placardpt
Benfica perdoou em excesso e empatou

Quem perdoa assim são os Santos...

Em parte, pareceu o Benfica da época passada passada, mas depois surgiu o desta temporada, perdulário como nunca na frente da baliza e as oportunidades desperdiçadas foram exasperantes. No final, o Farense e o muro Ricardo Velho travaram o campeão e conseguiram o empate por 1-1.

Apesar do empate (0-0) na última jornada, Roger Schmidt mostrava-se confiante e fazia apenas uma alteração no onze titular, com a entrada de Kokçu para o lugar que pertencia a Florentino Luís. Do outro lado, José Mota apresentava exatamente o mesmo onze inicial que, na última jornada, havia perdido na receção ao Vitória SC (1-2).

Quase quase o mesmo Benfica...

Os adeptos benfiquistas desesperavam por uma reação da equipa para este jogo e foi isso mesmo que tiveram. Os encarnados entraram bem, com os laterais a dar profundidade e largura, especialmente na direita, com Aursnes - Morato mais limitado nas ações, mas bem posicionalmente .-, o que permitiu aos avançados terem espaço para aparecer em zonas interiores e fazer as permutas posicionais que tanto encantavam na época passada. 

Perante isto, Di María e Rafa iam enchendo o campo. O argentino continuava em apoiar defensivamente e deixava essa missão para o português, mas ia encantando no ataque, tanto nas suas diagonais - obrigou Ricardo Velho a grande defesa, aos 38' - como no capítulo do passe, onde era claramente o mais atrevido das águias. Rafa, por sua vez, trabalhava imenso na frente e nunca no mesmo setor ou corredor, o que ia causando dificuldades aos algarvios e permitindo a criação de uma série de oportunidades. De resto, o avançado luso foi quem teve as melhores ocasiões, mas foi perdulário e Velho brilhou.

Do outro lado, o Farense vinha com a lição estudada. Embora defendendo em bloco baixo, era assertivo e eficaz na transição, usando Matteus Oliveira como pivot ofensivo para fazer jogar a equipa, com e sem bola, e explorando bem o espaço dado pelos alas do Benfica, que davam mais espaço nas suas costas, fruto de estarem mais ofensivos. Os algarvios ainda assustaram, a espaços e até testaram Trubin - quase sempre na meia distância -, mas o Benfica parecia ter este risco, até ver, calculado.

O Benfica, no entanto, era claramente a melhor equipa e ia fazendo lembrar o Benfica da época passada no que à intensidade diz respeito. A grande diferença estava na eficácia, bem abaixo do desejado e esperado do campeão nacional, com o lance onde tal ficou mais evidente a acontecer aos 29', numa transição rápida exímia, conduzida por Di María e Rafa, onde Tengstedt, com tudo para marcar, permitiu a defesa de Velho. No minuto seguinte, Otamendi, num canto, atirou ao poste e o público da Luz sentia a atitude da equipa, mas também sentiu a ineficácia que se verificou até ao intervalo.

Não dava para mais

Era preciso um Benfica com a mesma intensidade, mas bem menos perdulário para retirar algo deste jogo e os primeiros minutos da 2ª parte denotaram que a intensidade estava lá...mas o lado perdulário também e Rafa teve duas grandes ocasiões nos primeiros minutos, para Ricardo Velho continuar a brilhar. O Farense estava à espreita e completamente contra a corrente do jogo chegou ao golo aos 51', na sequência de um canto, por Cláudio Falcão, gelando uma Luz que estava cada vez mais ansiosa. Quem não marca...

Os comandados de Roger Schmidt sentiram claramente o golo sofrido, perdendo-se o dinamismo que se via até então, com uma clara diminuição das permutas entre avançados e uma insistência em Di María, que ia acusando o cansaço. Roger Schmidt tentou reagir e aos 64' colocou Gonçalo Guedes e Musa, retirando Tengstedt e João Neves, mas o que se assistiu na Luz foi de cortar a faca. Assobiadela monumental, lenços brancos, seguranças a acalmar adeptos e objetos arremessados na direção do treinador alemão. A Luz já estava para lá de nervosa com a situação do clube, no jogo e na época.

lFarense foi super eficaz @Kapta+
Apesar desse momento agressivo entre bancadas e equipa, a verdade é que a equipa reagiu bem à verticalidade de Musa e Gonçalo Guedes e foi explorando a sua profundidade, o que fez os alas algarvios fechar mais junto aos centrais. Ora, isso deu espaço a novas subidas de Aursnes pela direita e isso fez a diferença, com o norueguês a assistir, aos 71', para o tão desejado golo de Rafa.

O ímpeto do jogo voltava a mudar e o Benfica balanceava-se por completo para a frente para os últimos 20 minutos. O Farense estava completamente encostado às cordas e via Di María fazer todas as engrenagens rodar. A carne foi toda colada no assador com a entrada de Arthur Cabral perto do fim e não faltaram oportunidades para a vitória, mas o desespero aparecia com cada remate parado por Velho ou ao lado e o empate, o 3º seguido, foi o melhor que o Benfica retirou de um mar de desperdício.

U Sexta, 08 Dezembro 2023 - 18:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Miguel Nogueira
1-1
Rafa Silva 71'
Cláudio Falcão 51'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 13
Lances Capitais
24´
GOLO INVALIDADO Benfica
Tengstedt estava acampado na área adversária!
51´
GOLO Farense!
Cláudio Falcão marca
Cláudio Falcão marca o seu 3º golo na prova (13 jogos)
71´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 4º golo na prova (13 jogos)
Rafa Silva marcou o seu 79º golo na equipa (296 jogos)
A Chave

O Benfica até jogava bem, mas apenas quando se viu a perder é que Roger Schmidt reagiu. A reação da bancada não foi a melhor inicialmente, mas a verdade é que as entradas de Musa e Guedes trouxeram vida à equipa e ainda conseguiram um empate que sabe a pouco.

O Árbitro

O árbitro Miguel Nogueira teve um jogo que, apesar do ritmo elevado, foi de fácil ajuizamento e não o dificultou. A decisão de não assinalar mão de Otamendi na área do Benfica aos 48' é correta, porque a bola ressalta, vindo de baixo, e essas são as indicações dadas aos árbitros agora.

O Melhor
Amostras do passado

Não fosse a ineficácia mostrada ao longo de quase todo o jogo e este teria sido um jogo de encher o olho do Benfica. Aursnes fez-se lateral à Benfica e encheu a direita, a equipa cresceu, foi dinâmica e intensa, mas foi excessivamente perdulária e teve que sofrer.

O Pior
Quem perdoa assim...

É impossível um candidato ao título ser assim tão perdulário e deita abaixo qualquer boa exibição coletiva ao nível de intensidade e qualidade com bola. Ricardo Velho brilhou entre os postes, é verdade, mas há oportunidades falhas e oportunidades falhadas...

Forma
Benfica
2023/2024
22J
13V
4E
5D
38-21G
Farense
2023/2024
18J
7V
3E
8D
31-28G
Sabia que...by playmaker stats
Benfica fez 36 remates, o novo recorde da Liga Betclic 2023/24.

O anterior registo pertencia ao SC Braga, tinha feito 33 tentativas de golo frente ao Rio Ave (V 2-1), o triunfo chegou com reviravolta nos descontos.
Desde 2018/19 que o Benfica não tinha somado tão poucos pontos à 13.ª jornada.

29 pontos em 2018/19 com Rui Vitória
30 pontos em 2023/24 com Roger Schmidt

Nessa temporada, o Benfica sagrou-se campeão com Bruno Lage.
Benfica não vence há 3 jogos consecutivos pela primeira vez nesta temporada.

Na Luz, é a segunda vez que não triunfa em jogos consecutivos:
Real Sociedad > Casa Pia
Inter > Farense
O Benfica quebrou mais um recorde que pertencia ao SC Braga e Sporting, o número de remates enquadrados à baliza:
12 Benfica, E 1-1 Farense [C]
11 SC Braga, V 4-1 Boavista [C]
11 Sporting, V2-3 Farense [F]
Ricardo Velho em destaque na Liga Betclic 2023/24:
> mais defesas na prova (61)
> primeiro a fazer 12+ defesas num jogo
> frente aos '3 grandes' fez um total de 20 defesas

Fotografias(27)

Liga Portugal Betclic: SL Benfica x SC Farense
Liga Portugal Betclic: SL Benfica x SC Farense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
FARENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Ispeaksempolemi cas
2023-12-09 16h30m por MisticaEncarnada
Na tua opinião que jogador é que o Benfica vendeu sem necessidade?
ColorBlue
2023-12-09 16h09m por Benfiquista_N1
Também acho muito engraçado a tua "mudança de opinião" de uma semana para a outra :)
No teu jogo da semana passada o GR estaurquio, não era penalti, ontem a opinião muda conforme a cor da camisola :)

E que tal aprenderes a ser imparcial, eu sei que custa muito mas vala, faz um esforço :S
ColorBlue
2023-12-09 15h56m por palmilha-dentada
Boas,

Agradecido por responder ao meu comentário.

Então vou corrigir este parágrafo.

S. L. Benfica x S. C. Farense (1 x 1), jogo empatado com "justiça", ("talvez" sem nenhuma influência da arbitragem nem do VAR).

Do resumo que está disponível do site VSPORTS, não reparei (ou não deu) este lance que mencionou (penalty a favor do S. C. Farense), mas se assim foi, então o VAR deveria ter chamado o árbitro e revertido a situa...ler comentário completo »
Cont.
2023-12-09 13h39m por Ispeaksempolemicas
Quero antes focar me no que tem sido a política do clube que acha que vai sempre acertar nas contratações todos os anos quando não é verdade, mesmo pagando muito há sempre erros de casting e este ano o Benfica errou muito. Vendeu sem necessidade, perdeu jogadores ao desbarato, forçou a saída de outros enfraquecendo o balneário e não reforçou certas posições que a olho se notava uma grande carência, mas também não me espanta pq tem de haver alguma incompetência na estrutura do Benfica quando...ler comentário completo »
Benfica
2023-12-09 13h34m por Ispeaksempolemicas
Não vou bater na mesma tecla pq já digitei o que tinha a digitar e não me enganei uma vírgula, é apenas o Benfica a dar mais uma vez tiros nos pés quando os rivais (nomeadamente o Porto) não estão tão bem.
CO
palmilha-dentad a
2023-12-09 13h21m por ColorBlue
És muito engraçado.
Queixas-te de arbitragem contra o Sporting e contra o Porto (sendo que no caso do Porto queixas-te dos descontos sobre os descontos quando sabes perfeitamente que se não se jogar os descontos porque os jogadores estão a queimar tempo, o árbitro tem que compensar), mas contra o Benfica fica-vos um penalty claro por marcar a favor, mas o árbitro não teve influência no resultado.

De facto, és mesmo muito engraçado.
O triste é que no jogo em c...ler comentário completo »
ZH
ago
2023-12-09 12h30m por zhar
Coitado do homem. . teve que jogar 8 minutos. . devia estar com o nivel de açucares em baixo. . . ia a correr a ver se encontrava rapido um restaurante de picanha ainda aberto aquela hora. . . é falta de consideração dos adeptos na garagem para com o senhor estar assim entre ele e um bom naco de carne . . . um rabo daqueles não se cuida assim do dia para a noite
Aquaman
2023-12-09 11h48m por zlatan_21
Diria antes, o que seria do ataque do Benfica se tivessem contratado o Giménez em vez da picanha andante.
ago
2023-12-09 11h46m por zlatan_21
Também estou curioso para ver o que irá acontecer ao Cabral.
Se o Rui Costa os tiver mesmo no sítio, não é para vestir mais a camisola do clube. É igual o que custou, uma coisa é mandar calar no calor do jogo e outra é fazer aquele gesto já depois do jogo tet terminado. Isso demonstra o fraco carácter do jogador.
Formiga1979
2023-12-09 10h23m por palmilha-dentada
Boas,

Agradecido por responder ao meu comentário.

Então vamos "dissecar" os lances e falar do jogo Sporting Clube Farense x Sporting Clube Portugal.

Para mim o prémio do jogo foi mal atribuído.

O prémio deveria ter ido para o Mattheus Oliveira, visto que a execução de livres é "mais difícil" do que a execução de penalties e por ter conseguido levar o empate à equipa com menos um jogador em campo.

Agora passemos aos ...ler comentário completo »
Benfica
2023-12-09 09h50m por ago
O que me preocupa , é jogadores , mandar calar os adpetos, fazer piretes , nada acontecer aos mesmos.
O Benfica é mesmo verdinho.
Sou benfiquista, mas neste aspecto o Porto dá 10 a 0 , lá ninguém pia .
Não vi o jogo
2023-12-09 09h17m por Palhacitos
E nem vi o resumo ainda. Pelos vistos jogamos zero, que vem sendo o comum. Saíram dois ou três jogadores da epoca passada e a equipa morreu. O Rafa vem da melhor época no Benfica para esta época andar no mesmo marasmo habitual. Arthur Cabral é fraco mas não se pode atribuir responsabilidade total ao treinador, o turco. . . Já devíamos ter esse conhecimento do futebol holandês. Eu fiquei encantado com a vinda do Dia Maria, mas se é para não admitir sentar o rabiote no banco ou ter que jo...ler comentário completo »
FO
palmilha-dentad a
2023-12-09 01h22m por Formiga1979
No caso do Sporting, isso até seria verdade se o vosso segundo golo não tivesse nascido de uma falta inexistente. . . já nem digo de no lance do 1° golo, o Hujlmand ter sido empurrado primeiro pelo jogador do Farense (logo teria que ser assinalada falta a favor do Sporting e não do Farense), pois ele não pode reagir assim e meteu-se a jeito. . .
Agora, o Farense é uma equipa que eu simpatizo e espero que continue a fazer um bom campeonato.
SL
moumu
2023-12-09 01h16m por manueldesousa
O Benfica e o Pirto estão mal, pirque o Sporting não lhes dá OUTRA HIPÓTESE!
Mete mais tabaco, please. . .
CARREGA FARENSE!!!
moumu
2023-12-09 00h55m por Benfiquista_N1
Acho engraçado que quando o Sporting aparece no primeiro lugar é porque o Porto e o Benfica estão mal, nunca vi um Sporting a lutar seja quem for até ao fim em épocas que é campeã, também é normal de 19 a 19 anos e não estou com isso atirar pedras para o vizinho, que até prefiro o Sporting campeão do que o Porto. . . Mas são aquelas coincidências em que o Sporting está forte mas os outros estão fracos e este jaime cada comentário que faz, é só mais um tiro no ridículo, até tenho pena do moço, porque deve ser deprimente a vida do rapaz:/
pedrinho_dgl
2023-12-09 00h37m por MisticaEncarnada
O Rafa é um avançado que normalmente joga atrás do PL e tem uma média de 10 golos por época no Benfica.
Resumindo é isto. O que lhe vale é a velocidade quando tem vontade e espaço para jogar.
Schmidt
2023-12-09 00h26m por MisticaEncarnada
Já estou com o homem pelos cabelos há muito tempo mas atirar água ou garrafas ou lá o que foi que mal se vê nos vídeos. . . assobiar e contestar é uma coisa mas isso já ultrapassa o limite da contestação.
AngelEyes
2023-12-09 00h22m por MisticaEncarnada
Se houve assim tantas oportunidades é preciso um PL para ganhar jogos? Um PL ajuda mas não vai marcar 50 golos por época. Hoje talvez se ganhasse com um bom PL, pelo que leio nos comentários, mas em certos jogos em que o Benfica é dominado e a bola não chega à frente com qualidade nem o Haaland fazia milagres. É preciso que outros jogadores marquem golos. A qualidade individual numa posição não faz milagres.
Comentário sobre o jogo
2023-12-08 23h39m por palmilha-dentada
Boas,

"Pasquins", "Jornaleiros", "Comentadeiros" e "Paineleiros", continuem a desvalorizar o Sporting Clube Farense (S. C. F. ).

F. C. Porto x S. C. Farense (2 x 1), jogo ganho pelo Porto muito depois da hora, com descontos sobre descontos, (influência da arbitragem).

S. C. Farense x Sporting C. P. (2 x 3), jogo ganho pelo Sporting com um penalty inexistente nos últimos minutos, (influência da arbitragem e do VAR).

...ler comentário completo »
AmoFutebolAmoSL B
2023-12-08 23h24m por AngelEyes
O xG do Benfica foi 4. 51. O xG do Farense foi 0. 40. O Benfica é que ganhou 1 ponto?
I rest my case.
pedrinho_dgl
2023-12-08 23h17m por AngelEyes
37 remates, 14 oportunidade de golo, assim é que é. Não exagerei, escrevi à pressa.
AngelEyes
2023-12-08 23h10m por pedrinho_dgl
37 oportunidades de golo?!?! 37 remates nao são 37 oportunidades de golo, isso é exagerar.
este jogo foi injusto demonstra ansiedad
2023-12-08 23h09m por luix87
este jogo foi injusto para o benfica o mais normal era ter 1 goleada de saco cheio e sair daqui empatado demonstra a grande ansiedade da equipa

foram demasiadas oportunidade e claras para apenas 1 golo
mas este estado de espirito tem vindo a agravar-se demasiado nos ultimos tempos no benfica
e na minha opiniao o benfica anda bem pior fora do campo do que dentro dele e muita coisa que acontece fora do campo esta a afetar a equipa

Desde logo talvez o ...ler comentário completo »
AngelEyes
2023-12-08 23h08m por AmoFutebolAmoSLB
Se estou a brincar. . . ?!? Não, hoje estou com pouca vontade para brincar, estou com muita azia, a juntar ao mau humor.

Sim, infelizmente com jogadores como o Rafa, 37 oportunidades significa que a equipa adversária fez e bem o seu trabalho.

Só lamento pelo Di Maria, assinar pelo SLB merecia uma equipa montada para o DI Maria. . . hoje fez o seu melhor jogo desde que regressou, mas os pinos estavam fora de posição.
Otamendi, outro jogador que me...ler comentário completo »
AmoFutebolAmoSL B
2023-12-08 22h33m por AngelEyes
A equipa que consegue criar 37 oportunidades de golo é que ganhou 1 ponto? Epa deves estar a brincar.

OUTRAS NOTÍCIAS

Arábia Saudita
entrevista
Entrevista com o técnico Fabiano Flora
A Premier League Saudita é o sonho para todas as equipas que se encontram no segundo escalão da Arábia Saudita. A caminhar a passos largos para o final da ...