placardpt
      Benfica derrotado pelo Lyon na primeira mão

      O sonho ali tão perto...

      2024/03/19 21:58
      E4

      História escrita no Estádio da Luz. Pela primeira vez, uma equipa portuguesa alcançou os quartos de final da Liga dos Campeões. E, com isto, foi a vez do Benfica reencontrar o Lyon - o recordista de troféus da prova -, três anos depois. Após duas derrotas por 5-0 numa vida passada, o sonho ainda vive e segue para França.

      Filipa Patão regressou ao 3x4x3 - com Jéssica Silva a ser baixa de última hora -, mas a contrariedade vivida por Nycole Raysla, ainda durante a primeira parte, fez com que Chandra Davidson fosse chamada a jogo mais cedo. Sonia Bompastor, sem contar com duas estrelas maiores - Danielle van de Donk e Ada Hegerberg - utilizou um 4x3x3 com Sara Dabritz a ser o membro mais recuado no meio-campo.

      Definição de pressão

      A entrada das águias em jogo foi uma réplica exata do que Filipa Patão havia pedido em conferência de imprensa de antevisão: um «Benfica quase perfeito». Alta pressão na primeira fase de construção do Lyon e um grande condicionamento individual às portadoras de bola. Aqui, Laís Araújo, Anna Gasper e Christy Ucheibe sobressaíram, aquando da chegada da bola ao último terço, mas também a fação ofensiva da equipa da casa esteve elementar.

      Se o eventual medo do grande Lyon existia no balneário luso, não transpareceu em campo - que o diga a bola ao poste enviada por Andrea Falcón, logo nos primeiros minutos, que Endler ainda defendeu, mas nem assim evitaria males maiores. As campeãs francesas não conseguiam, em Lisboa, demonstrar o potencial que detêm.

      Entre várias paragens por faltas ou lesões, a turma de Sonia Bompastor conseguiu deter algum controlo do duelo em vários minutos, mas quem aproveitou as quebras de ritmo foi mesmo o Benfica. Daqui, nasce o golo de Andreia Faria. Vanessa Gilles tentou servir Mbock, mas o passe ficou curtinho. Apareceu, em modo flecha, a média das encarnadas para fazer o golo que as fez sonhar. E, com esta exibição, tinham todo o direito a isso.

      Do choque à resposta

      O Lyon demonstrava estar em choque, depois dos primeiros 45 minutos no Estádio da Luz. Poucas garantias dadas, pouca consolidação. No entanto, para uma equipa com este estatuto e de renome, todos sabemos que é preciso apenas um rasgo de criatividade e que tudo saia certo uma vez para as coisas resultarem.

      Assim foi. Ellie Carpenter soltou-se, pela primeira vez na partida, e desenhou a jogada que culminou num toque de calcanhar de Dumornay para a resposta de Cascarino - que se mostrou algo apagada no decorrer da primeira parte.

      A partir daqui, foi a vez das comandadas de Sonia Bompastor se mostrarem capazes de fazer melhor na Luz. E fizeram isso mesmo. Com o Benfica a baixar mais as linhas e sem conseguir sair da sua zona de pressão, Sara Däbritz conseguiu concretizar a remontada, após uma jogada de ataque rápido das francesas.

      O Benfica tentou fazer pela vida, mas não houve espaço ou tempo para mais. As francesas não facilitaram e agora o futuro passa por França, no próximo dia 27 de março.

      U Terça, 19 Março 2024 - 20:00
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Ewa Augustyn
      1-2
      Andreia Faria 43'
      Delphine Cascarino 63'
      Sara Däbritz 79'
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Lotação64 642
      Medidas105x68m
      Inauguração2003
      FaseQuartos-de-Final
      Mão1ª Mão
      Lances Capitais
      43´
      GOLO Benfica!
      Andreia Faria marca
      63´
      GOLO Lyon!
      Delphine Cascarino marca
      77´
      GOLO INVALIDADO Lyon: Lindsey Horan apanhada em fora de jogo. Lance para passar pelo crivo do VAR. O golo foi de Vicki Becho.
      79´
      GOLO Lyon!
      Sara Däbritz marca
      A Chave

      Minuto 43 - É o culminar de uma primeira parte quase perfeita do Benfica. O golo de Andreia Faria deu alento ao sonho da equipa portuguesa na Liga dos Campeões e mesmo a este duelo.

      O Árbitro

      Critério algo incongruente nas faltas assinaladas, mas, na sua maioria, agiu bem e passou despercebida do encontro.

      O Melhor
      Que exibição!

      A demonstração de futebol do Benfica esta noite, no Estádio da Luz, demonstra o quanto (e bem) cresceu o futebol feminino no panorama português. Pouco errático, coeso e bem delineado. Bateram-se com tudo contra uma das melhores equipas da Europa.

      O Pior
      Primeira parte do Lyon

      Têm capacidade e talento para muito mais do que aquilo que demonstraram na primeira parte. O Lyon é das grandes equipas do futebol europeu, mas, na primeira parte na Luz, tudo pareceu escasso.

      Forma
      Benfica
      2023/2024
      54J
      40V
      10E
      4D
      175-37G
      Lyon
      2023/2024
      29J
      25V
      4E
      0D
      111-17G

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      O Lyon(ee)
      2024-03-20 08h11m por PedroBorgas
      Pareceu-me ser bastante superior, mas o Benfica lutou muito bem!

      Muitos parabéns!
      p120571@gmail. com
      2024-03-20 07h42m por p120571
      Não sendo benfiquista, não deixei de vibrar com a excelente prestação da equipa portuguesa. . . Não esquecer que o Lyon é, talvez, a maior potência europeia. Excelente propaganda para o futebol feminino português. Pena o resultado, mas nem esse é demasiado mau. Parabéns!!!
      SLB Feminino
      2024-03-20 05h39m por moumu
      Bom esforço, tarefa muito dificil para a 2ª mão mas já dignificaram o futebol feminino português.
      ZY
      Benfica-Lyon
      2024-03-19 22h20m por zyxw4321
      O resultado acaba por ser o natural face às diferenças entre as equipas, mas gostei muito do jogo, mais dinâmico do que esperava. Parabéns pela boa imagem que passaram, foi um espetáculo digno da fase da prova.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga Europa
      Destaque
      Meia-final da Liga Europa e Conference League
      A final da Liga Europa e da Liga Conferência está cada vez mais próxima de conhecer os seus últimos pretendentes. A primeira amostra já foi recolhida nos primeiros ...