placardpt
FC Famalicão recebe Sporting

Compensar o atraso

2024/04/15 23:23

O FC Famalicão recebe, na próxima terça-feira, o Sporting, no embate em atraso da 20ª jornada. Ambas as formações estão a realizar um campeonato bastante positivo, procurando dar sequência à favorável maré. Perante os diferentes sinais de competência, destaque para os leões que lideram a prova e que procuram dar um passo gigantesco em direção ao tão ambicionado troféu.

Os pupilos de Rúben Amorim atravessam uma fase excecional, aliando uma filosofia apelativa à obtenção de triunfos, o foco principal. Depois de um momento genial de Geny Catamo em Alvalade, para a conquista de três preciosos pontos diante do Benfica (2-1), o rival na luta pelo título, a equipa dizimou as aspirações gilistas. A formação leonina deslocou-se a Barcelos para vencer, categoricamente, o Gil Vicente (0-4), num jogo de sentido único.

Já os famalicenses, após duas vitórias frente a Gil Vicente (1-2) e FC Vizela (3-2), deslocaram-se ao Dragão, num duelo teoricamente complicado. No entanto, os comandados de Armando Evangelista mostraram-se muito atrevidos ao longo de todo o encontro, ameaçando, através de transições rápidas, a baliza à guarda de Diogo Costa. Esta abordagem valeu um ponto num terreno complicado (2-2), com Jhonder Cádiz a ser o protagonista da partida.

O avançado venezuelano vive mesmo um excelente momento de forma, tendo apontado quatro golos nos últimos três jogos. Para além da sua notável aceleração, a capacidade de impulsão do atleta de 28 anos merece ser tida em conta, que o digam os adeptos dos dragões. Numa autêntica batalha de goleadores, os visitantes também estão muito bem servidos. Apesar de já não fazer o gosto ao pé à quatro embates, Viktor Gyökeres é, sem dúvida, uma das principais referências da presente temporada. O nórdico certamente quer acabar com o jejum já no próximo compromisso.

Na antevisão ao duelo, Evangelista destacou o poderio do adversário, salientando a capacidade individual da formação lisboeta: «Estamos a falar do atual líder, um plantel com internacionais portugueses e não só. Eles têm o melhor marcador do campeonato — Gyökeres —, centrais de seleção…. Têm muito valor». Já Amorim salientou a preponderante do coletivo depender apenas de si para alcançar terminar no primeiro posto da Liga: «Sabemos que é possível ser campeão. Não há como esconder. Já estivemos do outro lado, onde desejávamos que o FC Porto perdesse pontos. Pretendemos matar as esperanças dos rivais.»

No que toca aos confrontos diretos entre os dois conjuntos, o Sporting, tal como era expectável, leva a melhor: os leões venceram 24 dos 31 confrontos, desde 1946. No Estádio Municipal de Famalicão, em 15 jogos disputados, a equipa da casa apenas ganhou em uma ocasião. Na temporada 2019/20, os tentos de Uros Racic e Diogo Gonçalves (2x) foram suficientes para destruir as pretensões dos comandados de Silas (3-1). A título de curiosidade, Pote foi titular no respetivo encontro, tendo atuado com uma camisola azul.

Fruto das mais recentes exibições, ambos os treinadores não deverão fazer alterações estruturais. No entanto, o regresso de alguns intervenientes para o leque de opções irá trazer mexidas no onze inicial: Riccieli e Chiquinho retornam, assim, para os seus respetivos lugares, tal como Sebastián Coates, Morten Hjulmand e Nuno Santos pelo emblema de Alvalade. 

U Terça, 16 Abril 2024 - 20:15
Estádio Municipal de Famalicão
Fábio Veríssimo
0-1
Pedro Gonçalves 20'
Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
FaseCampeonato
JornadaJornada 20
Forma
FC Famalicão
2023/2024
31J
9V
11E
11D
38-40G
Sporting
2023/2024
47J
35V
7E
5D
127-46G
A diferença passa por...
FC Famalicão
Jhonder Cádiz

Minutos: 2113

Golos: 14

Assistências: 0

Sporting
Viktor Gyökeres

Minutos: 4046

Golos: 39

Assistências: 14

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Liga Portugal Betclic 2023/24)

FC FamalicãoSporting
88Posição17
835Pontos747
831Golos marcados837
835Golos sofridos277
7
28
Jogos
27
8
8
13
Golos Marcados
22
7
Sabia que...by playmaker stats
TREINADORES
  • Nos cinco jogos realizados frente ao Sporting, Armando Evangelista soma três derrotas, um empate e uma vitória - na época passada, ao serviço do FC Arouca
  • EQUIPAS
  • Com 83 golos marcados, o Sporting tem o melhor ataque desta edição da Liga Portugal Betclic
  • O Sporting venceu 14 dos 15 últimos jogos realizados nesta edição da Liga Portugal Betclic
  • Na Liga Portugal Betclic, o Sporting não perde há 15 jogos
  • Nos 17 últimos jogos realizados na Liga Portugal Betclic, o Sporting marcou sempre, pelo menos, dois golos
  • O Sporting marcou em todos os jogos realizados nesta edição da Liga Portugal Betclic
  • Nos 17 últimos jogos, o Sporting só perdeu um
  • O Sporting não perde há cinco jogos
  • O FC Famalicão marcou dois golos em cada um dos três últimos jogos
  • Em casa, o FC Famalicão não perde há quatro jogos
  • Nos seis últimos jogos, o FC Famalicão só perdeu um
  • O FC Famalicão não perde há quatro jogos
  • JOGADORES
  • Com oito golos em apenas dois jogos, Peyroteo é o goleador dos duelos entre FC Famalicão e Sporting
  • CONFRONTOS
  • Nos seis últimos jogos realizados entre as duas equipas em casa do FC Famalicão, ambas marcaram
  • O Sporting só ganhou uma das cinco últimas deslocações a casa do FC Famalicão na Liga Portugal Betclic - precisamente na época passada (1-2)
  • A última vitória do FC Famalicão frente ao Sporting foi em 2019/20: 3-1, naquele que foi o único triunfo dos famalicenses frente aos leões em casa
  • O Sporting marcou nos 19 últimos jogos realizados frente ao FC Famalicão
  • O Sporting ganhou os cinco últimos jogos realizados frente ao FC Famalicão
  • O Sporting não perde frente ao FC Famalicão há 8 jogos
  • FC Famalicão e Sporting CP já se defrontaram por 31 vezes, com os leões a apresentarem clara vantagem: somam 24 vitórias, contra dois triunfos dos famalicenses
  • No Estádio Municipal de Famalicão, o Sporting CP apresenta forte vantagem nos duelos frente ao FC Famalicão: 10 vitórias em 15 jogos. A equipa famalicense soma um triunfo
  • Na Liga Portugal Betclic, realizaram-se 21 jogos entre as duas equipas, com duas vitórias do FC Famalicão, cinco empates e 14 triunfos do Sporting CP
  • Fotografias(33)

    Liga Portugal Betclic: Famalicão x Sporting
    Liga Portugal Betclic: Famalicão x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PA
    Jamar
    2024-04-16 19h18m por parita
    Obrigado pela clarificacão, realmente fica complicado monitorizar este tipo de coisas quando jogos são adiados. Mas sim, sendo assim, o Moura não vai jogar e o Youssouf está disponível. Outro que também viu o quinto amarelo contra o Porto foi o Mihai, mas sendo assim também só fica de fora contra o Portimonense.
    Parita
    2024-04-16 15h18m por Jamar
    Parita, o Zaydou Youssouf está no onze provável e bem, quem está mal é o Francisco Moura que viu o 5º amarelo na 19ª jornada, tem de cumprir castigo por acumulação de amarelos neste jogo com o Sporting (20ª Jornada), já o Zaydou tem de cumprir castigo no próximo jogo do FAMA contra o Portimonense.
    FCF vs SCP
    2024-04-16 14h40m por pedrinho_dgl
    Mais uma final. Este jogo é muito importante para repor as contas. Tem que haver muita seriedade. Se o Sporting sair deste jogo com vantagem de 7 pontos, acho muito dificil perder o titulo. Se tropeçar, dá alento ao Benfica e coloca se sobre mais pressao para os dois jogos seguintes que também serão muito difíceis.
    O plantel está muito confiante e moralizado, por isso acredito
    numa vitória.

    11:
    Israel
    Coates
    Inácio
    Diomande
    Geny
    Nuno Santos
    Hjulmand
    Morita

    Pote
    Trincao
    Gyokeres r

    Fama 1-3 Sporting
    Sporting
    2024-04-16 13h29m por Sporting_Adepto_1906
    Neste jogo só há uma hipótese Ganhar

    Força Sporting
    jogo de hoje
    2024-04-16 10h19m por slb_pride
    É a linha que separa a possibilidade de o Benfica ainda permanecer na luta e o embalo decisivo do SCP para o título. Se ganharem, serão quase campeões, se empatarem ou perderem aí penso que o Benfica poderá ter uma palavra a dizer, atendendo ao calendário imediato do SCP me parecer mais complicado (defronta VSC e FCP).
    Jogo a Jogo
    2024-04-16 10h01m por Aleaotejano
    Mais uma etapa, esta que tanto deu que falar. Estou nervoso confesso, o Fama está num grande momento, e nós também, é certo. Mas prevejo um jogo muito complicado, vai ser preciso um grande Huljmand e Morita a conter as transições rápidas e cabeça fria na frente, não podemos estar constantemente a desperdiçar jogadas de 2x1 ou 3x2 como tanto tem acontecido esta época.

    COMANDA SPORTING
    PA
    Mais uma dúvida
    2024-04-16 09h56m por parita
    Colocaram o Zaydou Youssouf no 11 provável e em risco de suspensão, mas ele não está suspenso para este jogo? Se bem me recordo ele levou o seu nono amarelo contra o Porto no sábado, por isso não devia estar disponível hoje. . .
    Prognóstico
    2024-04-16 09h50m por carocha2023
    1-3
    3D
    Sporting
    2024-04-16 09h44m por 3dA
    Hoje sim, se ganharmos, acredito que somos campeões. Dificilmente nos foge se sairmos de Famalicão com 7 pontos de vantagem. Vai ser complicado, até porque o Famalicão acaba de empatar no Dragão, mas acredito numa vitória segura.

    Israel
    St. Juste, Coates, G. Inácio
    Geny, Hjulmand, D. Bragança, N. Santos
    Trincão, Gyokeres, P. Gonçalves

    Suplentes: D. Pinto, E. Quaresma, Diomande, Fresneda, R. Esgaio, Morita, Koindredi, Edwards, Paulinho
    PA
    zerozero
    2024-04-16 09h44m por parita
    Puseram o Adan no 11 provável. . . Adan está lesionado e mesmo que não estivesse, neste momento creio que Israel já ganhou a titularidade.
    Fora isso parece-me um bom 11. A única dúvida poderá ser entre Diomande e St. Juste e, na minha opinião, o neerlandês devia ser titular neste jogo.

    Quanto ao jogo, acho que vai ser renhido mas o Sporting vai acabar por ganhar. Aposto num 3-2, com Gyokeres a bisar e Paulinho a fazer o terceiro já nos descontos. E até diria que o Famalicão marca primeiro.
    FC
    Sporting
    2024-04-16 09h14m por Fcpflaw2506
    Tem então a oportunidade de alargar a sua vantagem pontual para o Benfica e ficar muito confortável na conquista do título. Estão a jogar muito bem, com a confiança em alta, mesmo faltando às vezes algumas peças. O Famalicão subiu ligeiramente a forma com a entrada do Armando Evangelhista e têm conquistado pontos importantes para a manutenção. Esperava mais do Famalicão esta época, mas pode ser que o salto que há tanto prometem seja para o ano.
    Prognóstico
    2024-04-16 07h07m por tipmaster
    Famalicão 1 vs Sporting 2
    ZY
    Sporting
    2024-04-16 06h31m por zyxw4321
    Estamos avisados para o Famalicão depois do empate deles no Dragão este fim-de-semana. Nada de assumir que está ganho, isso é sempre meio caminho andado para escorregar.
    Prognóstico
    2024-04-16 05h29m por Buzioscp
    0-3 na humildade e na raça
    prognóstico
    2024-04-16 04h12m por moumu
    0-2

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Destaque
    Minhotos derrotados na Luz
    A aproximação do SC Braga aos ditos grandes do futebol português parece um fenómeno inegável do nosso futebol, desde há 20 anos a esta parte. As ...