placardpt
    Central esteve no podcast ''Primeiro as Senhoras''

    Carole Costa: «Não ligamos muito ao nome que temos nas costas, lutamos por uma causa»

    Portugal está no Campeonato do Mundo!

    Há 10 anos, muitos julgavam impossível. Hoje, é real. A Seleção Nacional de futebol feminino vive os melhores dias da sua história depois de ter conquistado o tão ansiado lugar na principal competição de seleções do planeta e Carole Costa é um dos nomes que vai ficar eternamente gravado a letras douradas no livro de memórias.

    Carole Costa
    Portugal [Feminino]
    Total
    152 Jogos  13016 Minutos
    18   9   1   02x
    ver mais �
    Jogadora com mais minutos da era Francisco Neto. Jogadora com mais minutos e melhor marcadora da fase de qualificação para o Mundial. Segunda mais internacional de sempre. E autora do «golo mais importante» da história de Portugal. Um conjunto de epítetos que podemos associar à central portuguesa.

    Depois da história feita na Nova Zelândia, Carole esteve presente no "Primeiro as Senhoras", podcast do zerozero inteiramente dedicado ao futebol feminino, e deixamos aqui agora as principais notas de uma conversa imperdível.

    Carole Costa esteve no "Primeiro as Senhoras", podcast inteiramente dedicado ao futebol feminino @FPF

    «Conseguimos o sonho de muitas miúdas»

    Primeiro as Senhoras (PS): As emoções já estão todas recompostas?

    Carole Costa (CC): Ainda é tudo muito recente. A felicidade é enorme, tanto nossa como de todos os portugueses. Confesso que festejei muito. Acho que merecemos e o futebol feminino em Portugal merece. Foi uma jornada difícil, com 13 jogos, para estarmos no Mundial, mas acho que já mostramos que nos momentos mais difíceis é quando nos agregamos mais. Conseguimos por nós e por todas as gerações do futebol feminino.

    PS: O que há mais por fazer?

    CC: Agora que já estamos no Mundial, é conseguirmos passar à próxima fase. Não é um objetivo fácil, mas depois de estarmos lá temos de ter esse objetivo. É isso que nos move. Temos de nos agarrar a qualquer coisa. Evoluímos muito e as seleções já tem muito respeito por nós. Temos de ser humildes, responsáveis e trabalhar muito acima de tudo. Vamos dar o nosso melhor por todas as gerações.

    PS: O que te passou pela cabeça naquele minuto 90+4?

    qPenálti? Senti muito o peso da responsabilidade. Sabia que estava nos descontos, mas nem tinha bem noção de que minuto era. Felizmente entrou, depois percebeu-se que a festejar nem sabia se ria ou chorava, para que lado ia ou fugia. Só queria festejar com a minha equipa. Momentos de muita emoção
    Carole Costa
    CC: Estava muito nervosa. Senti muito o peso da responsabilidade. Sabia que estava nos descontos, mas nem tinha bem noção de que minuto era. Felizmente entrou, depois percebeu-se que a festejar nem sabia se ria ou chorava, para que lado ia ou fugia. Só queria festejar com a minha equipa. Momentos de muita emoção. Temos de destacar a união de grupo desta equipa. Conseguimos o sonho de muitas miúdas e de gerações antigas que tentaram e nunca conseguiram. Lembro-me de aos 13 anos olhar e pensar que adorava estar lá, só que não conseguia ver isso. 

    PS: Como foram essas semanas na Nova Zelândia, na antecâmara do jogo mais importante das «nossas vidas»?

    CC: Não foi fácil. Tivemos alguns contratempos: ciclones, sismos, alertas de tsunami, praga de grilos… Acabamos por conseguir preparar o jogo da melhor maneira possível e acho que correu bem. A equipa estava unida.

    PS: Jogadora com mais minutos nesta qualificação, melhor marcadora… Tem um sabor ainda mais especial?

    CC: Todas as jogadoras que estão na Seleção são importantes. Estou muito feliz por esses números e sinto que estou na melhor fase da minha carreira, contudo quero dizer também que acho que esta Seleção está muito forte e é isso que nos tem feito crescer. Não ligamos muito ao nome que temos nas costas, nós lutamos por uma causa e lutamos pelo futebol feminino em Portugal. Queremos elevar o nome do nosso país o mais alto possível.

    PS: Nota-se muito que as jogadoras se sentem muito umas às outras. É algo muito importante para momentos de sofrimento constante, como esta vitória contra os Camarões nos últimos minutos?

    CC: Sabe melhor, mas a verdade é que damos sempre tudo dentro de campo. Contra os Camarões foi uma questão mais física, mas acabamos por impor o nosso jogo. É importante salientar o balneário saudável que temos, o bom ambiente que temos. Costumamos dizer no balneário que a bola pode passar por uma, mas que não passa por outra. É este compromisso que temos. Os clubes também têm papel importante nesta evolução.

    Carole Costa passou sete temporadas na Alemanha @Getty /

    «Fui muito feliz na Alemanha, mas pensei no pós-carreira»

    PS: Acreditas que estas conquistas são importantes para alertar as pessoas para a necessidade de haver mais investimento? Ainda vemos muitas jogadoras na nossa Liga BPI que têm de conciliar o futebol com outra atividade profissional…

    CC: Sem dúvida! Acho que tudo isso é importante. Acho que trabalhar e jogar é muito difícil, mas jogar e estudar deve conciliar-se sempre. A carreira de uma desportista, ainda por cima mulher, é curta e devemos ter plano B. Os estudos são fundamentais. Percebo as realidades, entendo as jogadoras que o fazem, mas se me perguntassem se gostava que todas fossem profissionais no futebol acho que a resposta é fácil.

    PS: Ainda é uma diferença grande quando jogam Liga dos Campões e depois passam para a Liga BPI?

    CC: Sim, ritmos diferentes. Não é fácil passar de uma Liga dos Campeões para Liga BPI, mas tentamos adequar essa diferença no treino. Mas também é importante dizer que a Liga tem crescido muito. Nós enquanto atletas damos o nosso máximo, os clubes tentam dar o melhor também e a Federação ajuda nesse crescimento.

    PS: Fazemos uma pequena pausa no teu percurso em Portugal para falarmos um bocadinho sobre a tua experiência na Alemanha. 

    CC: Adorei a experiência na Alemanha. Foi a melhor experiência da minha vida. Cresci muito como pessoa e jogadora. Estive lá oito anos e só tenho coisas boas a dizer da Alemanha. A minha adaptação não foi muito fácil, com uma pré-epoca muito dura, mas só posso dizer que fui muito feliz. Acabei por voltar não porque quisesse mesmo, pois fazia mais anos na Alemanha, mas acabei por pensar no pós-carreira. Deixei tudo na altura para viver o meu sonho, mas percebi que oito anos depois estava na hora de fazer algo por mim para o pós-carreira e acabei por voltar a Portugal. Acabei a licenciatura, tirei três pós-graduações e agora estou muito feliz no Benfica. Acho que é a melhor fase da minha carreira.

    PS: Da Casa Povo Martim a 152 internacionalizações pela Seleção Nacional…

    CC: Acho que nem nos meus melhores sonhos imaginava tal coisa. Imaginava que podia ir à Seleção, pois era um objetivo que tinha, agora que ia jogar tantos jogos nunca imaginava. Estou feliz por isso e espero fazer mais alguns. Vamos lá ver até quando é que as pernas aguentam.

    PS: Já conseguem bater-se com as melhores seleções.

    CC: As seleções com mais estatuto começam a ter mais respeito por nós. Veem o futebol que nós praticamos. Acho que o segredo é estarmos tão unidas e perceber o que a equipa técnica quer para determinado jogo. Não somos surpreendidas muitas vezes e conseguimos impor o nosso jogo. Além disso, temos jogadoras que fazem coisas diferentes e confiamos muito em nós. 

    Carole Costa deixa muitos elogios a Kika Nazareth @FPF

    «A Kika é das melhores jogadoras com quem joguei»

    PS: Começa a chegar à Seleção uma nova geração. Jogadoras que já viveram o contexto seleção noutros escalões. Chegam com outra bagagem?

    CC: Uma bagagem completamente diferente. Vêm melhor preparadas, chegam e integram-se muito facilmente. Nós tentamos ajudar no que podemos e passamos valores da nossa geração. O sonho é igual para todas.

    PS: O que aprendem com elas?

    CC: Elas são um bocadinho mais irreverentes, com regras é mais difícil, mas passamos conselhos dentro do que achamos corretos. É uma geração que é muito mais talentosa, com muita bola nos pés, e que nos vai dar muitas alegrias. Esta mescla conjuga muito bem e permite que tenhamos uma seleção com tanta qualidade.

    qSou suspeita porque gosto muito dela, mas é uma pessoa com muito coração e muito divertida. Nunca sabemos o que vem dali. É maluca, mas maluca numa forma positiva. Tem paixão pelo que faz e vai dar-nos muitas alegrias...
    Carole Costa sobre Kika Nazareth
    PS: A Kika faz parte desta nova geração. Para quem joga com ela no clube e na Seleção, que talento é este?

    CC: A Kika é, sem dúvida, das melhores jogadoras com quem joguei de todos os tempos, mesmo contabilizando as com quem joguei na Alemanha. Tem toque de bola diferenciado, percebe o jogo de uma maneira que poucos percebem. Sou suspeita porque gosto muito dela, mas é uma pessoa com muito coração e muito divertida. Nunca sabemos o que vem dali. É maluca, mas maluca numa forma positiva. Tem paixão pelo que faz e vai dar-nos muitas alegrias. 

    PS: Tens a felicidade de trabalhar com jogadoras de muita qualidade, tanto na Seleção como no clube. Também te ajuda a ser melhor?

    CC: O nosso contexto de treino tem muita qualidade. A equipa técnica tenta sempre que sejam treinos duros e em que temos de decidir em espaço curto. Acho que é isso que nos faz jogadoras melhores. Tenho felizmente companheiras de clube e de seleção com muita qualidade. Sem elas também não tinha tanto sucesso individual.

    PS: A motivação mantém-se intacta?

    CC: É cada vez maior. Sinto-me bem e o meu corpo corresponde. Tenho muitos cuidados com a minha recuperação e isso ajuda a eu ter esta idade e ainda conseguir dar resposta. Sinto-me melhor agora do que há uns anos. Dou atenção a outros departamentos que há alguns anos não dava.

    Top 5 de jogadoras com quem mais jogou:

    Equipa que mais vezes defrontou (Clubes e Seleção):

     


    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Fotografias

    Play-off intercontinental WWC2023 (Q)  | Portugal x Camarões
    Play-off intercontinental WWC2023 (Q)  | Portugal x Camarões

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Quarta, 22 Fevereiro 2023 - 06:30
    Waikato Stadium
    Casey Reibelt
    2-1
    Diana Gomes 22'
    Carole Costa 90' (g.p.)
    Ajara Nchout 89'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Negócio Mistério
    Podcast
    Novo episódio do Negócio Mistério
    Pranjic chegou à Alemanha e ao Bayern em 2009, com 28 anos e pela mão de Louis van Gaal, que o tinha visto a brilhar no Heerenveen. O salto do croata foi grande, talvez grande ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FC
    Fcpflaw2506 08-05-2024, 09:06
    JS
    jsilva77 08-05-2024, 09:06
    FC
    Fcpflaw2506 08-05-2024, 09:04
    mario1953 08-05-2024, 08:59
    TomPen 08-05-2024, 08:48
    tcb9277 08-05-2024, 08:04
    xanana22 08-05-2024, 07:40
    danimoura 08-05-2024, 07:39
    tipmaster 08-05-2024, 07:23
    zlatan_21 08-05-2024, 07:18
    Vic-54 08-05-2024, 07:15
    zlatan_21 08-05-2024, 06:51
    moumu 08-05-2024, 06:11
    moumu 08-05-2024, 06:07
    ZY
    zyxw4321 08-05-2024, 05:58