placardpt
    Sporting bate FC Porto e agarra a liderança

    Leão a seu trono

    O Sporting é oficialmente o líder da Liga Portugal Betclic, ao fim da 14ª jornada! O Benfica ambicionava guardar essa posição, conquistada em Braga no domingo (0-1), mas a equipa de Rúben Amorim agigantou-se e conseguiu, frente ao FC Porto, alcançar o trono e pintá-lo de verde e branco.

    À entrada para este Clássico, o registo recente favorecia os dragões, que tinham vencido os cinco últimos confrontos e nesta prova já não tombavam frente ao Sporting há 13 jogos, mas o leão fez questão de colocar um travão nesse assunto e colocou-se na frente do marcador bem cedo. Deu pouco espaço aos visitantes para brilhar e na segunda parte, em vantagem numérica, selou um triunfo que pode ter contornos muito importantes nesta edição do campeonato.

    Primeiro Viktor...

    Jogava-se pela liderança do campeonato e isso ficou evidente desde o primeiro minuto, ou até antes, se dermos o merecido destaque ao espetáculo pré-jogo, com pirotecnia em campo e vozes bem afinadas nas bancadas do Estádio José Alvalade.

    O leão, na ressaca de uma derrota (3-2) em Guimarães, entrou faminto e ciente da dimensão desta oportunidade de reverter acontecimentos recentes e encerrar uma jornada importante no topo da tabela. Colocou-se logo nessa posição ao 11º minuto, quando Viktor Gyökeres fez das suas e abriu o marcador num lance de insistência sobre Pepe.

    Décimo tento na prova para o sueco, que também já tinha marcado na Luz. Mas se Viktor é um nome já quase banal entre os protagonistas dos jogos do Sporting, houve outro que só pode ser classificado como uma enorme surpresa: Eduardo Quaresma.

    ... depois Eduardo

    Os protagonistas do leão neste Clássico @Kapta+
    Na ausência de última hora do capitão Seba Coates, o menino Edu, de 21 anos mas já com longa história num Sporting onde já não era titular há quase três anos, apareceu. Na senda de outras surpresas nos onzes dos Clássicos contra o FC Porto, como foi, por exemplo, Fatawu em 2022/23, o defesa central apareceu. O que ninguém esperava de um jogador com pouco mais de 60 minutos na temporada era, certamente, uma entrada digna de melhor em campo!

    Um, dois, três... Com a equipa em vantagem, Quaresma apareceu várias vezes com cortes importantes e recolheu aplausos dos adeptos, que viam o relógio a avançar sem que o FC Porto conseguisse visar a baliza leonina. Aos 45 minutos, protagonizou um lance que, mesmo anulado, poderá ter mudado a sua trajetória profissional: recuperou a bola, combinou com um colega e embalou para a assistência do 2-0 (Gyökeres na finalização).

    O Sporting celebrou, o jovem Eduardo emocionou-se, mas o VAR encontrou uma falta dele sobre João Mário. Manteve-se o 1-0, mas isso não negou a exibição individual que terminou, aos 60 minutos, com uma vénia de Alvalade ao jogador.

    Leão vencedor e líder isolado @Kapta+

    Um dragão definiu o rumo

    A primeira parte, que tinha até aí sido quase perfeita do ponto de vista leonino, acabou com Galeno, até aí anónimo - lá está, adversário direto de Eduardo Quaresma - a aparecer com muito perigo. Adán apareceu também, a negar o golo e a assegurar a vantagem antes do recolher ao balneário.

    Pepe viu o cartão vermelho @Kapta+
    Tudo em aberto à entrada para o segundo tempo, até que, cinco minutos depois, o destino do jogo ficou praticamente definido por culpa de Pepe. O capitão do FC Porto já estava amarelado, mas viu o vermelho direto por uma agressão a Matheus Reis e assim condenou os dragões a jogar com 10 até ao final. 

    A tarefa tornou-se hercúlea para a equipa de Sérgio Conceição, que já tinha criado pouco com 11 elementos. Já o Sporting galvanizou-se e embalou para mais lances de perigo, chegando a conseguir, já depois de Diogo Costa ter negado o golo a Edwards, o 2-0. Marcou Pote, assistido por um Gyökeres que continuou a ser constantemente lançado nas costas da defesa adversária.

    Seguiu-se um espetáculo de desperdício de golos. Evanilson podia ter reduzido para o FC Porto, enquanto Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho também não conseguiram dilatar. Enquanto isso, Alvalade ia adensando a festa que o apito final acabou por confirmar. 2-0 e liderança isolada do Sporting, num trono pintado a verde e branco!

    U Segunda, 18 Dezembro 2023 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Nuno Almeida
    2-0
    Viktor Gyökeres 11'
    Pedro Gonçalves 60'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 14
    Lances Capitais
    11´
    GOLO Sporting!
    Viktor Gyökeres marca
    Viktor Gyökeres marca o seu 10º golo na prova (13 jogos)
    Viktor Gyökeres marcou o seu 17º golo na equipa (20 jogos)
    45´
    +2
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Após consultar as imagens do VAR, Nuno Almeida anulou o golo do Sporting por considerar falta de Quaresma sobre João Mário
    51´
    Cartão vermelho para Pepe (FC Porto) Pepe vê o seu 1º vermelho na prova (8 jogos)
    60´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 4º golo na prova (14 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 64º golo na equipa (151 jogos)
    72´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Taremi apareceu nas costas da defesa leonina e assistiu Evanilson, mas estava em posição irregular
    90´
    +6
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Paulinho marcou, mas Bragança fez falta sobre Navarro antes do lance e, com recurso às imagens, Nuno Almeida anulou o lance
    A Chave

    Minuto 50: Pepe vê o cartão vermelho, numa altura em que o Sporting já estava por cima no marcador, e praticamente condena o FC Porto à derrota.

    O Árbitro

    Dúvidas acerca do golo anulado ao Sporting no fim da primeira parte, mas de resto uma exibição segura. Voltou a ouvir o VAR na segunda parte, a propósito da expulsão de Pepe.

    O Melhor
    Vale ouro

    Gyökeres transformou o Sporting. Está a afirmação não é novidade e possivelmente está a tornar-se repetitiva, mas merece ser expressada, especialmente no contexto de um Clássico importantíssimo para a época leonina. O sueco voltou a ser incansável e a empurrar a sua equipa para a vitória, registando golos e assistências no processo. Vale ouro, o ex-Coventry!

    O Pior
    Deixou a desejar

    O FC Porto ficou um bocadinho aquém esta segunda-feira. Não só em relação ao que era esperado para este importante Clássico, com a liderança em jogo, mas também em comparação com aquilo que costuma apresentar nos jogos desta dimensão. A expulsão de Pepe deu a derrota como praticamente assegurada, mas, mesmo na fase em que jogaram com 11, os comandados de Conceição não mereceram muitos elogios.

    Forma
    Sporting
    2023/2024
    23J
    17V
    3E
    3D
    55-24G
    FC Porto
    2023/2024
    24J
    16V
    1E
    7D
    43-24G
    Sabia que...by playmaker stats
    Com os 2 golos sofridos pelo FC Porto, o Benfica passou a ter a melhor defesa da Liga, com 10 golos sofridos
    7.ª derrota do FC Porto esta época, um registo que já ultrapassou as 2 últimas épocas ? sofreu 6 derrotas em 2021/22 e 2022/23
    3.ª derrota do FC Porto neste campeonato: igualado o registo de derrotas da época passada
    1.ª derrota de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto frente ao Sporting na Liga, ao 13.º jogo
    Sporting continua 100% vitorioso em casa na Liga 2023/24: os leões ganharam os 8 jogos já realizados na prova em Alvalade
    No total, os leões estiveram 13 jogos sem vencer o FC Porto na Liga
    Na Liga, o Sporting não ganhava ao FC Porto desde 2016/17 (2-1 em Alvalade)
    Sporting volta a vencer o FC Porto: não ganhava aos dragões desde janeiro de 2021 (2-1 na Taça da Liga)
    Sporting volta à liderança isolada da Liga: os leões têm + 1 ponto que o Benfica, + 3 que o FC Porto e + 5 que o SC Braga

    Fotografias(26)

    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x FC Porto
    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Salvadorazul e Serginho_Olivei raa
    2023-12-20 10h45m por Portosempre
    Concordo em absoluto! Diria mais, talvez seja o treinador que queimou mais dinheiro na historia do clube, não so em contratações que nem para o banco vão, mas também nas vendas que bloqueia (Marega por exemplo).
    Sera que não consegue perceber que não são os jogadores que não se adaptam ao modelo de jogo dele, mas sim que o modelo de jogo não se adapta a maioria dos jogadores que tem. .
    Este ano cabe a Namaso, Toni Martinez e Navarro serem queimados em prol dum gajo que acaba contrato e anda de arrastadeira em campo.
    AC
    2023-12-19 18h52m por O_Pestinha666
    Ah, ah.
    Já estou habituado. Nada de novo. . . .
    Portistas vs SC
    2023-12-19 18h34m por Tobin
    Não compreendo como há portistas a atacar Sérgio Conceição. . . .

    É verdade que é um arruaceiro, mas tem sido ele a alma dessa equipa, fazendo aomoletes sem ovos.

    A única critica que podem eventualmente fazer é nestas duas últimas épocas, pelo falhanço nas contratações, que acredito que tenham sido escolhidas por ele (ou não).

    Chegam ao ponto de criticar o Diogo Costa, que é apenas e só o melhor GR portuguÊs da atualidade. . .

    zlatan_21
    2023-12-19 16h54m por O_Pestinha666
    Tem aqui um comentario às 23. 14.
    OJaime_Pacheco
    2023-12-19 16h31m por zlatan_21
    Salvo erro, só apareceu por aqui na Sexta ou Sábado. Desde Domingo à noite que não vi sinais de vida.
    O user que diz dar senpre a cara e comentar aconteça o que acontecer, agora não li nada dele.
    Deve estar chocado com o desenrolar dos 2 jogos de topo desta jornada.
    Msilva83
    2023-12-19 16h22m por AmoFutebolAmoSLB
    Um bom Natal para ti e para toda a tua família e amigos, um bom ano de 2024. . .

    Bebe um copo por todos os colegas do ZZ, eu farei o mesmo. . . . 😁
    MS
    Um até ja
    2023-12-19 16h14m por Msilva83
    Em tom de despedida gostaria muito que o Sérgio Conceição promove-se Vasco Sousa e Wendel Silva a equipa principal.

    E se fosse possível ir buscar um defesa central para titular gostaria de Léo Ortiz do Bragantino também um extremo ente Jota do vitória ou o extremo argelino do Estoril e já a pedir muito um médio box-to-box.

    E é altura de começar apostar mais em Francisco Conceição, Ivan Jaime, Danny Namaso.

    Zé Pedro e João Mendes para mim tem sido u...ler comentário completo »
    MS
    Santa aliança
    2023-12-19 16h05m por Msilva83
    Vê-se nos comentários bem como nos presidentes dos rivais que ambos se uniram e tem como objetivo atacar o FC Porto.

    Agora pergunto, seria necessário?Acho que não, porque vejo muitos portistas uns contra os outros e não e isso que precisamos. Ate já chegou se criticar um treinador que defende o clube como ninguém, e tem feito um trabalho soberbo.

    Se temos um plantel tão fraco porque estamos na próxima fase da Champions league que só e a competição mais importante ...ler comentário completo »
    MS
    Sou portista
    2023-12-19 15h55m por Msilva83
    Hoje mais a frio e tranquilo posso afirmar que o FC Porto perdeu bem o clássico. Claramente o adversário foi superior ainda mais após a expulsão do Pepe.

    Eu pouco comento nesse site ultimamente ao contrário de há uns tempos atrás e isso se deve tudo a falta de falar sobre futebol jogado pois ando por aqui muitos indivíduos que só sabem provocar e não dizer nada de jeito . Aqui incluo adeptos tanto do FC Porto como dos rivais bem como de vitória, Braga, Boavista e até um suposto ...ler comentário completo »
    Lol
    2023-12-19 13h48m por O_Pestinha666
    Tive que repetir o comentario porque o 1º nao acusou entrada e agora está lá.
    Estranho.
    3D
    PotentEagle
    2023-12-19 13h45m por 3dA
    Boa narrativa mais uma vez mas:
    Essas estatísticas dos duelos ganhos/perdidos pelo Gyokeres contra o Benfica são muito giras mas esqueces-te que toda a gente viu o jogo.

    Gyokeres perdeu duelos com António Silva, Morato, João Neves e provavelmente Otamendi porque esteve o jogo todo rodeado por 2/3 destes, não é fácil rodar/ultrapassar o teu marcador direto quando este tem constantemente um ou duas coberturas. Há um lance na 1ª parte numa transição em que é rasteirado po...ler comentário completo »
    Geralt
    2023-12-19 13h45m por O_Pestinha666
    Afinal tens razao. Eu estava errado infelizmente para nós.
    Obrigado pelo esclarecimento.
    Geralt
    2023-12-19 13h43m por O_Pestinha666
    Afinal infelizmente tens razao. Eu estava errado.
    Obrigado pelo esclarecimento.
    DS
    Homem do Jogo
    2023-12-19 12h31m por DSaraiva90
    Para mim o homem do jogo foi o Pepe, sem sombra de dúvidas!!!
    Inadmissível um jogador com 40 anos fazer o que fez, deixar o outro rapaz a sangrar e bater palmas ironicamente como não tivesse feito nada!! Matheus Reis tb deveria ter visto o amarelo, mas na Supertaça fez o mesmo contra o Benfica, ontem igual. Eu gosto do Pepe como central e tiro o chapéu com a idade dele ser um patrão mas aquela cabeça… enfim.
    Grande jogo
    2023-12-19 12h12m por ricardolouromartins
    Grande jogo do Sporting e um resultado que pecou por escasso, com dois golos limpos anulados. Não entra na cabeça de ninguém, ser assinalada falta ao Quaresma porque o João Mário tropeçou ou se atirou para o chão, só mesmo na cabeça do árbitro e de quem inventou um contacto que claramente não existe, aquilo pode ser falta.
    HA
    asa_scouting
    2023-12-19 11h51m por Halibut
    O Porto tem é que mudar de rumo, ou seja de Presidente, de Treinador. . . Eu pergunto-me como é possível saberem desde a época passada que precisamos de investir num lateral esquerdo em condições e continuamos com Zaidu e Wendell? Sabemos que precisamos de contratar 1 central de enorme qualidade pois já contamos com 2 veteranos e outros dois que nada provaram? Perdemos o Vitinha e nunca contratamos alguém capaz de segurar o lugar, perdemos o Uribe e veio o Varela que é bom jogador mas difere...ler comentário completo »
    AS
    O Porto não pode continuar assim
    2023-12-19 11h20m por asa_scouting
    Diogo Costa é o melhor jogador do Porto, ponto final sobre o assunto. Os outros podem ser esforçados, o único que dou o beneficio da dúvida é ao Alan Varela, que parece ser um bom jogador, porém, tem inúmeros jogos nas pernas. Nico Gonzalez, precisa de agarrar mais as oportunidades, contudo o Conceição, não as dá, o mesmo para o Navarro. . . Se o Sérgio Conceição tivesse tomates, quando fez aquele alerta a tripulação, tinha ido a jogo, com alguns da equipa B e juniores, talvez fi...ler comentário completo »
    AS
    Na equipa do Porto
    2023-12-19 11h02m por asa_scouting
    só se aproveita o Diogo Costa, Alan Varela, Evanilson (quando está em forma), a teimosia do SC não colocar o Navarro, não percebo, mas por mim, o Porto podia vender a equipa toda, começar uma equipa do zero, talvez fosse mais eficaz, fazia uns milhões valentes, contratava jogadores e não pseudo-jogadores para equipas de topo.
    OJogo. . .
    2023-12-19 10h36m por AmoFutebolAmoSLB
    Não o jornal, que esse é muito tendencioso. . . mas sim o clássico de ontem.

    Vi um SCP muito forte, este ano tem uma equipa muito coesa e o avançado é de outro campeonato. E isto só realça o grande jogo que o SLB fez na Luz. . . dizer que o SLB não mereceu ganhar o dérbi porque marcou depois da hora, ou porque jogou contra 10, são argumentos pouco inteligentes. O SLB fez uma grande 1ª parte e não merecia sair para o intervalo a perder e na 2ª parte a expulsão faz parte da...ler comentário completo »
    Clássico
    2023-12-19 10h34m por TomPen
    Tinha esperanças de uma vitória, mas estava sempre ciente que podia correr alguma coisa mal. Mais concretamente, tinha alguns receios que a situação contra o Benfica se fosse repetir: um jogo em que o Sporting até está por cima, e depois uma expulsão repentina muda o curso do jogo por completo.

    Mas logo de início a equipa deu-me motivos para respirar de alívio. Gostei da atitude positiva da equipa, a olhar para o ataque a jogar sem receio. Golo aos 10 minutos: ainda melhor...ler comentário completo »
    E aliás
    2023-12-19 10h29m por DietmarVonKrieg
    Falta aqui o diretor de comunicação do Pinto da Costa para justificar como o Galeno e o Taremi foram os absolutos melhores em campo e decidiram o jogo, e em como não é preciso absolutamente nenhum reforço para os próximos 25 anos. Está a demorar demais, mas aguardemos mais um pouco. Quiçá a azia ainda esteja a bater.
    AmoFutebolAmoSL B
    2023-12-19 10h28m por DietmarVonKrieg
    Podemos não concordar em muita coisa,
    Mas pelo menos podemos concordar em algumas coisas, e realmente as coisas devem estar mal para aqueles lados. Até enquanto portista, é um engraçado agridoce xD
    GI
    Jogo sem grande história
    2023-12-19 10h27m por Giggs_11
    Resultado justo, jogo sem grande história portanto não há muito a dizer. Sporting ganhou bem em resultado que poderia até ter sido mais dilatado.

    Em termos de arbitragem só o 3-0 no final marcado por Paulinho me deixa sérias dúvidas, de resto os lances capitais pareceram-me bem decididos, mas fica sempre mal na fotografia o árbitro principal quando há lances capitais terem de ser anulados pelo VAR (como o golo anulado ao Gyokeres ou até a expulsão de Pepe, como é que nem se...ler comentário completo »
    Ao meu colega OJaime_Pacheco. . .
    2023-12-19 09h58m por AmoFutebolAmoSLB
    Bom dia caro OJaime_Pacheco. . .

    Antes de mais, tu és um daqueles adeptos muito simpáticos, que dedicam sempre muito do seu tempo a criticar o SLB.

    Lembro-me dos teus prognósticos na época passada, muito reservados sobre os nossos jogos, qualquer que fosse o grau de dificuldade.

    Este ano. . . previas um Natal muito próspero para o SCP, FCP líder absoluto só com vitória e o SLB em 4º lugar a lutar com o Vitória! É uma opinião válida, eu tamb...ler comentário completo »
    Sporting Porto
    2023-12-19 09h51m por DoulB1
    Visão de quem não pertence a qualquer um dos clubes:

    Vitoria merecida do Sporting, talvez escassa para as oportunidades e dominio criado pelos da casa. O Porto, desde inicio, demonstrou não ter argumentos para o futebol praticado pelos leões.

    No inicio da época dei a minha opinião em relação ao plantel do Porto e o tempo vai-me dando razão: O plantel está muito curto a nivel defensivo, Marcano e Pepe já nao são novos, as lesões são uma tendência, as alterna...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...