placardpt
Sporting venceu o jogo em atraso em Famalicão

E lá vão sete!

Está dado o pontapé na malapata recente! O Sporting venceu por 1-0 no reduto do Famalicão, depois de nas cinco ultimas deslocações a Famalicão, só ter vencido uma. À boleia de um golo de Pedro Gonçalves - que já não marcava há mais de um mês - os leões alargaram para sete os pontos de vantagem sobre o Benfica e colocaram quase uma mão no troféu de campeão. 

Os verde e brancos controlaram praticamente durante todo o jogo - com alguma tremideira na parte final - e não há registo de qualquer defesa de Franco Israel. Trincão e Bragança voltaram a desfilar em campo, na partida que aplicou a primeira derrota de Armando Evangelista ao leme do Famalicão, ao quarto jogo.

Marcar e controlar: a receita para o título

Mais de dois meses depois da data original, finalmente Famalicão e Sporting defrontaram-se no Minho. Rúben Amorim lançou Coates para o centro da defesa (Diomande passou para central à direita), Nuno Santos substituiu Esgaio e Hjulmand voltou ao onze para a saída de Morita. Já Armando Evangelista, sem contar com Francisco Moura e Mihaj por castigo, passou Nathan para a lateral canhota, entrando Martin, e o capitão Riccieli entrou no onze, tal como Chiquinho, que falhou o jogo no Dragão por suspensão (Sorriso regressou ao banco). 

Pote inaugurou o marcador @Rogério Ferreira / Kapta+

Como já era expectável, o Sporting começou com mais iniciativa, mas com algumas dificuldades em bater a pressão famalicense. Quando os leões realmente conseguiam furar o bloco famalicense - principalmente à direita -, criaram perigo. Gyokeres não conseguiu concretizar de cabeça e, de seguida, Daniel Bragança teve a primeira grande chance. O médio recebeu em zona frontal e atirou um míssil à baliza de Júnior. O brasileiro defendeu de forma espetacular e , com sorte à mistura, não colocou a bola na sua baliza com as costas por pouco.

Aos 20´, abriu o restaurante de Alvalade. Bragança interceptou um passe no meio campo ofensivo e depois Pedro Gonçalves, Gyokeres e Trincão fizeram o resto. Sempre ao primeiro toque, o trio ofensivo do Sporting cozinhou a vantagem e serviu-a pelo chef Pedro Gonçalves, com Estrela Michelin no que toca a marcar ao Famalicão. Foi o quarto golo do internacional português à antiga equipa, desde que abandonou os famalicenses.

O Sporting foi controlando à sua mercê, mas ainda tremeu nos últimos cinco minutos do primeiro tempo. Após algumas faltas em zona perigosa dos leões, o Fama rondou as imediações da área, mas não passou disso. Diomande e Bragança acabaram amarelados e o costa-marfinense até arriscou o segundo. 

É preciso saber sofrer

O cartão amarelo de Diomande levou Amorim a não correr riscos e a lançar Quaresma. O central formado em Alcochete entrou logo com provas de fogo com Chiquinho - que desequilibrou muito no primeiro tempo - e impôs-se de forma de forma imperial nos duelos defensivos, acrescentando a qualidade com bola que já é habitual.

Sem muita acutilância ofensiva, os de Alvalade foram chamando mais a pressão do Famalicão para o seu meio-campo, para lançar Gyokeres na profundidade. O sueco foi levando a defesa adversária até à sua linha de fundo, mas sem nenhuma ação prática a resultar disso, também pela eficiência famalicense no momento de marcação ao melhor marcador do campeonato.

As oportunidades, de parte a parte, foram praticamente nulas. Israel foi quase um espectador, dadas as poucas vezes em que interveio. Trincão foi perfumando o jogo pela direita, mas as tentativas de cruzamento acabaram sempre cortadas. 

Os últimos dez minutos foram de sufoco para os leões. O Famalicão foi buscar forças onde não sabia que tinha e aplicou um pressing final no meio campo ofensivo, com muitos cruzamentos. Israel continuou sem trabalho e destaque para a eficácia de Coates nos duelos aéreos.

U Terça, 16 Abril 2024 - 20:15
Estádio Municipal de Famalicão
Fábio Veríssimo
0-1
Pedro Gonçalves 20'
Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
FaseCampeonato
JornadaJornada 20
A Chave

Pote é especialista em marcar ao Famalicão. Só teve uma oportunidade, aproveitou-a com um golo. A jogar da esquerda para dentro, foi também preponderante em muitos lances ofensivos dos leões.

O Árbitro

Fábio Veríssimo teve uma arbitragem rígida, mas manteve o critério ao longo de todo o jogo. Mostrou muitos cartões, num jogo em que houve muito choque e jogo com os braços.

O Melhor
O que joga quando está em forma!

A grande revelação da segunda metade da temporada leonina é Francisco Trincão. Capacidade no drible, definição acima da média e uma elegância soberba. Mais uma assistência e um jogo bastante positivo, daquele que foi o elo mais desequilibrador dos leões. 

O Pior
Cádiz deixou tudo no Dragão

Não apareceu diante do Sporting. O avançado, que vinha de um bis no dragão, não foi ativo no jogo. Não foi solicitado em apoio e em profundidade e poucas foram as suas ações com bola.

Forma
FC Famalicão
2023/2024
32J
9V
11E
12D
38-41G
Sporting
2023/2024
48J
36V
7E
5D
128-46G
Sabia que...by playmaker stats
Desde 1972/73 que o FC Porto não estava a 17 + pontos da liderança
Com este resultado, o FC Porto fica, matematicamente, sem hipóteses de se sagrar campeão
Com a vitória a valer 3 pontos, o Sporting só por duas vezes teve 7 + de vantagem na liderança da Liga ? ambas com Rúben Amorim como treinador (2020/21 e 2023/24)
O Sporting tem, agora, 7 pontos de vantagem para o 2.º classificado Benfica: é a maior vantagem pontual na liderança da Liga 2023/24
Nos 16 últimos jogos realizados na Liga, o Sporting venceu 15
7.ª vitória consecutiva do Sporting no campeonato, no 16.º jogo sem perder na prova

Fotografias(33)

Liga Portugal Betclic: Famalicão x Sporting
Liga Portugal Betclic: Famalicão x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
IN
"Mostrou muitos cartões" mas só ao SCP
2024-04-17 13h01m por Infestante
41' cartão bem mostrado a Diomande
+ cartão bem mostrado a Bragança, por lance semelhante
+ cartão bem mostrado a Esgaio, por lance semelhante
O problema é a dualidade de critério:
55' Chiquinho arranha Catamo na cara, que fica a sangrar. Ficou por assinalar falta, o seguimento da jogada podia ser perigoso e fica cartão por mostrar.
24' Defesa do Famalicão calca pé de Pote. Fica penalti por marcar e cartão por mostrar.
Houve uma outra calcadela d...ler comentário completo »
Amo-te Sporting
2024-04-17 11h35m por sporting4leReturns
Força grande Sporting, rumo ao título!
Sportinguistas
2024-04-17 11h33m por Sporting_Adepto_1906
Todos a Alvalade contra o Guimarães para conquistarmos os 3 Pontos rumo á conquista do Campeonato
Gr
2024-04-17 11h02m por tiagosousa797
O gr do Famalicão teve tanta vontade de defender o remate do pote como eu ahahah
ZeroZero
2024-04-17 10h59m por Sir_jaof
E que tal quem faz o comentário à arbitragem ver o jogo.
É que já todos perceberam que em quase todas as crónicas dos jogos, os comentários à arbitragem nada têm a ver com o jogo. . .

. . . É ver que neste jogo ficou 2 jogadores do Sporting por expulsar, e 1 grande penalidade a favor do Sporting por assinalar. . . coisas insignificantes para serem assinaladas, certo!?
Sporting
2024-04-17 10h32m por Echelon77
A não ser que tenham uma quebra gigante de rendimento nos próximos jogos, o título ficou assegurado!
Parabéns caso seja mesmo esse o caso.
Quanto ao Benfica é começar a arrumar a casa com vista a próxima época. Era bom começar a moldar o 11 com base no que pretendem para a próxima época.
Que se foquem em vencer o Marselha e fazer tudo para chegar à final da Liga Europa. , principalmente se for mesmo a Atalanta a passar às meias finais.
FL
Viktor
2024-04-17 08h53m por fllcortez
O viktor acho que está a precisar de banco para descansar. Desde que começaram os rumores que namora com uma tuga o rendimento baixou. E não falo da falta de golos, falo das bolas perdidas, os duelos perdidos, os sprints em que é apanhado. . . não está bem neste momento. A tuguinha a noite dá cabo dele. 🤣
FL
Época
2024-04-17 08h49m por fllcortez
O scp reforçou se bem, mas acho que houve outros "reforços" de peso e que contribuiram e bem para o que está a ser a época. Geny, quaresma, Bragança, trincao agora na segunda volta e mesmo o paulinho que se superou e está a fazer a sua melhor época, quando muitos, inclusive eu pensavam que ia ser completamente abafado pelo viktor. E resolveu muitos jogos. O coates está no máximo também. Houve superação de alguns jogadores que já lá estavam. O edwards desiludiu completamente, o dio...ler comentário completo »
Sporting
2024-04-17 07h08m por Sporting_Adepto_1906
Mais 7 pontos ( tecnicamente 8, no critério de desempate, já que cada um tem uma vitória no confronto direto, mas a nossa diferença entre golos marcados e sofridos é melhor).
Ser campeão no dragão seria bom mas preferia em casa com o Portimonense. Já que os sócios e adeptos não tiveram a oportunidade da última vez de celebrarem no estádio, seria lindo que tal acontecesse!
ZY
Fcpflaw2506
2024-04-17 06h49m por zyxw4321
Estava a falar especificamente do Sporting, penso que tanto o Porto como o Benfica tiveram sequências assim recentemente.
SCP
2024-04-17 03h52m por moumu
Boa vitória, na sequência que estão era dificil o Fama para-los, penso que os jogos seguintes vão confirmar o SCP campeão porque nem o SLB está com força necessária para os apanhar na tabela, certo que têm que ir ao Dragão mas este FCP pouco assusta e vamos ter um SCP hiper-motivado em todos os jogos!
Sporting
2024-04-17 01h51m por JamaicaNN
Este Sporting joga muito e é um justíssimo campeão. Quem diz o contrário é somente ridículo. Penso que o Sporting têm razões de queixa neste jogo mas nem isso consegue parar esta locomotiva. Penso que campeonato está decidido eles até podem perder contra o Guimarães e Porto que conseguem ser na mesma campeões embora duvido que perca ambos. Se o Amorim sair será a maior perda do Sporting e do campeonato português que fica mais pobre claramente.
Jogo a Jogo
2024-04-17 00h28m por Aleaotejano
Rumo ao Marquês. Não basta ser melhor que o adversário, é preciso ainda ser bom o suficiente para superar a arbitragem. . . que campeonato este.

Grande jogo dos meninos Bragança e Quaresma. O Famalicão apertou no fim mas durante 80 minutos não assustou grande coisa. Faltam 3 vitórias.

COMANDA SPORTING
Contas
2024-04-16 23h41m por pedrinho_dgl
Não é que seja nenhuma novidade.
Mas com este resultado o Sporting garante pelo menos o 2 lugar e o Porto fica matematicamente fora do titulo.
Árbitros Estrangeiros Já
2024-04-16 23h38m por tekmosaic
Isto só com Árbitros Estrangeiros, acabava dúvidas principalmente nesta fase da época. Arbitragem tem vindo decair, preciso aumentar qualidade.
AF Porto tem Árbitros Estrangeiros, por isso liga podem ter.

FC Porto tem consistente nas criticas, começo a dar razão. Depois escândalo do Di Maria bateram no fundo.
Jogo
2024-04-16 23h28m por pedrinho_dgl
Resultado justo. O Sporting não fez um jogo brilhante mas fez um jogo competente. Hoje nao vencemos graças ao ataque demolidor habitual, mas sim graças a uma boa coesão defensiva que não permitiu oportunidades ao Fama.
A 1 parte foi boa, o Sporting justificou a vantagem ao intervalo. Na 2 parte o Sporting foi gerindo, perdeu um bocado o controlo de jogo no final, ainda assim, manteve a boa coesão defensiva.
Foi uma arbitragem fraca, com um critério bastante questionável....ler comentário completo »
Tobin
2024-04-16 23h28m por Minnowkr
Sempre a chorar, até enerva, vão ser campeões justamente e em vez de estarem orgulhosos da sua equipa e aproveitar o momento, estão para aqui a chorar por um lance no 1 golo do Benfica no fim de semana que ainda por cima é totalmente legal, há um vídeo ampliado que mostra claramente o João Mário a chegar primeiro à bola e depois é ele quem ainda sofre um pisão… pachorra
Arbitragem
2024-04-16 23h02m por Tobin
Como é possível não marcarem um penalti claro e óbvio sobre o Pote ainda aos 25 minutos que podia dar o 2-0 e quase matar o jogo???? Onde andou o VAR? Depois do escândalo da não expulsão do Di Maria acontece mais um roubo. . . .

Quanto ao lance do Esgaio aos 73 minutos, não teria acontecido se o Sporting tivesse 2-0 e mais calmo, mas se ele acertou na cara do adversário tinha que ser expulso.

Aquilo que se passou este fim-de-semana com o Benfica a beneficiar de...ler comentário completo »
FC
zyxw4321
2024-04-16 22h52m por Fcpflaw2506
Penso que o Porto de 2021/2022 teve assim uma sequência assim parecida.
Sporting
2024-04-16 22h45m por barkfire52
Vai ser um justíssimo campeão, nada a dizer.
Os meus parabéns, tem uma excelente equipa, conduzida por um belo treinador, e com um presidente que aos poucos está a calar muita gente.
ZY
Sporting
2024-04-16 22h43m por zyxw4321
Não me lembro de ver uma sequência assim da equipa no campeonato. Nos últimos 16 jogos, 15 vitórias e 1 empate. Surreal.

O campeonato está nas nossas mãos, resta não o deixar fugir. Estes próximos dois jogos são muito importantes.
FL
Benfas
2024-04-16 22h40m por fllcortez
O scp também ganhou ao benfas e a ser roubado também. O di maria ficou em campo por favor.
Sporting
2024-04-16 22h40m por O_Pestinha666
Não foi um jogo de encher o olho mas os 3 pontos vieram.
Quanto aos amarelos ficamos com jogadores castigados mas iam correr o risco de não ir ao Dragão. E assim vão.
Não é grave
Sporting
2024-04-16 22h37m por Sporting_Adepto_1906
Se o Sporting ganhar ao Guimarães pode-se dizer que tem o Campeonato nas mãos
FL
O que o scp mudou
2024-04-16 22h37m por fllcortez
O grande Sporting até já ganha a ser roubado!!! E não foi o primeiro jogo.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.