placardpt
    Portugal afastado do Campeonato da Europa

    As malditas bolas paradas

    «Bolas paradas podem ser decisivas.»

    O selecionador sueco, Peter Gerhardsson, tinha deixado o aviso a Portugal na véspera do encontro entre as duas seleções, a contar para a 3.ª e última jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa, decisivo para decidir a sorte das duas seleções na prova, e a verdade é que a sua premonição acabou mesmo por concretizar-se na Leigh Sports Village, para infelicidade da equipa das quinas.

    Mesmo em alerta para as bolas paradas do adversário, até mesmo por ter sofrido muito nesse capítulo no jogo anterior, Portugal não teve capacidade para lidar com a superioridade da Suécia (5-0) e está fora do Euro.

    Canto, livre e canto

    A esperança de um apuramento inédito para a fase a eliminar do Campeonato da Europa alimentou a esperança das jogadoras portuguesas ao longo da semana, mesmo sabendo que a caminho estava a seleção europeia mais cotada e número dois do Mundo. Um desafio exigente, daqueles que fazem crescer (e aprender) qualquer jogadora.

    Portugal aguentou-se muito bem durante os primeiros 20 minutos, até teve uma oportunidade muito boa, através de Carole, aos 17 minutos, mas sucumbiu, adivinhe-se, no primeiro lance de bola parada a favor do adversário. Canto batido na direita, Patrícia Morais socou a bola para zona proibida e Angeldal, sem oposição, rematou para o 1-0. Assim foi o filme do início do fim da caminha lusa em solo britânico.

    Pouco depois da meia hora de jogo, mais uma contrariedade para Portugal, com Catarina Amado a sair por lesão e a obrigar Francisco Neto a passar Ana Borges para a lateral direita - a camisola 9 começou a partida como lateral esquerda, no lugar de Joana Marchão. Para piorar, um livre estudado pelas jogadoras suecas, que aproveitaram o péssimo posicionamento defensivo de Portugal, muito recolhidas, para dilatarem a vantagem.

    ©FPF/Hernâni Pereira

    Um poderio difícil de contrariar

    Não há duas sem três. Nem mesmo no futebol. Depois de um canto e um livre darem origem à vantagem sueca, novamente um pontapé de canto a confirmar a superioridade das suecas, desta feita com Carole Costa a desviar a bola para o fundo da própria baliza, em cima do apito para o intervalo.

    Bolas paradas, alguma falta de agressividade e controlo emocional. Estes eram alguns dos aspectos a melhorar para o segundo tempo, mas o peso da desvantagem, ainda para mais contra uma equipa tão poderosa do ponto de vista físico e letal no aproveitamento das oportunidades, era demasiado grande para Portugal conseguir recuperar a alegria (e um pouco da esperança).

    Aos 52 minutos, a Suécia beneficiou de uma grande penalidade, a castigar falta de Diana Gomes sobre Asllani, e tornou a missão da seleção portuguesa (ainda) mais impossível. Patrícia Morais ainda advinhou o lado, mas o remate de Asllani saiu muito colocado.

    Andreia Norton ainda esteve perto de anotar o tento de honra de Portugal, aos 76 minutos, contudo seria a Suécia a fechar as contas, no primeiro minuto do tempo de descontos, num lance de transição rápida (desta vez, não foi de bola parada) a resultar numa finalização perfeita de Stina Blackstenius.



    U Domingo, 17 Julho 2022 - 17:00
    Leigh Sports Village
    Stéphanie Frappart
    5-0
    Filippa Angeldal 21' 45'
    Kosovare Asllani 54' (g.p.)
    Stina Blackstenius 90'
    Carole Costa 45' (p.b.)
    Leigh Sports Village
    Lotação12 000
    Medidas-
    Inauguração2008
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 3
    Lances Capitais
    21´
    GOLO Suécia!
    Filippa Angeldal marca
    Filippa Angeldal marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    42´
    GOLO INVALIDADO Suécia
    Blackstanius apanhada em fora de jogo, num lance bem trabalhado pelas escandinavas
    45´
    GOLO Suécia!
    Filippa Angeldal marca
    Filippa Angeldal marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    45´
    +7
    GOLO Suécia
    Carole Costa marca na própria baliza!
    54´
    GOLO Suécia
    Kosovare Asllani marca de grande penalidade!
    Kosovare Asllani marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Suécia!
    Stina Blackstenius marca
    Stina Blackstenius marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Minuto 45: Livre lateral trabalhado e que surpreende Portugal, com um passe atrasado para o remate certeiro de Angeldal, para o 2-0.

    O Árbitro

    Nada a apontar ao trabalho da árbitra francesa Stéphanie Frappart. Exemplar.

    O Melhor
    Bolas paradas

    Quatro dos cinco golos da Suécia foram marcados na sequência de lances de bola parada. Cantos, livres indiretos e penálti. Impressionante a capacidade das suecas em tirarem dividendos desses momentos do jogo.

    O Pior
    Bolas paradas

    Se o melhor do jogo foram as bolas paradas ofensivas da Suécia, não é difícil perceber que o pior foi a forma como Portugal defendeu esses momentos. E nem com o aviso do selecionador sueco na antevisão à partida.

    Forma
    Suécia
    2022
    14J
    11V
    3E
    0D
    46-6G
    Portugal
    2022/2023
    Sabia que...by playmaker stats
    60% dos golos sofridos por Portugal neste Europeu foram na sequência de lances de bola parada
    Portugal no Euro 2022 em comparação com o Euro 2017:
    Menos pontos (1-3)
    Mais golos marcados (4-3)
    Mais golos sofridos (10-5)
    Portugal sofreu golos em todos os jogos realizados (6) no Campeonato da Europa
    Portugal eliminado do Campeonato da Europa, sem qualquer triunfo na prova

    Fotografias(14)

    Euro Feminino 2022 | Suécia x Portugal
    Euro Feminino 2022 | Suécia x Portugal

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Suécia
    2022-07-18 06h01m por maiaslb
    Superior. Não é por nada que aqui só vejo futebol feminino. Mas ha que destacar o rapido desenvolvimento do futebol feminino em Portugal, a continuar assim podem chegar longe na próxima decada. Foi um jogo em que nao podia ficar triste. Ganhou a melhor equipa. Força Suécia
    GatoPreto
    2022-07-18 02h37m por GERRARDandRONALDINHO
    Subscrevo totalmente.

    A Kika apresentou-se muito limitada fisicamente (ela que já não é nenhum portento. . . ) mas mesmo assim, aqui e ali, assim como nos jogos de preparação, deu para ver a grande visão, a capacidade de descobrir espaços, de colocar a bola nos espaços de perigo e fazer as colegas avançar que ela tem. É um grande talento precisa de jogar numa equipa e num campeonato que a façam evoluir ainda mais e transformar-se numa atleta de topo que consiga materializar toda a sua criatividade.
    bludouro
    2022-07-18 01h07m por GERRARDandRONALDINHO
    O VAR é uma ferramenta que depende do uso que fazemos dela e dos (in)competentes que a regem: se serviu para corretamente apontar um penálti contra os Países Baixos, então também pode ser usado com muito mais critério e rigor para determinar o que é legal ou não em lances de grande e pequena área. Claramente no futebol feminino se alarga o critério de falta, de contacto abusivo/excessivo, de reincidência disciplinar em prol de um ritmo de jogo menos pausado e mais contínuo, acabando por se ...ler comentário completo »
    Ainda ninguém disse
    2022-07-17 22h17m por ramiroo
    Mas acho que foi óbvio para quem viu: as nossas jogadoras estavam cansadas dos dois jogos anteriores física e psicologicamente
    Destaques
    2022-07-17 21h04m por robbiefowler9
    No Europeu vão para a Diana Silva, Jéssica Silva, Joana Marchão, Diana Gomes, Catarina Amado, Carole Costa e Andreia Norton
    Paradas ou mexidas
    2022-07-17 20h06m por rubenamapaulinho
    Foi um banho de bolas e Portugal desceu à realidade do insucesso. E temos umas jogadoras bem gordinhas que falham a baliza a 4, 0m de distância.
    GERRARD&RONALDI NHO
    2022-07-17 19h51m por armandocravo
    Viste o mesmo jogo que eu vi. Mas parece que há aqui comentadores, com tanta vontade de arranjar bodes expiatórios, que viram um jogo diferente!!!
    Depois
    2022-07-17 19h47m por robbiefowler9
    A nível físico ainda estamos distantes das selecções de topo, foi também um factor importante que desequilibrou a balança a favor das nossas adversárias, um facto que vejo muito em Portugal é a média de altura muito baixa das guarda redes, o que proporciona golos de meio campo, remates que no futebol masculino seriam facilmente defensáveis a entrar na baliza dada a altura da bola, e muita dificuldade em controlar a bola a partir de uma certa altura.

    Isso e as defesas centrai...ler comentário completo »
    É pena
    2022-07-17 19h42m por robbiefowler9
    Portugal até conseguiu excelentes exibições nos dois primeiros jogos, sobretudo depois de começar sempre a perder cedo por dois golos, mas hoje apesar de começar bem de novo, mais uma vez a vacilar nas bolas paradas, e com uma opção absurda de trocar a Inês Pereira pela Patrícia Morais na baliza, porque apesar da Patrícia ser mais alta, farta-se de cometer erros absurdos a sair dos postes para uma guarda-redes que joga ao nível que tem jogado na sua carreira, tinha-nos custado o apurament...ler comentário completo »
    GS
    Seleção Feminina
    2022-07-17 19h40m por GSCGrandeamor
    Aconteceu o que se esperava, o facto de termos chegado á ultima jornada ainda com hipóteses de passar já foi muito bom. O nosso futebol feminino está ainda longe em termos de qualidade em comparação com os nossos adversários no Europeu. Este Europeu não foi de todo e temos coisas positivas a tirar daqui. Com trabalho muito trabalho mesmo vamos melhorar e quem sabe começar a discutir as passagens.

    Parabéns a todas, era complicado fazer melhor.

    Saudações
    BOLAS PARADAS
    2022-07-17 19h27m por grove_street
    Como eu me ri com esse titulo e com o pior e melhor com essa frase :)

    Mais um treinador incompetente. . .
    2022-07-17 19h23m por GERRARDandRONALDINHO
    Não basta ter uma GR mais alta (Patrícia) se depois não está preparada para socar a bola ou sair no timing certo. . .
    Inacreditável como Portugal sofreu golos de bolas paradas e cantos ao segundo poste em todos os jogos deste Euro e mesmo assim o treinador não soube preparar as GRs para atacar bolas aéreas e repeli-las. . .
    +6 golos de bola parada sofridos em 3 jogos. . .
    A inexperiência pouco importa. Ou tens os processos certos interiorizados ou não tens. Ou tens qual...ler comentário completo »
    Bolas Paradas
    2022-07-17 19h12m por josa-barros695
    Quanto uma equipa em 10 golos sofridos nos 3 jogos, encaixa 7 golos em lances de bola parada, está tudo dito. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras ligas
    Oficial
    A saída do Liverpool já tinha sido anunciada e, agora, eis o futuro. Vítor Matos junta-se a Onur Cinel e é o novo treinador-adjunto do RB Salzburgo. A ...