placardpt
    FC Porto vence na visita ao Estoril Praia

    Dragão de extremos salvou-se a tempo

    Aperta o cerco ao líder. O FC Porto venceu o Estoril Praia (2x1) e encurtou distância para o Benfica. A missão na Amoreira não foi nada fácil para os dragões, complicada pelas apostas iniciais de Nuno Espírito Santo. Contudo, as alterações promovidas no segundo tempo pelo técnico dos dragões, além da entrada de Brahimi ainda no primeiro tempo, revolucionaram por completo o filme do jogo. André Silva abriu caminho, Jesús Corona ampliou a vantagem e Dankler reduziu mesmo perto do final. Simples.

    Vazio de ideias na 1.ª parte

    Varanda Azul
    O estádio António Coimbra da Mota esteve bem composto, mas o apoio não surgiu apenas das bancadas. Nos prédios circundantes à Amoreira foram várias as varandas de apartamentos que se vestiram a rigor. Com vista privilegiada para o relvado, destaque para uma afeta ao FC Porto. Pelo menos, as três bandeiras com o símbolo dos azuis e brancos assim o indicavam.
    A primeira parte no estádio António da Mota foi um autêntico vazio de ideias. Uma mão cheia de nada promovida por duas equipas que não conseguiram mais do que demasiados passes errados, muitas faltas, passividade, zero ocasiões de golo e zero remates à baliza. Iker Casillas e José Moreira foram autênticos espectadores num primeiro tempo demasiado mau para as duas equipas.

    Houve alguma intensidade a meio-campo, é verdade, mas muitas decisões erradas que prejudicaram o espetáculo. Nuno Espírito Santo apostou num 4x4x2 clássico, sem extremos de raiz, com André André e Hector Herrera a fixarem-se mais nas alas e uma dupla de ataque composta por André Silva e Diogo Jota.

    O esquema não funcionou e quando parecia que o treinador portista ia arriscar mais, ao soltar mais a equipa... Nuno Espírito Santo tirou Diogo Jota, que até estava a imprimir velocidade na frente, para colocar Brahimi, precisamente, lado a lado com André Silva. Ou seja, manteve o esquema e mudou apenas uma peça. Sem explicação.

    Maior atrevimento e árbitro em foco

    Após uma primeira parte paupérrima, o segundo tempo melhorou um pouco, sobretudo depois das entradas de Corona e Rui Pedro para os lugares de Óliver e Herrera. Os dragões ganharam um maior poder de fogo na frente e estiveram por diversas vezes na cara do golo.

    Petardo rebentou ao lado de Moreira
    A segunda parte começou com um ligeiro atraso face a comportamento infeliz dos adeptos do FC Porto, pois, quando estava praticamente tudo pronto para o segundo tempo, alguém enviou um petardo para a zona de José Moreira que caiu no chão com o estrondo do objeto pirotécnico.
    Antes da entrada da dupla, André Silva sofreu falta para grande penalidade, só que Manuel Oliveira deixou passar em claro a falta de Diogo Amado. Com várias setas apontadas à baliza estorilista, a equipa de Pedro Gómez Carmona revelou algumas fragilidades e, quando menos esperavam, o FC Porto conseguiu furar entre a defesa canarinha e Rui Pedro chegou ao golo. No entanto, o lance foi bem anulado por fora de jogo do jovem avançado.

    O fluxo não diminuía e Carmona lançou Dankler para aguentar a pressão portista. Os homens de Nuno ameaçaram várias vezes até que chegaram mesmo ao golo, no seguimento de um passe genial de Brahimi para André Silva. O avançado português foi travado em falta por Moreira, Manuel Oliveira assinalou penalty e o internacional português não desperdiçou a grande penalidade.

    Jesús Corona dilatou a vantagem em cima do apito final, depois de fazer uma grande maldade a João Afonso, tento que deixava Nuno Espírito Santo muito mais descansado. O Estoril ainda reduziu por Dankler, aos 90+2, mas já não foi a tempo de conseguir um resultado positivo. 

    U Sábado, 28 Janeiro 2017 - 18:15
    Estádio António Coimbra da Mota
    Manuel Oliveira
    1-2
    Dankler 90'
    André Silva 82' (g.p.)
    Jesús Corona 90'
    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 19
    Lances Capitais
    70´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Rui Pedro bate Moreira, mas o jovem parece estar ligeiramente adiantado.
    82´
    GOLO FC Porto
    André Silva marca de grande penalidade!
    André Silva marca o seu 12º golo na prova (19 jogos)
    90´
    GOLO FC Porto!
    Jesús Corona marca
    Jesús Corona marca o seu 2º golo na prova (17 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Estoril Praia!
    Dankler Pedreira marca
    Dankler Pedreira marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
    A Chave
    Minuto 81: Penalty cometido sobre André Silva e o camisola 10 não desperdiça na marca dos 11 metros e adianta o FC Porto no marcador.
    O Árbitro
    Após uma primeira parte tranquila, Manuel Oliveira acabou por ser protagonista de dois lances muito polémicos. Primeiro, aos 55 minutos, fica a ideia que André Silva sofreu falta para grande penalidade depois de ser agarrado por Diogo Amado na área canarinha e, depois aos 62 minutos, mais queixas por atraso indevido de João Afonso a Moreira. Duas dúvidas que mancham a noite do árbitro da AF Porto.
    O Melhor
    Brahimi

    Brahimi regressou da Taça das Nações Africanas (CAN) revigorado. O extremo entrou em campo ainda na primeira parte para o lugar de Diogo Jota e revolucionou o jogo no segundo tempo. O passe magistral para André Silva, aos 81 minutos, terminou numa grande penalidade convertida por André Silva, a castigar falta de Moreira sobre o camisola 10. Importantíssimo para o FC Porto lograr o triunfo na Amoreira.

    O Pior
    Adeptos do FC Porto
    Os adetos afetos ao FC Porto tiveram um comportamento absolutamente irrefletido na segunda parte. Depois de atrasarem o início do segundo tempo, ao enviarem um petardo na direção de José Moreira, o envio de objetos pirotécnicos teve novo episódio após golo anulado a Rui Pedro. Os dirigentes do FC Porto e os adeptos bem pediram calma, mas nem isso...
    Forma
    Estoril Praia
    2016/2017
    25J
    8V
    3E
    14D
    22-29G
    FC Porto
    2016/2017
    32J
    18V
    11E
    3D
    54-16G
    Sabia que...by playmaker stats
    Dankler marcou como suplente utilizado: o Estoril passa a ser a equipa com + golos vindos do banco (8), à frente ao Benfica (7)
    André Silva é o português mais rápido a marcar 20 golos pelo FCP (43 jogos) desde 1982/83 (Jacques)
    Carmona como treinador na Liga: 6 jogos, 6 derrotas
    André André cumpriu os 90 minutos num jogo do campeonato pela 1.ª vez desde setembro (5.ª jornada, vs Tondela)
    André Silva marcou nos 2 jogos realizados frente ao Estoril Praia
    Dankler, autor do golo do Estoril, não marcava desde 2013 (Brasileirão, pelo Botafogo vs Vasco)
    Diakhité foi o 12.º jogador adversário do FCP expulso esta época, o 7.º no campeonato
    A última vez que o FCP esteve 16 jornadas sem perder numa só edição do campeonato foi em 2014/15, com Lopetegui
    16.º jogo consecutivo sem perder: FC Porto iguala o melhor registo das 3 últimas épocas
    No total, o FC Porto esteve 6 jogos consecutivos sem sofrer qualquer golo fora de casa no campeonato
    FC Porto voltou a sofrer um golo fora de casa: no campeonato, não acontecia desde agosto, quando perdeu em Alvalade (2x1)
    7.ª derrota consecutiva do Estoril no campeonato e já não vence na competição há 8 jornadas.
    FC Porto marca pelo menos 2 golos nos 8 últimos disputados em casa do Estoril
    Manteve-se a tradição recente: o Estoril marca na receção ao FC Porto pelo 6.º jogo consecutivo.
    FC Porto volta às vitórias fora de casa, depois de um empate (Liga) e uma derrota (Taça Liga)
    O pior ataque do campeonato (Estoril) marca à melhor defesa da prova (FC Porto)
    Corona regressa aos golos na Liga: não marcava desde a 1.ª jornada, em agosto, frente ao Rio Ave

    Fotografias(37)

    Estoril Praia x FC Porto - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 19
    Estoril Praia x FC Porto - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 19
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    FC Porto
    2017-01-29 14h06m por diogoalberto5
    Destes três jogos complicados que tínhamos pela frente, um já ganhámos agora fala vencermos o Sporting em casa e o vitória de Guimarães fora, mas vai ser complicado.
    Eu acho que o Herrera e o André André são jogadores para jogar no centro, mas o Nuno fez bem porque o Corona tinha problemas físicos, mas eu desde o inicio que sempre acreditei que com o Nuno Espirito Santo, nós iríamos melhorar, e foi o que aconteceu, apesar de em alguns jogos não estarmos a praticar o melhor futebol...ler comentário completo »
    Portistas
    2017-01-29 11h48m por Redfoo_16
    O banco parece se estar a compor. . . Olhem eu acho que não, não temos extremos! Para alternativas ao Brahimi e ao Corona temos o Otávio (que nunca vai ser um extremo e muito menos a jogar a esquerda) e o João Carlos Teixeira (que é um excelente jogador com bom cruzamento, mas também falta ritmo e um pouco mais de profundidade). E o Kelvin, que o Nuno fez regressar mas ainda nao o pude ver em ação. . . Queria ver melhor como ele evoluiu.
    E para mim continua a faltar poder de fogo n...ler comentário completo »
    HA
    jogo
    2017-01-29 11h34m por Halibut
    quando vi o 11 inicial previ logo que fossemos ter alguma dificuldade em criar jogo ofensivo, jogar com dois médios a fazer as alas já era previsivel, estava a ver o jogo no estádio e curiosidade que vi o herrera a dizer ao maxi para ser ele a subir que ele ficava atrás, só isto diz algo daquilo que foi a primeira parte e um pouco da segunda. .

    logo que entra o corona e rui pedro o nosso jogo ofensivo aumentou muito e chegámos ao golo com naturalidade, ajuda também claro do b...ler comentário completo »
    Tarik10
    2017-01-29 11h11m por Ultras-__FCP
    Acho o Brahimi o nosso melhor jogador em potência, ofensivamente falando, acho que ele é indispensável à nossa manobra ofensiva, na minha opinião ele tem que jogar sempre, o Soares vai agarra o lugar fácil, tem muita qualidade e o melhor, vai libertar muito mais o André Silva na frente.
    Tarik10
    2017-01-29 10h48m por Ultras-__FCP
    Não sei se o Otávio está em condições de ser aposta de início, senão seria a minha primeira escolha também, porque para além da qualidade que dá à frente também pode fazer de 3º médio.

    Este jogos normalmente são ganhos no meio campo e tendo o Sporting sem WC, temos que ser muito fortes aí, depois teremos no banco sempre boas soluções, desde logo Corona, Jota, Otávio e até o Rui Pedro.
    Tarik10
    2017-01-29 10h33m por Ultras-__FCP
    Relativamente a Corona e Otavio concordo, agora, Brahimi ? Quarta já treinou e ainda segunda tinha jogado, não tem qualquer falta de ritmo, muito pelo contrário, está com tudo e isso ficou patente aquando da sua entrada, depois, tirar Jota ? Tudo bem que podia não estar a ser brilhante, mas a questão ali era ter falta de gente com chegada à frente, jamais se pode tirar o Jota.

    O 11 foi mal escalado porque o Brahimi tem que ser sempre titular ontem, ou Andre Andre ou Her...ler comentário completo »
    NES
    2017-01-29 10h05m por Ultras-__FCP
    A realidade é que se o Porto tivesse jogado sempre com Corona e Brahimi, estaríamos à frente do campeonato, foram demasiados empates a zero por más opções.

    Andamos praticamente a primeira metade com Herrera e Otavio como alas, só mais tarde entrou Corona e ainda mais tarde Brahimi, quero acreditar que hoje o Nuno não os lançou de inicio por as condições físicas não serem as mais ideais. Não tem nada que saber, se jogarmos sempre com Corona, Brahimi, Soares e A Silva os pr...ler comentário completo »
    Palanca
    2017-01-29 09h15m por petitor
    Concordo contigo tem tido muito mérito no entanto já teve empates suficientes para perceber que André é Herrera não rendem na ala. Concordo que em jogos mais difíceis tire o jota e coloque mais um médio agora sem extremos e impossível
    NES
    2017-01-29 06h46m por PalancaFCP
    Pese embora os erros da selecção do 11 inicial, NES tem mérito no comportamento (atitude) que a equipa tem tido. Não sofro de Alzheimer! Nos últimos anos, jogos como este teriam terminado 0-0 ou com um golo do adversário nos últimos minutos; com os nossos jogadores a passear em campo que nem galinhas, sem acertar dois passes seguidos e com a defesa a oferecer golos aos adversarios. Portanto, em vez de baterem tanto na tecla dos erros de NES, vejam que também tem qualidades evidentes. NES...ler comentário completo »
    Janela de transferências - FC Porto
    2017-01-29 02h34m por Camisola12
    O FC Porto tem que contratar mais um avançado, Diogo Jota rende mais a extremo e não como segundo avançado.
    Jogar com André André e Herrera nas alas num 4-4-2 é um crime, não tínhamos flanqueadores até a entreda de Corona, Brahimi.

    O mercado fecha daqui à 78 horas, vão buscar o WELTHON do Paços. Precisamos de ter pelo menos 3 avançados de jeito pra rodar, ainda há muito campeonato pela frente e ele tem um excelente pézinho esquerdo além de desmarcação rápida e um gr...ler comentário completo »
    NES
    2017-01-29 02h12m por mihaly_siska
    o fcp so nao ta em 1º por 2 motivos:
    1º as arbitragens principalmente nos classicos com sporting e benfica
    2º o treinador se tinha duvidas hoje fiquei esclarecido que Nuno nao e treinador de equipa grande, foi preciso 65"minutos para ver o fcp jogar como tem de ser contra equipas pequenas, ou seja, em 4-2-4 brahimi e corona no banco???!!!!
    no minimo 1 extremo de inicio, agora jogar contra o estoril sem extremos???
    apesar de tudo mesmo contra uma arbitragem manhos...ler comentário completo »
    fcp + arbitragem = 3 pontos
    2017-01-29 01h44m por joaogalo
    Mais um jogo ganho com oferta do árbitro com um penalti inventado. . . . valeu a pena reclamar, estamos de volta aos 30 anos de "fcp + arbitragem = 3 pontos".
    Mas não é só, no jogo do Sporting foi mostrado cartão amarelo a Willian Carvalho sem ninguém saber porquê??? eu sei. . . é que o próximo jogo é fcp - Sporting, ta tudo dito. . . . e mais ainda vejam quem foi nomeado para o Setúbal - Benfica. . . . isto está escandaloso.
    Penalty
    2017-01-29 01h06m por espiga79
    O jogador do Porto chega primeiro à bola e dps procura o contacto com o GR. Aliás é perceptivel que ele sabe que o GR nao vai conseguir evitar o choque e mesmo antes do Moreira lhe bater, ele ja ia em queda (para evitar uma possivel lesão no choque).
    O Moreira foi anjinho e o Andre´Silva foi macaco, logo lance bem ajuizado pelo arbitro.
    AR
    livre indirecto
    2017-01-28 23h36m por armando30
    já não bastavam os penaltis não assinalados, como em Setúbal que podia ter dado a vitória ficando o Porto neste momento em 1º lugar provisório (fora os outros jogos em que também foi prejudicado mas aquele que ficou claro como o lance que roubou 2 pontos ao Porto foi o jogo em Setúbal), agora parece que se vai tornar costume não assinalar livres indirectos por atrasos para o guarda-redes
    para a taça da liga contra o Moreirense, que potencialmente poderia ter dado o empate, e agora con...ler comentário completo »
    AR
    arbitragem
    2017-01-28 23h28m por armando30
    Pedro Gómez Carmona: "O árbitro e os assistentes não estiveram nos seus dias"
    de facto tem razão, não estavam mesmo "nos seus dias" mas ao contrário
    não sei de que ele se queixa quando os árbitros decidiram bem no lance do golo do Rui Pedro mas houve um penalti não assinalado sobre o André Silva, e disso este treinador escolheu se esquecer
    se se acha prejudicado então não sei o que sente a equipa que mais uma vez viu um penalti não ser assinalado a seu favor
    PA
    allwaysright
    2017-01-28 23h24m por Paille
    E mais penaltys por assinalar a favor. E mais pontos perdidos á custa de erros de árbitros.
    Já que te agradam os factos falemos deles.
    FJ
    estoril vs porto
    2017-01-28 23h08m por fjpinto
    Ora bem. Aqui vem a minha opinião, apenas e só isso. Opinião.
    Vi uma equipa inicial com demasiados jogadores no meio campo. Inicialmente pensei que fosse para que a equipa pudesse ter bola e explorar as alas com os laterais e fazer tabelas com os dois avançados centro andré e jota.
    A verdade é que o porto dominou, controlou o jogo, a posse ( comos eria de esperar) a equipa tinha boa troca de bola no miolo mas depois falta velocidade e sobretudo criatividade. Para um onze ...ler comentário completo »
    ME
    caestoueu
    2017-01-28 22h49m por Menaco23
    Pelo menos um extremo de raiz punha d inicio, junto com os dois da frente já era diferente o jogo. . . . . tirar o jota nao teve cabimento nenhum mas pronto, la ganhamos
    Eu percebo contratacao do soares, vai decidir mts jogos e seclhar nao vai marcar mts golos, principalmente nos jogos fora em que sofremos demasiado.
    Temos qualidade no plantel, agora há q mostrar em campo e o treinador tem de estar altura, na proxima semana é decisivo se quisermos continuar a ser campeoes.
    Manco23
    2017-01-28 22h38m por ACastro6
    Acho que ficamos com 4 boas soluções de avançados, Jota, AS, Soares e Rui Pedro.
    Porto
    2017-01-28 22h37m por EEElectro
    1o parte do jogo do Porto foi um pouco má, sem extremos nao se pode fazer melhor, apesar do Estoril nao ter feito rigorosamente nada, perdemos algumas bolas, alguns maus passes e infelizes em muitos dos ressaltos mas controlamos o jogo.

    dps na 2 parte bem melhor com as substituiçoes, houve um periodo que o jogo repartiu-se e o Estoril tentou criar um pouco de perigo mas nada de especial,
    criamos mais desiquilibrios e o golo la apareceu.

    A arbitragem ...ler comentário completo »
    ME
    caestoueu
    2017-01-28 22h36m por Menaco23
    Hoje se empatassemos a culpa era dele e só dele, e com um jogo com sporting na proxima semana que pode isolar nos no segundo lugar e continuar colar pressao no primeiro lugar, era fulcrar entrar hoje para matar. . . . ganhar com tanto desgaste e a jogar com coração, desnecessário mesmo

    NOTA: Acho que a vinda do soares vai matar espaço ao Rui Pedro que já mostrou que tem calo para jogar na equipa principal, espero que não, mas visto que andre silva ainda não é aquele matador nato, falha ainda mts golos, percebo a contratação
    Obrigado a Deus e F. C. Porto
    2017-01-28 22h24m por katanga-azoriano
    Vitória suada, difícil mas importante 😉
    Jogo bastante fechado com poucas oportunidades de finalização a equipa do Estoril defendeu bem o F. C. Porto sempre procurou criar oportunidades e consegui-o 😉

    Quanto aos Super Dragões estiveram muito bem no apoio à equipa no tempo de jogo 😉 infelizmente a cenas que atiraram para o relvado e ao guada redes Moreira era escusado ele podia magoar se gravemente com essas cenas nos Somos Porto não precisamos dessas ...ler comentário completo »
    PA
    Allwaysright
    2017-01-28 22h06m por Paille
    Não me diga que foi mal mostrado?
    É que se foi entenderei a indignação.
    ZZ
    FCP
    2017-01-28 21h47m por zzFan
    Resumo simples do jogo, NES faz asneiras no 11 titular, a jogar sem extremos, a equipa obviamente que não se encontrava e não conseguia construir. Assim que jogou com extremos começou a jogar bem, Brahimi mexeu muito bem com a equipa. Finalmente a jogar bom futebol, beneficiou de um penalti bem assinalado, André Silva a não falhar em momentos decisivos e Rui Pedro a mostrar uma vez mais que é talento puro, Corona a fazer grande golo.

    Nota menos para NES que quase perdia ...ler comentário completo »
    MariaJoseValeri o
    2017-01-28 21h33m por ACastro6
    Essa do Geraldes foi do melhor

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Empate em véspera das meias da Liga dos Campeões
    Em véspera do duelo frente ao Dortmund para a Liga dos Campeões (os die borussen perderam este sábado por 4-1 frente ao RB Leipzig), o Paris SG deslizou em casa: ...