placardpt
Minhotos vivos na luta pela manutenção

Banco da salvação em Vizela

O Vizela está vivo na luta pela manutenção. Os minhotos venceram o Farense por 2-1 e saíram do último lugar do campeonato, chegando aos 21 pontos e ultrapassando o Chaves na tabela classificativa. Os vizelenses foram melhores ao longo de quase todo o primeiro tempo, mas um erro de Domingos Quina levou a equipa em desvantagem para o intervalo. Rúben de la Barrera lançou Petrov ao intervalo e Soro à hora de jogo, e os suplentes remontaram a partida. Petrov assinou uma obra de arte e Soro, na transpiração, conseguiu o segundo golo já perto do fim. 

O Farense continuou na barreira dos 26 pontos, mais perto dos lugares de descida, mas ainda respira fundo, dada a quantidade de equipas que se encontram abaixo na tabela. 

Tudo mal para uns, tudo bem para outros

Como já é apanágio, o Vizela entrou forte na partida, sendo que era também a equipa mais necessitada de pontos nesta fase da época. Entrada pressionante e ofensiva, com várias bolas paradas e sempre fieis à ideia da equipa: jogo desde trás, ligando por dentro e projetando os extremos ou laterais que apareçam por fora. Essende, a procurar a profundidade, viu a cara de Ricardo Velho negar-lhe o golo inaugural, ainda no minuto seis. O guardião ficou maltratado e o jogo foi interrompido uns momentos.

Zé Luís marcou o primeiro @Kapta+

A superioridade, por si só, não dá pontos, e esse tem sido o principal calcanhar de Aquiles dos vizelenses, dado o seu registo de três vitórias em 24 jogos. O Farense aproveitou uma displicência de Quina, que se colocou em caminhos apertados com a equipa descompensada, e inaugurou o marcador perto dos 20 minutos. Fabrício recuperou, lançou Pastor solto no corredor direito e o lateral brasileiro cruzou para Zé Luís repetir a dose que já tinha feito mossa em Alvalade. Uma cabeçada forte e colocada inaugurou o marcador em Vizela, que deu mais um tiro no pé nas suas aspirações pela manutenção - algo já admitido pelo técnico Rúben de la Barrera.

Os vizelenses não abalaram com o golo sofrido e continuaram por cima na partida. A equipa continuava a levar avante o seu jogo posicional e a chegar às imediações da área dos Leões de Faro, mas sem sucesso na grande maioria das vezes. Muitos cruzamentos, muitas bolas paradas - goleada de 7-0 em cantos - mas Ricardo Velho sem muito trabalho. Lokilo (um dos mais irreverentes do lado do Vizela) atirou ao lado um remate colocado, Quina atirou ao poste na ocasião mais flagrante do primeiro tempo e Tomás Silva testou a atenção do guardião adversário, de meia distância. 

A impaciência dos adeptos minhotos traduzia-se em assobios. 

Vivos! 

Rúben de la Barrera lançou Petrov ao intervalo, para o lugar de Domingos Quina, colocando um homem mais possante no ataque e preterindo o menos inspirado em campo. A partida recomeçou amorfa, tal como o tempo, que trouxe a chuva de volta a Vizela. Pouca criatividade, tudo encaixado e o Farense confortável. Petrov, com uma arrancada pelo corredor esquerdo, seguida de um cruzamento, obrigou Velho a intervir.

O Vizela continuou a mexer no primeiro quarto de hora do segundo tempo, com vista a alterar o jogo, muito atado, e o marcador, que parecia só desatar com uma jogada individual ou uma bola parada, dada a inoperância das equipas. É aí que entra Sava Petrov. O sérvio recebeu do corredor esquerdo, deixou um homem para trás e voilá! Petrov colocou a bola onde mora a coruja e relançou o jogo com um golaço.

O golo galvanizou os vizelenses que partiram para cima do Farense e disputaram cada lance como se do último se tratasse. Os adeptos, até então muito protestantes, uniram-se aos intervenientes e trouxeram a equipa para a frente. O resultado? Remontada. Entendimento perfeito entre Samu e Lacava num livre lateral, com o venezuelano a atirar à figura do guardião do Farense, e Soro, na ressaca, a empurrar a bola para o fundo das redes. 

Até ao fim, o Vizela não recuou e acabou o jogo no meio-campo ofensivo do Farense, que mostrou-se pouco capaz de mudar o que quer que fosse na partida.

jogos em destaque
U Sábado, 09 Março 2024 - 15:30
Estádio do Futebol Clube de Vizela
Bruno José Costa
2-1
Sava Petrov 72'
Alberto Soro 85'
Zé Luís 17'

ESTÁDIO

Estádio do Futebol Clube de Vizela
Lotação6 000
Medidas105x68
Inauguração1989
Positivo
Como lhe pegas, Petrov!

A recuperação vizelense surgiu com um golaço do avançado sérvio. Saiu do banco ao intervalo e revolucionou o jogo dos minhotos. Pela esquerda, trouxe a equipa para a frente e fez uma obra de arte. 

Negativo
Tração-atrás não resultou

O Farense marcou o golo... e pouco mais fez. A equipa foi recuando muito ao longo do jogo e deu a iniciativa ao Vizela. Perdeu no final, muito por culpa própria.

Forma
FC Vizela
2023/2024
31J
8V
9E
14D
32-53G
Farense
2023/2024
30J
9V
6E
15D
42-47G
O Árbitro

Boa arbitragem de Bruno José Costa. Sempre perto dos lances e sem grandes casos flagrantes. Geriu bem alguns conflitos que foram aparecendo.

Fotografias(18)

Liga Portugal Betclic: Vizela x Farense
Liga Portugal Betclic: Vizela x Farense

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Vizela
2024-03-10 08h23m por moumu
Boa reviravolta e ainda está tudo em aberto na luta pela manutenção.
Fc Vizela
2024-03-09 23h06m por pacheco96
Jogos em casa pra ganhar sim ou sim! Fora penso que uns 4 pts serao suficientes, que falta faz o bruno wilson. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...