placardpt
    Mafra bateu o Moreirense

    Mafra fez-se de primeira para eliminar paupérrimo Moreirense

    Quem visse o jogo ficava com dúvidas sobre quem era de Primeira e quem era de Segunda. Numa exibição de gala, o Mafra aproveitou um jogo paupérrimo do primodivisionário Moreirense, «fez-se» de primeira e venceu por 3x1, carimbando a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. Só não se chama ao Mafra de «tomba gigante», porque o Moreirense de gigante não teve nada.

    Os oitavos de final da Taça de Portugal continuam em andamento e o primeiro jogo desta quinta-feira opunha o Mafra, da Segunda Liga, e o Moreirense, da Primeira. Do lado da casa, Ricardo Sousa apresentou apenas duas alterações em relação ao último jogo, com as entradas de Renan e Bruno Silva, enquanto Lito Vidigal promoveu as entradas nos onzes de Pasinato, de volta à baliza, Artur Jorge, Sori Mané, Gonçalo Franco e Yan Matheus.

    Erros, infantilidades e golos

    A defrontar uma equipa de um escalão acima, Ricardo Sousa apresentou uma equipa do Mafra com o habitual sistema de três centrais, mas apostou numa maior mobilidade da frente de ataque, com Rodrigo Martins a servir como segundo avançado - variando entre a esquerda e o meio - e com Andrezinho a dividir o seu tempo entre a posição de médio ofensivo e de extremo direito. Os seus dois alas, Tomás Domingos e Gui Ferreira, também baixavam mais que o habitual, criando uma linha de cinco a defender.

    O arranque da partida tornou fácil a leitura das dinâmicas das duas equipas. O Mafra entrou a pressionar alto, dificultando a saída de bola do Moreirense, e a querer assumir o controlo da posse de bola, algo com a qual Lito Vidigal não apareceu importar-se propriamente, baixando as suas linhas e apresentando um bloco baixo, em busca de ferir a formação mafrense através da velocidade dos seus alas na transição e com Rafael Martins a servir de pivot ofensivo.

    Bura igualou para o Mafra ©Kapta+
    Contudo, completamente contra a corrente do jogo, a formação de Moreira de Cónegos acabou por ser a primeira a chegar ao golo. Na primeira jogada com princípio, meio e fim do Moreirense, Yan Matheus recebeu na direita, combinou com Rafael Martins e apareceu em zona frontal para a baliza, rematando rasteiro e sem hipóteses para Renan. Como se o golo não chegasse, o capitão do Mafra Gui Ferreira viu dois amarelos em cinco minutos, sendo o segundo uma autêntica infantilidade - empurrou um adversário quando a bola estava fora das quatro linhas - e deixou o Mafra reduzido a dez.

    Esperava-se que o Moreirense assumisse mais o jogo, estando a ganhar e com mais um, mas nada disso. Ricardo Sousa mexeu um pouco no esquema tático - Pedro Barcelos mais colado à linha e Rodrigo Martins a apoiar para compensar a ausência de Gui Ferreira - e a equipa não perdeu nada das suas dinâmicas, mostrando ser quem estava mais confortável, mesmo em inferioridade numérica. O Moreirense acabou por ser vítima da sua passividade, com o árbitro André Narciso (que mostrou ter um critério muito fechado) a assinalar uma grande penalidade ao minuto 40. Bura não facilitou, enganou Pasinato e fez o 1x1.

    Só deu Mafra

    Claramente inferior ao Mafra na 1ª parte, Lito Vidigal tentou trazer mais poder ofensivo para a sua equipa e colocou em campo André Luís no arranque da 2ª parte, mas o treinador do Moreirense acabou por cometer uma má decisão, uma vez que retirou Gonçalo Franco e isso abriu mais espaço no meio campo para o Mafra. Ora, com mais espaço, Aparício e Bruno Silva tiveram ainda mais bola, assim como Rodrigo Martins e Andrezinho para fazer movimentos de rotura para o meio. Por isso mesmo, o Mafra continuou por cima e foi colecionando uma série de oportunidades, apresentando um futebol bastante atrativo.

    Mafra dominou na 2ª parte ©Kapta+
    A apresentar-se com ainda mais dificuldades depois dessa mudança, Lito Vidigal voltou a fazer substituições a pensar para o ataque e voltou a descurar por completo o meio campo, colocando em campo Jambor e Derik Lacerda. O Moreirense apresentava-se por esta altura com três pontas de lança de raiz, muita gente na frente e muito desequilíbrio no miolo. O Mafra aproveitou, esteve perto do golo e aos 67 chegou mesmo a celebrar-se para os lados mafrenses, mas o VAR viu que a bola não passou a linha de golo.

    Apesar das claras dificuldades defensivas, esse aglomerado de gente na frente de ataque também trouxe alguns benefícios para o Moreirense, que fez das bolas paradas um autêntico perigo e obrigou a um grande sacrifício da parte dos centrais do Mafra. Não obstante, a verdade é que se conseguiu contar pelos dedos de uma mão a quantidade de remates feitos pelos cónegos em todo o tempo regulamentar, sendo que o golo de Yan Matheus foi o único a acertar na baliza.

    Mesmo com um a menos, o golo do Mafra parecia inevitável e a dez minutos do fim do tempo regulamentar acabou por chegar mesmo. Jogada de bola parada e Bura assistiu Pedro Barcelos para o golo que levou a uma explosão de alegria em Mafra, mas os comandados de Ricardo Sousa não se ficaram por aqui e apenas cinco minutos depois foi a vez de Andrezinho tirar um coelho da cartola e numa grande jogada individual dar a «machadada» final no primodivisionário Moreirense que mais pareceu de segunda neste jogo. O Mafra fez-se de primeira e avança para os quartos de final da Taça de Portugal.

    U Quinta, 23 Dezembro 2021 - 11:00
    Estádio Municipal de Mafra
    André Narciso
    3-1
    Bura 42' (g.p.)
    Pedro Barcelos 79'
    Andrezinho 85'
    Yan Matheus 26'
    Estádio Municipal de Mafra
    Lotação1 249
    Medidas102 x 64
    Inauguração1998
    FaseOitavos-de-Final
    Lances Capitais
    26´
    GOLO Moreirense!
    Yan Matheus marca
    Yan Matheus marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    33´
    Cartão vermelho para Gui Ferreira (CD Mafra)
    Gui Ferreira vê o seu 3º amarelo na prova (2 jogos)
    Gui Ferreira vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
    42´
    GOLO CD Mafra
    Bura marca de grande penalidade!

    Bura marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    79´
    GOLO CD Mafra!
    Pedro Barcelos marca
    Pedro Barcelos marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    85´
    GOLO CD Mafra!
    Andrezinho marca
    Andrezinho marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    A Chave

    A chave do jogo surgiu ao intervalo, quando Lito Vidigal começou a pensar apenas em reforçar a frente de ataque e deixou o seu meio campo completamente aberto para o Mafra trabalhar. O domínio mafrense foi completo a partir daí.

    O Árbitro

    O árbitro André Narciso teve uma exibição de qualidade reduzida. A expulsão de Gui Ferreira é acertada, é verdade, mas o juiz português teve dificuldades em segurar o jogo e o seu critério variou demasiado durante o jogo.

    O Melhor
    Mafra de primeira

    Excelente exibição da parte do Mafra, com 11 e ainda melhor com dez. Ricardo Sousa colocou os seus jogadores super confortáveis com bola e a aproveitar tudo o que o Moreirense e Lito Vidigal foram dando. Exibição de gala e vitória merecida

    O Pior
    Moreirense de segunda

    Exibição terrível do Moreirense. Contra uma equipa do segundo escalão, esperava-se outro nível, mas Lito Vidigal voltou a apostar num bloco baixo e nem com mais um em campo se conseguiu superiorizar. Além disso, as substituições foram todas a retirar mais à sua equipa do que a dar.

    Forma
    CD Mafra
    2021/2022
    21J
    11V
    5E
    5D
    29-20G
    Moreirense
    2021/2022
    18J
    3V
    7E
    8D
    22-32G

    Fotografias(20)

    Taça de Portugal: CD Mafra x Moreirense FC
    Taça de Portugal: CD Mafra x Moreirense FC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Kanzanna
    2021-12-23 15h59m por ricardocunha251
    Veio o Lito porque já nenhum treinador quer treinar o Moreirense
    KA
    Moreirense
    2021-12-23 15h55m por KanZaNNa
    Já o Moreirense o melhor a fazer era mesmo mudar de treinador. Se há coisa que eu não percebo é o porquê de com tanto treinador bom na segunda liga ou até em escalões inferiores os clubes continuam a ir buscar sempre ao mesmo “saco” de treinadores que não valem nada. É Lito Vidigal, Petit, Jorge Costa, Costinha, César Peixoto, entre outros
    andrerocha513
    2021-12-23 15h29m por fitz
    Epa. . . não sei se devemos dizer que o João Henriques "até estava a fazer uma época normal": quando ele saiu, o Moreirense ia com 1 vitória em 12 jogos de campeonato. Se formos ver que na época passada o Moreirense acabou na 1ª metade da tabela. . . (mas eu até discordo da saída dele - pelo menos no "timing" em que aconteceu - porque até tinha conseguido eliminar o Vitória na Taça)
    KA
    Mafra
    2021-12-23 15h23m por KanZaNNa
    Ainda não tinha tido a oportunidade de assistir a um jogo do Mafra esta época e confesso que fiquei impressionado com a qualidade de futebol apresentada, fico a torcer pela subida à 1 liga.
    Merecida eliminação. .
    2021-12-23 14h44m por andrerocha513
    Não se consegue perceber como mandam embora um treinador que até estava a fazer uma época normal para ir buscar um treinador péssimo. . Enfim. .
    Mafra
    2021-12-23 14h09m por moumu
    Bom trabalho que Ricardo Sousa tem feito, montou uma equipa competitiva. Quanto a Lito desde que saiu do Boavista anda com pouca sorte.
    GS
    Mas queriam o quê?
    2021-12-23 13h55m por GSCGrandeamor
    Com o Lito a treinar estavam à espera de milagres?
    É obvio que está a correr mal, aliás não podia estar a correr pior. Hoje foi uma exibição péssima, aliás só não sofreram mais porque não calhou. . . que vergonha!!!!
    Mesmo a jogar com mais um grande parte da partida nunca foram superiores, aliás foram mesmo completamente dominados pelo Mafra.

    O Mafra fez um grande jogo, muito competente e sempre dominador (mesmo reduzido a 10) essas equipas como o Mafra é que ...ler comentário completo »
    Jogo
    2021-12-23 13h42m por ricardocunha251
    O resultado não é tao mau como parece! Podiam ter sido mais! O pior foi mesmo o bailado que o mafra nos deu! Tenho os olhos a arder depois de ter visto este jogo, parabéns ao Mafra!
    Lol
    2021-12-23 13h39m por LuiKong
    A substituição no minuto final foi apenas para a ovação ao melhor jogador em campo, foi merecida!
    EN
    Moreirense
    2021-12-23 13h30m por EnormeSCB
    Brincar aos treinadores dá mau resultado e se na época passada ainda se safaram bem mesmo com a dança das cadeiras esta pode ser complicada.
    Mafra e Moreirense
    2021-12-23 13h24m por zlatan_21
    Parabéns aos homens da casa. Mesmo com 10, lutaram e venceram uma equipa da primeira Liga que mais parece de segunda com Lito Vidigal.
    Despeçam-no enquanto à tanto senão descem, pela certa.
    NI
    Mafra
    2021-12-23 13h11m por ninho69
    Mas que grande jogo do Mafra, a jogar com menos um desde os 32 minutos marcar 3 golos é obra.
    Lito
    2021-12-23 13h10m por Aleaotejano
    Mais uma moedinha no carrossel. Só cai quem quer. . .

    Parabéns ao Mafra!
    Lito
    2021-12-23 13h03m por Koemanout
    Completamente surreal o quão mal as equipas dele jogam.
    Mais de 60 minutos com mais um e o Mafra poderia ter ganho por 5/6-1 que não seria exagero nenhum . Parecia que o Mafra e que estava em superioridade e era a equipa da primeira liga

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Casa Pia venceu por 1-2
    O técnico do Casa Pia analisou a partida, que terminou com vitória da sua equipa, na última jornada do campeonato.