placardpt
    Portugal derrotado na Áustria

    É a velha questão da eficácia...

    2023/10/27 19:31
    E2

    Quantas vezes ouvimos a expressão «Foi um jogo com duas partes distintas»?

    Pois bem, caro leitor, estando nós longe de querer utilizar chavões do mundo do futebol, a verdade é que esta velha máxima é perfeita para descrever o que se passou no jogo entre Portugal e a Áustria, a contar para a terceira jornada da Liga das Nações.

    Numa partida em que cada uma das seleções foi melhor em uma das partes, a formação austríaca conseguiu superiorizar-se ao conjunto orientado por Francisco Neto e venceu por 2-1.

    Foi bonito de se ver

    Vamos por partes (literalmente). As palavras são escassas para descrever o que o conjunto luso fez nos primeiros 45 minutos.

    Montado no habitual 4-4-2 losango, Portugal teve uma grande ocasião de golo logo no primeiro minuto, altura em que Jéssica Silva, lançada na profundidade por Kika Nazareth. não conseguiu desfeitear a guarda-redes adversária. Estava assim dado o mote para uma primeira parte de luxo das comandadas de Francisco Neto.

    Particularmente inspirada no momento da reação à perda de bola, a seleção nacional raramente permitiu que a congênere austríaca saísse com perigo para o ataque. Fátima Pinto foi a face mais visível deste bom nível no momento da recuperação de bola, sendo que Diana Silva esteve também muito ativa a partir do lado direito do ataque.

    Assim, até ao apito para o descanso, a equipa das Quinas somou mais uma mão cheia de oportunidades claras de golo, com especial destaque para o remate cruazado de Kika Nazareth (após um excelente trabalho individual) e para a tentativa de Tatiana Pinto, que, já dentro da área, atirou muito por cima.

    Assim, foi com um sabor amargo que o descanso chegou com a igualdade a zeros no marcador.

    Infelicidade deitou tudo a perder

    A reação da Áustria era expectável- a equipa de Irene Fuhrmann vale muito mais do que mostrou na primeira parte-, mas a verdade é que Portugal também caiu bastante na etapa complementar. 

    A primeira grande ameaça surgiu aos 57', quando Laura Feiersinger atirou ao lado já no interior da área, sendo que, três minutos, Barbara Dunst obrigou Patrícia Morais a uma defesa de grande nível após um remate colocado. A equipa de Francisco Neto ia aguentando como podia; no entanto, ninguém estava preparado para o que aconteceu aos 63 minutos. 

    @FPF

    Num lance aparentemente controlado pela defesa portuguesa, Ana Seiça tentou aliviar o esférico no interior da área, mas rematou contra Catarina Amado e o esférico alojou-se no fundo das redes lusas. De forma natural, a jogada afetou o conjunto português, que sofreu o segundo tento pouco depois, à entrada para os 20 minutos finais.

    Após uma perda de bola de Fátima na primeira fase de construção, a Áustria saiu bem para o contra-ataque e Barbara Dunst, com um forte remate de fora da área, dobrou a vantagem da sua equipa.

    A primeira parte, só por si, já serviria para mostrar que Portugal foi bastante prejudicado pela falta de eficácia que apresentou no encontro. Ainda assim, até ao apito final, registou-se um remate à barra de Ana Capeta (seria um golo que faria furor nas redes sociais) e uma tentativa de Tatiana Pinto que saiu ao lado.

    No entanto, a médio do Brighton teve uma pequena redenção pouco depois e, de cabeça, fez o tento de honra- ainda que insuficiente- de Portugal.

    Com este resultado, a equipa de Francisco Neto cai para o terceiro lugar do grupo 2 da Liga das Nações. Portugal volta a jogar na terça-feira, novamente contra a Áustria, na Póvoa de Varzim.

     

    U Sexta, 27 Outubro 2023 - 17:00
    Cashpoint-Arena
    Maria Caputi
    2-1
    Barbara Dunst 69'
    Catarina Amado 63' (p.b.)
    Tatiana Pinto 90'
    Cashpoint-Arena
    Lotação8 500
    Medidas105x68
    Inauguração1990
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 2
    Lances Capitais
    63´
    GOLO Áustria
    Catarina Amado marca na própria baliza!
    69´
    GOLO Áustria!
    Barbara Dunst marca
    Barbara Dunst marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    90´
    +5
    GOLO Portugal!
    Tatiana Pinto marca
    Tatiana Pinto marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    É impossível fugir: o autogolo caricato de Portugal, num lance que envolveu Ana Seiça e Catarina Amado, foi o princípio do fim da equipa lusa no jogo disputado em Altach. A partir daqui, a Áustria ficou mais tranquila e a equipa de Francisco Neto bem mais nervosa.

    O Árbitro

    Há um lance a envolver Jéssica Silva no interior da área da Áustria que deixa algumas dúvidas, pelo que é difícil caracterizar com exatidão a exibição de Maria Sole Caputi. Ainda assim, a árbitra italiana teve o mérito de nunca perder o controlo da partida, estando bem no capítulo disciplinar.

    O Melhor
    Lição de como bem defender

    O espírito combativo e a entrega das jogadores portuguesas na primeira parte foi digna de registo. Através de uma pressão asfixiante, Portugal raramente permitiu que a Áustria saísse com perigo para o ataque, recuperando a bola pouco depois de a ter perdido.

    O Pior
    O golo ali tão perto...

    A ocasião desperdiçada por Jéssica Silva logo a abrir acabou por ser um mau presságio para o que viria a acontecer na primeira parte. Portugal teve muitas ocasiões para abrir o ativo, mas foi fortemente penalizado por não o ter conseguido fazer. Um duro golpe, mas, a este nível, o desperdício não pode ser tão grande.

    Forma
    Áustria
    2023/2024
    2J
    0V
    1E
    1D
    1-2G
    Portugal
    2023/2024
    2J
    1V
    0E
    1D
    3-4G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ÁUSTRIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Tantos golos falhados. . .
    2023-10-28 03h18m por GERRARDandRONALDINHO
    +45 minutos para marcar e nada feito. . . Ainda falta muita preparação física (segundas partes sempre em queda) e muito treino de especialização (sobretudo na finalização) às atletas do futebol feminino PT para fazer estes golos fáceis e ter rendimento/lucro ofensivo. Falta a formação que não puderam/as deixaram ter. . .
    Já aqui escrevi muitas vezes que Portugal tem de conseguir marcar nestes jogos se quer alguma vez concretizar as grandes ambições que as suas jogadoras já têm (o treina...ler comentário completo »
    AL
    Raul Armenteros
    2023-10-27 19h40m por albertogomes597
    É sempre a mesma coisa falham golos cantados, Jogam como tudo, E perdem como sempre. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Nova vitória diante dos leões dita passagem
    A Ovarense é a segunda semifinalista da Liga Betclic. Depois da vitória no primeiro jogo no João Rocha, em casa não foi diferente e levaram a melhor sobre o Sporting por ...