placardpt
Estoril Praia elimina Benfica da Taça da Liga

Inédito!

2024/01/24 21:59

Novo dia em Leiria, nova meia-final da Allianz Cup. No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Benfica e Estoril Praia defrontaram-se, empataram no tempo regulamentar, mas, nas grandes penalidade foram mesmo os canarinhos a levar a melhor no duelo.

Esta será uma presença inédita na final da Taça da Liga, depois de deixarem para trás o FC Porto na fase de grupos e, agora, as águias. O adversário? O SC Braga.

João Neves e Petar Musa foram as novidades no onze titular escolhido por Roger Schmidt, enquanto Vasco Seabra optou por chamar Dani Figueira, Mangala, Wagner Pina, Heriberto e Cassiano.

Pressão acumulada e pontaria desafinada

A primeira parte acumulou um pouco de tudo. Desde Koba Koindredi a driblar os defesas adversários até à área, os cruzamentos milimétricos do pé esquerdo de Ángel Di María, «tiro ao alvo» e, ainda, Rafik Guitane.

Há algo a que se tem de dar métido após os primeiros 45 minutos - sendo que isto também tem sido bem visível no decorrer da temporada: o Estoril Praia mostra-se «a jogar em casa» sempre que apanha uma defesa mais subida no terreno e algo desorganizada (algo que aconteceu no Benfica).

Morato continuou a jogar adaptado à lateral e isso tem causado vários problemas nas transições das águias. Essa falta de «segurança» do brasileiro na posição refletiu-se no golo marcado pelos canarinhos e mesmo no tal drible à Diego Armando de Koindredi que já referimos. 

No meio de tudo isto, Rafik Guitane fez mais uma vítima, depois de uma bela jogada de entrosamento dos comandados de Vasco Seabra na ala esquerda. A partir daqui, subiu o Benfica.

Mais velocidade, mais criatividade (oferecida por João Neves e Ángel Di María), mas pouca sssetividade. Os inimigos? Dani Figueira e a falta de pontaria à baliza. Musa esteve algo desligado e isso influenciou o setor ofensivo da turma da Luz.

Pressão - Parte II

A chama do Benfica reacendeu na segunda metade do encontro. Já que falámos em bom entrosamento do Estoril Praia na jogada que originou o golo de Rafik Guitane, há que fazer o mesmo sobre o tento certeiro de Nicolás Otamendi. Depois de várias tentativas de almejar a baliza e bater Dani Figueira, foi o central argentino a aparecer para dar uma nova vida às águias.

Toada ofensiva plena e grande domínio da posse de bola por parte dos comandados de Roger Schmidt. No entanto, a tarefa defensiva do Estoril Praia ia sendo bem cumprida dentro do possível. Que grande segunda parte.

Marcos Leonardo foi chamado a jogo e deu outra mobilidade ao ataque benfiquista, tendo ainda criado perigo, poucos minutos após a sua entrada em campo.

Minutos finais. Pressão imensa e já pouca cabeça em campo, parte a parte. Ritmo frenético no relvado. Seguiu-se a lotaria. Marcos Leonardo falhou, João Marques também, mas, na decisão, Tomás Araújo não conseguiu e Bernardo Vital não vacilou. É inédito. É a primeira vez. Estoril Praia na final da Taça da Liga!

U Quarta, 24 Janeiro 2024 - 19:45
Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Cláudio Pereira
1-1
Nicolás Otamendi 59'
Rafik Guitane 16'
Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Lotação23 888
Medidas105x68
Inauguração1958
FaseMeias-Finais
Lances Capitais
16´
GOLO Estoril Praia!
Rafik Guitane marca
Rafik Guitane marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
59´
GOLO Benfica!
Nicolás Otamendi marca
Nicolás Otamendi marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Nicolás Otamendi marcou o seu 4º golo na equipa (155 jogos)
A Chave

Golo de Rafik Guitane - deu esperança ao Estoril Praia, mas, também, fez o Benfica correr. Originou um grande ritmo na partida com as equipas a mostrarem querer mais do que estava a ser feito.

O Árbitro

Deixou jogar, mas, na segunda parte, apertou mais o critério. Algo benevolente em alguns lances, mas, de resto, pouco a apontar a Cláudio Pereira.

O Melhor
Estoril Praia em alta pressão

Há algo a que se tem de dar mérito, independentemente do resultado deste encontro. O Estoril Praia atua muito bem aquando da pressão alta na primeira zona de construção do adversário e, em Leiria, refletiu-o diante do Benfica.

O Pior
Entrada do Benfica

Os minutos iniciais do Benfica em jogo deixaram algo a desejar. Alguma desconcentração e desorganização defensiva demonstrou alguma fragilidade das águias que o Estoril Praia, eventualmente, conseguiu aproveitar.

Forma
Benfica
2023/2024
31J
21V
5E
5D
62-27G
Estoril Praia
2023/2024
26J
11V
3E
12D
52-43G
Sabia que...by playmaker stats
O Estoril é a 11.ª equipa a disputar a final da Taça da Liga
O Estoril faz história: é a 1.ª vez que está na final da Taça da Liga

Fotografias(39)

Allianz Cup: Benfica x Estoril - Meia Final
Allianz Cup: Benfica x Estoril - Meia Final
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
AndreyArshavin2 3
2024-01-26 20h27m por Maxaqueen
Agora é a minha vez de fazer um PS.
PS: https://www. record. pt/futebol/futebol-nacional/li ga-betclic/benfica/detalhe/raf ik-guitane-agrada-ao-benfica-m as-segue-sem-ser-prioritario
MisticaEncarnad a
2024-01-26 18h14m por ricardolouromartins
É mais um prego no caixão, porque na realidade a Taça da Liga nem faz sentido existir, tendo em conta que os pressupostos da sua criação já não existem. MAs honestamente choca-me mais a Supertaça a 4.
AndreyArshavin2 3
2024-01-26 15h33m por MisticaEncarnada
Para que é que queres o Guitane para ontem?
Mesmo que, no limite, Di Maria e Rafa saiam, só em Rollheiser, Neres e João Mário tens os prováveis 3 titulares da próxima época para as posições atrás do PL. E ainda há Kokçu que joga fora de posição porque ele é um MOF. E ainda há Aursnes, que se chegar um LD e um box-to-box que o Schmidt goste, vai ser opção para essas posições.
E há Gouveia, Schjelderup, Prestianni(???).
E não sabemos se o Di Maria e o Rafa saem m...ler comentário completo »
AndreyArshavin2 3
2024-01-26 14h54m por Maxaqueen
Esse PS é irrelevante.
Pode não fazer sentido na mesma e a decisão questionável.
AndreyArshavin2 3
2024-01-26 14h52m por Maxaqueen
Mesmo tirando esses, acha que os restantes não chegam?
Chegaram Rollheiser e Prestianni, há Neres, há Tiago Gouveia e não esquecer os emprestados como o Schjelderup e jogadores que não sendo extremos podem jogar nessas posições como João Mário.

Se isto não chega, então, mais parecem os tempos do Jesus que os plantéis dele tinham sempre camionetas de extremos.
BenficaMundial
2024-01-26 13h29m por MisticaEncarnada
Fica descansado com a lotação da final, eles dão bilhetes aos amigos, aparece lá a família toda do pessoal da Federação, da Liga, por aí fora. O estádio vai estar compostinho XD

Falando a sério, gostaria que o estádio estivesse cheio, metade de vermelho e outra metade de amarelo, mas de adeptos dos clubes mesmo, não convidados como eu disse acima.
Benfica vs Estoril
2024-01-26 13h25m por MisticaEncarnada
O jogo não foi mau, e não foi bom, exigia-se mais. O Benfica tem entrado a adormecer nos jogos, não se percebe a insistência no Kokçu num meio campo a dois e depois andar o desgraçado a correr e a fazer o miolo do meio campo sozinho porque o Turco é um MOF, não se percebe que jogadores andem a rastejar a partir dos 50 ou 60 ou até jogos inteiros tenham lugar cativo em campo durante 90 minutos.
Não se percebe como se goza com a cara de um jogador ao dizer que está em excelente forma...ler comentário completo »
Sporting_Verde_ 1906 e ricardolouromar tin
2024-01-26 13h12m por MisticaEncarnada
A questão é que eu penso que querem reduzir a Taça da Liga a 4 equipas. Ora, se isto for aprovado algum dia, não é gozar com os Estoril's desta vida?
Sporting_Verde_ 1906 e MisticaEncarnad a
2024-01-26 10h07m por ricardolouromartins
Não existem competições em que seja impossível qualquer clube que nele participe ganhar a competição. Em qualquer modalidade, em qualquer competição, os mais ricos são sempre os mais fortes e os mais fortes ganham quase sempre, depois há surpresas.
Sporting_Verde_ 1906
2024-01-25 20h56m por MisticaEncarnada
Eu também fiquei surpreendido por a final não ser Benfica vs Sporting mas é mesmo por isto acontecer que a competição deve ter um formato que não impeça outros clubes de ganhar a competição ou de chegar à final.
Para mim a competição deveria ter ao menos 16 clubes com sorteios puros logo na fase de grupos porque assim um clube do meio da tabela tinha uma maior probabilidade de ir mais longe na competição.
Taça da Liga
2024-01-25 18h37m por MisticaEncarnada
E ainda querem mudar o formato. . . está mais que visto que com mais clubes há maior probabilidade de a taça ir mais vezes para clubes que não os 3 maiores em Portugal.
VAR
2024-01-25 16h32m por ricardolouromartins
Uma questão pertinente prende-se com a suposta nova ferramenta do VAR, de explicar a decisão aos adeptos, que seria testada também na Taça da Liga. Tanto num jogo como noutro o VAR interveio, em decisões até de penalti e nada. . .
Ridículo e patético
2024-01-25 15h17m por JHendrix
O Benfica tem dois médios de classe mundial, Kokçu e Aursnes, e o Roger Rabbit mete-os a jogar adaptados, porque não contratou um lateral direito além do Bah e insiste com o João Mário que joga a passo (até mete dó). Irrita-me profundamente tudo isto. O ataque Di Maria que vai jogando a espaços, não aguenta os 90 minutos, mas o Roger Rabbit insiste em mantê-lo em campo até ao fim.
O Rafa é a vergonha de sempre a finalizar. Anos e anos a aturar isto. Até o Otamendi finaliza melh...ler comentário completo »
O pessoal
2024-01-25 15h05m por Ispeaksempolemicas
Já devia saber pelo histórico que Roger é um treinador razoável, treinou o Salzburg 2 anos onde ganha 1 campeonato, treina o Leverkusen 3 anos (4°, 3° e 12° lugares) depois no Beijing Guan mais 3 anos (9°, 4°, 2° lugares) e no PSV com dois segundos lugares. Portanto é um treinador que para além do Benfica ganha só mais um campeonato no Salzburgo onde já eram a equipa dominante de lá e nem sequer ganhou no outro. Quanto a participações europeias logo à primeira é eliminado na Q2 da champions ...ler comentário completo »
AndreyArshavin2 3
2024-01-25 14h47m por Maxaqueen
Sim, porque o que mais falta ao Benfica são extremos. . .
Acabaram de contratar 2 argentinos e ainda têm gente cedida, por isso, não me parece ser essa a grande prioridade do Benfica neste momento.
Rafik Guitane
2024-01-25 14h37m por orgulhovermelho
Já falam que pode estar fechado para a próxima temporada no Benfica. Esperemos que se confirme. O problema é que com este treinador jogam sempre os mesmos.
FFZ, Maradona1906 e diogofcp28
2024-01-25 10h09m por redlegion
Há aqui alguma confusão, mas ajudo a explicar.
O boicote à Taça da Liga vem essencialmente das claques, pois discordam da possibilidade de levar a competição para o estrangeiro, além dos pedidos de identificação dos adeptos pela Liga como requisito para a venda dos ingressos, algo que também levou os Diabos Vermelhos e a Torcida Verde a fazer boicote ao jogos.
No sábado não haverá claques, mas outros adeptos irão ao jogo, mas não creio que se chegue sequer aos 6 mil que estiveram no Algarve para ver a final com o Moreirense.
Quanto à Taça da Liga
2024-01-25 10h04m por ricardolouromartins
Mais um ponto: Que se calem de vez com a taça programada para os grandes. No futebol são 11 contra 11, sendo as regras iguais para todos, é justo. Passa só o primeiro, ganhem em campo para serem primeiros como fez o Estoril. O Porto ficou pela fase de grupos, Benfica e Sporting não passaram as meias-finais, ambos elminaram os grandes porque foram melhores ou mais eficazes. Todas as competições os melhores ganham quase sempre e as competições da UEFA estão muito mais construidas para os ...ler comentário completo »
Sorte ou azar
2024-01-25 09h59m por ricardolouromartins
A sorte e o azar existem, mas recuso a considerar que a falta de eficácia de Sporting e Benfica sejam sorte ou azar, a falta de eficáceia é falta de concentração, de jeito, ou de interesse, não sorte ou azar. Sporting e Benfica foram a Leiria fazer figuras tristes a falhar golos como amadores.
Dia muito triste. . .
2024-01-25 09h31m por AmoFutebolAmoSLB
Este é sem duvida um dia muito triste para quem gosta de futebol, e para os SLB's em particular. . . e não porque perdemos ontem um acesso à final, porque mais finais virão que poderemos jogar e perder ou ganhar.

Faz hoje precisamente 20 anos daquela fatídica noite, em que estava ainda a comemorar o golo que nos daria uma belíssima vitória, quando o nosso avançado caiu inanimado no chão, com um sorriso de arrepiar. . .

Como tal, não vale a pena falar de a...ler comentário completo »
Orgulho
2024-01-25 09h18m por PedroBorgas
Lol ganhamos "apesar" do Schmidt , muitas vezes às costas do Neves. O JM nem a direita nem ao meio. Ontem levou montes de assobiadelas, portanto agora é uma questão de tempo até virem dizer que o adepto do Benfica não presta lol

O Schmidt é muito fraco na minha opinião. Se o RC ainda não apertou com ele, depois de meses de futebol medíocre com montes de dinheiro lá entupido, então é fraco tb.

Ontem fizemos mais do que suficiente para ganhar, mas finalizamos mal...ler comentário completo »
3D
Estoril
2024-01-25 09h18m por 3dA
Queria destacar 3 ''putos'' desta excelente equipa do Estoril.
Bernardo Vital é um verdadeiro líder e patrão na defesa, Mateus Fernandes é o motor da equipa (que qualidade de passe, técnica e leitura de jogo tem este miúdo) e Rodrigo Gomes é o coração, além de ser uma locomotiva pelo corredor, luta incansavelmente.
Numa equipa em que Guitane é sem dúvida o elemento mais talentoso, sobressaem também estes jovens que ontem fizeram todos excelentes exibições.
Ago
2024-01-25 09h13m por PedroBorgas
O problema é esse. Parece que não vê o que toda a gente vê. Ganhamos a jogar mal, quando não ganhamos contra 10. Estamos reféns da vontade e do dia da semana do Rafa e do Di Maria. Já não somos uma equipa há muito, desde Março do ano passado. Mas pronto, ganhámos é parece que ng pode dizer nada.
Chapeu, Srs da Liga.
2024-01-25 09h13m por EspecialistaDaBola
Agora é ir vender a final da Taça da Liga aos Àrabes que eles vão aos molhos ver um Braga - Estoril. Têm de meter nos custos 20 mil operários filipinos para os vestir com camisolas do Braga e do Estoril. As camisolas devem ficar mais caras que os filipinos e a Liga Portugal vai ficar orgulhosa da organização.

Se calhar o mais seguro era organizar uma Taça da Liga onde os jogos começassem 4-0 para o Benfica, Sporting e Porto.
JOGO
2024-01-25 09h01m por orgulhovermelho
Culpo mais uma vez o Roger, é por de mais evidente que não compreende o jogo, joga sempre da mesma maneira e joga sempre com os mesmos jogadores. De que vale gastarmos tanto dinheiro em transferências se depois jogam sempre os mesmos? O nosso lado esquerdo é mau, e ver o João Mário constantemente em campo que não ataca nem defende faz-nos jogar com 10!
Veremos sinceramente se conseguimos chegar ao titulo, na minha opinião somos a o plantel com melhores e mais opções, mas este treina...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Playmaker
Jogo importante na luta pela manutenção
Est. Amadora e Farense defrontam-se esta Segunda pelas 20h15m, em jogo a contar para a 31.ª Jornada da Liga Portugal Betclic, numa partida que coloca frente a frente o 15.º e o 10.º da ...