placardpt
Divisão de pontos no São Luís

Das merecidas alegrias à nervosa apatia

E8

Jornada 26, São Luís e uma bela partida. No jogo 200 de Fabrício pelos algarvios, Farense e Rio Ave empataram (1-1). As duas formações proporcionaram um bom espetáculo, dividiram períodos de maior protagonismo e só se podem queixar de si por não chegarem aos três pontos.

Motivos para celebrar

O Rio Ave tentou ter mais bola e jogar mais perto da área contrária, nem sempre com sucesso. Contudo, com o passar do tempo (até à meia hora, sobretudo), tornou-se inepto e inoperante, mostrou-se perro no miolo e ineficaz na exploração dos corredores, também graças à estratégia do Farense.

Os da casa conseguiram acalmar o ímpeto visitante e tornaram-se mais perigosos. Gonçalo Silva quase fez, ainda antes do meio-campo, o golo do ano e Marco Matias foi quem teve mais oportunidades. O golo perspetivava-se e chegou.

Num erro de Adrien, Fabrício, a viver uma noite especial (realizou o jogo 200 ao serviço dos algarvios) teve uma oferta e aproveitou a defesa incompleta de Jhonatan para, com a baliza desprotegida, inaugurar o marcador.

Após o golo, o Rio Ave conseguiu, efetivamente, ter mais bola, mas isso não impossibilitou o Farense de, sempre que possível, partir para o ataque de forma rápida e com perigo. Contudo, depois do descanso, a história do jogo mudou.

Luís Freire promoveu duas alterações e endereçou uma mensagem clara para dentro de campo: era para atacar e, consequentemente, marcar. E foi mesmo do banco que o golo nasceu, pela cabeça de Boateng; Josué deu apoio a Costinha e cruzou para o avançado que saltou do banco e mergulhou para a igualdade. 

O quase

O empate trouxe ao jogo um período algo estranho, situado entre a vontade de chegar à vantagem e a apatia alimentada pelo medo de não pontuar.

Os rioavistas tiveram um par de ocasiões (a de Aziz, em que desliza para a baliza vazia e acaba por cortar a bola, foi escandalosa), mas não chegaram à vantagem. O golo da vitória estava ao virar da esquina, mas faltou qualquer coisa a ambos os conjuntos. Não é justo falar em falta de vontade, mas ficou a ideia que a felicidade estava a um pequeno extra de distância. Apatia? Nervosismo? Satisfação com o singelo ponto? Você decide, caro leitor.

Desta forma, algarvios e vilacondenses marcam passo na luta pela manutenção. O ponto para cada lado não sacia ninguém, mas é um mal menor: o Farense vai para a paragem de seleções na 12ª posição e o Rio Ave no 15º posto.

jogos em destaque
U Sábado, 16 Março 2024 - 18:00
Estádio de São Luís
Miguel Nogueira
1-1
Fabrício Isidoro 31'
Emmanuel Boateng 50'

ESTÁDIO

Estádio de São Luís
Lotação7 000
Medidas102x65m
Inauguração1922
Positivo
Dedo de mister

Além dos 22 jogadores, foi uma boa partida de José Mota e de Luís Freire. No caso do técnico rioavista, soube ler o jogo, perceber o que não foi bem feito na primeira parte, alterou ao intervalo - mais do que a tempo - e disputou o jogo, acabando perto da vitória.

Negativo
Marcou, mas aquele falhanço...

É certo: Boateng marcou e, por um lado, deu um ponto ao Rio Ave num belo gesto técnico. Contudo, há que ver os dois lados: teve uma falha escandalosa, proibida nestas lutas entre equipas a lutar pela manutenção e «roubou» os três pontos aos rioavistas. A partida ficou, inevitavelmente, marcada pelo lance. «E se...»

Forma
Farense
2023/2024
31J
9V
7E
15D
43-48G
Rio Ave
2023/2024
29J
5V
13E
11D
30-39G
O Árbitro

Exibição tranquila de Miguel Nogueira. O árbitro conseguiu passar despercebido - ajudou o facto de não ter grandes lances de dúvida. Foi ao bolso poucas vezes e deixou o jogo correr. Nota positiva.

Fotografias(16)

Liga Portugal Betclic: Farense x Rio Ave
Liga Portugal Betclic: Farense x Rio Ave

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Rio ave
2024-03-17 10h19m por ricardocunha251
Últimos 9 jogos, 7 empates …
palmilha-dentad a
2024-03-17 09h35m por afonsofarense2000
Sou da opinião que deviam manter a 2 divisão norte, centro e sul. Subiam sempre uma equipa de cada região e os campeonatos eram mais diversificados. Por exemplo o Alentejo sem esse modelo nunca terá hipótese de representar
Farense
2024-03-17 09h34m por afonsofarense2000
Quando se marca um golo, devemos sempre procurar fazer o segundo o mais rapidamente possível e não aguentar o resultado ou jogar para o pontinho. . . Assim começa a ficar mais apertado, a sorte é que o Vizela e o Estrela não ganharam.

Não percebo como a equipa passou do 80 ao 8 . . . Cheira a problemas de balneário ou discordâncias com o treinador, porque a 1ª volta foi fenomenal
afonsofarina e zyxw4321
2024-03-16 23h00m por palmilha-dentada
Boas,

Agradecido por responderem ao meu comentário.

Claro que não tenho provas do que escrevi, mas à muito tempo que acompanho o campeonato e basta fazer uma pequena pesquisa e o que tem saído nos meios de comunicação (media).

Que eu tenha conhecimento é muito difícil os clubes do sul (Algarve) façam combinação de resultados, mas já pode ter acontecido.

Quanto à região norte (neste caso clubes da Associação de Braga) é muito mais ...ler comentário completo »
ZY
Palmilha
2024-03-16 21h56m por zyxw4321
Claro que sim, e o Farense e o Portimonense também combinam resultados entre si a toda a hora, é assim que isto funciona, certo?
Palmilha-dentad a
2024-03-16 21h03m por afonsofarinha
Oh sim o Braga e o Gil Vicente iam estar a combinar resultados porque são da mesma associação, até parece que o Braga e o Gil não precisavam de vencer (principalmente o Braga) para garantirem os seus objetivos
Se faz favor desaparece deste site és um troll que só diz porcaria 🤡
Boateng
2024-03-16 20h49m por palmilha-dentada
Boas,

Infelizmente mais dois pontos desperdiçados pelo Sporting Clube Farense.

A margem de "segurança/manobra" está maia apertada, do oitavo lugar ao décimo sexto lugar só existem cinco pontos de diferença.

O que "salvou" o Sporting Clube Farense foi a "azelhice" do Boateng (jogador do Rio Ave F. C. ), que num contra-ataque em vez de rematar, resolveu cortar a bola para fora, parecia um defesa central do Sporting Clube Farense.

...ler comentário completo »
RIo Ave
2024-03-16 20h34m por moumu
Não é mau até porque o Portimonense perdeu e Chaves e Vizela não devem pontuar esta jornada por isso até considero um bom ponto fora.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Oficial
Central brasileiro de saída no final da época
Thiago Silva, defesa central do Chelsea, está de saída do emblema londrino no final da presente temporada. O Chelsea revelou, esta segunda-feira, a intenção do ...
29-04-2024 11:38