placardpt
2ª mão da meia final da Taça de Portugal

Confirmar a consolação

2024/04/16 23:30

Está aí o terceiro duelo entre FC Porto e Vitória SC, em menos de duas semanas. Com o surpreendente triunfo para a Liga como inspiração de proa, os vitorianos acalentam bem de perto a possibilidade de chegar à final do Jamor, sete anos depois da última presença. Para tal, há que anular a vantagem dos dragões e contrariar a mais que provável entrada avassaladora que Sérgio Conceição, certamente, tem idealizada. Afinal de contas, a Taça é o título possível que resta aos azuis e brancos.

Com quatro presenças na final da prova nas últimas cinco edições, como fez questão de recordar Sérgio Conceição na antevisão ao embate, vários são os problemas do técnico portista para escalar o onze inicial.

Reajustar para triunfar

Às já habituais ausências de Zaidu e Marcano e ainda Samuel Portugal e Fábio Cardoso, Diogo Costa e Evanilson figuram também no lote de indisponíveis. Se o guardião internacional português debela, por agora, uma lesão muscular, o avançado brasileiro é baixa por força da expulsão no empate contra o Famalicão.

Se às baixas clínicas e disciplinar - pelo vermelho visto por Evanilson - forem contabilizados os casos de indisciplina interna que terá assolado o plantel portista, as baixas praticamente duplicam, ainda que por motivos algo diferentes. 

FC Porto
Taça de Portugal Placard 2023/24

Próximos Jogos :
TP: Vitória SC (C) 17/04

ver mais �

Iván Jaime e Jorge Sánchez estão de fora, após a «excessiva boa disposição» no dia seguinte ao empate contra a turma famalicense, sendo que Toni Martínez e André Franco serão ausências por força da quebra no rendimento desportivo apresentado nos últimos meses, mas nem tudo são más notícias.

Pepe está de regresso após cumprir suspensão, enquanto Alan Varela - depois da entrada ao intervalo ante o Fama - será, muito provavelmente, titular, estatuto que também deverá ser a realidade de Cláudio Ramos, João Mário e Galeno.

Do lado minhoto, Álvaro Pacheco vê-se privado de duas das figuras da temporada: João Mendes e Ricardo Mangas. Operado ao tornozelo, o médio ofensivo dos minhotos vai estar afastado seis meses da competição, enquanto o lateral canhoto também deve manter-se de fora, na sequência do contratempo contraído há pouco mais de uma semana, no Dragão.

Desconfiado da baixa forma dos dragões e convicto de que o adversário vai dar prioridade à Prova Rainha, Álvaro Pacheco garantiu que o desafio será diferente dos dois anteriores.

Face às ausências mencionadas, Nuno Santos deve ressurgir nas primeiras opções no lugar de Mendes, tal como Afonso Freitas, na posição habitualmente ocupada por Mangas.

A vantagem é dos dragões, é mínima e promete apimentar um dos duelos mais tradicionais do nosso futebol. A bola rola, a partir das 20h15...

U Quarta, 17 Abril 2024 - 20:15
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
3-1
Mehdi Taremi 26' (g.p.)
Francisco Conceição 45'
Pepê 75'
Afonso Freitas 1'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão2ª Mão
Convocatória
FC Porto
Vitória SC
R Castigos

Evanilson (Expulsão);

Manu Silva (Série Amarelos);

a Lesionados

Iván Marcano (Lesão Joelho);
Zaidu Sanusi (Lesão Joelho);
Fábio Cardoso (Lesão Muscular);
Diogo Costa (Lesão Muscular);

Telmo Arcanjo (Lesão Joelho);
Ricardo Mangas (Lesão Muscular);
João Mendes (Lesão pé esquerdo);
Manu Silva ();

p Restrições
[não há registo]
[não há registo]
R Em risco
[não há registo]
[não há registo]
w Outros convocados
[não há registo]
[não há registo]
Forma
FC Porto
2023/2024
45J
29V
5E
11D
85-39G
Vitória SC
2023/2024
37J
22V
6E
9D
60-38G
A diferença passa por...
FC Porto
Francisco Conceição

Minutos: 243

Golos: 0

Assistências: 1

Performance ZZ: 13.00

Média Performance ZZ: 6.5

Vitória SC
Jota Silva

Minutos: 366

Golos: 3

Assistências: 1

Performance ZZ: 21.00

Média Performance ZZ: 7

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Taça de Portugal Placard 2023/24)

FC PortoVitória SC
713Golos marcados118
71Golos sofridos48
5
Jogos
5
7
7
Golos Marcados
3
8
Sabia que...by playmaker stats
EQUIPAS
  • Na Taça de Portugal, o Vitória SC marcou nos cinco últimos jogos realizados fora de casa
  • O Vitória SC soma três triunfos consecutivos fora de casa
  • Fora de casa, o Vitória SC não perde há cinco jogos
  • Nos sete últimos jogos, o Vitória SC só perdeu um
  • O Vitória SC não perde há dois jogos
  • A última derrota do FC Porto em casa na Taça de Portugal foi em 2018/19: 2-3 frente ao SC Braga
  • Em casa, o FC Porto marca na Taça de Portugal há 24 jogos
  • O FC Porto ganhou os seis últimos jogos realizados em casa na Taça de Portugal
  • O FC Porto marca na Taça de Portugal há 39 jogos
  • Nos 39 últimos jogos realizados na Taça de Portugal, o FC Porto só perdeu um
  • O FC Porto soma 19 vitórias consecutivas na Taça de Portugal
  • O FC Porto não ganhou os dois últimos jogos realizados em casa
  • O FC Porto perdeu três dos seis últimos jogos
  • Nos quatro últimos jogos, o FC Porto só ganhou um
  • O FC Porto não ganha há dois jogos
  • CONFRONTOS
  • A única vez que o Vitória SC não perdeu em casa do FC Porto na Taça de Portugal foi em 1974/75, quando se registou um empate 3-3
  • A última vez que as duas equipas se defrontaram no Estádio do Dragão na Taça de Portugal foi em 2017/18, com vitória dos portistas por 4-0
  • O FC Porto ganhou os quatro últimos jogos realizados frente ao Vitória SC na Taça de Portugal
  • O Vitória SC nunca ganhou em casa do FC Porto na Taça de Portugal: em cinco jogos, soma um empate e quatro derrotas
  • O FC Porto venceu 11 dos 12 últimos jogos realizados frente ao Vitória SC - a exceção foi mesmo o último jogo, há 10 dias
  • As duas equipas defrontam-se pela quarta vez esta época: o FC Porto ganhou os dois jogos realizados em Guimarães (Liga Portugal Betclic e Taça de Portugal), o Vitória SC ganhou no Estádio do Dragão, na Liga Portugal Betclic
  • Na Taça de Portugal, realizaram-se 17 jogos entre as duas equipas, com clara vantagem do FC Porto, que soma 13 vitórias, contra três triunfos do Vitória SC
  • Com o FC Porto como anfitrião, as duas equipas defrontaram-se por 85 vezes, com 66 vitórias dos portistas e cinco triunfos dos vimaranenses
  • FC Porto e Vitória SC defrontaram-se por 180 vezes, com vantagem portista: 118 viórias, contra 25 triunfos dos vimaranenses
  • Fotografias(50)

    Taça de Portugal: FC Porto x Vitória SC
    Taça de Portugal: FC Porto x Vitória SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    rubenferreira87 7
    2024-04-17 15h26m por lvrs1
    Com o Estoril, estávamos a ganhar 3-0 ao intervalo, com o Chaves podia ter saído mais cedo, com o Gil para a Taça podia ter dado 20-25mins ao Kaio, com Portimonense, Casa Pia e Famalicão podia ter dado mais minutos ao Kaio, em vez de sair a 5 minutos do fim (Kaio que em 5 minutos com o Famalicão ganha um penalty), entre outros.

    O Jota é importante, mas chega a um ponto que se nota o cansaço e ganha-se mais com a frescura do Kaio.
    lvrs1
    2024-04-17 15h13m por rubenferreira877
    Amigo em que jogos é que o Jota poderia ter sido poupado?

    É que eu tenho visto o Jota a ser o unico a marcar golos decisivos. . .

    Desde o jogo com o estrela (tirando o jogo da taca com o Gil) o vitoria tem sofrido para ganhar os seus jogos quanto mais para poupar quem quer que seja. . .
    Vitória
    2024-04-17 15h08m por lvrs1
    Depois da saída do André Silva, já com o plantel completo é difícil, fará sem dois dos jogadores mais importantes da equipa, Mangas e João Mendes, por lesão, e com os indubitavelmente dois jogadores mais importantes, Handel e Jota, completamente estourados.

    Aliás, acho inconcebível como, tirando o Diogo Costa que é guarda-redes, apenas Galeno e Pepê do Porto têm mais minutos que o Jota Silva, quando fizeram jogos de competições Europeias. E o Jota participou em 34 jog...ler comentário completo »
    jsilva77
    2024-04-17 12h18m por moumu
    A ver vamos embora os indices de confiança não estejam muito em alto sinceramente não estou a ver o VSC a vencer outra vez no Dragão, quanto aos jogadores afastados já esão dados como excedentários por isso não é por ai que vai alterar muito, problemas é as baixas na defesa mas ao FCP basta o empate, tem que ser para salvar um pouco a época.
    JS
    Sem grandes expetativas
    2024-04-17 12h07m por jsilva77
    A maior mesmo é superar um registo como eu não me lembro, mas . . . A minha memória já não é o que era, que é, 3 jogos seguidos sem vencer no nosso Estádio, na nossa fortaleza, no nosso porto de abrigo . . . E foi aqui que perdemos este campeonato, mais que os jogos fora, foram os inúmeros pontos perdidos em casa que ditaram o nosso afastamento da luta pelo campeonato e / ou CL, o que torna o registo desta época ainda amais miserável.

    Quanto a hoje, e depois do afastam...ler comentário completo »
    DU
    Ultima vez no Jamor há 11 anos??
    2024-04-17 09h48m por dudu_
    Admin, há um erro no texto. "os vitorianos acalentam bem de perto a possibilidade de chegar à final do Jamor, onze anos depois da última presença". Há onze anos foi a última (e única) taça de Portugal vencida, o vitória voltou a ir ao Jamor em 2016/2017, onde perdeu para o Benfica, treinado Rui Vitória aliás, o mesmo técnico que venceu a taça pelo Vitória contra o Benfica.
    Vitoria SC
    2024-04-17 09h40m por rubenferreira877
    Eu acredito que o Vitoria vai passar, entrar muito atentos nos primeiros 15 min pois o porto vai querer mostrar servico e aproveitar os contra ataques para tentar marcar. . .

    Prevejo um 1-2 para o Vitoria.

    Era MUITO importante para o Vitoria quebrado financeiramente garantir a final e uma presenca na Supertaca em Agosto, mas se nao der a epoca ja foi positiva.

    Forca Vitoria, vence por nos.
    Consolação
    2024-04-17 09h36m por Platinum-Returns
    Isso deve ser o que precisa quem escreveu esta peça. Que falta de gosto a criar manchetes, francamente. Para além disso, toda a gente sabe que o vencedor desta eliminatória ainda tem uma final para disputar, portanto não há nenhuma consolação confirmada - duvido que uma potencial final perdida sirva de "consolação" para qualquer uma das partes. A sério, fraco, fraco, fraco. E escreviam há uns tempos que queriam elevar o nível jornalístico do seu staff. . .
    Grito de Revolta
    2024-04-17 09h29m por sadabadabada
    Hoje vai haver grito de revolta e cheira-me haver um 11 com algumas surpresas.
    FC Porto 2 - 0 Vitória SC

    Golos de Gonçalo Borges e Namaso
    FC
    Porto
    2024-04-17 09h07m por Fcpflaw2506
    Já não sei o que esperar desta equipa. Com jeitinho ainda perdemos e somos eliminados hoje. A equipa está sem confiança e de cabeça perdida. Se sofremos primeiro, somos bem capazes de vir embora e fechar a época nem com o 3 lugar. Só peço que aguentem pelo menos o empate que chega para passar. O 11 inicial vai ser o mesmo de sempre tirando o Evanilson que foi expulso e vai ser o Taremi.
    FC PORTO VAI ESTAR PRESENTE NA FINAL
    2024-04-17 08h50m por mario1953
    Nos últimos jogos que o FC Porto, tem realizado, tem vindo a demonstrar muitas carências. Vai disputar no Estádio do Dragão, frente ao Vitória SC, a 2ª. mão das meias-finais da Taça de Portugal Placard. Na visita a Guimarães na 1ª. mão, veio com um resultado de 1-0. Perante a sua massa adepta, oportunidade de a equipa "fumar o cachimbo da Paz", e realizar uma exibição condizente com a qualidade da equipa, e estar presente na final do Jamor. Vamos lá!
    Prognóstico
    2024-04-17 07h27m por tipmaster
    FC Porto 1 vs Vitória SC 1
    Que não envergonhem mais
    2024-04-17 07h21m por Vic-54
    Já só espero que esta equipa não nos envergonhe mais uma vez. Ao menos que consigam o empate. Não vejo a hora de acabar esta época e começar a ver mudanças no meu clube. Estou farto destes jogadores, destes treinadores e destes dirigentes.
    prognóstico
    2024-04-17 02h37m por moumu
    2-1

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    A análise à derrota com o Farense
    Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.