placardpt
    Marítimo derrota Benfica

    Caldeirão cozinha um campeonato mais condimentado

    Há toda uma nova emoção na Liga NOS. Em vésperas de receber o Sporting, o Benfica perdeu pela primeira vez e fica com a liderança mais exposta, ainda sem os rivais terem jogado nesta ronda. Em casa de um Marítimo revigorado (quem viu esta equipa no início da época e quem a vê agora...), os encarnados variaram entre bons e maus momentos e tiveram falhas comprometedoras na defesa e no ataque.

    Entrada à Marítimo

    Pela terceira vez, o Benfica provava a amarga sensação de sofrer primeiro no campeonato. Nas duas vezes anteriores, não tinha ganho (os dois empates até ao momento, frente a V. Setúbal e FC Porto), pelo que o desafio passava a ser o de conseguir a primeira reviravolta para o campeonato. Esse é um dado estatístico, mas o jogo tinha mais desafios.

    Inauguração da bancada
    Ficou completa a tempo a obra que concluiu a quarta e última bancada dos renovados Barreiros. E que bonito está o estádio madeirense!
    É que o Marítimo entrou com muita disciplina tática. Num 4x5x1 cuja largura servia para condicionar o jogo exterior do Benfica (os extremos passavam a laterais sem bola e os laterais fechavam no meio), os madeirenses compactavam o meio-campo com a defesa e praticamente anulavam o jogo curto das águias, obrigando às bolas nas costas, que não surtiam efeito porque havia competência maritimista nas dobras.

    Depois, um ataque sem homem fixo - Ghazaryan andava por ali - e com muita mobilidade a explorar a defesa subida encarnada e alguns erros (como a escorregadela de Luisão no golo). Tudo isto e meia hora de jogo onde as águias até podiam ter sofrido mais - Ederson foi decisivo.

    Sorte que devolveu confiança

    O golo encarnado, num remate de Semedo desviado pelo calcanhar de Gonçalo Guedes, surgiu num contexto de dificuldade para a equipa de Rui Vitória, descoordenada até então no momento ofensivo. Só que mudou claramente o jogo.

    Guedes desviou remate de Semedo ©Global Imagens / JOANA SOUSA
    As águias serenaram e voltaram à sua envolvência normal de ataque, com mais Pizzi em jogo e com outra dinâmica, o que contraiu ainda mais o Marítimo, que tentou manter a coesão defensiva, mas que praticamente desapareceu na vertente ofensiva.

    Foi assim no fecho da primeira parte, mas também em boa parte do segundo tempo, um autêntico massacre encarnado e jogo de sentido único. O primeiro ataque verde-rubro foi ao minuto 67, só que seria suficiente.

    Balde de água fria

    Com chuva a aparecer, surgiu novo golo contra a corrente. Do tal ataque resultou um livre, do livre resultou canto e do canto apareceu o golo de Maurício. Tudo condensado em dois minutos raros da segunda parte, suficientes para nova vantagem da equipa da casa.

    Agora com bem menos tempo, a ansiedade virou ingrediente principal na cabeça dos benfiquistas. Rui Vitória juntou Jiménez ao apagado Mitroglou e baixou Cervi, que, a extremo ou a lateral, foi sempre o mais desequilibrador das águias - porque seria substituído?

    Enquanto houve jogo, deu para ver o chuveirinho encarnado para a área de um Marítimo cada vez mais fechado no seu bloco defensivo central, onde a altura imperava e tirava quase tudo (quando não tirava, valia Gottardi). Isso enquanto houve jogo, porque depois... Depois o Marítimo congelou o resto da partida.

    Um resultado que materializa a ascensão da equipa de Daniel Ramos na classificação e que apimenta totalmente o campeonato.

    U Sexta, 02 Dezembro 2016 - 20:30
    Estádio do Marítimo
    Vasco Santos
    2-1
    Gevorg Ghazaryan 5'
    Maurício Antônio 69'
    Gonçalo Guedes 27'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 12
    Lances Capitais
    GOLO Marítimo!
    Gevorg Ghazaryan marca
    Gevorg Ghazaryan marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    27´
    GOLO Benfica!
    Gonçalo Guedes marca
    Gonçalo Guedes marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
    69´
    GOLO Marítimo!
    Maurício Antônio marca
    Maurício Antônio marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
    A Chave
    Minuto 65: Rafa tinha entrado há pouco tempo e, no melhor período encarnado, teve na cabeça o golo da vantagem, que Gottardi tirou com uma das defesas do campeonato.
    O Árbitro
    Arbitragem complicada, num jogo intenso e com o velho problema do anti-jogo a ter que ser gerido. Não o fez da melhor forma (podia ter dado mais um ou dois minutos de compensação) e permitiu demasiada agressividade maritimista na primeira parte. Não errou nos lances capitais, pelo que leva nota razoável.
    O Melhor
    Entrada maritimista
    Daniel Ramos é o principal responsável por esta vitória. Jogo muito sóbrio dos madeirenses em boa parte da partida, condicionando o jogo exterior das águias e esperando os momentos certos para atacar. O facto de ter entrado de forma totalmente diferente, com uma afirmação logo desde o início, serviu para duas coisas: recuperar confiança própria e criar dúvidas e hesitações ao adversário.
    O Pior
    Anti-jogo do Marítimo
    É um assunto sempre discutível: até que ponto é legítimo ou não o exagero de queimar tempo? E como deve ser "compensado"? Neste caso, a equipa madeirense usou o quanto pôde dessa estratégia para estancar o jogo, levando os encarnados ao desespero e tirando discernimento à equipa de Rui Vitória. E conseguiu o seu objetivo principal (ganhar), num resultado bem diferente dos últimos entre ambas as equipas - em 2016 foram quatro derrotas, três delas com chapa 6.
    Forma
    Marítimo
    2016/2017
    15J
    7V
    2E
    6D
    15-17G
    Benfica
    2016/2017
    20J
    14V
    4E
    2D
    47-16G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica apresenta precisamente os mesmos golos marcados e sofridos que tinha na época passada... mas 4 pontos.
    2.ª vitória de Daniel Ramos sobre um dos chamados 3 grandes: já tinha ganho ao FCP na época passada (Famalicão, Taça Liga).
    Com Daniel Ramos, o Marítimo ainda não perdeu em casa (5 jogos).
    3.ª vitória consecutiva do Marítimo em casa (todas as provas).
    O Marítimo tinha sido a última equipa a marcar 2 golos ao Benfica em provas nacionais, na final da Taça da Liga na época passada (6x2).
    3 jogos sem vencer fora: pior série do SLB desde 2013/14, na altura defrontando FCP (2 vezes) e Juventus.
    É a 1.ª vez que o Benfica fica 3 jogos fora sem vencer desde que Rui Vitória é o treinador.
    3.º jogo consecutivo sem vencer fora de casa por parte do Benfica (FCP, Besiktas e Marítimo).
    Benfica volta a perder fora de casa: a última derrota tinha sido em setembro 2015, no Dragão.
    Mais de 3 anos depois, Marítimo volta a vencer o Benfica ? e novamente por 2x1.
    A última vez que o Benfica sofrera 2 golos num jogo do campeonato tinha sido na última derrota, frente ao FC Porto, na Luz.
    Desde fevereiro que o Benfica não sofria 2 golos no mesmo jogo da Liga Portuguesa.
    O Benfica não perdia em competições nacionais há 28 jogos.
    Benfica volta a perder: na Liga, somava 23 jogos consecutivos sem derrotas.
    1.ª derrota do Benfica na Liga: deixa de haver invictos na competição.

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EN
    JAOF
    2016-12-03 15h21m por Eny-
    Primeiro, já o disse antes. Nada disto é desculpa para o Benfica ter perdido. Perdeu, e bem, porque não marcou nas ocasiões que teve para marcar. Realidade que escapa aos adeptos do Porto e Sporting e só se sabem queixar de elementos estranhos para justificar os seus falhanços.

    Respondendo ao que dizes:

    1) Em qualquer canto acontecem agarrões de parte a parte e só em ocasiões muito excepcionais e quando são situações muito óbvias é marcada falta para penalty....ler comentário completo »
    SO
    Outra coisa
    2016-12-03 15h20m por SOMOS_DOYEN
    Teve que ser da pior maneira (derrota) para os antis engolirem as palavras doentes que mandam para aqui, "maritimo é filial do benfica" bla bla bla este jogo só mostrou o quanto trolhas conseguem ser, a figurinha que fazem quando dizem que a equipa A ou B "pertence" ao Benfica.
    SO
    JAOF
    2016-12-03 15h18m por SOMOS_DOYEN
    Mas eu disse que "estar parado a frente do gk" é falta?
    DA
    Jogo
    2016-12-03 15h17m por Danyyy via mobile
    Então mas o marítimo não estava pago e ia abrir as pernas como todas as outras equipas para além de Sporting e Porto?
    Esses dragartos que aí andam são uns tristes qUE só vêm o que lhes convém. . então com foram eles ganhar ao Benfica se abrem sempre as pernas ? Ainda mais antes do jogo com o Sporting? Como é possível?
    Isto só vem provar que voces na ausência de argumentos, vão pelo caminho mais fácil que é difamar e tirar mérito. . não é que fosse novidade mas é sempre bom um ...ler comentário completo »
    Calças borradas. . . .
    2016-12-03 12h39m por stone23
    Benfas começa a tremer. . . . . . isto das equipas pequenas só comerem a relva contra o Porto. . . . . ontem, bastou o Marítimo cerrar os dentes, o público mostrar que nos Barreiros manda o Marítimo. . . . . . e já ficámos todos com uma ideia do que é um campeonato limpo: sem vassalagens!!!! E é vê-los. . . já a borrar as calças. . .
    Chapecoense
    2016-12-03 12h23m por 4lfredo
    Chegaram os corpos dos jogadores e dirigentes do Chapecoense ao Brasil.
    #ForçaChape
    JAOF
    2016-12-03 12h12m por Lidacomisto
    Olhas pra cima cabeçudo
    EX
    Benfica
    2016-12-03 12h04m por Exterminador_Divinal via mobile
    Parece que tem grandes dificuldades quando sofre primeiro
    EN
    JAOF
    2016-12-03 11h52m por Eny-
    As imagens são claras, não é preciso andar a atirar areia para os olhos das pessoas. É claramente legal estar um jogador adversário na pequena área PARADO e perto do guarda-redes para lhe tentar cortar a visão do lance. O que é ILEGAL é obstrução, que foi o que aconteceu. Reveja as imagens se tem dúvidas.
    É preciso mais. .
    2016-12-03 11h23m por ago via mobile
    Miguelangelog tens toda a razão, agora já é o super marítimo, é por isso que no futebol vamos de bestial a besta muito rápidamente. Enquanto ao jogo o benfica perdeu por culpa própria, uma equipa que quer ser campeã não pode entrar tão mal no jogo e falhar oportunidades flagrantes. E mais uma vez, o benfica sofre golo de canto e também já se viu que esta dupla de centrais não é a mais forte do benfica, em lances com grau mais elevado eles metem água. Por isso perde bem, é para abrir os olhos. Perdemos por nosso demerito.
    Hipocrisia
    2016-12-03 10h40m por miguelangelog via mobile
    A hipocrisia nos comentadores é algo preocupante, primeiro dizem que o maritimo abre as pernas e depois já é o maior. . . sou verde mas as minhas ideias são consistentes normalmente não penso consoante a cor da camisola ou o momento peli que dá mais jeito
    . . .
    2016-12-03 10h15m por llIIIIDELTAlllllll
    ai benfica benfica, nem com o senhor 25 milhoes e com o senhor 20 milhoes la foram, o luisao sim senhor esse merece continuar a jogar, parecia um peixe. para ao falar na sorte do golo do guedes. .
    DRagartos
    2016-12-03 09h54m por Santovsky via mobile
    Vocês nào se calam com arbitragens há 2 ou 3 anos já ng vos pode ouvir, e agora admiram-se que apontemos uma arbitragem fraquinha fraquinha a permitir demasiado antijogo e a fingir que n viu um penalty claro para o Benfica. Mas o principal culpado foi a fslta de eficacia sr tivessemos marcado os golos cantados o arbitro ate podia andar a entrar a pes juntos aos nossos jogadores. Nao gostei do Guedes muita gara claro mas sinda pouca cabecinha é normal vai crescer ainda . Mitroglou deve ter pe...ler comentário completo »
    CA
    "Não errou nos lances capitais"
    2016-12-03 01h58m por Carl_Sign
    Que mentira mais descarada. Há um claro bloqueio de um jogador adversário sobre o Ederson na pequena área do Benfica, no lance do segundo golo do Marítimo. Falta claríssima que ficou por assinalar.
    Benfica 1x2 Maritímo
    2016-12-03 01h17m por valter_reis_99
    Resumo atual da época: Benfica perde na Madeira, Sporting vence amanhã e no próximo fim de semana vence na Luz e é Líder do Campeonato.
    JO
    fcportocv
    2016-12-03 00h26m por Josec78
    E no texto "Desenhos iguais, resultados diferentes", sobre o NES, dizem que o Porto, quando jogar contra o Braga, vai entrar a 10 pontos do líder. Alguém se esqueceu de corrigir o texto que já tinha preparado.
    EN
    Benfica perdeu. . . e perdeu bem
    2016-12-03 00h00m por Eny-
    Ao contrário de outros adeptos que culpam tudo e todos pelas derrotas menos a própria equipa, há que dizer que o Benfica perdeu hoje e perdeu bem porque não concretizou as oportunidades de golo que criou. Simples. Agora isto não apaga a clara obstrução e falta sobre Ederson no segundo golo do Marítimo. Parece que ninguém quer falar nisso. Se o Benfica ganha, os adversários abrem as pernas (como aconteceu com o Marítimo várias vezes esta época). Quando ganham é porque o Benfica não consegu...ler comentário completo »
    BITW
    2016-12-02 23h55m por Jokky
    É verdade, houve uns 2 penalty's também, mas vamos manter o critério. Já vi equipas a jogar assim contra o Sporting/Porto e a maior dos benfiquistas disse que isso não era razão para terem empatado. O Benfica teve azar, aquele cabeceamento do Rafa foi o cúmulo disso. Mas o segundo golo do Marítimo, enfim, ficaram 2 a olhar para a bola por isso é normal que se perca com azar em frente à baliza.
    Jogo
    2016-12-02 23h41m por Jokky
    Quanto ao árbitro, pelo que vi não foi grande coisa, tanto para um lado como para o outro. Houve um lance em que me pareceu que um jogador do Benfica sofre falta e o árbitro não assinalou (não foi nada de especial por isso a decisão é compreensível), e logo de seguida assinalam fora de jogo a um jogador do Marítimo que não existe, e era um lance que quase de certeza que ia ser golo. Quanto ao anti-jogo, é normal e também não sei se houve assim tanto para os 8 minutos que se fala, 6 minut...ler comentário completo »
    DE
    Conquistadores
    2016-12-02 23h37m por Depurador
    Isso do orçamento não me parece que deva relevar para analisar um jogo e a justeza de um resultado.
    Pode servir, isso sim, para que aceitemos que uma equipa com menor orçamento, e possivelmente com menos recursos (individualidades), jogue com uma disposição táctica mais defensiva, dando a bola, baixando linhas - ou para parabenizarmos por tudo aquilo que faça com os menores recursos. Mas, no fim, não nos deve impedir de dizer que a equipa X mereceu vencer porque criou mais oport...ler comentário completo »
    Zerozero
    2016-12-02 23h32m por qwer80 via mobile
    Pela primeira vez vejo no pior do jogo o anti jogo da equipa teoricamente mais fraca. . . quando anti jogo já foi feito várias vezes este ano contra o meu sporting (por exemplo).
    Benfica
    2016-12-02 23h29m por JHendrix via mobile
    A falta de pontaria paga-se cara. E o Benfica que costuma ser uma equipa eficaz hoje falhou golos até debaixo da trave, contando ainda com um inspirado guarda redes maritimista.

    É o futebol e hoje estava destinado o Benfica perder. . .

    mar24071972
    2016-12-02 23h24m por nevoeiro
    Ia comentar, mas "tiraste-me as palavras da boca". . . sem tirar nem por.
    RA
    e o mais curioso
    2016-12-02 23h23m por Ratinho93 via mobile
    É que não vejo os benfiquistas se queixarem do árbitro ter anulado um fora de jogo limpo ré perigoso ao marítimo .
    FR
    Surreal
    2016-12-02 23h20m por Fragha
    O que se viu hoje foi surreal.
    É verdade que o Marítimo podia ter feito o 2-0 num lance em que o Ederson brilhou, mas chegar ao fim do jogo com estas estatísticas e não ganhar é algo que já não via há muito.

    O anti-jogo começou na primeira parte e os últimos 20 minutos foram absolutamente inacreditáveis. Já vi muito anti-jogo, mas nenhum como o de hoje.
    Numa arbitragem péssima, a lembrar os tempos da Madalena, fica um penálti escandaloso sobre o Semedo em q...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Moreirense venceu novamente
    Rui Borges teceu muitos elogios à sua equipa, após a vitória diante do Vizela.