placardpt
Estoril Praia vence e convence

Prédio do Vasco de pedra e cal

Produção televisiva de sucesso no início do século e, por isso, equiparável com o que vai fazendo o Estoril Praia desde que Vasco Seabra assumiu o comando técnico. É que sucesso é palavra de ordem neste Prédio do Vasco onde todo o inquilino - leia-se jogador - está satisfeito. Este sábado, no fecho do ano civil, a equipa da Linha bateu o Farense de forma clara, por 4-0, numa partida onde voltou a dar um recital do mais fino jogo ofensivo.

Os habituais cérebros na sala das máquinas dos canarinhos, Mateus Fernandes e Jordan Holsgrove - recentemente entrevistado pelo zerozero - voltaram a ter papel preponderante no domínio que o Estoril Praia exerceu na zona nevrálgica do terreno e foram constante solução para as saídas de pressão da equipa, antes de levar o jogo a terrenos mais adiantados e aos artistas responsáveis por capitalizar: João Marques, Rafik Guitane e Cassiano, para lá dos alas Tiago Araújo e Rodrigo Gomes, que funcionaram mais como extremos do que laterais.

Por dentro e por fora, curto ou direto

As debilidades defensivas do Farense também foram um encaixe perfeito para este Estoril, mas que não se retire mérito algum ao trabalho dos homens de Vasco Seabra. Ainda não estavam concluídos os primeiros cinco minutos e João Marques já festejava o primeiro tento da partida, depois de uma bola em profundidade à procura de Rodrigo Gomes, que cruzou atrasado para o desvio de primeira do camisola 33.

A resposta dos algarvios foi rápida e podia ter dado no empate, não fosse Marcelo Carné a travar a investida de Marco Matias com uma defesa fabulosa, mas depois disso o jogo passou a ser controlado pela equipa da casa, que tirou proveito do muito espaço que teve para jogar. José Mota não ajustou um milímetro que fosse nos posicionamentos defensivos da equipa e o Estoril, sentindo o cheiro a sangue, não desperdiçou a hipótese de partir para a goleada.

Capaz de jogar por fora, na largura de Rodrigo Gomes e Tiago Araújo, mas também por dentro, com Guitane e João Marques mais próximos de Cassiano e a explorar as costas do duplo pivot adversário, o Estoril fez uso da variabilidade para ferir constantemente o opositor. Para além disso, a variação entre um jogo mais curto e apoiado e o jogo mais direto, a explorar as costas de uma linha defensiva do Farense bem subida e à procura das incursões de Araújo e Gomes, baralhou as contas a um Farense que teve dificuldade em encontrar as referências para defender.

Foi assim, com várias e diferentes formas de atacar, mas sempre que possível com poucos toques - e foram vários os lances construídos «de primeira» - para chegar a zonas de decisão, que o Estoril chegou a uma vitória incontestável. Tiago Araújo fez o segundo ainda na primeira parte e o bis de João Marques logo nos instantes iniciais da etapa complementar praticamente resolveu a questão, mas ainda houve tempo para um ótimo golo de Raúl Parra.

Somando todas as competições, a formação da Amoreira alcançou a sexta vitória nos últimos oito jogos. O Estoril Praia é agora nono classificado, com 17 pontos, mas o equilíbrio na segunda metade da tabela prevalece: da posição que agora ocupa ao 14.º lugar que ocupava à entrada para a jornada 15 a distância é de apenas... dois pontos. O Farense mantém-se em oitavo lugar, com mais um ponto do que o adversário desta tarde.

jogos em destaque
U Sábado, 30 Dezembro 2023 - 15:30
Estádio António Coimbra da Mota
Ricardo Baixinho
4-0
João Marques 4' 47'
Tiago Araújo 45'
Raúl Parra 78'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Lances Capitais
GOLO Estoril Praia!
João Marques marca
João Marques marca o seu 4º golo na prova (15 jogos)
45´
+5
GOLO Estoril Praia!
Tiago Araújo marca
Tiago Araújo marca o seu 2º golo na prova (15 jogos)
47´
GOLO Estoril Praia!
João Marques marca
João Marques marca o seu 5º golo na prova (15 jogos)
78´
GOLO Estoril Praia!
Raúl Parra marca
Raúl Parra marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Recital ofensivo

O futebol de ataque dos estorilistas voltou a encantar no António Coimbra da Mota. Combinações curtas, ao primeiro toque, mas também jogo mais direto quando a situação assim o exigia. Tudo traduzido em várias oportunidades de golo, quatro das quais foram convertidas.

Negativo
E os ajustes?

O Farense entrou em jogo com uma linha defensiva subida e a procurar condicionar o adversário, mas falhou depois na hora de ajustar posicionamentos defensivos. O Estoril explorou muitas vezes a profundidade, mas a linha algarvia tardou em recuar uns passos para tentar ter maior controlo nesse aspeto.

Forma
Estoril Praia
2023/2024
21J
11V
2E
8D
48-28G
Farense
2023/2024
20J
7V
4E
9D
31-32G
O Árbitro

Exibição tranquila de Ricardo Baixinho, num encontro que não ofereceu lances de grande dificuldade.

Fotografias(17)

Liga Portugal Betclic: Estoril x Farense
Liga Portugal Betclic: Estoril x Farense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
FARENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Estoril
2023-12-31 12h16m por Riba21
Os 3 últimos jogos em casa para o campeonato com o mesmo resultado: 4-0!! Estão on fire
Estorilinho
2023-12-31 00h03m por DietmarVonKrieg
A uns dá muita luta, quase que os jogadores morrem pela bola.
A outros. . . nem entram em campo quase.

Quem quiser entender vai entender.
Jsilva
2023-12-30 23h31m por petitor
O médio está emprestado não é do Estoril, o lateral esquerdo e o Guitane eram excelentes
André Franco e Baro como moeda de troca era bem pensado
JS
Atenção a este Estoril
2023-12-30 23h25m por jsilva77
Ou muito me engano ou, da forma que o FCPorto está a jogar, ainda vai ser aviado com estrondo da Taça de Portugal . . . Já disseram aqui, não há duas sem três, excelente trabalho do seu treinador que pegou numa equipa deprimida e a colocou a jogar o melhor futebol da Liga, não fosse o início se época desastroso e, atendendo à forma dos 4 primeiros, e poderia estar aqui uma gracinha neste campeonato, e bem . . .

Vejo aqui 3 jogadores a entrar de caras no plantel do FCPort...ler comentário completo »
Bluething
2023-12-30 19h37m por PotentEagle
Já parece o Franco meter o Neves no bolso… gosto bastante do Vasco mas a passagem pelo Paços não foi propriamente auspiciosa e mesmo no Boavista falhou muita coisa. Ainda não deu provas de ser melhor que o Roger ou que o Sérgio, que têm as suas manias mas já tiveram êxito ao maior nível e são muito competentes, cada um à sua maneira.
Estoril
2023-12-30 19h05m por Bluething
Neste momento é a equipa que melhor futebol prática na liga portuguesa.
Vasco Seabra é um nome a reter.
Pelo menos técnica e tacticamente da goleada ao SC e ao Schmidt.
OJaime_Pacheco
2023-12-30 18h48m por moumu
Não há 2 sem 3 diz o ditado!
ZY
Augusto_SLB
2023-12-30 18h41m por zyxw4321
Ok, está esclarecido.
ZY
Augusto_SLB
2023-12-30 18h40m por zyxw4321
Quem é que falou do Benfica aqui? Daqui a dois jogos, o Estoril joga com o Porto, e pode eliminá-los de uma segunda taça, depois de os eliminarem da Taça da Liga. Não sei onde foste buscar essa do Benfica.
FC
Estoril
2023-12-30 18h27m por Fcpflaw2506
Melhorou defensivamente que era o que faltava a esta equipa para carburar melhor porque ofensivamente sempre estiveram bem. Guitanne continua a ser um jogador que me enche as medidas e o João Marques também tem qualidade. Muito bom trabalho para já de Vasco Seabra e a Liga agradece de ter equipas que joguem aberto e proporcionem bons jogos. O Farense também veio para jogar o que contribui para o espetáculo.
Estoril
2023-12-30 18h25m por PotentEagle
Está uma bela equipa. O Guitane em janeiro seria muito bem sacado. Foi também de grande importância a nossa vitória na Amoreira, porque não sendo um clássico deverá ter sido dos jogos mais difíceis da temporada. De resto, espero não vir a engolir estas palavras, mas gostei bastante da crónica. Boa análise futebolística com a dose certa de humor. Bem melhor que alguns dos que escrevem aqui há mais tempo.
Excelente!
2023-12-30 18h24m por Estoril-Praia
3° melhor ataque do campeonato, à frente de Benfica e Porto, isto ao fim de 15 jornadas é capaz de ser algo inédito!
De facto, a equipa é muito forte ofensivamente e isso já vem de trás. Faltava apenas melhorar defensivamente para sermos uma das melhores equipas da Liga.
A jogar assim, é possível sonhar com a final da Taça da Liga, quem sabe vencê-la.

Siga para o próximo!
ZY
OJaime_Pacheco
2023-12-30 18h16m por zyxw4321
Vê lá é se daqui a dois jogos eles não varrem o adversário de uma segunda taça.
Melhorou bastante o Estoril
2023-12-30 18h11m por OJaime_Pacheco
Nada a dizer.
Que no próximo jogo encave o adversário que todos agradecem.
Estoril
2023-12-30 17h54m por moumu
Têm bons jogadores ora pois, realmente esta liga está muito equlibrada mas desde que Vasco Seabra entrou que o Estoril melhorou batendo o FCP por 2 vezes e deu um bom salto na tabela, ainda está tudo muito junto do 8º ao ultimo.
ZY
Estoril
2023-12-30 17h50m por zyxw4321
Está a tornar-se numa equipa assustadora. Imagino um jogo dificílimo em Alvalade para a semana.

Parabéns ao Vasco Seabra. Está a fazer um trabalho fenomenal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Italiano
Mercado
No próximo verão
Fim de ciclo para Simon Kjaer. Em entrevista ao site bold.dk, Mikkel Beck, o agente do central confirmou que a relação entre as duas partes vai ter o seu fim quando a presente temporada ...