperrado, uma equipa expectante e de pouco rasgo. As ausências de Gnabry e Coman não ajudaram, mas pedia-se mais aos germânicos no primeiro tempo.

Sem grande perigo, o Arsenal teve ainda assim mais força até ao descanso. Pressão competente e posse de bola, com aproximações a zonas avançadas resolvidas por Neuer ou falta de um competente último passe. Mais razões para otimismo de Mikel Arteta na ida para os balneários e uma eliminatória em aberto. Ninguém queria errar.

Pareceu ordem de Tuchel, claramente. Tinha faltado presença de elementos no ataque e os bávaros corrigiram isso, o que resultou na chegada do perigo. Em grande estilo, Goretzka cabeceou ao ferro e acordou as bancadas de Munique, insatisfeitas com o que estavam a assistir até este momento.

O Arsenal continuou a ter mais bola, porém, elementos como Saka e Havertz passaram ao lado do jogo. Os cruzamentos voltaram a ser problema para a defesa londrina, só que Kimmich teve mais pontaria e marcou de cabeça em resposta a um cruzamento a rondar a perfeição de Raphael Guerreiro.

Arteta tentou de tudo, com alterações táticas e colocação de vários homens na frente. Porém, os Gunners não conseguiram adaptar o jogo às novas exigências e o Bayern não teve grande sufoco para assegurar um lugar no top-4, algo que não acontecia desde 2020.

Foco na luta da Premier League para os londrinos, após uma dose de realidade. A equipa tem organização e há elementos de qualidade, no entanto, falta chispa neste nível, especialmente no ataque.

jogos em destaque
U Quarta, 17 Abril 2024 - 20:00
Allianz Arena
Danny Makkelie
1-0
Joshua Kimmich 63'

ESTÁDIO

Allianz Arena
Lotação75 000
Medidas105x68
Inauguração2005
Positivo
Objetivo conseguido

Não foi bonito e a abordagem esteve longe de ter o ADN Bayern, mas o objetivo de continuidade na Liga dos Campeões foi conseguido pelos bávaros. Após o golo a equipa não teve grandes problemas para segurar o resultado na reta final, só que o primeiro tempo foi paupérrimo.

Negativo
Ataque curto

Faltou capacidade para aproveitar a posse de bola conseguida pelos visitantes em Munique. Gabriel Jesus e Nketiah não têm a confiança de Arteta, que apostou num apagado Havertz para a frente de ataque. Mesmo nos flancos, um ou dois reforços vinham a calhar.

Forma
Bayern München
2023/2024
42J
28V
5E
9D
105-50G
Arsenal
2023/2024
46J
28V
8E
10D
97-40G
O Árbitro

Trabalho seguro de Danny Makkelie e a sua equipa. O jogo teve poucos casos e foi de fácil controlo.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Platinum-Return s
2024-04-18 16h42m por redlegion
Lá está. Uma equipa jovem com uma média de idade inferior a 25 anos que é eliminada graças a erros infantis na defesa, senão tinha passado.
Para o que era o Arsenal pré -Arteta o salto qualitativo é grande, mas falta reforçar o ataque e mudar de guarda redes, porque este Raya é outro Almunia.
redlegion
2024-04-18 15h47m por Platinum-Returns
Já tinha essa opinião do Arteta bem antes da eliminação do FCP aos pés do Arsenal, o estar revoltado (embora com um fundo de verdade hehe) é acessório. Acho que sim, como alguém disse, nota-se mais maturidade, mas claramente insuficiente. Não é só o treinador, a equipa realmente também está verdinha. Veremos o que sucede na próxima época, mas duvido que este ano sejam capazes de vencer a premier, contando que nem sequer tiveram a vantagem pontual que tiveram no ano transato.
Platinum-Return s
2024-04-18 13h11m por redlegion
Que estejas revoltado com a eliminação do Porto eu até entendo. Agora dizer que foi uma "liçãozita de tática"? O Arsenal é arrumado porque sofre golos graças a erros defensivos infantis cometidos pelos jogadores (os dois que sofre no Emirates são um bom exemplo), além de que este Bayern vai agarrar-se à ideia de vencer a Champions, porque a época interna foi um desastre.
O Arteta tem imenso mérito ao arrumar a casa e revolucionar o plantel, trazendo de volta a moral que se perdeu ain...ler comentário completo »
Arsenal
2024-04-18 11h10m por Echelon77
Mais do mesmo ultimamente. Até melhoraram comparativamente a outras épocas, mas depois nos momentos decisivos falham!
Este Arsenal tinha as ferramentas para eliminar este Bayern instável, mas é o que é.
Para a próxima época, como já disse noutro comentário é importantíssimo o Arsenal arranjar ali uns 2 defesas (DD e DC), mais um extremo e principalmente um PL finalizador que realmente seja o matador que eles precisam dentro de área.
Jesus não o é, Havertz também não, nem Nketiah!
Arteta e o seu Arsenal
2024-04-18 09h23m por Platinum-Returns
Conforme já tinha comentado na notícia referente ao jogo da 1ª mão. . . Arteta verdinho para estas andanças, ainda tem de comer muita sopinha. Elimina com enorme dificuldade um Porto moribundo, e acaba por levar uma liçãozita de tática de um Bayern de Tuchel que vale 1/3 ou menos do fulgor de outros tempos, que tem o azarado Harry Kane no plantel, e em plena crise de resultados. A Premier League vai pelo mesmo caminho.
Arsenal
2024-04-18 03h43m por moumu
È na europa deixa um pouco a desejar. . . parabéns ao Bayern que assim pode-se focar só nesta competição embora duvido que a vença.
Arsenal
2024-04-18 01h50m por Master_Guardiola
Felizmente não vi o jogo. . . é uma desilusão serem eliminados por este Bayern. Se não conseguem passar frente ao pior Bayern dos últimos 12 anos, não sei quando vão conseguir fazer alguma coisa de jeito na Europa, enfim. Um grande clube, mas na Europa a mentalidade do Arsenal é pequena, infelizmente.
Maldição do Porto
2024-04-18 00h02m por dokas2
Desde 2017 quem eliminava o Porto na fase final da Champions chegava á final. . . . Até que entra o Arsenal que quebrou esta sequência. . .
Bayern
2024-04-17 22h56m por H2OReturns
Espero que elimine o Real, farto destes gajos que não jogam ponta e passam com a mesma mija de sempre.
FC
Bayern
2024-04-17 22h50m por Fcpflaw2506
Com a perda do título, pode focar-se na LC. Tem individualidades para ganhar a qualquer equipa, independentemente de não estar bem coletivamente. Continuo a achar que o meio campo não é do nível que uma equipa do Bayern está habituada.
Bayern
2024-04-17 22h28m por Shunsuke__Nakamura
Road to London!
Siga erguer a 7ª Orelhuda!

#miasanmia
ZY
É oficial
2024-04-17 22h18m por zyxw4321
A maldição do Kane continua, pelo menos, por mais uma época.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Excerto do episódio desta semana
Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.