placardpt
    Golos surgiram na segunda parte

    Adeus: emocionante, amargo e incerto como sempre

    E0

    Sozinho, emocionado, defronte para a orgulhosa bancada dos Arcos, Guga deixou uma imagem que ficará gravada na história da 19.ª jornada. De saída, o último adeus a Vila de Conde, incerto até ao fim, ficou marcado, em campo, pelo empate a uma bola (1-1).

    O primeiro tempo — sobretudo a primeira meia hora — não foi de lamentos para quem atrasado chegou. Num ritmo demasiado moderado, houve vontade de atacar e chegar ao golo, mas faltou o acerto. A destacar, o flanco direito do Estoril: Rodrigo Gomes e Rafik Guitane, intratáveis. Tantas vezes elogiados, são dois criativos descaídos para a direita; rápidos, inteligentes, desequilibradores de drible curto. Autênticos faróis canarinhos em momentos de maior penumbra.

    Mesmo ausente, o capitão embala

    Ultrapassada a meia hora, mais agitamento. Em duas jogadas artilhadas pela direita rioavista, Boateng e Aziz, em zonas privilegiadas, de tiro, obrigaram o apanha-bolas a aquecer. Na resposta, com maior acerto, Marqués atirou ao alvo, mas a atenção de Jhonatan impediu festejos forasteiros.

    Mal sabiam, os 3058 adeptos presentes no Estádio dos Arcos, que o momento de maior emoção ia chegar ao intervalo. Fora da ficha de jogo, Guga subiu ao relvado no descanso para, visivelmente emocionado, despedir-se dos vilacondenses — está de saída. Na resposta, lógica ovação.

    O adeus do até então capitão, pelos vistos, moralizou os colegas. Entraram melhor, mais possantes e confiantes, com processos mais rápidos. Toda a ação tem uma consequência e a desta mudança de atitude foi o golo. Livre de Patrick cobrado com força; Carné defendeu para a frente e Boateng agradeceu.

    Não há adeus que não amargue

    Vantagem caseira a mais de meia hora do fim. Com o decorrer do encontro, os dois conjuntos tiveram oportunidades e o jogo mostrou-se demasiado incerto para qualquer tipo de previsão. A correr atrás do prejuízo, o Estoril puxou dos maiores trunfos. Rodrigo ameaçou e Rafik acabou por assistir. Na direita, lançou Heriberto, recém-entrado, arrancou e chutou cruzado, para o empate.

    Com o empate, o jogo ascendeu à plenitude das suas capacidades. Muito perigo em ambas as áreas e emoção ao rubro, mas o nó do empate não desatou. No final das contas, um ponto para cada lado; o Rio Ave mantém o 16º lugar e o Estoril sobe ao, ainda perigoso, 14º.

    jogos em destaque
    U Quarta, 31 Janeiro 2024 - 18:45
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Bruno Vieira
    1-1
    Emmanuel Boateng 56'
    Heriberto Tavares 85'

    ESTÁDIO

    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    Positivo
    Primeiro golo desbloqueador

    O tento de Boateng foi essencial para desatar o nó (que voltou a ser atado, perto do fim). Mexeu com o marcador, obrigou o Estoril a subir no terreno e abriu mais espaços. Mais importante que tudo, trouxe emoção a um jogo que até então estava algo monótono.

    Negativo
    Demasiado amarelo

    Não, não estamos a falar dos canarinhos. Na ausência de um ponto verdadeiramente negativo, há que salientar o menos bom. Bruno Vieira estava de mão leve e não teve problema em demonstrar cartões. Demasiados, diga-se.

    Forma
    Rio Ave
    2023/2024
    22J
    4V
    8E
    10D
    24-33G
    Estoril Praia
    2023/2024
    28J
    11V
    5E
    12D
    54-45G
    O Árbitro

    Não podemos dizer que Bruno Vieira sai de Vila do Conde com nota negativa, mas está longe de ser uma convincente positiva. Antes do apito inicial, mostrou-se sorridente, a conversar com os jogadores. No campo, acabou por parar demasiadas vezes o jogo e mostrou uma quantidade algo excessiva de amarelos (sete). 

    Fotografias(15)

    Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Estoril
    Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Estoril
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    ESTORIL PRAIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Técnico insatisfeito com empate
    Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, analisou o empate diante do Sporting (2-2) numa partida em que os portistas deixaram escapar a vantagem de dois golos num ...