placardpt
    Entrevista ao jogador do Wolverhampton

    Marçal e uma promessa falhada que tem JJ como causa: «Fiquei desiludido com o Benfica e como fui tratado»

    2020/09/29 12:04

    Chegou a Portugal pela porta do Torreense, mas rapidamente saltou para a I Liga, onde começou a dar nas vistas. Marçal iniciou em Portugal um caminho que teve como auge a campanha em grande destaque na Liga dos Campeões da última temporada, onde só caiu na meia-final, perante o eventual vencedor.  

    Na primeira parte da entrevista ao zerozero, o agora jogador do Wolverhampton falou do seu humilde percurso no futebol português, que começou no terceiro escalão e acabou no Benfica. Parte de um lote de jogadores contratados e que acabaram por nunca representar o clube, contou-nos que não guarda rancor, mas confessou-se «desiludido» pela maneira como foi tratado. Pelo caminho ainda foi a tempo de contar a razão para não ter sido aposta...

    Parte II: Um Lyon «especial» na Champions e as diferenças de campeonato, por Marçal: «Tudo uma questão de salário»

    Parte III: A «certeza» da escolha Wolves e a análise à aposta nos jovens para Marçal: «Vão dar alegrias ao povo português»

    zerozero: Chegas à Europa pelo Torreense. Porquê esta escolha?

    Marçal: «Sempre foi uma vontade minha vir jogar na Europa. Apesar de ser um ferrenho torcedor do Brasil, acho que o campeonato não fazia muito o meu estilo de jogo. Sempre tive uma vontade grande de vir para Portugal. Quando surgiu a oportunidade, não soava mau na minha cabeça a questão do Torreense ou da terceira divisão. O que estava na minha mente era ir para Portugal, uma porta que muitos brasileiros usam como porta de entrada na Europa. Senti que era uma oportunidade interessante.»

    zz: Depois saltas para o Nacional. Quais são melhores recordações?

    Marçal
    Nacional
    Total
    112 Jogos  9885 Minutos
    2   36   0   42x
    ver mais »

    Marçal: «O Nacional foi muito bom. Foram três épocas e meia muito boas. Ter conseguido a qualificação e depois jogar na Liga Europa foi, na altura, um dos melhores momentos. Mas existem outras, como ter ganho ao FC Porto na Choupana, o Nacional tinha uma equipa muito boa e passei lá três anos e meio muito bons.»  

    zz: Partilhaste o balneário com jogadores como o Rui Silva, que está em destaque em Espanha, o Soares, que esteve no FC Porto, e o Lucas João, que foi para o Sheffield Wednesday. Sentes que o clube é uma boa rampa de lançamento? 

    O lateral destacou-se na Madeira, ao serviço do Nacional ©Carlos Alberto Costa
    Marçal: «O Nacional foi extremamente importante no início da minha carreira em Portugal. Jogar a Primeira Liga e começar a dar nas vistas na Europa passou muito pelas épocas lá. Tínhamos uma boa equipa, como outros que saíram do Nacional e conseguiram fazer carreira fora e até dentro de Portugal, como o caso do Candeias, o Mexer, o Neto, que voltou ao Sporting. Fiquei muito contente por ver o Rui Silva na lista de Portugal. É um jovem e um talento muito grande. Tenho a certeza que vai figurar muitas vezes na lista do selecionador português.»

    zz: O que faltou para aproveitar mais?

    Marçal: «Passaram muitas joias pelo Nacional e não posso dizer que não souberam aproveitar.  O problema hoje em dia é a questão financeira, que influencia muito o campeonato português. Há ainda um desnível nessa questão. Os grandes têm muito e essas equipas acabam por ter pouco. São clubes que não conseguem segurar esses jogadores por muito tempo.»

    O Sporting foi uma possibilidade, mas «detalhes» impediram o negócio de acontecer ©Carlos Alberto Costa

    zz: Uma boa temporada levou-te ao Benfica. É verdade que o Sporting também tinha feito proposta?

    Marçal: «O Sporting acabou por ficar a detalhes do fecho do contrato. Foram pequenas coisas que acabaram por levar mais tempo e o Benfica tinha sido campeão nacional, e estava a ser. Uma temporada antes, o Jorge Jesus já me tinha tentado levar para o Benfica e acabei por optar, principalmente, por causa do treinador que já tinha mostrado empatia pelo meu trabalho. Assinei com o Benfica e meses depois o Jorge Jesus acabou por assinar pelo Sporting e isso influenciou muito o tempo que estive no clube.» 

    zz: O que sentiste quando soubeste que serias emprestado?

    Depois de apenas 78 minutos na pré-época, acabou emprestado ao Gaziantepspor ©Global Imagens / Jorge Amaral
    Marçal: «Tenho de estar agradecido, independentemente da circunstância, mas não ao Benfica. O Benfica foi só mais um instrumento durante a minha jornada. Não tenho tristeza nenhuma com o Benfica, mas não vou mentir, na altura fiquei chateado até porque um dos meus poucos pedidos foi isso. Por saber que o Benfica já tinha feito isso com o Candeias, uma temporada antes, e fazia isso com muitos jogadores em Portugal para fragilizar um Sporting ou um SC Braga que vai atrás desses jogadores. Na altura disse que não queria ser contratado pelo Benfica e ser emprestado, senão mais valia ir para outra equipa. Prometeram-me que era para ficar no plantel e acabou por não ser assim. Quando cheguei à Turquia fiquei desiludido com o Benfica e como fui tratado, mas depois do primeiro treino deixei tudo para trás.»

    zz: Que resumo fazes desses dois anos?

    Marçal: «Muito positivo. O primeiro empréstimo à Turquia foi a minha primeira experiência fora de Portugal e fora da língua portuguesa e foi muito especial para mim.  Cheguei, joguei sempre e acabei por ter muita confiança dos adeptos e do clube. Abri um mercado para mim que antes não tinha. Até hoje, a quantidade de clubes que me ligam na janela, para poder ir para os clubes, 90% são turcos. No ano seguinte, no Guingamp, foi tão boa ou melhor como na Turquia. Acabei por chamar à atenção a clubes grandes e Lyon fez um esforço grande para me ter. Num momento em que um jogador ficaria chateado por não ficar no Benfica, eu vi uma oportunidade de abrir dois mercados e deu certo.»

    Marçal
    Guingamp
    2016/2017
    33 Jogos  2902 Minutos
    0   5   0   12x

    ver mais »

    zz: Até onde é que achas que podias ter ido se tivesses sido aposta no Benfica?

    Marçal: «É difícil falar do que não aconteceu, seriam só hipóteses. Eu acredito no meu potencial, sei que na equipa do Benfica eu poderia jogar facilmente, como joguei no Lyon. Até chegámos a jogar no mesmo grupo da Champions League e quem ficou para trás foi o Benfica. Em termos de capacidade e trabalho tenho a certeza que posso jogar em qualquer clube.»
     

    Brasil
    Marçal
    NomeFernando Marçal Oliveira
    Nascimento/Idade1989-02-19(35 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoDefesa (Defesa Esquerdo)

    Fotografias(72)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PE
    Blueman
    2020-09-29 21h17m por PeterSundays
    Yup, o Aimar e o Saviola ficaram a detestar o Benfica.

    O David Luiz então nem se fala, que ódio ao Benfica com que ele ficou. O Bernardo Silva, esse é outro. Nem publica nada sobre o Benfica sempre que pode.

    O Matic, Fejsa, Júlio César, Garay, Javi Garcia, Salvio, Gaitán, Simão, Jonas, Lima. . . enfim, só jogadores que dizem que o Benfica passou-lhes totalmente ao lado.

    Casos de más experiências há em todo o lado. Tal como há casos ...ler comentário completo »
    Marçal
    2020-09-29 18h09m por ruipatricio
    Saiu do Nacional a custo 0, porque quis.
    O SLB fez uma proposta de prémio de assinatura e ordenado acredito eu superior ao que recebia no Nacional.
    Nessa altura não ficou desiludido?
    O Benfica proporcionou bons empréstimos, a bons clubes, face à realidade do Marçal.
    Foi vendido, jogou num grande de França, está no Wolves a ganhar bem, acredito eu.
    Foi assim tão mau?
    Se o FC Porto fizer o mesmo com o Carraça não tenho nada contra.
    Candei...ler comentário completo »
    Blueman
    2020-09-29 16h19m por Migas29
    Melhor, o Anti Ronaldo FC
    Blueman
    2020-09-29 16h18m por Migas29
    Acho que o clube dele não é o Porto mas sim o Messi FC ahahaha
    Ds_SCP
    2020-09-29 14h52m por PSVIEW
    O Benfica deve ter informado o 5CP em vez de informar o Marçal, erro grosseiro lol
    DS
    PSVIEW
    2020-09-29 14h47m por DS_SCP
    Tas errado. . segundo a teoria dele, o Benfica queria dizer-lhe que ele ficava na equipa principal umas duas/três semanitas xD
    5cp
    2020-09-29 14h44m por PSVIEW
    Não estás a perceber a situação. Quando te dizem antes da temporada começar que vais ficar no plantel, nem que seja pra rodar, quer dizer que vais ficar no plantel para a próxima época, o Benfica mandou lhe pá Turquia , nada haver com o que tinha sido falado
    DS_SCP
    2020-09-29 14h32m por ___5CP___
    O Benfica disse-lhe QUANTO TEMPO ia ficar com a equipa principal? Segundo o próprio Marçal não vejo nada nesse sentido

    Não tente enganar as pessoas
    Blueman
    2020-09-29 13h54m por Minnowkr
    Isso não é verdade. . Tens vários casos que ficaram ligados ao clube, Javi Garcia, Garay, Gaitan, Enzo Perez, David Luiz, Salvio, Aimar, Saviola, etc é normal que estes casos que são flops ou que não têm oportunidades num clube fiquem desiludidos.
    DS
    __SCP__
    2020-09-29 13h41m por DS_SCP
    Sim porque normalmente quando dizem que ficas na equipa principal eles referem-se à "pré-época ". . que comentario mais triste
    __5CP__
    2020-09-29 13h40m por ___5CP___
    Onde é que lhe mentiram? Disseram que ia ficar na equipa principal, mas não disseram quanto tempo. Que eu saiba fez a pré-época na equipa principal, cheguei a ve-lo em campo

    ___5CP___
    2020-09-29 13h34m por checkered
    A única coisa que conseguiste reter na entrevista não foi o facto de lhe terem mentido ou criado falsas expetativas, ou até a vergonhosa indústria de empréstimos dos 3 do costume, não, tu é que sabes o que é que era melhor para o jogador. É mesmo mentalidade de estarola que só gosta é de efeito eucalipto em tudo, o jogador só tem é de aceitar as migalhas e ele que se cale. Já tem é sorte, não é?

    Marçal
    2020-09-29 12h57m por ___5CP___
    Muita ingratidão. Não fosse o selo “ex-Benfica” achas que tinhas chegado ao Lyon? Só jogaste porque à minima falha os clubes pensavam “epa, ele esteve no Benfica por isso se calhar nós é que estamos a falhar em alguma coisa” e pudeste crescer

    O Benfica é que te abriu o mercado turco. O Benfica é que te deu o Guingamp (como deu ao Rebocho depois de ti). O Benfica é que te abriu as portas do Lyon.

    Ingratidão ao máximo.
    Foste tu e mais uns 50 jogadores. . .
    2020-09-29 12h35m por CapitaoHaddock
    Foste tu e mais uns 50 jogadores. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Negócio Mistério
    Podcast
    Novo episódio do Negócio Mistério
    Pranjic chegou à Alemanha e ao Bayern em 2009, com 28 anos e pela mão de Louis van Gaal, que o tinha visto a brilhar no Heerenveen. O salto do croata foi grande, talvez grande ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 08-05-2024, 09:47
    FC
    Fcpflaw2506 08-05-2024, 09:06
    JS
    jsilva77 08-05-2024, 09:06
    FC
    Fcpflaw2506 08-05-2024, 09:04
    mario1953 08-05-2024, 08:59
    TomPen 08-05-2024, 08:48
    tcb9277 08-05-2024, 08:04
    xanana22 08-05-2024, 07:40
    danimoura 08-05-2024, 07:39
    tipmaster 08-05-2024, 07:23
    zlatan_21 08-05-2024, 07:18
    Vic-54 08-05-2024, 07:15
    zlatan_21 08-05-2024, 06:51
    moumu 08-05-2024, 06:11
    moumu 08-05-2024, 06:07