placardpt
Benfica venceu rival com reviravolta nos descontos

Impróprio para cardíacos!

O Benfica até surgiu mais personalizado no dérbi do que nos últimos jogos, mas o Sporting mostrou estar num nível maturacional e anímico acima e até à expulsão precoce (51') de Gonçalo Inácio sobreviveu em quase todo o jogo. Contudo, no final, a alma de campeão surgiu e dois golos nos descontos, de João Neves e Tengstedt, ditaram uma reviravolta épica, para o Benfica vencer o rival por 2-1, num jogo impróprio para cardíacos.

Depois da derrota com a Real Sociedad a meio da semana (3-1), havia curiosidade para perceber como o Benfica se ia apresentar no dérbi e a aposta de Schmidt parecia passar pelo 3x4x2x1, com a inclusão de Musa, no lugar de Arthur Cabral, como única novidade, mas este surpreendeu. Já no Sporting, Rúben Amorim fazia a rotação esperada e voltava a chamar à titularidade Diomande, Matheus Reis Gyokeres e Morita, recuperado de lesão.

Um rasgo de desequilíbrio

Assim que saíram os onzes iniciais, parecia certa a aposta do Benfica no recente 3x4x2x1, mas cedo se percebeu que Schmidt vinha para surpreender e voltou ao habitual 4x2x3x1, com Morato a lateral esquerdo, algo pouco comum na sua carreira. O regresso a este desenho permitiu ao Benfica pressionar mais alto e isso causou algumas dificuldades ao Sporting a espaços, que até resultaram em perigo - Rafa atirou ao lado, aos 9', numa grande jogada de insistência de Musa, e à barra, aos 12', num remate fora da área -, mas os leões começaram a perceber onde podiam sair a jogar.

Di María e João Mário estão longe de fazer a pressão que faziam os extremos na época passada (sendo que João Mário era um deles) e o Sporting começou a começar a sair por aí com maior frequência. João Neves ia fazendo um trabalho exímio a tapar Hjulmand e Morita, à vez, mas a descida de Pote ajudou nesse processo, embora tenha tirado poder de fogo na ala esquerda, onde Matheus Reis tinha que ser mais presente. Gyokeres foi tentando compensar essa ausência com as habituais diagonais eletrizantes, mas Aursnes e António Silva iam estando bem.

O Benfica, embora menos confortável em ataque organizado, ia sendo a equipa mais perigosa, mas o Sporting sabia como ferir a águia e aproveitava bem o espaço para a transição, sempre que falhava a pressão encarnada. Trubin encheu os postes duas vezes, primeiro aos 30', num cabeceamento de Diomande, e depois aos 33', numa oportunidade enorme para Pote, desmarcado na cara do golo com um passe picado de Edwards.

Por esta altura, o Sporting já insistia mais na sua ala direita, tentando explorar uma menor rotação de Morato e o brasileiro até ia estando bem na antecipação e marcação a Edwards, mas em cima do intervalo, aos 45', o inglês, na transição, fez o que quis do defesa, fez-lhe um túnel na direita e viu a desmarcação de Gyokeres do meio para o seu lado. O sueco encheu o pé e fez um golaço, para gelar o Inferno da Luz e fazer vibrar os milhares de leões presentes.

Sofrer até ao fim

O jogo estava bom, num ritmo frenético e bem disputado e assim continuou no arranque da 2ª parte, mas isso acabou por ser prejudicial para o Sporting, uma vez que Gonçalo Inácio viu o segundo amarelo, e consequente vermelho, por uma entrada fora de tempo sobre Di María, logo aos 51', deixando os leões reduzidos para o resto do jogo. Amorim foi obrigado a reajustar, retirou Edwards para colocar St. Juste e perdeu poder de jogo, mudando as dinâmicas do jogo por completo.

Perante isto, e a perder, o Benfica assumiu claramente as rédeas e responsabilidades do jogo, encostando o Sporting, agora em 5x3x1, às cordas. Os leões estavam de tal modo pressionados, que só conseguiam jogar para a velocidade de Gyokeres, mas a distância entre linhas era tão grande que nem o sueco conseguia fazer algo. Do outro lado, Schmidt apostou em Cabral e Tengstedt (aos 64')para maior poderio ofensivo, libertando mais Di María (bastante desaparecido) e as oportunidades, embora bastante à base do cruzamento, começaram a surgir.

Já em 4x4x2, com João Mário no miolo, e com o Sporting em bloco baixo, apostando na coesão defensiva e transição rápida de Gyokeres (e Nuno Santos e Trincão, que entraram aos 73'), o Benfica sabia que era o tudo ou nada e cada minuto diminuía a probabilidade de retirar algo. As dificuldades a construir no último terço iam continuando, com o bloco leonino baixo, e apenas os rasgos individuais, muito espaçados, de Di María - bom remate aos 77', para defesa de Adán - pareciam realmente desequilibrar uma defesa tão bem organizada.

Os últimos 15 minutos (mais compensação) foram praticamente todos disputados no primeiro terço defensivo forasteiro, mas a verdade é que o Benfica, embora com muita bola, continuava sem um pingo de criatividade ofensiva. Apenas restava ao Benfica a bola parada e até Trubin chegou a subir para a área adversária nos minutos finais, até que, aos 90+4, voltou a ser João Neves a mostrar-se decisivo num dérbi, fazendo o 1-1 final na sequência de um canto. Pouco depois, a Luz quase ia abaixo com um golo de Tengstedt, que ditou a reviravolta de loucos nos descontos. Ninguém aguentava a felicidade e o Sporting caía com estrondo ante o rival.

U Domingo, 12 Novembro 2023 - 20:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Artur Soares Dias
2-1
João Neves 90'
Casper Tengstedt 90'
Viktor Gyökeres 45'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 11
Lances Capitais
45´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 7º golo na prova (10 jogos)
Viktor Gyökeres marcou o seu 12º golo na equipa (14 jogos)
50´
Cartão vermelho para Gonçalo Inácio (Sporting) Gonçalo Inácio vê o seu 1º vermelho na prova (11 jogos)
90´
+4
GOLO Benfica!
João Neves marca
João Neves marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
João Neves marcou o seu 2º golo na equipa (38 jogos)
90´
+8
GOLO Benfica!
Casper Tengstedt marca
Casper Tengstedt marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
Casper Tengstedt marcou o seu 2º golo na equipa (16 jogos)
A Chave

O Sporting percebeu cedo que podia passar a primeira linha de pressão do Benfica a partir dos corredores, com Pote a baixar para ganhar vantagem numérica, e isso deu espaço para a transição rápida, como bem se viu no lance do golo de Gyokeres. Contudo, a expulsão mudou tudo e o Benfica teve coração para uma reviravolta épica.

O Árbitro

Artur Soares Dias tentou gerir o jogo como habitualmente faz e fluir, acabando por estar bem na generalidade da partida, incluindo na expulsão de Gonçalo Inácio, mas há que dizer que fica por assinalar uma grande penalidade de Diomande sobre Musa no lance em que Rafa remata ao lado, aos 9'.

O Melhor
Leão inteligente

O Sporting veio com a lição estudada e depois de um par de sustos iniciais, viu onde podia ferir o Benfica e conseguiu-o. A expulsão mudou o jogo, mas Amorim soube defender e reequilibrar a equipa, que teve menos bola, mas ainda assim assustou.

O Pior
Continuam as diferenças

No geral, o Benfica melhorou no regresso ao habitual 4x2x3x1, mesmo tendo Morato adaptado (nem lhe correu mal, apesar do lance do 0-1), mas a pressionar tão alto, Di María e João Mário têm que fazer algo mais parecido ao que se fazia na época passada. Aursnes tão descido não ajuda.

Forma
Benfica
2023/2024
18J
12V
1E
5D
32-17G
Sporting
2023/2024
17J
13V
2E
2D
36-19G
Sabia que...by playmaker stats
Há quase 10 anos que o Sporting não estava há 10 clássicos consecutivos sem vencer (vs Benfica e FC Porto).
Esta foi a segunda vitória do Benfica com reviravolta aos 90 ou mais minutos, ou seja, marcar os dois golos nesse período:
2013 V 2-1 Gil Vicente (Markovic, Lima), Liga
2023 V 2-1 Sporting (João Neves, Tengsted), Liga
Há 30 anos que o Benfica não vencia o Sporting com uma reviravolta num jogo a contar para a Liga Portuguesa:
1993 Isaías
2023 Tengsted

Na história do dérbi houve 9 vitórias com reviravolta, em 5 as águias saíram vencedoras.
HISTÓRICO!!! Nunca um dérbi entre Benfica e Sporting tinha sido resolvido com uma reviravolta nos descontos
É a 3.ª vez que um dinamarquês marca num dérbi frente ao Sporting:
1986 Manniche x2
2023 Tengstedt
Casper Tengstedt marcou o 2.º golo em 16 jogos pelo Benfica.

Depois de ter marcado frente ao Estrela Amadora, o golo contra o Sporting foi o primeiro a dar a vitória às águias.
Três jogos depois o Benfica volta a vencer o Sporting na Luz.

Contudo, desde 2016 que as águias não venciam o Sporting, em casa, com adeptos no estádio.
Benfica faz a primeira reviravolta da temporada, o Sporting perde pela primeira vez com cambalhota no marcador em 2023/24.

O Benfica iguala o Sporting no topo da classificação da Liga com 28 pontos.

Fotografias(40)

Liga Portugal Betclic: Benfica x Sporting
Liga Portugal Betclic: Benfica x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZA
golo fdj
2023-11-14 23h26m por zahavi
https://asset. skoiy. com/ojonxcycnuapxiqs/rdhtzoq8z 2mp. jfif - segundo golo era fora de jogo. . gamansso
Palhacitos
2023-11-14 15h13m por MisticaEncarnada
Que prefiras o Fejsa ao Florentino eu até aceito mas dizer que o Fejsa sabia rematar quando em 171 jogos tem 2 golos e zero assistências pelo Benfica. . .

Relativamente a Trubin,
https://youtu. be/D-XFw1t31rw?si=vNNtJKeO-Xxm 5V12

Vê este vídeo e para a imagem aos 8 segundos, antes do Giokeres rematar, vê bem se o Trubin podia tapar o 1⁰ poste e deixar 4 metros de baliza à mostra.
Misticaencarnad a
2023-11-14 05h43m por Palhacitos
Dois reparos! Fejsa não era de todo um portento nas ações ofensivas, mas sabia rematar e cabecear. Concordo que o Tino deva ser titular, mas a jogar contra 10 ou com a necessidade de virar o jogo, seria sempre a minha escolha para sair. Repito, é confrangedor ver o Tino nas ações ofensivas. Segundo ; o turbin como guarda redes que é tem por obrigação cobrir o primeiro poste, isso é o mais básico que ensinam ao redes. Concordo que não seja um frango, mas partilha culpas com o Antonio que de facto não fez o suficiente.
jorgemartins575
2023-11-14 05h17m por brunocarapinha13
O cachorro ficou com a cabeça inchada, então pensava que éramos todos irmãos dele 😅 não perdeu nada amigo
Benfica e Cão Raivos
2023-11-14 03h10m por jorgemartins575
Boa noite, sei que o jogo já passou e não me vou alongar muito do que foi dito por aqui em Relação ao Benfica e também ao Sporting
Foi uma vitória com estrelinha? Foi
Foi merecida? Não, o mais justo era o empate mas fiquei contente pela vitória mas sei que o Sporting lutou para não perder pontos, e sofrer nos descontos é inglório como já aconteceu ao Benfica á 10 anos atrás no famoso jogo em que o Kelvin decide o campeonato e portanto percebo como é perder nos descontos daquela ...ler comentário completo »
PotentEagle
2023-11-14 00h11m por MisticaEncarnada
Podes concordar ou não mas para mim, até agora, o Benfica tem ganho jogos, este ano, graças à qualidade individual dos seus jogadores e alguma sorte à mistura, e não de qualidade coletiva.
Um treinador, seja campeão ou não (em Portugal, e com o melhor plantel da liga e um investimento de aproximadamente 155M€ + prémios de assinatura) com uma deplorável campanha na Champions, esta qualidade de jogo absolutamente horrível na maior parte dos jogos (se tivéssemos perdido em Itália p...ler comentário completo »
Sobre o Florentino
2023-11-13 22h38m por PotentEagle
Está longe de ser um Fejsa. O sérvio era semelhante a desarmar, mas apesar de ser tosco com a bola, entregava sempre simples. O Florentino muitas vezes enterra ativamente e comete disparates inimagináveis no sérvio, isto nos melhores anos da sua carreira. O Fejsa pós-2019 era um caco, mas nos anos de JJ e RV era um jogador mais certinho e seguro que Florentino.
MisticaEncarnad a
2023-11-13 22h37m por PotentEagle
Não acho que haja um bom analista de arbitragem em Portugal. O Marco da CMTV parece-me ser o que mais se safa. Quanto ao Pedro Henriques, para mim perde toda a credibilidade quando afirma que o 2-2 do Benfica em Alvalade é ilegal. Aquele golo é factualmente legal, não é uma questão de interpretação ou subjetividade. Por motivos inexplicáveis, ele defende a sua invalidação. É daquelas calinadas em relação às quais, na minha consideração, não há recuperação possível.
Exato, a do...ler comentário completo »
Guilhao
2023-11-13 22h12m por PotentEagle
Exatamente. É um problema estrutural que ultrapassa jogadores e treinadores. Puxando a fita ainda mais atrás, essa falta de atitude foi patente nos últimos meses de Rui Vitória. Houve derrotas inexplicáveis, aquela com dois auto golos que quase parecem propositados em Portimão, que dita o seu despedimento, é absolutamente surreal. Talvez cada um dos técnicos pudesse ser melhor a incutir raça nas suas equipas, mas quando são quatro e com centenas de jogadores, parece-me claro que o prob...ler comentário completo »
Críticas ao Florentino
2023-11-13 20h44m por MisticaEncarnada
O pessoal que o critica por não dar projecção ofensiva à equipa, o que achavam do Fejsa??? Grande jogador, não era?
Aliás, com João Mário, João Neves, Rafa, Di Maria, e um PL em campo, além de Aursnes, é um trinco que vai dar projecção ofensiva à equipa? Tomara ele defender, quanto mais. Até termos um 6 de qualidade inegável, o Tino tem mais que lugar na equipa pois ajuda a equilibrar o barco e liberta mais o João Neves para o transporte de bola.
Resolve problemas col...ler comentário completo »
Zahavi
2023-11-13 20h42m por Benfiquista_N1
Realmente é que nem com estas imagens, a tua azia encherga. . . isto é grave, devias procurar ajuda para a visão ou isto simplesmente é uma doença ao nível do fanatismo se assim for, não tem cura. . . Só resta não compareceres na internet porque podes contaminar as pessoas.

Muita coragem para esta doença passar. Força as melhoras.
PotentEagle
2023-11-13 20h33m por MisticaEncarnada
No geral, a tua análise é boa, ressalvo apenas alguns pontos.
A favor do Benfica, não acabámos o jogo com 2 bolas no ferro, foram 3. . . uma de Di Maria em contra-ataque, um remate de Rafa e novamente Di Maria, na segunda parte.
O lance do golo do Sporting não é mal abordado pelo Trubin. A baliza tem mais de 7 metros de largura, se o Trubin, em vez de se colocar numa posição intermédia, se chegasse mais para o primeiro poste, o Giokeres tinha mais espaço para a met...ler comentário completo »
CO
iku10
2023-11-13 20h17m por ColorBlue
"Que me digam um lance claro em que o Benfica foi beneficiado. . . claro como o penaltie no Bessa ou o pênalti do Diogo costa contra o Portimonense. . . . só quero um. . . UM"

O vermelho claríssimo por mostrar ao João Neves, o menino de ouro, uma vez mais, não pode ser expulso. A entrada sobre o Hjulmand é uma entrada perigosissíma, podia perfeitamente ter partido uma perna ao Hjulmand.

Estou para ver quando o Benfica se apanha a jogar com 10 contra FCP ou SCP. Deve ser tabú.
Brick_SCP
2023-11-13 20h01m por Commando79
Choradeira é na creche.

Nessas regras a primeira frase é clara.
Falta para amarelo. Lei da vantagem para a equipa atacante. Quando há paragem mostra-se o cartão. Nada de novo.

O sporting lisbon perdeu porque conseguiu jogar pior do que um Benfica "fragilizado" e "em crise".

E quando o digo desta forma até entendo a vossa dificuldade em aceitar e lidar. As melhoras.
ZA
arbitro
2023-11-13 19h56m por zahavi
foi como no geral sao uns bananas.
ZA
golo em fora de jogo
2023-11-13 19h53m por zahavi
https://asset. skoiy. com/ojonxcycnuapxiqs/rdhtzoq8z 2mp. jfif -
inclinacao do corpo conta, clarissimo fora de jogo. Eu vi sem linha que estava fora de jogo, com todas as ferramentas os ignorantes do var nao quiseram ver.

Tera sido para nao estragar a festa do proenca que estava no camarote??

muita ladroagem vai nesse pais
GU
PotentEagle
2023-11-13 19h29m por Guilhao
Excelente análise. Até posso acrescentar uma coisa relativamente a fragilidade psicológica excessiva. Não acho que vem desta época. Já vem de há muitos anos. Pelo menos desde a segunda época do Bruno Lage. Pensei que com Roger Schmidt isto tivesse sido ultrapassado, mas a qualidade elevada da equipa escondeu isso a época anterior. Só apareceu no jogo com o Porto, na derrota seguinte e nos jogos com o Inter. Rapidamente se recuperou disso. Não percebo como é que acontece tantas vezes, mesmo mudando muitos jogadores e o treinador.
futebol11fc
2023-11-13 16h27m por MisticaEncarnada
O Pedro Henriques é o melhor analista de arbitragem em Portugal, na minha opinião. Dizes isso porque és contra uma análise dele mas com certeza não as vês todas nos canais em que ele aparece a comentar. Já o vi comentar muitos lances "contra" o Benfica, mas não coloco as suas análises em causa porque é um profissional que estuda arbitragem, conhece como muito poucos os critérios de arbitragem mesmo quando estes mudam e além disso é imparcial, coisa que não se vê em comentadores afectos ao ...ler comentário completo »
brutal_power
2023-11-13 16h10m por MisticaEncarnada
O Rafa está 4 cm em jogo ou o golo seria anulado, pois a presença dele condiciona a acção do Adán. Tocar na bola ou não nem sempre é sinónimo de lance anulado ou validado.
jogo
2023-11-13 16h04m por Tobin
5 cartões amarelos para o Sporting 1 para o Benfica
Agressão ao Coates e nem um cartão ao Musa
Dúvidas nas linhas de fora de jogo e no toque do Rafa
Dúvidas no toque do Inácio e na respetiva expulsão

Fica uma certeza, em caso de dúvida beneficia-se o Benfica.

O melhor jogador em campo foi o João Neves, um puto é mesmo bom.
BR
Fcpflaw2506
2023-11-13 16h04m por Brick_SCP
Este é o problema dos adeptos, não argumentam pelas regras. "Entrada fora de tempo" não quer dizer nada.

O ponto, e parece me claro, é que, a ser falta (que não parece), não pode haver cartão por corte de ataque prometedor. Também não parece de todo uma entrada negligente. Por isso, não há justificação para cartão. . . Pelas regras mesmo, do desporto.
ZH
tangsted
2023-11-13 15h24m por zhar
Ok vamos fazer de advogado do diabo. . . o homem é limitado? do que mostrou (ou não mostrou) em quase 1 ano que ca está a resposta é "sim" . . obviamente. . . mas será que é assim tão mau? as movimentações nos golos desta epoca que marcou ao estrela e ao sporting são boas na procura do espaço e ataque a bola como o ramos fazia tão bem e o musa não tem mostrado capacidade. . tem alguma capacidade de pressão e movimentação. . . será que bem trabalhado e quando lançado em campo não o encostare...ler comentário completo »
SL Benfica 2-1 Sporting CP
2023-11-13 14h58m por PotentEagle
Ponto prévio: o Sporting começou o jogo apenas sem Geny Catamo e com Morita, vá, restabelecido de uma lesão recente. Di María, o melhor marcador do Benfica na temporada, também desceu bastante o nível após a sua lesão, segunda desde que regressou, estando o SLB, também, privado dos seus dois melhores laterais (Bernat e Bah), de um dos seus dois melhores médios e principal armador de jogo (Kökçü) e de um dos seus melhores jogadores e principal desequilibrador (Neres). Era um SCP pratic...ler comentário completo »
FC
Brick_scp
2023-11-13 14h51m por Fcpflaw2506
Eu também tirei o que transcrevi das regras. O árbitro deu bem a lei da vantagem e depois deu e bem o cartão amarelo por uma entrada fora de tempo do Gonçalo Inácio. Mais uma vez, lê a regra completa em vez de tirares uma parte que te convém para tentares ter razão.
Brick_SCP
2023-11-13 14h45m por brunocarapinha13
Mas como já tinha dito, já houveram lances de imprudência que foram admoestados com cartão, daí ter insistido. Aí conta a interpretação do árbitro, é isso é o q faz a malta discordar, pq parece q cada um tem uma interpretação diferente, ou o msm árbitro em lances idênticos tomar 2 decisões diferentes

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...