placardpt
      Famalicão ganha e respira de alívio

      Desperdição só no fim deu em amor

      Mesmo com uma expulsão muito cedo, o Estoril bateu-se bem em Vila Nova de Famalicão, onde só no fim, após desperdício, se respirou de alívio. O jogo pareceu sempre favorável, mas a equipa de Rui Pedro Silva só no fim conseguiu sossegar o coração dos adeptos, que, agora sim, podem contar com mais uma época de Primeira Liga. Marín esteve em dois golos, Cádiz entrou para dar outra dimensão ofensiva à equipa e Pepê foi o comandante de uma tripulação que sofreu alguns ventos, sem nunca tombar. Pelo contrário, está em terra firme!

      Tudo na hora certa

      Há um bom pedaço temporal que Famalicão não sorria. Azar, culpa própria, culpa alheia, as justificações foram variadas e legítimas. A corda nunca esteve ao pescoço, mas ia passeando ao redor na cabeça de um clube que chegou a parecer embalado para voos mais ambiciosos, embora vacilando nos últimos tempos. Mais do que qualquer outro aspeto, era necessário um triunfo para afastar de vez qualquer fantasma da luta pela manutenção. O povo aderiu, como sempre, a equipa correspondeu.

      Ferraresi foi expulso ©Kapta+
      Não foi sempre. O Estoril discutiu bem o jogo enquanto esteve com onze e não deixou de querer ter bola sempre que possível quando se viu com menos um. Só que, tal como a expulsão, que surgiu cedo e que inclinou (sem más interpretações) naturalmente o jogo, também o golo, à beira do intervalo, foi num timing perfeito para que a equipa serenasse e reentrasse sem tanta pressão no segundo tempo.

      Nessa altura, já Rui Pedro Silva tinha desfeito o esquema de três centrais. Penetra foi o sacrificado, Cádiz foi para o campo fazer companhia a Banza e, no meio desse rebuliço do fim da primeira parte, chegou o golo, numa boa subida do lateral Marín à área contrária.

      Marín foi o melhor em campo ©Kapta+
      Bruno Pinheiro, que não desfizera a equipa depois da expulsão de Ferraresi - Gamboa recuou para central e passou a ser uma equipa em 4x4x1 -, alicerçou-se na solidariedade entre os setores, só que não conseguiu ter mais entrega que o adversário, que quis muito, por isso a desvantagem numérica viria a revelar-se fundamental. Houve uma exceção, ao minuto 55, quando Luiz Júnior apanhou dois grandes sustos, que serviram, acima de tudo, de alerta para a necessidade de resolver o assunto.

      Aí, como na expulsão, como no golo, o timing foi perfeito para a equipa de Rui Pedro Silva.

      Fim das dúvidas? Só mesmo no fim

      Mesmo com o jogo a estar de feição, o tal aviso foi bem recebido pela equipa famalicense. Nem sempre se sentiu paciência vinda da ansiosa bancada, o que é compreensível pelo contexto, mas o Famalicão foi inteligente na gestão dos ataques (veja-se o primeiro golo, que Bruno Rodrigues começa para travar um contra-ataque para a chegada de mais colegas). A equipa cresceu novamente, depois de algum adormecimento, e chegaria a um golo que tinha tudo para ser o da tranquilidade.

      ©Kapta+
      Não foi porque, logo a seguir, Rui Fonte relançou o jogo com um pontapé arrojado de fora da área. Ainda estava propício para a equipa da casa, que continuou em cima do adversário e que atirou à trave por Banza, mas não pôde ser uma reta final descansada.

      Numa primeira fase, Rui Pedro Silva manteve o esquema, com quatro homens muito ofensivos, só que a aproximação dos 90 minutos fez com que regressasse aos três centrais, à procura de maior coesão. E foi mais recuada que conseguiu o espaço para o contra-ataque fatal, vindo do banco, com Pedro Marques a dar a glória a Kadile.

      jogos históricos
      U Sexta, 29 Abril 2022 - 20:15
      Estádio Municipal de Famalicão
      Manuel Oliveira
      3-1
      Adrián Marín 45'
      Heriberto Tavares 66'
      Junior Kadile 90'
      Rui Fonte 68'

      ESTÁDIO

      Estádio Municipal de Famalicão
      Estádio Municipal de Famalicão
      Portugal
      Vila Nova de Famalicão
      Lotação5 186
      Medidas105x68
      Inauguração1952
      Lances Capitais
      16´
      Cartão vermelho para Nahuel Ferraresi (Estoril Praia) Nahuel Ferraresi vê o seu 1º vermelho na prova (23 jogos)
      45´
      +2
      GOLO FC Famalicão!
      Adrián Marín marca
      Adrián Marín marca o seu 3º golo na prova (27 jogos)
      66´
      GOLO FC Famalicão!
      Heriberto Tavares marca
      Heriberto Tavares marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
      68´
      GOLO Estoril Praia!
      Rui Fonte marca
      Rui Fonte marca o seu 4º golo na prova (22 jogos)
      90´
      +4
      GOLO FC Famalicão!
      Junior Kadile marca
      Junior Kadile marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      Positivo
      Futebol emotivo

      Tantas vezes se critica e, mesmo não se tendo tratado de um jogaço, assistiu-se a um bom jogo de futebol, com vontade de ganhar mesmo na adversidade e com treinadores a variarem nas soluções apresentadas. Não foi por isso que não houve ambição.

      Negativo
      Tão condicionados

      Uma expulsão ao quarto de hora de jogo condiciona, e de que maneira, uma equipa. Bruno Pinheiro teve o mérito de retocar a equipa sem ter de ir ao banco e o comportamento foi bom, mesmo quando, do outro lado, vieram mais avançados. Só que a desvantagem numérica revelou-se fatal.

      Forma
      FC Famalicão
      2021/2022
      39J
      12V
      13E
      14D
      54-51G
      Estoril Praia
      2021/2022
      37J
      11V
      12E
      14D
      44-46G
      O Árbitro

      Arbitragem com um ou outro erro de pormenor, mas bem na generalidade dos lances capitais. Dúvidas apenas se houve golo ou não no lance de Alex Nascimento.

      Fotografias(15)

      Liga BWIN: Famalicão x Estoril Praia
      Liga BWIN: Famalicão x Estoril Praia
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC FAMALICÃO
      EMPATE
      ESTORIL PRAIA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Famalicão
      2022-04-30 09h26m por moumu
      Bom esforço tão safos.
      zyxw4321
      2022-04-30 08h53m por redlegion
      Já para não falar que esse "posto" também dá jeito para os salvar da descida. . .
      ZY
      Kurika
      2022-04-30 07h05m por zyxw4321
      Para ele, fixe são os clubes sem capacidade para a 1ª Liga e com dívidas, como o Setúbal e a Académica. Não conseguem manter-se acima da Liga 3, mas como são "históricos", têm direito por inerência à 1ª Liga em vez de clubes que chegaram lá por mérito, como o Famalicão ou o Portimonense. A idade é um posto, para alguns literalmente.
      Fama e Boavista
      2022-04-30 04h06m por bet_now
      33 pontos vão chegar para manter.

      Domingo é ganhar ou ganhar.
      VI
      kurika
      2022-04-30 00h45m por Vilanova1
      Para esses artistas, o campeonato era fechado com o V Setubal, Académica, Belenenses etc. Já não comento a má intenção e "baixeza" do comentário, e o mais curioso é que atira para o ar sem saber do que fala pois nem sabe que jogadores são do Mendes (contam-se numa mão), mas como já é habitual dizer isso, é deixar dizer. O Famalicão tem de fazer ajustes importantes na sua politica desportiva que não tem nada a ver com o mendes. A sustentabilidade na 1a liga vai ajudar a isso e vamos cheg...ler comentário completo »
      Simy1
      2022-04-30 00h09m por Kurika
      Ganharam dinheiro, o que também é muito importante. Estamos a falar de um clube que esteve 25 anos nas divisões secundárias. Eu diria que ficar 4 anos seguidos na Liga é bastante bom, mesmo que seja como camião do Mendes.
      E mostraram/valorizaram bons jogadores (Pote, Ugarte, Gustavo Assunção, Ivan Jaime, etc. . . )
      Não percebo porque são que "projetos que merecem a descida", mas pronto. Muito gostam vocês de desejar a descida a clubes por tudo e por nada.
      SI
      Famalicão
      2022-04-29 23h58m por Simy1
      Mais um ano de Famalicão no Tugão principal. Ora, deixem-me tentar adivinhar o processo: camião de reforços do Mendes, as tais pseudo- promessas de FM, péssimos resultados, debaixo da linha da água. Em Dezembro, o RPS é despedido, vem um novo treinador que tem logo aquele impacto da mudança, em Janeiro recebe 4 ou 5 reforços importantíssimos e consegue a manutenção a 4 ou 5 jornadas do fim. Estes projetos só merecem a descida e isso pode acontecer a qualquer momento, muito cuidado a b...ler comentário completo »
      Vilanova1
      2022-04-29 23h00m por Kurika
      Não, ainda não está resolvido, nem para vocês nem para nós.
      Podemos ambos festejar a permanência já este fim de semana, se dois de Moreirense-Tondela-Arouca não vencerem os seus jogos (sendo que para nós um desses dois tem que ser o Moreirense, claro).
      Está perto, mas ainda falta um bocadinho.
      VI
      FCF
      2022-04-29 22h45m por Vilanova1
      Passo de gigante. No jamor espero que fique resolvido de vez, se é que já não esta. @famalicaoebasta

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Presidente lamentou situação
      António Miguel Cardoso voltou a reforçar uma posição de insatisfação relativamente à decisão tomada por Álvaro Pacheco e relembra que o ...