placardpt
    O perfil do Presidente do Lyon... desde 1987

    Jean-Michel Aulas: o aconselhado por Tapie que se tornou no «melhor presidente da história»

    É um dos nomes mais míticos da história do futebol francês. É um dos presidentes mais míticos da história do futebol europeu e mundial. E vamos ser já 'spoilers', ao dizer de quem é este título: France Football. A prestigiada revista francesa classificou, em 2021, Jean-Michel Aulas como o «melhor presidente da história do futebol francês». 

    É este o nosso ponto de partida para traçar o perfil do homem que afirmou, sem problemas, que o Lyon vai eliminar o FC Porto e do homem levou este clube para patamares impensáveis em 1987, ano em que passou a liderar um clube que só tinha... quatro funcionários assalariados. Sempre explosivo, polémico e sem 'papas na língua'... eis Jean-Michel Aulas, caros leitores.

    Não vai acreditar nesta...

    Empresário do ramo industrial desde cedo, Aulas foi o fundador e Diretor Executivo da CEGID (Compagnie Européenne de Gestion par l'Informatique Décentralisée), empresa dedicada a software de gestão e contabilidade. Jogador de andebol na sua juventude, Jean-Michel também tinha como grande paixão o futebol, ao ponto de se ter tornado convidado regular do Ambitions, programa de futebol da televisão francesa TF1... que um dia recebeu Bernard Tapie como convidado especial.

    Tapie foi grande figura do futebol francês ©Getty / Henri Szwarc
    Se não sabe quem é Bernard Tapie explicamos já: lembra-se do grande Marseille dos finais dos anos 80 e início dos 90's? Bernard Tapie era o presidente e grande cara do clube. Tido em muito boa conta antes dos escândalos em que se viu envolvido anos mais tarde, Tapie, após esse programa, foi questionado sobre uma possível solução para o Lyon de 2ème Division. A resposta foi curta e direta: «Conheço um jovem industrial que daria um excelente presidente do OL». Meses depois, ainda em 1987, esse jovem industrial era presidente do Lyon. Sim, ele mesmo: Jean-Michel Aulas.

    O resto, como se costuma dizer, é história. E uma história bem grande que tem muitos capítulos de sucesso nas margens do Rio Rhône. Aulas começou rapidamente a preparar o futuro daquele que viria a ser um 'Super Lyon', dominador do futebol francês no início do novo milénio. Com estratégias muito bem definidas e com objetivos pincelados com ambição extrema. Que começariam na II Divisão francesa.

    Projeto OL-Europe com vista ao futuro

    Jean-Michel Aulas não perdeu tempo para colocar mãos à obra. Com o Lyon mergulhado no segundo escalão há quatro temporadas, o agora presidente tratou de meter em marcha um plano que, anos mais tarde, admitiu ser mais a pensar no marketing do que no plano desportivo: o projeto OL-Europe.

    ©Getty /
    Ambicioso, sempre a pensar em altos voos, o projeto OL-Europe visava colocar o Lyon de regresso às competições europeus num período nunca superior a quatro anos. E o que é certo é que, depois de dois anos na 2ème Division e dois na Ligue 1... o Lyon chegou à Taça UEFA

    O grande Lyon começaria aí, com Raymond Domenech, lenda do clube enquanto jogador, a ser a o treinador do projeto até se tornar selecionador francês anos depois. A cara, essa, era outra. Foi assim durante grandíssima parte do tempo de Aulas como presidente do Lyon: Bernard Lacombe.

    Foi com este antigo internacional francês, também ele ídolo do clube enquanto jogador, que Jean-Michel Aulas viu o Lyon crescer em termos futebolísticos. Sempre com uma política desportiva bem definida, o Lyon foi subindo patamares até chegar ao topo dos topos. E chegar ao tão desejado título que mudou a visão para com o clube: de clube respeitado a clube temido.

    Hepta para a história

    Apesar de muito interventivo no plano desportivo, Jean-Michel Aulas focou-se sempre muito no dirigismo. Nas finanças, no investimento, no rumo, no objetivo. E também na estratégia que deixou Lacombe traçar para que os títulos chegassem: formar ou comprar novo e barato para depois vender por muitos milhões. Foi assim com casos que dispensam apresentações como Essien, Abidal ou Benzema.

    Mas antes existiu uma fase decisiva para que a estratégia resultasse. A contratação de jogadores consagrados, como Sonny Anderson, Edmilson ou Juninho deram um cunho de maior respeito a este inovador conceito de aposta desportiva. E resultou. Formou-se a base necessária para os jovens terem espaço para crescer e explodir. Depois era tempo de vender, com o implacável Jean-Michel Aulas a conseguir muitos milhões nas transferências.

    Com os títulos (foram sete seguidos) a darem o embalo necessário para o projeto seguir como se de um cruzeiro se tratasse, Aulas ia vendo, por outro lado, as críticas a crescer. A política de vendas milionárias trouxe para as capas a sua visão empresarial, poucas vezes bem vista no que ao futebol diz respeito. Mas o certo é que... resultou. Em 20 anos, Jean-Michel Aulas tornou o Lyon na principal referência do futebol francês. Faltava a parte europeia...

    O Parc OL como pano de fundo para o futuro

    A modernização foi sempre uma das preocupações de Jean-Michel Aulas. Ciente de que o Stade Gerland não se poderia tornar mais funcional do que já era (foi construído em 1926), o presidente idealizou a construção de um estádio próprio para o clube: o Stade des Lumières ou Parc OL. Por ser longe do centro da cidade, Aulas foi alvo de muitas críticas, avanços e recuos... mas conseguiu.

    Com um custo total de 480 milhões de euros, o Parc OL foi inaugurado em 2016, quatro anos depois da sua construção ter começado. O 'menino dos olhos' de Aulas foi um dos palcos do Euro 2016 e o seu financiamento nunca foi escondido: continuar com a política de formar e vender jogadores de grande potencial. Falta apenas o acompanhamento desportivo, que ficou pelo caminho com o último do hepta e que agora tem nova cara: a lenda Juninho, que rendeu Lacombe e, entretanto, também já saiu do clube.

    De lá para cá, o Lyon esteve mais perto na Europa, mas nem por aí o sucesso chegou. Duas meias-finais de Liga dos Campeões aqueceram o coração de Aulas, sempre muito ativo em organizações inovadoras, como são os casos do G14 (entretanto extinto) e do ECA. E sempre muito ativo no seu Twitter, onde continua polémico como sempre, nomeadamente no que diz respeito à arbitragem...

    França
    Jean-Michel Aulas
    NomeJean-Michel Aulas
    Nascimento/Idade1949-03-22(75 anos)
    Nacionalidade
    França
    França
    FunçãoPresidente

    Fotografias(1)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ImBlankSpace
    2022-03-16 18h15m por redlegion
    Não culpes o autor do texto pela tua incapacidade de compreensão. É preciso ler tudo, não apenas o título, até porque é lá que se desenvolve uma notícia.
    ImBlankSpace
    2022-03-16 17h39m por Mastarado
    Sabes que a aspas significam uma citação, não sabes?
    ImBlankSpace
    2022-03-16 17h17m por redlegion
    "A prestigiada revista francesa classificou, em 2021, Jean-Michel Aulas como o «melhor presidente da história do futebol francês".

    Quando não se sabe ler. . .
    Aulas
    2022-03-16 17h13m por moumu
    Pegou no Lyon na Ligue 2 e tornou num grande francês.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    3º jogo dos quartos de final
    A última madrugada contou com dois jogos nos play-offs da NBA. Ao terceiro jogo dos quartos de final, os Indicana Pacers e os Denver Nuggets conseguiram a sua primeira vitória ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 11-05-2024, 10:26
    mario1953 11-05-2024, 10:16
    mario1953 11-05-2024, 10:11
    mario1953 11-05-2024, 09:15
    UltraRioAve 11-05-2024, 09:14
    fmn_69 11-05-2024, 08:32
    zlatan_21 11-05-2024, 08:11
    Tobin 11-05-2024, 06:51
    PalancaFCP 11-05-2024, 06:41
    moumu 11-05-2024, 02:35
    moumu 11-05-2024, 02:32
    moumu 11-05-2024, 02:31
    moumu 11-05-2024, 02:30
    moumu 11-05-2024, 02:28
    moumu 11-05-2024, 01:54