placardpt
    À conversa com Gaspar e Rui Malheiro

    Fim da era Silva Campos: «Ligações a Jorge Mendes e Miguel Ribeiro foram fulcrais»

    2023/06/14 13:27
    E8

    *com Cristiano Tavares Faria

    Foi o rosto de uma das eras mais marcantes no universo presidencial do futebol português e deixou o caudal do Rio Ave mais direcionado que nunca para o sucesso. Afastado recentemente por razões de saúde, António Silva Campos entregou a pasta da presidência com bases tão sólidas, como as que há séculos sustentam os alicerces do Aqueduto de Santa Clara, os conhecidos Arcos de Vila do Conde.

    No balanço destes 15 anos, o zerozero esteve à conversa com Gaspar, antigo capitão dos rioavistas, na primeira fase do projeto de António Silva Campos, e com Rui Malheiro, jornalista e analista de futebol e antigo membro da estrutura do emblema nortenho, durante os anos 90.

    Da «ascensão meteórica com condições mínimas» à base pré-António Silva Campos

    «É preciso perceber que o Rio Ave vem da década de 60 e 70, dos distritais da Associação Futebol do Porto. Tem uma ascensão meteórica até à primeira divisão, mesmo na fase final da década de 70 e jogava num campo no centro da cidade, com condições mínimas, num pelado em que jogavam desde as camadas jovens à equipa sénior», enquadrou, desta forma, Rui Malheiro.

    Condições a menos para um clube com vontade de se cimentar nos palcos maiores: «Na primeira metade da década de oitenta, conseguiu solidificar-se na primeira divisão, sem condições em termos de trabalho e de estruturas, para se manter uma equipa de primeira divisão.»

    Condições melhoraram dos anos 80 em diante @Rio Ave

    Por essa altura, surgia a primeira grande mudança encabeçada por José Maria Pinho, então presidente do clube: «É o responsável por esse crescimento, que é a mudança do centro para fora da cidade, com um estádio maior, o atual.»

    Na transição para os anos 90 e com o clube remetido há quase uma década à II Liga, surgiu um novo impulso para o elevar de patamar, pré-António Silva Campos: «Com o engenheiro Paulo de Carvalho e com uma forte presença da Câmara de Vila do Conde, no período em que trabalhei no Rio Ave foram criadas as bases para a equipa subir à primeira divisão, o que foi alcançado entre 1996 e 2000. O Rio Ave chegou até a ser a equipa revelação do campeonato e a mudar de volta num terceiro [n.d.r 4º lugar] lugar.»

    Os ventos sopravam saúde e uma metodologia cada vez mais vincada no seio do clube, algo que nem a antepenúltima descida do enredo vilacondense retirou à gestão anterior à de Silva Campos: «Há uma preocupação por parte do Rio Ave de fortalecer as infraestruturas também na formação, para ter produtos da casa a jogar na primeira equipa. O maior exemplo é o Fábio Coentrão

    Era moderna: a consolidação do Rio Ave de tarimba europeia

    Por fim, surgiu a «consolidação» do Rio Ave no panorama nacional e, com ela, o «sonho vilacondense» da intromissão pelos lugares europeus, objetivo que, na opinião de Rui Malheiro, se aproximou da realidade pelas ligações estabelecidas dentro e fora do clube.

    «As ligações que o clube teve com o empresário Jorge Mendes foram determinantes para conseguir esse salto qualitativo. Dentro dessa ligação, a presença do Miguel Ribeiro como diretor desportivo [atualmente no Famalicão] foi fundamental para o trabalho do António Silva Campos dar frutos.»

    Rio Ave voltou à final da Taça em 2014, 30 anos depois da única presença @Catarina Morais

    Estavam reunidas as condições para congregar o trabalho de gerações num clube que «alcançou por mais de uma vez as provas europeias, voltou a chegar a uma final da Taça de Portugal [depois de ter chegado em 1984], disputou uma final da Taça da Liga e chegou a uma final da Supertaça, que nunca tinha acontecido na história. É um período, do meu ponto de vista, áureo da história do Rio Ave.»

    Um estado de graça à qual a «profissionalização» de várias áreas do clube muito contribuiu: «Houve uma profissionalização do departamento de futebol que era necessária, mais condições do ponto de vista financeiro, para chegar a outro tipo de jogadores, que nós não conseguíamos chegar naquela altura [anos 90].»

    «Já se pensava em algo mais...»

    «A pergunta torna-se fácil se a gente olhar sem informação entre o antes e o depois, a nível de gestão do próprio clube. Se assim for, obviamente, é uma diferença enorme», introduziu Gaspar, quando convidado a identificar as alterações, logo que Silva Campos venceu as primeiras eleições.

    Apesar de reconhecer a obra, Gaspar também acautelou o trabalho das direções anteriores: «Notou-se logo a nível de investimento, mas isso tem a ver com a própria preparação que se deixou por trás, ou seja, supondo que o presidente apanhava um clube completamente desfeito, seria muito complicado.»

    Gaspar atuou quatro temporadas no Rio Ave @Carlos Alberto Costa

    Um trabalho prévio que, em equilíbrio com a ambição e organização demonstrada logo em 2008, atirou o emblema vilacondense para o patamar que qualquer adepto do futebol português consegue reconhecer: «O pensamento do Rio Ave passava, obviamente, pela manutenção, mas já se pensava em algo mais. Já se pensava do meio da tabela para cima, o que fez com que nós, profissionais, encarássemos as coisas de forma diferente.»

    «Tudo o que envolvesse os profissionais, ele tinha uma preocupação redobrada»

    Emergindo das águas em que nadou na sua versão do Rio Ave, Gaspar sublinhou a «diferença abismal» de orçamento entre o primeiro mandato de Silva Campos e os seguintes. Contudo, não foi apenas a faceta de empresário que impressionou o antigo central.

    O golo de Esmael Gonçalves foi o marco mais alto do Rio Ave na Europa do futebol @Catarina Morais

    «No final de um jogo, o presidente sentiu-se bastante mal. Toda a gente foi em socorro dele e via-se que a sua preocupação não era só pelo resultado desportivo, mas também [em relação a] nós, jogadores, sentirmo-nos confortáveis. Sentia o jogo, sentia o Rio Ave. Não só resultado, mas tudo o que envolvesse os profissionais, ele tinha uma preocupação redobrada», admitiu, antes de catalogar a estadia no Estádio dos Arcos «com nostalgia pelos anos fantásticos», já que «foi a preparação para um Rio Ave europeu.»

    Rio Ave europeu que Gaspar ajudou a construir, mas no qual não teve possibilidade de jogar: «Não joguei, mas estive lá! Estive nos jogos antes, estive no próprio jogo e continuo a estar pelo Rio Ave. Conhecermos aquela casa e, até ao último segundo, [saber que] é possível acontecer o golo que dá o acesso à Europa... há a chamada Caravela ao peito, que tem muito que se lhe diga.»

    Portugal
    Gaspar
    NomeJosé Gaspar Silva Azevedo
    Nascimento/Idade1975-06-01(48 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(15)

    Rio Ave v FC Porto Liga Zon Sagres J30 2011/12
    Rio Ave v FC Porto Liga Zon Sagres J30 2011/12

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TI
    Felicidades
    2023-06-15 02h17m por Tiago_Pastel
    Felicidades, após o futebol, parece-me ser uma pessoa digna, cumpridora, e que elevou muito o estatuto do Rio Ave.
    Saudações Belenenses
    BA
    Bons reforços
    2023-06-15 00h01m por batuko
    Martim Neto - Benfica, normalmente jogadores vindo do Benfica, costuma resultar no Rio Ave.

    Ndour - Benfica. . .

    André Almeida - pode ser uma boa opção.
    Rio Ave
    2023-06-14 18h50m por moumu
    Tem de vender os melhores como clube médio português de 1ª liga mas já é daqueles que vai com muitas presenças e mesmo que desça volta rapidamente porque o clube cresceu muito nos ultimos 20 anos. O Varzim é um pouco diferente tem projecto mais modesto mas na 1ª divisão não costumava aguentar.
    Rio ave
    2023-06-14 18h46m por ago
    Na minha opinião umas das melhores equipas de Portugal, seja em formação e futebol sénior , nos últimos não tão fortes , mas tem capacidade para ir mais longe em todos os aspetos como o seu rival e vizinho Varzim . Conseguem fazer mais e melhor .
    O estádio é uma pena.
    Quanto ao resto. . .
    2023-06-14 15h48m por RAsempre
    A crónica aqui descrita resume, quase fielmente, os últimos 50 anos da história do Rio Ave, o 11o clube com mais presenças na 1a divisão que será a 29a quando se der início a próxima época.
    Asc
    2023-06-14 15h41m por RAsempre
    Foi (talvez)o melhor presidente da história - mas não podemos esquecer o último mandato que foi desastroso. Em 3 anos fez tudo de mal que poderia fazer, demoliu uma bancada e não construiu a nova, desceu o clube de divisão, deixa o clube atolado em dívidas, o clube não pode contratar novos jogadores por um erro burocrático, a formação nunca esteve tão mal em mais de uma década , desceu o futsal, desceu o futebol feminino. . . etc, etc. . . como se estraga um fantástico trabalho em tão pouco tempo?
    RA
    Rio Ave
    2023-06-14 13h56m por razga
    Nota-se que é uma equipa com um bom projeto, desceu mas subiu logo na época seguinte, e essa descida foi um percalço. Era bom que as restantes equipas seguissem o exemplo do Rio Ave e do Braga.
    EN
    Silva Campos
    2023-06-14 13h37m por EnormeSCB
    Deixa um legado pesado para quem entrar, talvez o mais pesado da história do clube.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Playmaker
    Jogo importante na luta pela manutenção
    Boavista e Gil Vicente defrontam-se este Sábado pelas 15h30m, em jogo a contar para a 32.ª Jornada da Liga Portugal Betclic, numa partida que coloca frente a frente o 14.º e o 13....

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZY
    zyxw4321 04-05-2024, 12:42
    TI
    ti_maria_69 04-05-2024, 12:42
    Blueonblue 04-05-2024, 12:34
    MI
    MiguelFerreira19 04-05-2024, 12:34
    RI
    RicardoHGoat21 04-05-2024, 12:27
    Sir_jaof 04-05-2024, 12:24
    MI
    MiguelFerreira19 04-05-2024, 12:10
    Riba21 04-05-2024, 12:08
    HA
    Halibut 04-05-2024, 11:35
    TomPen 04-05-2024, 11:09
    amo-te-vitoria 04-05-2024, 11:06
    AN
    Andrezinho_SLB 04-05-2024, 10:54
    PortimonDesdePiqueno 04-05-2024, 10:50
    CrookSoul 04-05-2024, 10:41
    mario1953 04-05-2024, 10:33
    AN
    Andrezinho_SLB 04-05-2024, 10:19