placardpt
Brahim Díaz é o caso mais recente

Adiós, roja! Craques escapam a Espanha para representar Marrocos

Em Espanha ninguém esquece os oitavos de final do último Mundial, frente a Marrocos. Um jogo bem disputado que, sem golos após 120 minutos, foi decidido nas grandes penalidades, onde Achraf Hakimi, natural de Madrid, cobrou o penálti que eliminou a roja e levou a seleção africana aos quartos.

Volvidos 15 meses, Marrocos voltou a estar na origem de más notícias para o futebol espanhol. Não por conquistar uma vitória improvável no maior dos palcos desportivos, mas por ter convencido uma das figuras do Real Madrid esta temporada a mudar de seleção. 

Brahim Díaz
2023/2024
33 Jogos  1529 Minutos
9   2   0   02x

ver mais �
Falamos de Brahim Díaz, que até já tinha uma internacionalização (e um golo) por Espanha, mas que recentemente aceitou a convocatória de Walid Regragui. A novidade não foi bem recebida pelos adeptos espanhóis, até porque não se trata de um caso isolado...

Sete anos à espera de Espanha

Comecemos por explicar quem é, ao certo, Brahim Abdelkader Díaz. Pode conhecê-lo pela boa campanha que tem feito esta temporada pelo Real Madrid, com nove golos e quatro assistências, mas também é possível que já conheça o esquerdino desde que surgiu, em 2016/17, na equipa principal do Manchester City. Antes de se afirmar de blanco, foi destaque do AC Milan num empréstimo que durou três temporadas.

Temporada de explosão do médio @Getty /
Nascido e criado em Málaga, filho de pais espanhóis, Brahim não tinha dúvidas acerca da seleção que queria representar. Vestiu a camisola da roja em vários escalões de formação, mas pela A só teve oportunidade de jogar nesse duelo frente à Lituânia (4-0) em que, devido ao Covid, a comitiva sub-21 foi levada a jogo.

Este mês de março, após sete anos à espera de uma chamada ou um gesto da federação espanhola, o criativo de 24 anos acabou por aceitar o projeto que Marrocos, terra da sua avó paterna, já lhe tinha apresentado há vários anos. Este acabou por ser o tema principal da conferência de imprensa em que Luis de la Fuente anunciou a convocatória de Espanha...

«No primeiro dia de março entreguei a pré-convocatória e ele fazia parte. Dia 9, ele enviou-nos um documento a renunciar à seleção. Fiz tudo o que pude», disse o selecionador que trabalhou muitas vezes com Brahim na equipa de sub-19.

Brahim Díaz fará a sua estreia por Marrocos esta sexta-feira, às 22h, no particular frente à seleção de Angola

Um caso com precedente

Quando dizemos que a novidade não foi bem encarada pelos adeptos espanhóis, importa salientar que não houve qualquer revolta direcionada ao jogador. A culpa foi principalmente atribuída ao selecionador e à federação, cuja passividade não foi compreendida.

Já Brahim Díaz só recebeu apoio, tanto dos espanhóis, compreensivos, como dos marroquinos, que o receberam em festa. «Agradecerei este apoio em campo e tentarei levar Marrocos mais alto. Vou dar tudo para deixar este país orgulhoso», disse, à chegada.

Jogou uma vez (um golo) pela seleção espanhola e 25 vezes pelas equipas jovens (cinco golos) @Getty /
Parte da revolta de alguns adeptos relativamente a esta perda nasce do facto de se estar a tornar um hábito. Espanha conseguiu garantir jogadores de dupla nacionalidade como Ansu Fati, Robin Le Normand ou Aymeric Laporte, mas ao mesmo tempo deixou cair várias opções com potencial.

Iñaki Williams (Gana) ou Junior Firpo (República Dominicana) são jogadores que dificilmente deixarão saudades, apesar de já terem equipado com as cores de Espanha, mas o outro lado da moeda apresenta um trio de jovens promissores que recentemente optou pela Argentina: Alejandro Garnacho e Nico Paz, em ascensão no Manchester United e Real Madrid, respetivamente, e Luka Romero, que se estreou na La Liga aos 15 anos e hoje pertence aos quadros do Milan.

A travessia para Marrocos

Brahim Díaz não foi pioneiro na hora de atravessar o Estreito de Gibraltar para representar a seleção marroquina. Basta olhar para essa equipa que fez história no Catar, eliminando as duas seleções ibéricas antes de se tornar na primeira seleção africana a chegar às meias-finais de um Mundial, e ver a quantidade de jogadores com ligação a Espanha.

O já referido Achraf Hakimi, lateral direito do PSG nascido na capital espanhola, foi uma das principais figuras da campanha e é citado pela imprensa vizinha como um dos que mais impacto teve para convencer Brahim. Abde Ezzalzouli, extremo do Betis, também participou nesse Mundial numa altura em que estava a aparecer na equipa principal do Barça.

@KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images
Ilias Akhomach, do Villarreal, também consta nesta mais recente convocatória de Regragui apesar de ter representado Espanha nos vários escalões de formação. Ainda assim, o pioneiro - pelo menos numa era moderna - é Munir, que tal como Brahim mudou de continente após ter feito um jogo pela roja.

Além de todos estes casos, fica também evidente que a federação marroquina, ambiciosa, não tenciona ficar por aqui. Adan Aznou (Bayern München), Salim El Jebari (Atlético Madrid) e Rachad Fettal (Almería) são alguns jovens que nasceram na Europa mas provavelmente vão acabar por representar o país dos seus pais ou avós.

Marrocos
Brahim Díaz
NomeBrahim Abdelkader Díaz
Nascimento/Idade1999-08-03(24 anos)
Nacionalidade
Marrocos
Marrocos
Dupla Nacionalidade
Espanha
Espanha
PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

Fotografias(18)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ES
Dassaev
2024-03-22 21h08m por Esi
Está no artigo 7, alínea C do regulamento da FIFA quanto a naturalizações que basta ter um dos avós nascido no território da seleção que quer representar para ser elegível. O processo de naturalização é legal tanto ao nível do país como ao nível do organismo máximo que rege o futebol. Podes não concordar por motivos subjetivos mas objetivamente tudo o que foi feito é lógico e nenhuma lei for quebrada.
PO
Dassaev
2024-03-22 18h31m por Portugal_Orgasmo
Não porque o requerer pode involver muita coisa, desde ja a parte financeira, um passaporte custa um determinado valor nem toda a gente tem dinheiro para requerer isso. Naci em França qualquer coisa que queiras dazer no consulado pedem te dinheiro, um simples registo de uma criança no consulado cobram te um valor não acho normal. Não é em todos os paises que tens consulados em qualquer canto, antes por exemplo em França tinhas bastantes hoje em dia so deves ter o de Paris e Bordeus alguem ...ler comentário completo »
DA
Portugal_Orgasm o
2024-03-22 18h12m por Dassaev
Faz sentido uma pessoa requerer nacionalidade portuguesa apenas porque um avô ou avó portuguesa emigrou para França mas a mãe ou o pai (nascidos em França desse avô ou avó)nunca requereu nacionalidade portuguesa?
Na minha opinião se o avô é nativo português vai para Espanha emigrar, o pai já nascido Espanha não requerer nacionalidade, o neto perde o direito a requerer a nacionalidade por ascendencia
DA
Casos
2024-03-22 18h06m por Dassaev
Há determinados países que não concedem a nacionalidade a um indivíduo no qual o ascendente um 2o grau é emigrante e o descendente desse emigrante não requer a nacionalidade.
PO
Nacionalidade ou sentimento de pertence
2024-03-22 17h45m por Portugal_Orgasmo
Não entendo, como é tão dificil perceber que um individo pode ter aprezo por mais do que um pais caso as suas origens sejam partilhadas ou a sua vivencia faz com que tenha que viver em mais do que um pais. Lei é clara é Portugues quem nasceu ca ou quem tenha avos portugueses, para mim até pidiam ir aos bisavos porque o sangue conta muito. Mas tambem é portugues quem viver aqui durante alguns anos e se tenha integrado de tal firma a que entende os costumes e cultura portuguesa. É so ser xeno...ler comentário completo »
DA
Italia futsal
2024-03-22 16h31m por Dassaev
A Italia era o caso em que eram os ascendentes em 2º grau(avós e avôs) o grande moto para as naturalizações de brasileiros.
Mas lá está de acordo com a lei italiana
Voltando a Marrocos por exemplo Hakimi nada tem a ver com o Brahim Diaz porque o Hakimi é filho de emigrantes marroquinhos em Espanha ou seja assim que nasceu pode ser imediatamente marroquino.
Brahim Diaz é filho de cidadãos espanhois, a mãe é que é filha de um cidadão espanhol e com uma emigrante marroquina....ler comentário completo »
zyxw4321
2024-03-22 16h21m por redlegion
O Qatar também já tinha abusado nas naturalizações no andebol, daí as regras mais apertadas. Vê a equipa que tinham no Mundial 2015 e os nomes que lá estavam.
ZY
Dassaev
2024-03-22 15h52m por zyxw4321
Não sabia dessa do Catar, mas sempre é um rácio de jogadores nascidos no próprio país melhor do que Marrocos, e com esses não ouvi ninguém a questionar o porquê de serem uma espécie de equipa B de jogadores de Espanha, França, Bélgica ou Países Baixos. . .

E nenhum destes casos é tão ridículo como já chegámos a ter no Futsal e no Futebol de Praia, com as "seleções" dos países de leste europeu (e, a uma dada altura, a Itália também).
DA
Qatar
2024-03-22 15h47m por Dassaev
O que falo é que a FIFA instituiu regras para a utilização de naturalizados mesmo que as regras de cada país para a naturalização sejam diferentes.
O Qatar é o ultimo exemplo em que dos 26 chamados para o Mundial de 2022, 10 tinham nascido fora do Qatar e com processos de naturalização.
Ora a minha questão é a FIFA aceitará um naturalizado num país que apenas 1 dos 4 ascendentes em 2º grau(avós ou avôs)?
Porque repito nada tem a ver com as regras de naturalização de cada ...ler comentário completo »
Taument_da_Silv a
2024-03-22 15h28m por AngelEyes
Exatamente! Tenho primos em França que nasceram lá e são filhos de portugueses e eles não sabem falar português, mas se lhes perguntares se são portugueses, eles respondem-te que sim sem pensar duas vezes. Conhecem bem a nossa cultura e festejam-na com orgulho lá fora e muitos franceses nem os consideram como sendo de lá. Há gente aqui em Portugal que definitivamente não percebe este sentimento de “pertença” a uma cultura fora do nosso país. Quando ganhámos o Europeu, por exemplo, toda a ...ler comentário completo »
Zerozero
2024-03-22 15h22m por The-Watcher
Artigo interessante que mostra como hoje a seleção também é cada vez mais um negócio / espaço para jogadores se promoverem em vez de ser o pico da carreira de um atleta que cresce a sonhar ser campeão do mundo pelo seu país.
Cá temos casos como o Pepe que sentimos que realmente chegou ainda jovem, fez carreira e tem Portugal no coração. Mas outros como Liedson por exemplo que assim que se reformaram nunca mais cá meteram os pés nem mostram qualquer interesse por Portugal. Só deve repr...ler comentário completo »
Naturalização
2024-03-22 15h05m por Ispeaksempolemicas
Quanto a este assunto e no que toca ao futebol de seleções em específico eu sou defensor que deve se naturalizar quem cresceu em Portugal, ou seja quem efetuou os seus estudos aqui e recebeu a formação e a educação pois é aí que vais criar os teus laços afetivos ao país, por isso é que talvez o Raphael Guerreiro nem saiba falar Português e talvez nunca quis/queira saber, pq os seus laços estão noutro lado e portanto nesta questão por muito que o jogador tenha qualidade eu acho q futebol de se...ler comentário completo »
rubenferreira87 7
2024-03-22 14h52m por Taument_da_Silva
Não vou entrar no debate de quem merece ou não ser considerado português, venho só comentar algo sobre o Raphael Guerreiro: as comunidades portuguesas no estrangeiro mais antigas, nomeadamente em países como a França, a Suíça ou o Luxemburgo, são uma coisa meio "especial", por assim dizer, então nem acho justo sugerir que jogadores como o Raphael merecem mais ou menos do que outros.

Não é raro os lusodescendentes de segunda e terceira geração terem dificuldades em falar por...ler comentário completo »
Ed_Miguel
2024-03-22 14h27m por rubenferreira877
Desculpa la mas isso do "sangue portugues" era so seculo XIX. . . o unico com sangue portugues hoje é o Cavalo Lusitano. . .

Por amor de deus, um cidadao com 6 anos de Portugal ja sabe MUITO mais da realidade de Portugal que um emigrante.

Como te disse dou o exemplo do Guerreiro porque ele NUNCA quis aprender portugues, nao deve ser por gostar muito de Portugal. . .

Alem disso se tem nacionalidade e se sente Portugues ou quer muito jogar por Por...ler comentário completo »
ZY
Ed_Miguel
2024-03-22 14h24m por zyxw4321
Se achas que "ter sangue português" sem nunca ter cá posto os pés dá-te mais ligação ao país do que passar cá 8 anos, isso é lá contigo. Eu acho isso um nacionalismo bizarro, porque não entendo qual é a "ligação" que a pessoa tem ao país só por causa disso. Há gente que está cá há 6 meses que faz mais esforço para saber falar português e conhecer o país do que o Raphaël Guerreiro.
zyxw4321
2024-03-22 14h20m por Ed_Miguel
6 anos n é nada 🤡

N tem nenhuma ligação a Portugal. Primeiro n tem sangue português e se tiver é muito longínqua e teria que fazer um teste de adn pra ver se tinha algum antepassado português e que deve ter, maioria dos brasileiros é descendente de portugueses mas teria que o provar
ZY
Quem diz Deco
2024-03-22 14h19m por zyxw4321
Diz Galeno. O Galeno está há 8 anos ininterruptos, e é suposto alguém ir na conversa que o Raphël Guerreiro, que nunca viveu cá, tem mais ligação ao país? Por favor.
ZY
Ed_Miguel
2024-03-22 14h17m por zyxw4321
Define "ligação" a Portugal. O Deco passou 6 anos em Portugal até ser naturalizado e começar a jogar pela seleção. Quem é que terá o descaramento de dizer que uma pessoa com 6 anos ininterruptos a viver em Portugal tem menos ligação ao país do que alguém que nunca viveu cá, tem pais de outros países, mas cujo um dos avós só por acaso era português? A ligação compara-se sequer?
rubenferreira87 7
2024-03-22 14h17m por Ed_Miguel
Amigo o Raphael Guerreiro é filho de um português tem mais direito de jogar por portugal do que o galeno. Galeno tem pai português ou avós portugueses?? N
Ed_Miguel
2024-03-22 14h12m por rubenferreira877
O Raphael Guerreiro tem tanta ligacao a Portugal que nem portugues sabe falar. . . é publico que ele nao fala portugues. . .
Zico e Deco
2024-03-22 14h09m por Ed_Miguel
O Zico é filho de pai português ele tinha mais direito de jogar por portugal do que o deco ou o pepe por exemplo e n me venham com aquele argumento "ah mas portugal tb joga com cabo verdianos e angolanos".

Querem comparar o incomparável!
Muitos desses jogadores vieram para Portugal com 7 anos ou menos, estudaram em Portugal, foram criados em Portugal! Conheço o Danilo (aquele que era do porto) ele foi meu colega de turma no 6⁰ ano! Ele foi criado em portugal, qu...ler comentário completo »
ES
Dassaev
2024-03-22 13h07m por Esi
Tens uma razão lógica para não dar a nacionalidade através dos avós? A avó é uma ascendente direta. Culturalmente é um dos elos que o liga ao país. Não estou a ver qual o problema aqui. Porque achas que não tem lógica?
DA
Falta de Logica
2024-03-22 12h39m por Dassaev
Há situações em que a falta de logica deturpa a precepção.
Há um enquandramento legal que permite naturalizações.
A minha pergunta é: Avó Materna dá direito a nacionalidade?
Não sou contra naturalizados mas até onde a cidadania da Avó Materna confere nacionalidade?

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

RI
RicardoHGoat21 29-04-2024, 03:21
Ronaldinho-gaucho 29-04-2024, 02:46
BlackCat 29-04-2024, 02:29
fcpinvicta 29-04-2024, 02:05
Tobin 29-04-2024, 01:25
Tobin 29-04-2024, 01:18
Maxaqueen 29-04-2024, 00:57
Maxaqueen 29-04-2024, 00:52
Maxaqueen 29-04-2024, 00:50
miguelcarvalho244 29-04-2024, 00:49
FO
Formiga1979 29-04-2024, 00:43
Schmyokeres 29-04-2024, 00:42
AL
Alvibranco 29-04-2024, 00:39
FO
Formiga1979 29-04-2024, 00:38
EN
EnormeSCB 29-04-2024, 00:36
Maxaqueen 29-04-2024, 00:33