placardpt
    Recuo a outros tempos em San Sebastián

    A melhor prestação do Sporting na Champions: venha ler esta história, contada pelo treinador/jogador

    *com Rui Miguel Tovar

    O Benfica venceu-a duas vezes, o FC Porto também. Quando se olha para a maior prova de clubes da UEFA - e do mundo - o lamento de não se ver aí inscrito o nome de mais algum clube português existe para as cores lusitanas. E, não dá para o dizer de outra coisa, mais ninguém esteve perto do feito. Mais longe chegou o Sporting, como esperado, se bem que só até aos quartos de final.

    qEu próprio não era para jogar, só ia fazer de treinador, só que as ausências todas fizeram-nos alterar os planos e joguei injetado
    António Oliveira
    Aconteceu há 40 anos. Muitos dos que isto leem nem sequer eram nascidos, tal como também um dos que vos escreve. E a curiosidade, que nos levou a esta história, está no facto de o fim do sonho ter acontecido em San Sebastián, frente à Real Sociedad, que esta quarta-feira recebe o Benfica para a prova milionária. Em 1983, não haviam ainda milhões a rolar, mas já os pergaminhos da prova eram máximos no panorama europeu.

    Depois de passar Dinamo Zagreb e CSKA Sofia, numa altura em que a prova era mesmo só jogada por campeões, calhou ao português o espanhol, que naquela altura se vivia o El Dorado basco, com campeonatos sucessivos de Athletic e Real Sociedad.

    O Sporting era, na altura, muito poderoso. Tinha sido campeão, tinha Mészáros na baliza, Rui Jordão e Manuel Fernandes na frente e tinha um pensador no meio, chamado António Oliveira, antigo craque do FC Porto e da seleção, então com 31 anos, mas já com o gostinho do banco... mas a jogar. Era o treinador e também jogador - imprescindível, diga-se. Mesmo com a saída de Eurico Gomes e Inácio para as Antas, não faltava qualidade e potencial à equipa.

    Dava para passar? Pois claro que dava, mas não deu. Uma série de atípicas peripécias ditaram que dali os leões não passariam.

    Até começou bem...

    As duas primeiras eliminatórias da prova, muito mais restrita então, aconteceram nos últimos meses de 1982. Em março de 1983, voltou a competição, então denominada Taça dos Campeões Europeus, e o tão aguardado confronto. Sem fazer uma época deslumbrante, tanto que acabaria em sétimo lugar, a Real tinha no cardápio uma grande vitória na Supertaça em dezembro, frente ao Real Madrid.

    «Tínhamos noção do valor da Real Sociedad; bicampeã espanhola em título e vencedora da Supertaça espanhola dessa época com 4-0 ao Real Madrid em San Sebastián», a narrativa de Oliveira, prestável e entusiasta perante o telefonema de Rui Miguel Tovar.

    «Apanhámos uma Real Sociedad muito boa, com muitos jogadores na seleção espanhola, incluindo o guarda-redes Arconada e o jovem Bakero. Se me perguntar se tivemos o pássaro na mão, tivemos pois; podíamos ter vencido por mais de 1-0 no José Alvalade e o golo só apareceu mesmo fim, pelo Manuel Fernandes, a passe meu», lembrou.

    António Oliveira, anos mais tarde @Getty /
    Não era larga, até era curta, mas era uma vantagem interessante, num tempo em que, como até há poucos anos, não sofrer em casa tinha redobrado valor. E era a quinta vitória seguida, numa equipa que crescia progressivamente na confiança.

    Não saiu de casa nos fins de semana seguintes: ganhou 1-0 ao Portimonense e 2-0 ao Varzim. Três golos de Rui Jordão, o jogador em melhor forma. Sem sofrer golos, folha limpa da equipa. Sete vitórias seguidas. Ir a San Sebastián calhava num ótimo momento. Só que...

    ... tudo correu mal

    Havia tempo, havia espaço e confiança para que as meias-finais fossem alcançadas, mas um infortúnio abateu-se sobre Rui Jordão e, por consequência, sobre a equipa. «Acometida de trombose», como escreveu na altura o Diário de Lisboa, a mãe do goleador entrou em coma e acabaria por falecer.

    @Diário de Lisboa, 16 março 1983
    «Na segunda-mão, não conseguimos reunir as melhores condições para segurar a vantagem e seguir em frente; fomos muito debilitados, com o devido respeito por todos os integrantes desse plantel, mas há sempre as primeiras e as segundas linhas e, nessa noite, o Sporting não apresentou o melhor onze. Jogámos, por exemplo, sem Venâncio (o maior craque naquele setor) nem Virgílio na defesa; no ataque, o Jordão não pôde ir a jogo porque a sua mãe falecera; aliás, só vamos para San Sebastian no próprio dia do jogo porque a mãe do Jordão dá entrada no hospital, já nos cuidados intensivos, e ficámos até à última; a senhora acabou por morrer e o Jordão, como é lógico, quis ficar em Lisboa. O João Rocha tratou de tudo e voámos num jato para San Sebastián, fomos para o hotel, bebemos muita água, descansámos umas duas horas e fomos para o estádio», narrou Oliveira.

    Várias ausências que debilitaram a ambição do leão e do próprio treinador, que optaria por começar a ver o jogo desde o banco: «Eu próprio não era para jogar, só ia fazer de treinador, só que as ausências todas fizeram-nos alterar os planos e joguei injetado. Mesmo assim, estava a 60/70 por cento.»

    «Quem ficou a orientar a equipa do banco foi o Marinho (herói da final da Taça de Portugal de 1971), que era o meu adjunto, e também o Osvaldo Silva, que tinha ido buscar à formação, mais o excelente preparador físico Radisic». As peças estavam lá, mas eram insuficientes, sobretudo quando as principais não se mostraram ao melhor nível.

    Rui Jordão, aqui pela seleção @Global Imagens / Acácio Franco
    Os bascos foram fulminantes e mudaram o rumo da eliminatória, com 2-0. Procurámos incessantemente por um vídeo prévio ao livre indireto que deu no primeiro golo, mas não foi satisfeita a nossa curiosidade para perceber o que é que, afinal, teria feito o guarda-redes húngaro para cometer a infração

    «O jogo em si também foi esquisito, o 1-0 é um livre indireto dentro da área a castigar passos do Mészáros; ninguém consegue perceber porque é que o Mészáros fez passos. Atenção, ele era fabuloso, mas ali cometeu um erro e o árbitro apanhou-o em flagrante. Curiosamente, fui substituído no mês seguinte pelo Jozef Venglos (checoslovaco), intermediado por um húngaro».

    De Oliveira foi tudo. Mas não resistimos a terminar com uma citação do Diário de Lisboa, no dia seguinte, da autoria de Neves de Sousa, bem ilustrativo da noite leonina no Atocha, então o campo da Real: «Era muito 'galo' junto: depois do percalço acontecido a Jordão ter lancetado toda a comitiva leonina, ainda veio aquele descontrolado passeio de Meszáros pela grande área, de que resultou o livre indireto concluído triunfalmente por Larrañaga. Este erro imperdoável a um mestre de futebol acabaria por desencadear tal confusão nas hostes sportinguistas que, às quinhentas, andava lá pela vanguarda (como se fosse homem-salvação) o defesa Kikas que, mau grado a sua bela estatura física não salta mais que um rato.»

    O fim da história do Sporting foi aí. Nunca mais foi além na prova. Falta dizer que a Real foi, mas o fim foi próximo, ao cair com os alemães do Hamburger SV, de Ernst Happel, que se sagrariam campeões europeus frente à Juventus.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    REAL SOCIEDAD
    EMPATE
    BENFICA

    Fotografias

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    zerozero
    2023-11-08 00h29m por manueldesousa
    Mais uma BELA PEÇA, obviamente com a mão do MESTRE RUI TOVAR! PARABÉNS e continuem!
    Bem ZZ
    2023-11-07 15h57m por DSantos11
    Obrigado por estes textos
    jogos em destaque
    U Quarta, 08 Novembro 2023 - 17:45
    Reale Seguros Stadium
    Anthony Taylor
    3-1
    Mikel Merino 6'
    Mikel Oyarzabal 11'
    Ánder Barrenetxea 21'
    Rafa Silva 49'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Seleção AA Feminina
    A Seleção Nacional feminina vai voltar a entrar em ação na Liga das Nações e já se sabe que Francisco Neto, Selecionador Nacional, vai divulgar a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CupGameMerchant 07-05-2024, 09:59
    rubenferreira877 07-05-2024, 09:38
    carlosoliveira210 07-05-2024, 09:32
    redlegion 07-05-2024, 09:17
    relaxong 07-05-2024, 09:06
    Platinum-Returns 07-05-2024, 09:03
    zlatan_21 07-05-2024, 08:54
    zlatan_21 07-05-2024, 08:51
    ricardocunha251 07-05-2024, 08:22
    tiger1974 07-05-2024, 07:57
    zlatan_21 07-05-2024, 07:19
    Jorge-Fernandes 07-05-2024, 07:11
    moumu 07-05-2024, 06:49
    moumu 07-05-2024, 06:39
    moumu 07-05-2024, 06:37
    RV
    RVL22 07-05-2024, 02:49