placardpt
Benfica vence Estoril Praia

ADN encarnado está de volta

Pequenos e grandes pormenores fazem a diferença entre uma decisão certa ou errada, uma vitória ou uma derrota. Por vezes, até uma letra muda tudo! O Benfica sabe bem que cometeu erros nas últimas duas semanas, marcadas por três jogos infelizes, mas este domingo limpou a imagem e voltou a mostrar o seu ADN vencedor.

Na receção ao Estoril Praia, em duelo da 25ª jornada da Liga Portugal Betclic, a águia conseguiu gerir sem esquecer os três pontos. Valeu a genialidade de Kokçu, uma delícia turca na posição mais adiantada do meio-campo, embora Tiago Gouveia também tenha sido decisivo.

Ainda tremeu um pouco

Com seis alterações em relação ao onze que na última jornada foi humilhado no Dragão (5-0), o Benfica começou desde cedo a tentar convencer os adeptos de que está a caminhar na direção certa. Orkun Kokçu, um dos que manteve a titularidade para esta 25ª jornada, foi o responsável pelo fim dos mais de 200 minutos sem qualquer golo de bola corrida.

Foi ao 15º minuto de jogo que a contratação mais cara da história encarnada assinou um golaço. Kokçu, que já tinha dado o primeiro aviso a Dani Figueira com um livre que por pouco não deu golo, fez as delícias dos adeptos com um remate de primeira ao ângulo mais distante. Execução imaculada!

Kokçu foi o melhor em campo @Kapta+
O que não foi imaculado foi o futebol da equipa da casa durante os minutos que se seguiram. O Estoril Praia passou pelo seu melhor momento e conseguiu alguns períodos de posse prolongada, com a técnica de elementos como Heriberto, Guitane e Mateus Fernandes em evidência. Pelo meio, fez o empate.

Foi Rodrigo Gomes, ala emprestado pelo SC Braga, que colocou a bola dentro da baliza com um potente remate de primeira. Num domingo em que todos os detalhes contam, destaca-se nesse lance uma abordagem deficiente de Trubin, que fez um trabalho incompleto na tentativa de limpar o cruzamento de Heriberto e, assim, ofereceu o ouro ao adversário.

@Kapta+

Gouveia tinha a solução

Para quem está familiarizado com a lei do ex no futebol, não houve qualquer surpresa ao ver Tiago Gouveia resolver a favor do Benfica.

No jogo em que foi titular apenas pela segunda vez desde que regressou do empréstimo ao Estoril, o extremo tranquilizou os adeptos ao assistir o golo de Marcos Leonardo no último lance da primeira parte. Teve o golo ao seu alcance, mas não foi egoísta e preferiu servir o colega de ataque. Já na segunda parte, Gouveia trabalhou ainda melhor para fugir a todas as camisolas amarelas no seu caminho e finalizou o 3-1. 

Tiago Gouveia marcou e assistiu @Kapta+
Com a equipa de Vasco Seabra cada vez mais longe do jogo, o Benfica geriu, aproximando-se ocasionalmente de ampliar ainda mais. Marcos Leonardo, titular pela primeira vez com a camisola do Benfica, esteve pertíssimo de fazer o bis num lance que teve Aursnes como protagonista, mas não conseguiu bater o guarda-redes. Foi depois derrubado por Mangala, mas o árbitro explicou à Luz que «não houve infração».

O ritmo de jogo foi descendo à medida que o relógio avançou. Em certos momentos, o Estoril aproveitou isso para tentar ferir a águia e reentrar no jogo, mas por duas vezes esbarrou em Trubin, que se redimiu com grandes defesas perante Marqués e Guitane. João Neves entrou e quase fechou a noite com um belo golo, mas o 3-1 durou até ao apito final.

U Domingo, 10 Março 2024 - 20:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Manuel Oliveira
3-1
Orkun Kökçü 15'
Marcos Leonardo 45'
Tiago Gouveia 49'
Rodrigo Gomes 22'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 25
A Chave

Minuto 45+2: Marcos Leonardo colocou o Benfica na frente do marcador mesmo em cima do intervalo.

O Árbitro

Explicou a todo o estádio que «não houve infração» de Mangala sobre Marcos Leonardo, mas ninguém ficou totalmente convencido de que não era lance para penálti...

O Melhor
Delícia turca

Com Rafa Silva a descansar, Orkun Kokçu assumiu a posição 10 e assinou uma exibição de melhor em campo. Desbloqueou o jogo muito cedo com um dos melhores golos do fim de semana e manteve o nível durante quase toda a partida. Também assistiu Tiago Gouveia.

O Pior
Pouca luta

É verdade que Trubin ainda apareceu no jogo com um par de boas defesas, mas não se pode dizer que o Estoril Praia tenha estado à altura do Benfica na segunda parte. A equipa da casa tinha a vantagem e conseguiu guardá-la com gestão de esforço e de peças, porque a oposição permitiu.

Forma
Benfica
2023/2024
43J
28V
8E
7D
91-43G
Estoril Praia
2023/2024
34J
12V
6E
16D
62-59G
Sabia que...by playmaker stats
16 jornadas depois, desde a vitória no Dragão (0-1), o Estoril regressa ao lugar de play-off.

Neste período, os 'canarinhos' registaram 5 das 6 vitórias na Liga Betclic 23/24. Contudo só venceram 1 das últimas 10 jornadas (1V, 2E, 7D).
Benfica continua invicto em casa a contar para a Liga Betclic 2023/24.

Águias (11V, 2E) e leões (12V) são as únicas equipas invictas em casa no campeonato nacional.
Há 2 anos que Tiago Gouveia não marcava e assistia na mesma partida, a primeira pela equipa principal do Benfica:
2024 vs Estoril [SLB], Liga Portuguesa
2022 vs Académica [Benfica B], Segunda Liga
Há 11 jogos consecutivos que as águias marcam 2+ golos na Luz.

No total de 21 jogos em casa, os encarnados marcaram 52 golos (2,48 G/J)
O Benfica está invicto há 56 jogos consecutivos frente ao Estoril (33 vitórias e 13 empates)
Quatro jogos depois, o Benfica regressa às vitórias.

As águias somam a 28.ª vitória nesta temporada e chegaram aos 91 golos marcados.

Fotografias(26)

Liga Portugal Betclic: SL Benfica x GD Estoril Praia
Liga Portugal Betclic: SL Benfica x GD Estoril Praia

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ADN?
2024-03-13 12h16m por DietmarVonKrieg
Sai um deputado para o Benfica xD
MisticaEncarnad a
2024-03-11 22h18m por Sporting_Adepto_1906
Neste momento eu acho tanto o Sporting como o Benfica podem ser Campeões

O Sporting ainda tem 1 Jogo a menos mas tem de o ganhar e não vai ser 1 jogo fácil contra o Famalicão
BenfiquIsta_N10
2024-03-11 22h09m por Sporting_Adepto_1906
Eu não levo a mal

Eu só estava a falar com o user MisticaEncarnada
Sporting_Adepto _1906
2024-03-11 21h34m por Benfiquista_N10
Não leves a mal o que vou dizer mas tu e as tuas perguntas constantes, fazem me lembrar as crianças que estão sistematicamente a fazer perguntas aborrecidas. . .

Cada toni
2024-03-11 21h29m por Benfiquista_N10
Por aqui, credo, sai um cão raivoso para entrar tonis. . .

Um vem armado em campeão dizendo que os benfiquistas não aceitam bem os erros, porque nos outros campos, as pessoas aceitam. . . Vem outro armado em campeão dos pequenos achando sempre que o Benfica fez um jogo mau, para não admitir que aquilo foi incompetência pura (ou talvez não :), diz que o Benfica não jogou nada, na cabeça deste user, o Benfica nunca joga bem faz me lembrar outro user maluco que por aqui and...ler comentário completo »
MisticaEncarnad a
2024-03-11 21h12m por Sporting_Adepto_1906
Sobre o jogo em atraso do Sporting não achas estranho ter sido o único jogo adiado nessa jornada?
danimoura
2024-03-11 21h01m por AngelEyes
Sim, porque toda a gente aceita bem erros destes, exceto os benfiquistas. Esses são umas bestas.
MisticaEncarnad a
2024-03-11 20h24m por Sporting_Adepto_1906
Sim é verdade

O Sporting ainda tem 1 Jogo a menos mas tem de o ganhar
Benfiquistas
2024-03-11 19h16m por danimoura
Mais uma vez, não conseguem aceitar um erro quando eles são os prejudicados. Ainda me lembro no ano passado contra o Vizela num lance muito idêntico a este, o árbitro também não marcou falta (erradamente, tal como ontem), porque considerou que o contacto é feito já depois do jogador rematar. No ano passado disse que ficou um penalti por assinalar contra o Benfica, ontem ficou um penalti (claríssimo) por assinalar contra o Estoril. A diferença é que a análise às arbitragens, num caso foi...ler comentário completo »
Cont.
2024-03-11 18h48m por MisticaEncarnada
Neste momento penso que é 65/35 para o Sporting por causa da pontuação. Isto é, o Benfica não depende de si para ser campeão, uma vez que pode ganhar todos os jogos e acabar em 2⁰ lugar.
Se, por ventura, tivessem os mesmos pontos, aí para mim era 50/50.
Sporting_Adepto _1906
2024-03-11 18h45m por MisticaEncarnada
Sporting. Pode ficar 4 pontos à frente em vez de 1, já que tem um jogo a menos, e o Benfica tem tremido muito, razão pela qual um empate num jogo qualquer não é de estranhar.
Ainda assim acredito que o Benfica seja campeão mas provavelmente tem de ganhar os jogos todos e esperar que o Sporting ao menos perca mais 2 pontos num jogo qualquer.
Rotação Schmidt
2024-03-11 18h35m por BurroDeBancada
Espero que meta na cabecinha que o Di María e o Rafa, apesar de bons jogadores e obviamente importantes para a equipa, não são uns deuses que não podem ser abancados. O Di María está velho e o Rafa nunca foi craque, por isso não há quaisquer razão para jogarem todos os jogos e fazerem sempre 90m. Simplesmente não têm essa qualidade e importância. Ontem viu-se que Kokçu a 10 é de noite para o dia, Gouveia foi queimado no banco esta época toda, Marcos devia ser titular já há umas boas sema...ler comentário completo »
MisticaEncarnad a
2024-03-11 18h28m por Sporting_Adepto_1906
Quem é que achas que tem mais hipóteses de ser Campeão?
O Sporting ou o Benfica?
MisticaEncarnad a
2024-03-11 18h27m por Sporting_Adepto_1906
Sim o Porto esta a lutar pelo Título

Sim tens razão em tudo o que disses te
TE
rubenferreira87 7
2024-03-11 18h20m por Telpecrist
Como é que esta decisão é um erro? Um erro implica que lhe escapou qualquer coisa, ou percebeu mal, ou não tinha a informação toda.

Enfiar os pitons no adversário é falta, as imagens mostram de forma mais do que clara o jogador a atingir o adversário, o VAR viu e chamou-o, ele viu as imagens todas as vezes que quis. E no entanto tomou uma decisão que contraria as regras.
Ora, sendo um árbitro profissional, vou assumir que ele sabe as regras do futebol, e que não ...ler comentário completo »
Sporting_Adepto _1906
2024-03-11 17h45m por MisticaEncarnada
A lutar pelo título estão eles, eu não acredito é que o ganhem.
Na semana passada disse que não acreditava que o Porto não ultrapassa o Sporting e mantenho . Faltavam 11 jogos ao Sporting, agora faltam 10. Se o Sporting ganhar 7 jogos e perder 3 nunca é ultrapassado pelo Porto. Por isso eu continuo a não acreditar que o Porto é campeão.
Se o Sporting ou o Benfica são campeões é outra questão. Ou se o Porto ultrapassa o Benfica também admito que possa acontecer. Agora, que o Sporting acabe atrás do Porto eu não acredito.
rubenferreira87 7
2024-03-11 14h23m por B1TW
acreditaria nisso se o lance apenas tivesse sido visto pelo arbitro em tempo real e nao houvesse VAR. Pronto, nao viu, foi um lance rapido, ok.

o VAR avisou-o. Ele foi ver. Viu a repeticao em tempo normal. Viu a meia velocidade. Viu tds os angulos. Viu frames. A nao ser que seja legalmente cego, nao marcou pq nao quis.
rubenferreira87 7
2024-03-11 13h19m por AngelEyes
Ele difama-se a si próprio.
Futebol
2024-03-11 13h01m por Sporting_Adepto_1906
Erros de arbitragem vai haver sempre e nunca ninguém vai estar satisfeito

Com VAR ou sem VAR vai haver sempre polémica na arbitragem
rubenferreira87 7
2024-03-11 12h59m por Sporting_Adepto_1906
O Futebol em Portugal vai ser sempre assim

É mais fácil falar da arbitragem

Não há nada a fazer
AngelEyes
2024-03-11 12h47m por rubenferreira877
Os erros podem acontecer, e as intrepretacoes tambem. . . se dizes que uma pessoa erra prepositadamente tens de o provar, casa contrario estas a difamar um profissional.

Os erros acontecem a todos. . .
Sporting_Adepto _1906
2024-03-11 12h46m por rubenferreira877
Mas o que me incomoda mais é os clubes (treinadores, jogadores, dirigentes) usarem erros de arbitros para esconder exibicoes horriveis. . gostava que quem critica a arbitragem fosse tam exigente com ele proprio como e com os arbitros. . . .
rubenferreira87 7
2024-03-11 12h11m por Sporting_Adepto_1906
Sim é verdade

Todos são beneficiados e prejudicados

Mesmo com o VAR vai haver sempre problemas com a arbitragem e lances polémicos
rubenferreira87 7
2024-03-11 12h04m por AngelEyes
Quando falas de erros, estás a falar também daqueles que são propositados? É que o de ontem pareceu-me exatamente isso. É a única explicação que me vem à cabeça para um árbitro profissional não assinalar aquele penálti depois de ter acesso a imagens claras e explícitas.
Sporting_adepto _1986
2024-03-11 11h47m por rubenferreira877
Assim como TODOS os clubes o são…

São ERROS e isso acontece a todos os clubes… curiosamente se fores a fazer os cálculos os 3 grandes são beneficiados MUITO mais vezes que quanto são prejudicados…

Quando se fala em roubo dá-se a entender que os árbitros são todos gatunos e que não tem direito a erro…. Incrível que todos erram mas os únicos que não podem errar são os árbitros… deve ser fácil arbitrar direto do sofá de casa. . ou então na tasca a beber uma jolas fr...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Artur Jorge, técnico do Botafogo, após a vitória diante do Flamengo (2-0) foi questionado sobre a fadiga de um dos mais experientes do plantel - Damián Suárez - e a ...