placardpt
Barcelona venceu e complicou contas portistas

Tramados pelos portugueses

Um FC Porto personalizado e corajoso fez acreditar e colocou o Barcelona em sentido na 2ª parte, mas o génio português que joga na Catalunha, de João Cancelo e João Félix, tramou um Dragão apático na 2ª parte e os blaugranas venceram os comandados de Sérgio Conceição por 2-1, complicando as contas azuis e brancas na Liga dos Campeões.

A emoção da Liga dos Campeões, em tons portugueses, jogava-se em Barcelona, com o FC Porto a entrar em ação. Do lado portista, Sérgio Conceição contava com os regressados de lesão Zaidu e Pepe, destacando-se ainda a presença de Taremi e Evanilson na frente, juntos. No lado catalão, Xavi tinha também os pesos pesados de regresso e tinha os lusos João Félix e João Cancelo a titulares, mas Ter Stegen era baixa na baliza.

Jogo do gato e do rato

O ambiente era de festa no Estádio Olímpico de Montjuic, mas também se sentia alguma tensão no ar, fruto da pressão das duas equipas de uma bom resultado, ainda para mais depois do Shakhtar Donetsk vencer o Antwerp. Inicialmente, O Barça ganhou um bom dinamismo no miolo, com o trio De Jong, Pedri e Gundogan, mas ficou mais frágil sem bola, pela falta de um verdadeiro pivot defensivo. Contudo, por outro lado, a pressão alta portista, imposta desde o primeiro minuto, obrigou De Jong a baixar várias vezes na primeira fase de construção, perdendo a vantagem numérica no miolo.

De resto, essa pressão ia resultando algumas vezes e o Barcelona estava com dificuldades. Contudo, quando Pedri e Gundogan ligavam bem o jogo pelo meio e utilizavam Lewandowski para os apoios, notava-se a qualidade dos intervenientes. O seu lado mais perigoso era a esquerda portista, onde Zaidu se ia deixando arrastar em excesso pelas movimentações de Raphinha e o Barça utilizava esse lado para as trocas com Pedri e subidas de Ronald Araújo. Ia valendo Diogo Costa atento.

Os comandos de Sérgio Conceição, contudo, estavam longe de estar mal com bola, até porque estavam a aproveitar o menos apoio defensivo de Raphinha e Félix para fazer subir os alas e dar largura, especialmente na direita, onde João Mário e Pepê eram muito ativos. A primeira grande oportunidade surgir para Taremi e pouco depois o iraniano teve um golo (bem) anulado, mas não tardou a festa a sério, visto que, aos 30', na melhor fase portista, a defesa catalã foi apanhada a dormir por completo e viu Pepê fazer o 1-0, depois de Iñaki Peña ainda ter defendido um par de vezes. Era a loucura entre os 3 mil adeptos lusos.

legenda caso queiram @Getty /
Festa essa que, no entanto, não durou muito, uma vez que apenas dois minutos depois, um grande movimento de Cancelo, que partiu da esquerda para o meio, driblou João Mário e já dentro da área atirou cruzado, fez o 1-1. O golo fez crescer o Barcelona, que começou a pressionar mais alto, e o FC Porto tremeu, especialmente num mau passe de Diogo Costa, aos 42', que quase dava golo de Raphinha. Alan Varela respondeu na meia distância pouco depois, mas nada mais desfez o empate e o intervalo chegou a bom proveito para as duas equipas.

Outra vez um luso

Ambas as equipas tinham aspetos a melhorar para a 2ª parte e o Barcelona pareceu entrar melhor, até porque nos dois primeiros minutos teve duas boas oportunidades, ambas por João Félix, incluindo um remate à barra nos primeiros segundos. O FC Porto até pareceu conseguir acalmar esse ímpeto blaugrana, mas assim que a asa esquerda lusitana do Barcelona soltou o seu génio individual e coletivo, aos 58', o golo chegou e João Félix fez o 2-1, numa bela jogada de entendimento com Cancelo.

O FC Porto era, agora, obrigado a correr atrás do prejuízo por completo pela primeira vez na partida e ia conseguindo ter alguma espaço na procura das costas da defesa espanhola, mas o Barcelona continuava com maior tato no jogo, pela melhor definição do papel dos três médios (De Jong baixou definitivamente e fez jogar a equipa) e estava a conseguir explorar a largura e diagonais de Cancelo na esquerda. Em vantagem, com o passar dos minutos, os papéis inverteram-se e o Barcelona deu a iniciativa a um desesperado FC Porto, que precisava urgentemente que Galeno e Taremi aparecessem, o que tardava.

As dificuldades com bola do FC Porto eram evidentes e sentia-se o nervoso miudinho a crescer a cada minuto, a cada segundo, entre os 3 mil corações portistas presentes em Montjuic. Era preciso carne fresca no meio campo do FC Porto, que apenas estava a conseguir explorar as diagonais de Evanilson - teve grande oportunidade aos 80', mas foi passivo na cara do golo - e a aposta passou pelo inesperado Nico González e o desequilibrador Francisco Conceição para os 10 minutos finais.

2ª parte mudou o jogo @Getty /
O relógio corria, não andava, nem abrandava e a verdade é que o FC Porto estava com dificuldades em crescer na partida, até porque o Barcelona estava a saber gerir a posse e ritmo de jogo. Sérgio Conceição ainda colocou a «carne toda no assador», com Toni Martínez e Namaso, aos 90'. O coração ainda tentou algumas últimas investidas e Francisco Conceição teve uma oportunidade enorme aos 90+3, mas o Barcelona venceu mesmo por 2-1, garantiu o 1º lugar do grupo e complicou as contas portistas para a última jornada na Liga dos Campeões.

U Terça, 28 Novembro 2023 - 20:00
Camp Nou
Daniele Orsato
2-1
João Cancelo 32'
João Félix 57'
Pepê 30'
Camp Nou
Camp Nou
Espanha
Barcelona
Lotação99 354
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo HJornada 5
Lances Capitais
26´
GOLO INVALIDADO FC Porto
30´
GOLO FC Porto!
Pepê marca
Pepê marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
32´
GOLO Barcelona!
João Cancelo marca
João Cancelo marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
João Cancelo marcou o seu 3º golo na equipa (16 jogos)
57´
GOLO Barcelona!
João Félix marca
João Félix marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
João Félix marcou o seu 4º golo na equipa (16 jogos)
A Chave

Nesta fase da carreira, João Cancelo continua a mostrar que será mais útil na esquerda do que na direita e fez toda a diferença. Fez vida negra a João Mário com o seu papel de interior na construção, faz um grande golo e combina com Félix no 2-1. Encheu a ala e o campo.

O Árbitro

O italiano Daniele Orsato esteve bem na partida e procurou sempre deixar jogar. Nada a apontar além de um par de faltas desnecessárias.

O Melhor
Que qualidade!

O Barcelona esteve longe de fazer o melhor jogo possível - muito a espaços -, mas continua a ter intervenientes que dão gosto ver e dois deles são portugueses. Cancelo e Félix combinam como poucos ofensivamente e conseguem desbloquear jogos a qualquer momento com as suas permutas posicionais. Fizeram a diferença.

O Pior
Da euforia à apatia

O FC Porto entrou a pressionar alto, bem, olhando olhos nos olhos e colocam o Barcelona em sentido, apesar de alguns sustos, mas parecia uma equipa completamente diferente na 2ª parte e devia ter feito muito mais. Sérgio Conceição também demorou demasiado a mexer e talvez devesse ter procurado algo diferente vindo do banco, até porque nomes como Taremi e Galeno deixaram a desejar.

Forma
Barcelona
2023/2024
18J
12V
4E
2D
35-16G
FC Porto
2023/2024
18J
13V
1E
4D
30-13G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BARCELONA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Stelio_Kontos
2023-11-30 22h35m por DietmarVonKrieg
Imensa desculpa, mas onde é que os nomes dessa lista foram apostas do Conceição, se mal viram minutos na primeira equipa?

Dessa lista, os únicos a quem o Conceição deu uma oportunidade de mostrar alguma coisa foi Borges, Namaso, Diogo Costa e Chico Conceição. Os outros ou nunca mais saem da B, ou jogaram 10 minutos na principal e nunca mais voltaram. Se isso é apostar, então de facto temos uma formação constantemente a ser utilizada.
CO
De resto. . .
2023-11-30 22h27m por ColorBlue
Taremi, que nos vai faltar em Janeiro para a CAN, que não vai renovar e sair a custo zero e andamos a metê-lo em sub-rendimento tal que é uma nulidade completa. Falta de motivação não chega, não me lixem. Nunca vi um jogador cair tão a pique. Está numa época a enojar de tal forma que está a fazer esquecer as 3 que a antecederam. Não percebo o que é necessário para ir para a bancada, tirando um cartão vermelho.

Pepe também está a cair e muito, não pode fazer mais uma époc...ler comentário completo »
CO
Não posso ouvir isto
2023-11-30 22h22m por ColorBlue
"Pepê é um craque, claramente o melhor jogador desta equipa, e que certamente merece outros voos. Na minha opinião, o melhor jogador do campeonato. "

Tanto se mete este jogador nas alturas. Falha passes do mais simples que existe com uma frequência estúpida por pura displicência, falha golos cantados como falhou anteontem mais um. . . e agora nem acompanha as subidas do adversário.

O João Mário esteve mal? Esteve sim senhor, mas o Pêpê deixou-o sozinho prat...ler comentário completo »
Têm medo de meter jovens
2023-11-29 22h37m por miguelcarvalho244
Para que serve as camadas jovens? O FCP tem uma falha gritante há décadas, não tem uma academia! Até o meu Fama tem academia de topo. Detesto o Barcelona mas lá metem putos de 16, 17 e 15! Anos a jogar e eles explodem. Por cá nada? Saudo o João Neves, não gosto do clube que joga mas é um miúdo top! Foi lançado e resultou. No FCP nada. Ou é o Xico? Não me façam rir.
Porto
2023-11-29 20h22m por Avalanche27
Um dos principais problemas do Porto é mesmo a banalidade na frente de ataque, não existe qualidade no último passe, para chegarmos à baliza estamos sempre dependentes de um erro adversário, de um bujardão na profundidade, ou de segundas bolas.

Acho que se devia falar mais nisto.
Sir_Jaof
2023-11-29 15h04m por theBestIsToWait_
ptt era suposto os jogadores do FC Barcelona fazerem o que, auto golos? Aí ja seriam bons profissionais?
BL
Mau, mais uma vez
2023-11-29 13h08m por Bluetrain
Pelo menos, metade da equipa do Porto jogou uma miséria… sem pernas e sem talento.
A tática to SC foi ineficiente, mais uma vez, pra Champions.
Temos que aceitar que a Champions é um nível mais acima do Porto, e mesmo das outras equipas portuguesas.
Drifter70
2023-11-29 12h40m por MitoMarchesin
AzulPorto és tu, rapaz ?!

No Portal dos Dragões anda lá um cromo com tanto ódio, mas tanto ódio ao SC que até a familia dele ameaça e a tua narrativa é bem semelhante !!
jsilva77
2023-11-29 12h25m por MisticaEncarnada
Então, mas é a mesma coisa que acontece cá. O Porto não ganha jogos por 1-0 ou 2-1, sem jogar grande coisa, porque tem melhores jogadores que o adversário? Foi o que o Barcelona fez ontem. . . jogo q. b, não fez um bom jogo, criou, marcou, não foi muito melhor mas a qualidade fez a diferença. Não só a individual mas a física, porque o Cancelo, por exemplo, chegou ali aos 60 minutos a jogar a sério, e os do Porto a suar. . . a preparação física é muito diferente.
Barça vs Porto
2023-11-29 12h22m por MisticaEncarnada
Este Barça, num grupo um bocado mais cabeludo, tipo o do PSG, ia parar à LE. Felizmente apanhou um grupo acessível para a qualidade individual dos jogadores que tem. Cancelo é top, espero que o contratem no final da época. O Félix é um jogador cheio de talento mas não sei se vai fazer uma época suficientemente boa para pagarem os tais 70 ou 80 milhões no final da época. O melhor cenário era novo empréstimo, julgo eu.
Quanto ao jogo, o Barça mereceu, foi melhor, jogou mais, ...ler comentário completo »
JS
Não endeuso o SC, mas
2023-11-29 12h08m por jsilva77
Acho que devemos ter a clarividência que, um plantel como estes, não tem nível para um CL . . . João Mário, Zaidu e Fábio Cardoso, são jogadores que ainda devem estar a pensar como estão a jogar competições a este nível . . . Se tivéssemos uma defesa com o nível do nosso adversário de hoje, o tal treinador, não tenho dúvidas, vencedora este jogo em Barcelona e teria carimbado a passagem à fase seguinte . . . Nestes jogos da CL, não é como em Portugal, a transpiração acaba por vencer ...ler comentário completo »
Problemas laterais
2023-11-29 10h25m por Master-of-Puppets
Como era óbvio antes do jogo. Cancelo quando quer é dos melhores do mundo e, fez o que quis do João Mário. Taremi devia ter saído no verão, é óbvio que está contrariado. Não tenho a mesma opinião de quem diz que o Porto foi superior, a primeira parte foi equilibrada, com um Porto a ser ligeiramente melhor. A segunda parte é quase toda do Barcelona, apesar do Porto poder ter conseguido o empate. Foi um jogo interessante entre 2 equipas que vão alternando entre o bom e o mau, uma delas ...ler comentário completo »
Jogadores do FCP
2023-11-29 10h10m por Sir_jaof
Se Zaidu em forma já é o que é, regressado de lesão para ser logo titular frente ao Barcelona. . . Como vimos, Jorge devia ser titular.

J Mário, lento a reagir, passou todo o jogo perdido. . . Lance do 2º golo é claro. . . Larga o Cancelo porque Felix estava passando nas costas (com vários defesas do FCP no centro), e lá vai Cancelo sozinho, J Mário tenta ir então atrás mas já vai tarde, por causa disso, no centro os colegas desposicionam-se porque iam à Cancelo e J Má...ler comentário completo »
Tanto a falar. . . Ódio ao FCP
2023-11-29 09h53m por Sir_jaof
Como vimos em campo e nas declarações após jogo, Feliz e Cancelo fizeram o jogo da época ontem, apenas movidos a ódio ao FCP. . .
. . . É ver como antes dos 80min os dois já tinham rebentado e tiveram de ser substituídos, quando é que Cancelo antes dos 80min já anda com cãibras!?

Sobre este ódio. . . Mostra o mau carácter de Félix, a cuspir no clube que o formou. . . Esteve 7 anos no FCP, não foi nos 2 anos que esteve na formação do Benfica que passou se tosco de pé quadrado a jogador se futebol.
BL
Taremi, João Mário, Zaidu e companhia
2023-11-29 07h45m por Bluetrain
Há jogadores no Sub 19 que tem lugar nesta equipa. Pior papel não o fazem.
Taremi
2023-11-29 05h30m por Minnowkr
O que Taremi jogou até ao ano passado e o que está a jogar este, é uma diferença abismal. Já tem vindo a ser assim desde o início da época, parece que para ele estar ali ou não lhe dá igual, há um lance antes do 2-1 em que se ele acompanhasse devidamente o Pêpê muito provavelmente seria o Porto a fazer o 2-1 e a complicar a vida ao Barça.

Não o quiseram vender e agora têm o típico jogador desmotivado no plantel.
BL
Comédia de erros
2023-11-29 03h41m por Bluetrain
O jogo do Porto foi uma comédia de erros e a maior parte dos erros foram incríveis. Há jogadores na equipa que não tem técnica suficiente pra a Champions e são muito vagarosos pra estas andanças. Safam-se em Portugal, mas não na Europa. Também, coitado do Sergio Conceição que não viu que o João Cancelo estava sempre livre na ala e fazia o que queria.
Enfim, a miséria normal a que estamos .
FCP
2023-11-29 02h37m por moumu
Dificil suster o Braça em casa apesar do bom inicio mas prontos acho que tudo depende do FCP no ultimo jogo o FCP precisa desta qualificação por cause dos prémios.
Muito estranho
2023-11-29 01h17m por yogamaster
É o D Costa ainda estar no Porto, a preco de black friday quando nao vejo redes ao nivel dele fora o Courtois e o Donnarumma.
Porto com muita alma na 1 parte mas na 2 nem veio para campo e só por incompetência do Barca não levou saco cheio. Com as alas como auto estradas onde o lateral Cancelo mais parecia um avancado, tiveram imensas oportunidades flagrantes que com um bocadinho mais de inteligencia dariam uma boa goleada.
O Porto ter esta defesa no campeonato e vergonhoso po...ler comentário completo »
JS
Drifter70
2023-11-29 00h28m por jsilva77
Gostava de ver qualquer mestre da tática a jogar com uma defesa com esses vultos do futebol mundial, como são: João Mário, Zaidu e Fábio Cardoso . . . Até mete medo só de pronunciar estes nomes num jogo de futebol de alto nível como este . . . Este jogo é perdido por total falta de qualidade individual, algo que o Barcelona tem que chegue e sobra só em nomes como Cancelo, melhor em campo, Raphinha, Félix, De Jong, Lewandowski e tantos outros . . . Irmos a um jogo destes com os jogador...ler comentário completo »
FC
Uma curiosidade
2023-11-29 00h06m por Fcpflaw2506
Da última vez que disputamos com uma equipa ucraniana a passagem aos oitavos nestes moldes, não correu para o nosso lado. Espero que este ano seja o ano de contrariar isso. Mostramos ser superiores aos ucranianos não obstante a sua subida de rendimento entretanto.
HA
Jogo
2023-11-29 00h01m por Halibut
Não foi assim tão mau, perdemos mas temos boas hipóteses de passar, basta empatar com o Shakhtar, mas em nossa casa temos obrigação de ganhar e em Janeiro investir no mercado de inverno, é prioridade um lateral esquerdo e despachar o Zaidu, é prioridade entrar mais um central porque temos Pepe com muitas recaídas e não podemos depois contar apenas com o Carmo e Fábio que falham muito e ainda digo mais, o Eustáquio não é jogador para titular, se o Nico não justifica então que tentemos um b...ler comentário completo »
Porto
2023-11-28 23h49m por petitor
Ainda não vi o jogo, vou ver assim que possível, mas o Francisco Conceição tem sido dos melhores e sai da equipe?

Porque não reforçamos o meio campo num jogo desta craveira até para haver apoio aos laterais.

Taremi???

Ivan Jaime tem de ter minutos e dos melhores jogadores do plantel
Drifter
2023-11-28 23h44m por DietmarVonKrieg
Uma pessoa consegue reconhecer que houve anos que o SC teve de fazer milagres com plantéis incrivelmente patéticos. Agora. . . começa a ser difícil continuar a passar pano.

Contratar Navarro e Jaime para estarem alapados o ano todo sem tocarem na bola, nunca dar uma chance ao Toni de tocar na bola, insistir no Zaidu como se fosse o Roberto Carlos, teimar em mudanças posicionais sem lógica nenhuma (é imperdoável usar o Pêpê como lateral, como já fez com o Corona outrora), é...ler comentário completo »
FC Porto
2023-11-28 23h38m por AndreyArshavin23
Deviam ter vergonha de perderem sofrendo um golo de um jogador que segundo a maioria dos portistas não passa de um cepo!

Fora de brincadeiras, acertei o prognóstico. Esta tarde referi que o Barcelona ia ganhar e ganhou mesmo. De todas formas e apesar de o Barcelona ter estado francamente mal nos últimos jogos, esperava mais dos blaugrana. Isto porque em jogos anteriores tinham muitos jogadores lesionados, desta vez "só" tinham de fora o Gavi e o ter Stegen.

N...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga Revelação
com video
Conquistaram título de campeões
O Estoril Praia conquistou a Liga Revelação 2023/24, a sua 3ª em cinco anos, e este feito mereceu os parabéns e comentário de Vasco Seabra.