placardpt
Esperadas mais de 9 mil pessoas esta segunda

«Já chorei muito, o nosso lugar não é aqui»: Leiria voltou a acordar para a União

«Eu não tenho outro clube. Não tenho Sporting, nem Benfica, nem FC Porto... Eu sou mesmo da UD Leiria, de coração, mesmo. Já chorei muito, já cheguei a perder a esperança, mas nunca desisti. O nosso lugar não é aqui. A UD Leiria faz parte da minha família, ponto, é tão simples como isso.»

Amor. Há sentimento mais bonito do que este? Uma paixão que resistiu às inúmeras tempestades durante a última década, numa cidade que assistiu à queda do seu principal representante na Primeira Liga para os campeonatos não profissionais num sopro. Memórias que perduram no tempo, como aquela de 29 de abril de 2012, quando o clube entrou em campo na Marinha Grande apenas com oito jogadores, numa reta final de época que confirmou o pesadelo.

qAs más recordações não conseguem apagar as boas que eu já tive: ida à UEFA, Intertoto... Eu vivo a UD Leiria por paixão e nos maus momentos nunca voltei as costas ao clube. Vivo mesmo aquilo. Aliás, eu gosto de tudo em Leiria. É a minha cidade e é aqui que eu tenho a minha família e os meus amigos...
Francisco Prior, adepto da UD Leiria
«Esse dia foi muito difícil. Costumam dizer que os homens não choram, mas os homens choram... Aquilo marcou-me mesmo muito, mas nunca desisti. Mas, sabe, as más recordações não conseguem apagar as boas que eu já tive: ida à UEFA, Intertoto... Eu vivo a UD Leiria por paixão e nos maus momentos nunca voltei as costas ao clube. Vivo mesmo aquilo. Aliás, eu gosto de tudo em Leiria. É a minha cidade e é aqui que eu tenho a minha família e os meus amigos», conta Francisco Prior, de 66 anos, sócio efetivo do emblema da cidade do Liz desde 1992, com o número 72, em conversa com o zerozero.

«Desde 1992, se falhei dez jogos da União de Leiria foi muito. Só por algum motivo muito grande de doença é que não vou e, felizmente, não tenho sido doente», acrescenta.

Uns deram as mãos ao clube e viveram de forma intensa todos os altos e baixos, com subidas de divisão fracassadas quase na meta, durante vários anos consecutivos, outros optaram pelo divórcio e acentuaram ainda mais a distância entre cidade e clube. Uma natural quebra de confiança que começa a dar sinais de retoma. As pessoas estão a voltar ao Dr. Magalhães Pessoa. De 100 passaram a 200, de 200 a 300, de 300 a 5638 e no último jogo já foram 7628, um recorde absoluto na Liga 3. 

«É de arrepiar, de ficar mesmo com pele de galinha, ver tanta gente ali. Estamos habituados a ter 300-400 pessoas, que vão lá e nem conhecem os jogadores, e ver assim muitas pessoas é muito bom. Temos poucos sócios. Somos sempre os mesmos e já nos conhecemos uns aos outros, por isso acho importante motivar os miúdos desde cedo. Os pais oferecem camisolas do Benfica e Sporting, mas deviam oferecer da UD Leiria. Temos de aproveitar estas oportunidades», assinala.

©UD Leiria
Francisco chegou a perder a esperança na subida, ao ponto de julgar que já não seria no seu tempo que a sua UD Leiria voltaria aos grandes palcos. A alegria, entretanto, tem sido recuperada. Nunca abandonou o barco, isso nunca, muito pelo contrário, e tem ajudado, como pode, seja a chamar pessoas, a arranjar novos sócios ou simplesmente a transmitir a sua paixão aos mais novos.

«A cidade de Leiria merece que o seu clube esteja na Primeira Liga. Eu acho que a malta daqui gosta de bola e isso é fácil de perceber pela assistência do último jogo, e estou convencido que na segunda-feira vão estar mais de 10 mil. Só que realmente é pena essas pessoas aparecerem apenas nesta fase [de subida], mas, pronto, também nos cabe a nós, sócios ou Direção, aproveitar estes momentos para arranjar mais sócios. Pagamos 50 euros por ano e podemos ver os jogos todos, acho que isso não custa nada. Eu não sou cobrador, mas pago as cotas de muitas pessoas e depois elas dão-me o dinheiro», defende.

«Faço isto por paixão. É União até morrer!»

©Márcio Menino / UDL

«A UD Leiria renasceu»

Há bilhetes para o jogo? Há autocarro para Setúbal? A cidade acordou e parece que ninguém quer ficar de fora desta história que voltou a colocar a UD Leiria nas notícias, pelas melhores razões, claro. O jogo contra a equipa B do SC Braga foi o quarto jogo com mais espectadores dos três principais escalões do futebol nacional e a expectativa é que a enchente seja ainda maior no próximo jogo em casa, marcado para esta segunda-feira, frente à UD Oliveirense.

Luís Carlos Caetano com o avançado Gonçalo Gregório ©UD Leiria
«Criou-se aqui um elã muito grande em torno desta hipotética subida. As pessoas começaram a querer que a União de Leiria esteja realmente num patamar muito mais acima. Também temos de ser nós a dar-lhes essa convicação que passa pela subida à Liga 2. Não sou vaidoso, sou realista, Leiria tem condições para poder voltar à Primeira Liga. Temos é de fazer um trabalho diferente do que se fez no passado, que passa por fomentar a cultura futebolística nos jovens e na massa associativa», justifica Luís Carlos Caetano, presidente da UD Leiria (clube) desde outubro de 2021, ao zerozero.

Depois de ter feito parte da Direção de João Bartolomeu e de ter vivido alguns dos momentos mais altos da história do clube, Luís deixou-se seduzir pela paixão ao futebol e amor à UD Leiria para ser um elemento agregador no universo unionista.

«Há muita gente que me liga, muitas delas até de forma algo inesperada, a perguntar-me se arranjo bilhetes, pois querem apoiar a UD Leiria. Isto anima-me e temos de continuar a cativar as pessoas e a abrir mais a UD Leiria à cidade. Temos de mostrar às pessoas que clube e SAD estão unidos e só assim faz sentido. Isto não é o clube de A, B ou C. O clube é de toda a gente», defende.

Com os olhos postos na importância da formação, Luís tem mais um ano de mandato e quer deixar obra feita e cumprir a promessa de ir a Fátima a pé, em caso de subida: «É como se tratasse de uma nova era. A União de Leiria renasceu. É isso que eu penso.»

©Márcio Menino / UDL

«Os verdadeiros adeptos nunca abandonaram o clube»

Os resultados têm ajudado ao aparecimento de novas pessoas, mas o trabalho que tem sido feito pela Direção do clube, SAD e jogadores do plantel sénior tem sido preponderante para esta tempestade perfeita. Visitas a escolas, instituições, bilhetes a preços simbólicos e campanhas de apoio a refugiados ucranianos têm marcado muito o dia-a-dia do clube, de aproximação clara à comunidade.

João Dias
UD Leiria
Total
112 Jogos  9290 Minutos
1   18   0   02x
ver mais »
«É uma enorme satisfação ver que os adeptos estão com a equipa. Esta simbiose entre todos é muito importante e dá-nos aquela força extra para conseguirmos as vitórias. Além disso, tem sido muito gartificante ser capitão desta equipa», confessa o capitão João Dias, em conversa com o nosso jornal.

O experiente defesa chegou a Leiria no verão de 2018 e tem sido um dos rostos desta nova União, ele que foi um dos que resistiu ao último grande problema, por conta do incumprimento da anterior SAD, que deixou os atletas com vários meses de salário em atraso. 

«Ninguém pode apontar o dedo a quem saiu, porque estamos a falar de condições de trabalho muito difíceis. Eu senti que muitos dos colegas mais jovens se reviam em mim enquanto capitão e se tivesse abandonado eles também abandonariam. Aí senti que devia ficar com eles até ao fim, independentemente do que viesse a acontecer. Teria sido muito mais fácil chutar o balde, mas também percebi, pela força dos adeptos, que as pessoas iam fazer tudo para que o clube não acabasse. Felizmente tomei essa decisão», recorda.

qTeria sido muito mais fácil chutar o balde, mas também percebi, pela força dos adeptos, que as pessoas iam fazer tudo para que o clube não acabasse
«Tenho de dar a mão à palmatória, pois os verdadeiros adeptos nunca abandonaram o clube, mesmo sabendo de todas as dificuldades. O apoio deles foi fundamental e hoje estamos aí em altas a lutar pelo nosso grande objetivo, que é a subida de divisão», acrescenta.

Sobre a nova administração, não há dúvidas: «Notou-se uma clara melhoria em termos de organização e têm cumprido com as suas obrigações. Acho que o clube está capacitado de todas as condições para poder estar num patamar acima.»

©Márcio Menino / UDL

Apoio também chega da Alemanha

A UD Leiria depende apenas de si para alcançar a subida de divisão e o presidente Luís Caetano acredita que vão estar mais de nove mil pessoas no estádio. E há outros tantos que acompanham à distância, como é o caso de José Carvalho, de 54 anos, emigrado na Alemanha há seis anos.

«É o clube do meu coração. São todos dos três grandes, mas eu sempre fui da UD Leiria», introduz, ao zerozero.

©DR
«Quando a cidade está unida somos imbatíveis. Somos os guardiões do castelo! Quando estava aí fiz tudo o que era possível para unir as pessoas: excursões, festas... Não consigo explicar o afastamento que existiu. Quando estás em cima aparece toda a gente, quando estás em baixo ninguém quer saber de ti», rematou.

A pergunta é inevitável: vai ver o jogo? «Estou a trabalhar, no turno da noite, e tive de pedir ao meu patrão para entrar uma hora mais tarde. Agora não sei como vai ser o trabalho depois. Se ganharmos vai correr bem, se não ganharmos os meus colegas vão andar todos a toque de caixa [risos].»

A esperança regressou a Leiria e nós regressamos ao ponto de partida. O senhor Francisco, leiriense dos sete costados, dá o remate final:

«Já tenho chorado muito na bola. Neste momento não penso noutra coisa. Estou com muita esperança que nós este ano vamos subir. Eu até gosto da Liga 3, mas o nosso lugar não é aqui. Temos um bom presidente, malta humilde e acredito que daqui a dois aninhos podemos estar na Primeira Liga.»

A próxima batalha, recorde-se, está marcada para dia 25, feriado nacional, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, a partir das 20 hoas.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
UD LEIRIA
EMPATE
UD OLIVEIRENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
União
2022-04-25 01h10m por JHendrix
Até ao início do século o União de Leiria era dos clubes com mais força em Portugal, trouxe para o país grandes jogadores como o Helton, Derlei, teve também o Fernando Prass histórico guarda redes do Vasco e do Palmeiras.
Depois com os anos o clube caiu na mediocridade e perdeu-se. A mudança para o estádio novo não foi de todo benéfica. Não cativou mais adeptos, e as assistências eram paupérrimas, na maioria não chegavam nem a 500 pessoas. Pode ser que agora com ideias renovadas ...ler comentário completo »
OP
Apoia o clube da tua terra!
2022-04-25 00h34m por OpCr
Replicar os melhores exemplos no apoio ao clube da terra ;-)

O Canal 11 em sinal aberto veio dar uma grande visibilidade aos clubes do CP e da Liga 3 faltando apenas a prometida distribuição dos direitos televisivos e a revisão do regulamento das Sad's.
Leiria
2022-04-24 19h05m por robbiefowler9
Era poético se quase 10 anos depois do último jogo nas ligas profissionais contra o Nacional na Primeira Liga 11/12, o União de Leiria subisse por fim à Segunda Liga após seis tentativas de subida tanto no formato do Campeonato de Portugal, como agora no primeiro ano da Liga 3 (13/14, 15/16, 17/18, 18/19, 20/21, 21/22); parece finalmente ter a estrutura certa e o projecto correcto, agora é tentar angariar adeptos a torcer de verdade e sempre pelos Guardiões do Castelo.
Leiria
2022-04-24 18h30m por manueldesousa
Para o ano cá os esperamos, em Faro.
Saudações FARENSES!
Texto bonito
2022-04-24 18h18m por Torinha
Contudo, a realidade é que a União de Leiria não teve o apoio que a sua equipa merecia ao longo da época. Têm jogado um futebol vistoso para este patamar de Liga 3 mas o Magalhães Pessoa andou às moscas até chegarmos a esta fase, em que o clube abriu as portas e distribuiu convites por toda a cidade. As pessoas não dão valor ao que têm. O municipal de Leiria é um estádio bem localizado e bastante confortável, pelo menos quando comparado com o nosso Bonfim que, por muita história que tenha...ler comentário completo »
Kurika
2022-04-24 17h46m por redlegion
E se esses clubes conseguissem ir buscar adeptos de outros concelhos? Não vejo isso com maus olhos, honestamente. No caso de Viana do Castelo, arrisco-me a dizer que o Limianos tem mais adeptos que o Vianense (apesar de achar que se Ponte de Lima tem uma equipa na Primeira a malta de Viana não passava a apoiá-los).
O Algarve tinha a capacidade de ser como o Minho em termos futebolísticos, apesar da sazonalidade característica.
feliscosta
2022-04-24 17h19m por Kurika
Olha que o Estrela é o exemplo perfeito do clube "híbrido", já que se fundiram com outro (Sintra Football) para saltar algumas divisões. Tecnicamente, só têm dois anos de vida. De resto, é óbvio que os adeptos do Estrela não são maioritariamente APENAS do Estrela, portanto essa conversa não faz muito sentido.

Concordo com o Redlegion que a conversa do "clube X merece estar na Liga" não faz sentido nenhum, quem merece estar é quem é estável e cumpre, sem dúvida. Mas també...ler comentário completo »
Leiria
2022-04-24 17h12m por redlegion
Histórias bonitas para se contar em entrevistas, mas é preciso dar continuidade e os adeptos têm de aparecer com regularidade e não apenas quando se luta para subir ou quando o clube está bem. Um clube com um estádio central (que supostamente deveria aproximar os adeptos e não afastá-los ainda mais como em Aveiro) deveria ter a capacidade de atrair mais pessoas e não ser aquela vergonha de ter menos de 300 pessoas a ver jogos, já para não falar que o clube teve de mudar de ir para a Marinha G...ler comentário completo »
U. Leiria
2022-04-24 16h34m por Taument_da_Silva
Seria bom um dia voltar a ver este clube na Primeira Liga. A par do Beira-Mar, é um clube que ficou claramente a perder com o Euro 2004 - os novos estádios não trouxeram benefícios a estes clubes, pelo contrário, trouxeram problemas financeiros e alienaram parte da massa associativa. Lembro-me que não era raro haver jogos com pouco mais de 200 adeptos no estádio.
Leiria
2022-04-24 15h56m por Tobin
Bom artigo!
Até aos anos 80 as pessoas torciam pelos clubes da terra, podiam até ser adeptos de um dos grandes, mas não deixavam de apoiar os clubes da terra.
A Taça de Portugal era um dos cimentos.
Com a introdução do canal 11, parece-me que isso tem trazido um pouco esse sentimento, e incentivou as pessoas a voltarem aos estádios pelo país a fora.
Pelo menos é a impressão que tenho.
UD Leiria
2022-04-24 15h22m por hmc12
Grande reportagem, boa sorte Leiria.
jogos históricos
U Segunda, 25 Abril 2022 - 20:00
Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Paulo Barradas
0-2
Jaime Pinto 44'
Michel Lima 83'

OUTRAS NOTÍCIAS

Copa América
Depois do alargamento de 23 para 26 convocados
Boas notícias para Pepê, Bremer e Éderson! Fruto do alargamento das convocatórias promovido pela CONMEBOL - de 23 para 26 convocados - para a Copa América, Dorival ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

xithombo 20-05-2024, 06:20
Mikhal18 20-05-2024, 05:26
moumu 20-05-2024, 04:43
moumu 20-05-2024, 04:41
moumu 20-05-2024, 04:39
moumu 20-05-2024, 04:36
moumu 20-05-2024, 04:31
moumu 20-05-2024, 04:28
moumu 20-05-2024, 04:25
moumu 20-05-2024, 04:22
moumu 20-05-2024, 04:16
Sotkio 20-05-2024, 03:29
BlackCat 20-05-2024, 02:49
XO
xocolate 20-05-2024, 02:47
BlackCat 20-05-2024, 02:42
BlackCat 20-05-2024, 02:39