placardpt
Cityzens venceram com portugueses em destaque

Luxo luso na liga milionária

A seleção não joga desde novembro mas as ligações entre certos jogadores parecem estar no auge, gerando vitórias que podem muito bem ser celebradas como se da equipa das quinas fossem, e logo em ano de Europeu. Foi com os portugueses em grande destaque que o Manchester City venceu o Borussia Monchengladbach  e colocou-se em boa posição para garantir o apuramento em março.

Azul claro favorito

Não se trata de um David contra Golias, pois estes alemães têm qualidade e já o demonstraram contra oposição do maior nível na prova, mas mesmo assim havia desde o início um claro favorito, especialmente com o fator casa anulado por impedimentos de circulação que obrigaram a que o jogo se disputasse na Hungria.

O Gladbach não está a viver o melhor momento sob o comando de Marco Rose, numa altura em que o técnico já anunciou que estará noutro Borussia a partir da próxima época, e «recebeu» os cityzens durante uma série de três jogos sem vencer, com um empate e duas derrotas. O regresso ao plano europeu poderia ser a solução para uma equipa desinspirada e a verdade é que essa crença ainda durou largos minutos, mas o adversário desta quarta-feira chegou à Puskás Arena com vontade de dar continuidade a uma impressionante série de 18 vitórias consecutivas

Gabriel Jesus marcou o segundo golo ©Getty / FERENC ISZA
O histórico entre as duas equipas já dava o favoritismo ao Manchester City, e a ficha de jogo fazia prever um embate ainda mais desnivelado - Kevin de Bruyne, Riyad Mahrez e Sergio Aguero, três nomes... do banco de suplentes -, mas o emblema alemão entrou em campo organizado na defesa e muito competente com bola. O oitavo classificado soube lidar com a pressão dos homens de Pep Guardiola e conseguiu ferir no contra-ataque em mais do que uma ocasião, mas o resultado esperado desenrolou-se com alguma naturalidade.

Ligação portuguesa foi decisiva

Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva foram lançados no onze inicial do Manchester City e é pela comitiva portuguesa, e em especial pelos últimos dois nomes, que passa toda e qualquer discussão sobre os melhores em campo neste primeira mão dos oitavos-de-final da Champions.

Cancelo deu continuidade ao seu melhor momento de forma em Inglaterra e assinalou uma exibição de um nível extremamente elevado. Entregou-se por completo ao jogo e entregou o jogo de volta aos companheiros, com uma seleção de passes precisos e... decisivos. Ainda na primeira parte esteve na origem do primeiro golo, com um passe longo para a área que foi tão preciso que a «torre» Bernardo Silva não precisou de muito esforço para marcar de cabeça.

O segundo golo foi uma história semelhante, por mais improvável que isso pareça. João Cancelo voltou a aparecer em terrenos interiores e lançou para a área um cruzamento largo, novamente apontado à cabeça do pequeno Bernardo Silva, e à segunda vez o extremo direito serviu Gabriel Jesus no meio para o segundo golo.

Jogo aparentemente ganho, mas um golo sofrido dificultaria sempre na segunda mão, de maneira que cabia a Rúben Dias, Cancelo (também competente no momento defensivo, pela esquerda) e companhia fechar as portas da baliza que tem sido impenetrável nos últimos meses. Só nos últimos minutos os alemães conseguiram passar, após um erro de Rodri que deixou Hannes Wolf sozinho na área, mas aí apareceu Ederson a defender o 0x2 que se vai manter até março.

jogos históricos
U Quarta, 24 Fevereiro 2021 - 20:00
Puskás Aréna
Artur Soares Dias
0-2
Bernardo Silva 29'
Gabriel Jesus 65'

ESTÁDIO

Puskás Aréna
Lotação67 889
Medidas-
Inauguração2019
Lances Capitais
29´
GOLO Manchester City!
Bernardo Silva marca
Bernardo Silva marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
65´
GOLO Manchester City!
Gabriel Jesus marca
Gabriel Jesus marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
Positivo
Equipa imparável

O início da temporada foi tremido, mas o que os cityzens estão a fazer agora não lembra a ninguém. Espetacular. Com este, já lá vão 19 vitórias consecutivas, com um ataque demolidor a aliar-se à defesa mais segura que Guardiola já ostentou até hoje.

Negativo
Raheem Sterling

Apesar do bom momento do Manchester City, há uma peça que insiste em não aparecer ao nível de que é capaz. Sterling foi o capitão novamente esta noite, mas não teve qualquer influência no futebol da equipa e acumulou mais perdas de bola do que ações positivas. Se os cityzens querem este troféu, o sete vai ter que aparecer...

Forma
Borussia M´gladbach
2020/2021
32J
13V
11E
8D
69-45G
Manchester City
2020/2021
39J
31V
6E
2D
85-20G
O Árbitro

Para além dos destaques mais positivos da partida, também a arbitragem foi portuguesa na Puskás Arena. Artur Soares Dias esteve bem ao deixar jogar sem influenciar o ritmo do jogo, num jogo que não teve muitos lances de relevo no que toca à arbitragem. No maior, por potencial grande penalidade para o ´Gladbach por falta de Cancelo, terá tomado a decisão correta.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BORUSSIA M´GLADBACH
EMPATE
MANCHESTER CITY

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
City
2021-02-25 16h01m por MisticaEncarnada
Se está tão forte como transmitem nos comentários abaixo (vi alguns jogos no início da temporada, nada mais) então serão candidatos a ter mais em conta na Champions. Mas é preciso não esquecer que têm de ultrapassar aquilo que parece ser um bloqueio, um receio, qualquer coisa, que os levou a falhar fases avançadas da Champions em várias ocasiões. Já foram eliminados pelo Liverpool, Mónaco, Lyon e Tottenham, salvo erro. Das 4 vezes, a única equipa que se calhar era mais forte num mano ...ler comentário completo »
Quem diria
2021-02-25 09h55m por DepoisPago
Bernardo o defesa esquerdo a marcar golos d cabeça na champions league
Luxo
2021-02-25 00h10m por babel17
Luxo é a palavra certa, sobretudo no que diz respeito aos nossos tugas: o Rúben, o melhor central português da atualidade (palavras do próprio Pepe), o B. Silva um brinco há vários anos e o Cancelo, com um update espectacular. Há uns anos atrás tinha algumas carências defensivas mas agora está um lateral completo e top.
Muito boas notícias para o Europeu daqui a alguns meses. 👏
Manchester City
2021-02-24 22h37m por Solato
Que equipa!!! Sim é mesmo uma grande equipa e não apenas 11 jogadores em campo, aqui se vê o trabalho fantástico de um treinador!!
Entretanto isto é para o presidente do Benfica, que anda a gastar 100M em reforços, enquanto dispensa os da nossa formação e depois é isto basta olhar para o Manchester City e eu como benfiquista fico revoltado!!!

OUTRAS NOTÍCIAS

Hóquei em Patins
notícia zz
Na calha para sucessor de Nuno Resende
Dezanove anos depois, o adeus. Edu Castro não vai ser o treinador do Barcelona na próxima temporada, colocando fim a uma caminhada de sete temporadas como treinador principal dos ...