placardpt
    Carlos Freitas levou Bisseck para o Vitória SC

    Foi flop em Guimarães e brilha no Inter: «Dificilmente não chegará à seleção alemã»

    Se há clube que exige uma extensa lista de capacidades aos seus defesas centrais, é o Inter de Milão. Além do perfil físico e qualidade defensiva, Simone Inzaghi precisa de qualidade técnica suficiente para que os defesas, além de saberem construir, se possam aventurar pelas faixas no momento ofensivo.

    Isso fica evidente em todos os jogos dos nerazzurri, como, por exemplo, na vitória registada em casa do Bologna (0-1) durante o último fim de semana. Foi assim que ao 37º minuto Bastoni, central pela esquerda, apareceu no terço ofensivo e cruzou para que Yann Bisseck, o central da direita, cabeceasse para o único golo do jogo.

    É possível que o nome lhe seja familiar... Afinal, Bisseck, que está a ganhar espaço em Milão após ter sido contratado este verão por sete milhões de euros, conta no seu currículo com uma passagem por Guimarães!

    Carlos Freitas foi o responsável pela chegada do alemão ao Vitória SC em 2020/21 e não esquece o talento que o seduziu. À conversa com o zerozero, o antigo diretor-desportivo falou sobre o defesa central.

    «Nunca foi uma aposta partilhada por todos»

    Foi no fim de julho de 2020 que o Vitória apresentou Yann Bisseck, oriundo do Köln num empréstimo de dois anos que contemplava opção de compra. Chamava à atenção a moldura física (196cm!!!) do rapaz que tinha então 20 anos, mas também o facto de se ter estreado na Bundesliga aos 16 anos.

    Ficou pela equipa B do Vitória @Catarina Morais / Kapta +
    «Conhecia-o das seleções jovens da Alemanha. Vinha de um empréstimo irregular na Holanda, mas tinha toda a matéria-prima. Tinha o perfil físico, o perfil técnico e só lhe faltava uma oportunidade para apresentar o nível que hoje apresenta num dos campeonatos mais exigentes para os defesas», assim começa o testemunho de Carlos Freitas ao nosso jornal.

    A contratação prometia, mas várias peripécias mudaram o destino. Uma lesão no joelho afastou o jogador do arranque da temporada e depois, quando regressou às opções, Bisseck só chegou vestir a camisola da equipa secundária. Nove jogos e um golo na B, zero registos na equipa principal.

    Yann Bisseck
    Vitória SC [B]
    2020/2021
    9 Jogos  759 Minutos
    1   1   0   02x

    ver mais �
    «O plano claramente não era esse, mas nunca me sobrepus a escolhas dos treinadores. Cada um tem a sua função. As pessoas têm o seu entendimento e cabe-me a mim respeitar», disse-nos o diretor responsável pela contratação, numa época em que os conquistadores tiveram quatro treinadores.

    Essa época foi a última de Carlos Freitas em Guimarães e o jogador, que ainda tinha mais um ano de empréstimo, também saiu. «Quem ficou não lhe reconhecia tanta qualidade, daí a passagem dele por Portugal ter sido uma incógnita. O que me lembro é que, à chegada, o potencial e a qualidade do Bisseck nunca foi uma aposta partilhada por todos», explicou.

    Leva dois golos e uma assistência em 17 jogos em Itália @Getty /

    De Milão à seleção?

    Justificado ou não, o fracasso de Yann Bisseck levou-o até à periferia do futebol europeu. AGF Aarhus, da Dinamarca. Lá, a opção de compra foi acionada no final do empréstimo, uma vez que o jogador não precisou de muito tempo para conquistar um grupo de adeptos que mesmo após a saída ainda o acompanha de perto.

    Carlos Freitas sabe que a história deste jogador em Portugal podia ter sido muito diferente, mas também sabe que os treinadores são os responsáveis pelas opções que tomam em relação aos jogadores à sua disposição. História semelhante aconteceu com Lyle Foster, que nessa mesma época passou pelo Vitória SC sem conseguir marcar nem na A nem na B, mas hoje soma golos e assistências na Premier League ao serviço do Burnley.

    Uma das revelações da Serie A @Getty /
    «Toda a gente atua com o único propósito de fazer as melhores escolhas e tentar chegar às vitórias, não vejo mais do que isso. Se há casos que o tempo me deu completa razão, há outros em que isso não aconteceu. Não há génios nem idiotas», sublinhou.

    Yann Bisseck foi contratado para ser uma opção de rotação no Inter, mas já conquistou os tiffosi e começa a ser aposta cada vez mais frequente por parte do treinador. Aos 23 anos, vai a tempo de construir de uma carreira de grande nível que pode até passar por uma chamada à seleção...

    «Eu acho que ele tem qualidade e dificilmente não chegará à seleção alemã. Além de ser alto, é ágil, forte no jogo aéreo e na construção, ou seja, tem um conjunto de atributos difíceis de encontrar. Está a ter no campeonato italiano uma evolução tática. Tendo em conta a idade, potencial, e o crescimento que tem tido, vamos ver o que acontece para o Euro. Se continuar a somar minutos na Serie A, dificilmente não fará parte dessa lista», atirou Carlos Fritas.

    É já este verão que a Alemanha recebe o Campeonato da Europa. Bisseck trabalha para ser uma das surpresas da mannschaft para um Euro caseiro...

    Alemanha
    Yann Bisseck
    NomeYann Aurel Ludger Bisseck
    Nascimento/Idade2000-11-29(23 anos)
    Nacionalidade
    Alemanha
    Alemanha
    Dupla Nacionalidade
    Camarões
    Camarões
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(7)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    SoulEfect 28-04-2024, 05:59
    moumu 28-04-2024, 05:51
    moumu 28-04-2024, 05:45
    moumu 28-04-2024, 05:44
    moumu 28-04-2024, 05:42
    BL
    Bluetrain 28-04-2024, 04:49
    moumu 28-04-2024, 04:17
    moumu 28-04-2024, 04:06
    moumu 28-04-2024, 04:05
    moumu 28-04-2024, 04:02
    moumu 28-04-2024, 04:00
    moumu 28-04-2024, 03:59
    andsleve 28-04-2024, 03:26
    BurroDeBancada 28-04-2024, 02:57
    ZH
    zhar 28-04-2024, 02:15
    Desegunda 28-04-2024, 02:02