placardpt
Sporting bate Farense por 4-2

Leões de fogo e gelo

À semelhança do que tinha acontecido há cerca de um ano, na última edição da Taça da Liga, o Sporting entrou em cena com uma vitória sobre o Farense. Seis golos no marcador, tal como nesse dia.

A equipa verde e branca sabia que tinha pouca margem para falhar, uma vez que os leões de Faro, que já tinham dado trabalho no jogo do campeonato, chegavam a Lisboa com três pontos somados, devido à vitória sobre o CD Tondela (1-0), num formato de competição que inclui apenas três equipas por grupo. Com forte contributo de um intratável Gyökeres e um inspirado Trincão, foi o leão da casa que rugiu mais alto.

Inácio e Trincão, ares de verão

Foi com uma sensação de déjà vu que os adeptos do Sporting viram a sua equipa entrar em campo esta quinta-feira. De repente pareceu verão - uma afirmação e meia tendo em conta o frio que se verificava em Alvalade, tão apropriado para uma altura do ano em que até Mariah Carey já saiu do alçapão onde se escondeu durante os últimos 10 meses. 

Quais eram, então, os ares de verão? Ora, Rúben Amorim surpreendeu ao colocar Gonçalo Inácio no meio-campo, em dupla com o capitão Daniel Bragança, o que só não foi totalmente inédito porque já tinha acontecido em julho, num particular com o Genk

Esse dado chamou desde logo à atenção, mas não foi o único paralelo com o duelo de pré-temporada. Tal como nesse dia, o defesa central adaptado só deixou de ser a atração principal quando Francisco Trincão roubou os holofotes. Não com um golo, como nesse dia, mas com cinco minutos mágicos em que incendiou o campo e construiu um marcador favorável! Usou toda a técnica para assistir Gyökeres ao 24º minuto, depois tentou fazer o mesmo com Nuno Santos, que falhou, e logo de seguida sofreu a grande penalidade que valeu ao sueco o bis.

Trincão e Mattheus Oliveira foram destaques @Kapta+
Já se perdiam algumas semelhanças a esse jogo não oficial, que o Sporting nem venceu, até porque a equipa de Amorim apresentou-se fiel a si mesma, sem inovações táticas além de uma adaptação. Estava, simplesmente, bem, num jogo em que até já podia ter marcado mais cedo, por outras ocasiões de protagonismo sueco ou até por uma primeira grande penalidade que o VAR cancelou devido a simulação de Matheus Reis.

A frieza de Mattheus e Viktor

Jogada a primeira parte, não era injusto dizer que o Farense parecia perdido. A equipa de José Mota mostrara raríssimos momentos de entendimento coletivo e, ao mesmo tempo, incapacidade para impedir o adversário de criar. 

Mantendo-se o jogo assim, e voltando a entrar em comparações com jogos passados, não seria descabida uma repetição do 6-0 que se verificara há um ano, na última vez que estas equipas se tinham encontrado em Alvalade, mas o ex-leão Mattheus Oliveira abriu a segunda parte com um golaço e evocou, no primeiro teste a Israel, o 2-3 que se verificou em Faro há cerca de um mês. Talvez este não fosse como nenhum outro jogo...

Houve Gyo-trick! @Kapta+
O Sporting voltou a colocar mão firme no volante e os dois golos de vantagem voltaram ao marcador quando Nuno Santos fez o seu primeiro da época, num remate que, de forma fortuita e quase cómica, passou entre as pernas de Artur Jorge e Ricardo Velho. A sorte pareceu ter acabado aí, já que logo a seguir o Sporting viveu 30 segundos loucos em que Bragança, Gyökeres, Esgaio, Paulinho e Trincão podiam todos ter marcado, mas nenhum o fez.

O intratável sueco corrigiu aos 63´, com uma jogada individual em que fez o seu primeiro hat-trick de verde e branco. Frieza incomparável do reforço recorde, no seu último minuto em campo. Ainda houve tempo para novo golo do Farense, novamente de fora da área, embora Israel pudesse ter feito mais no segundo (marcado por Vítor Gonçalves). Não mexeu com o destino do jogo: justa vitória da equipa da casa que tem a final four da Taça da Liga à distância de esforços mínimos.

U Quinta, 02 Novembro 2023 - 20:15
Estádio José Alvalade
Gustavo Correia
4-2
Viktor Gyökeres 24' 28' (g.p.) 63'
Nuno Santos 56'
Mattheus Oliveira 49'
Vítor Gonçalves 79'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo C
Lances Capitais
24´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Viktor Gyökeres marcou o seu 9º golo na equipa (12 jogos)
28´
GOLO Sporting
Viktor Gyökeres marca de grande penalidade!
Viktor Gyökeres marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
Viktor Gyökeres marcou o seu 10º golo na equipa (12 jogos)
49´
GOLO Farense!
Mattheus Oliveira marca
Mattheus Oliveira marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
56´
GOLO Sporting!
Nuno Santos marca
Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Nuno Santos marcou o seu 28º golo na equipa (149 jogos)
63´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 3º golo na prova (1 jogos)
Viktor Gyökeres marcou o seu 11º golo na equipa (12 jogos)
79´
GOLO Farense!
Vítor Gonçalves marca
Vítor Gonçalves marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
A Chave

Minuto 24´: Francisco Trincão, que esteve no seu melhor durante todo o jogo, ligou a sua melhor versão durante cinco minutos que praticamente definiram o rumo do jogo.

O Árbitro

Boa utilização do VAR para riscar a grande penalidade inicialmente atribuída ao Sporting, uma vez que Matheus Reis forçou a queda. Pouco a assinalar, de resto.

O Melhor
Inácio a médio? Sim!

Não foi o melhor em campo, garantidamente. Esse é um posto disputado por Trincão e Gyokeres.

Ainda assim, não ficaram muitas dúvidas de que as qualidades de Gonçalo Inácio são bem aproveitadas a meio-campo, onde poderá vir a ser ainda mais útil numa fase mais adiantada da temporada, em cenário de lesões ou em caso de uma longa participação de Morita na Taça Asiática.

O Pior
Formato da Taça da Liga

Não é uma novidade, mas também não fica mais fácil. O atual formato da Taça da Liga, particularmente nesta fase de grupos, deixa muito a desejar. Desportivamente, o facto de serem apenas três equipas em jornadas que deixam uma delas de fora tira muito do entusiasmo da competição pelo único lugar de acesso à final four. Neste caso, o Sporting ficou quase apurado no dia em que entrou em prova...

Forma
Sporting
2023/2024
14J
11V
2E
1D
30-14G
Farense
2023/2024
14J
5V
2E
7D
24-24G

Fotografias(25)

Allianz Cup: Sporting CP x SC Farense
Allianz Cup: Sporting CP x SC Farense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FARENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZY
Francisco Farense
2023-11-04 12h37m por zyxw4321
Tu não falaste uma única vez do Sporting, porque é que sentes a necessidade de dizer aos outros para falar do Farense?
3dA
2023-11-04 12h28m por francisco_farense
Esta noticia nao é só do sporting tambem é do Farense
3D
Sporting
2023-11-03 14h43m por 3dA
Muito boa exibição ontem, à excepção dos dois golos sofridos (como suspeitava, Israel não está preparado ainda) mas o resultado peca por escasso tal a quantidade de oportunidades de golo desperdiçadas. Muita dinâmica coletiva e olhos sempre postos na baliza, oxalá fosse sempre assim.

Começam a faltar adjetivos para descrever Gyokeres. Grande jogo de Trincão, quando está confiante é o que se vê. É demasiado criticado sem nexo, apesar de não estar a deslumbrar desde que che...ler comentário completo »
pedrinho_dgl
2023-11-03 12h45m por afonsofarense2000
Barbarides porque disse ao rapaz para ter calma que não estava a provocar ninguém e ainda combinou um encontro lá fora para "porrada". A sorte é que o segurança o escoltou mas por exemplo um amigo meu foi ao Dragão e não passou por nada disso . . . Enfim mas de resto até foi uma boa experiência e vou a mais 6 aways esta época

Só acho golpe baixo provocarem adeptos que apoiam exclusivamente o clube da terra não havia necessidade desse filme. . Saudações
afonsofarense20 00
2023-11-03 12h09m por pedrinho_dgl
Não posso comentar o que não vi, não estava lá.
Mas isso é típico no futebol, não é preciso ir a Alvalade. Isso acontece em todos os estádios, até em divisões inferiores.
Não sei até que ponto manguitos e provocações podem ser consideradas barbaridades, parece me excessivo.
pedrinho_dgl
2023-11-03 12h06m por afonsofarense2000
No meu 1º away com o Farense, experienciei uma barbaridade total dos vossos adeptos. Todos a cantarmos, felizes a apoiar a nossa equipa e ainda têm a lata de vir cá fazer manguitos e provocar. Porque é que não falas também disso?
Franco Israel
2023-11-03 10h44m por Velicente
Não percebo porque é que o selecionador do Uruguai o leva em detrimento do de Arruabarrena do Arouca, preferia mil vezes ter um em vez do outro no Sporting.
Sporting
2023-11-03 10h41m por Velicente
Precisa de um redes urgentemente, o Franco Israel não dá segurança absolutamente nenhuma e o Adán já não vai para novo.
Grande resultado
2023-11-03 10h14m por ricardolouromartins
O Gonçalo Inácio é um dos jogadores mais completos a sair da Academia do Sporting, um dos melhores jogadores portugueses, só Fernando Santos é que não via o óbvio. Gyokeres vale cada tostão pago por ele, um grande achado, melhor avançado do Sporting desde Mário Jardel, embora muito mais completo (e eu até digo que o Jardel era muito mais jogador do que o pintavam). Matheus Oliveira adora fazer grandes exibições contra o Sporting. É preciso melhorar o registo defensivo, é preciso um guar...ler comentário completo »
SCP
2023-11-03 03h30m por moumu
Bons golos de Goyekeres, claro o SCP assegurou a passagem, para mim também fazia-se um formato tipo taça da liga inglesa com sorteio livre.
francisco_faren se
2023-11-03 01h31m por Aleaotejano
A média de golos sofridos por jogos esta época é péssima. Para além de que todos os jogos tem abordagens estranhas.

O GR promissor já existe, está na equipa B. Agrada me imenso. Mas nao é aposta ainda.
Aleaotejano
2023-11-03 00h46m por francisco_farense
O Franco Israel é bom so tens é esperar, podes é trazer ja um GR que promissor
Interessante
2023-11-02 23h53m por Aleaotejano
Para motivar algumas peças que ainda podem vir a ser chave, no decorrer da época. Trincão é para ti.

Aposta ganha com Inácio no meio, e pronto há poucas palavras para o Gyokeres. . . basta ver o que o homem joga.

Lado negativo, a necessidade URGENTE de um guarda redes. Muito temo que vamos morrer na praia este ano, por causa da baliza.
pedrinho_dgl
2023-11-02 23h31m por francisco_farense
Se o Falcão tivesse feito aquilo e o Artur Jorge fizesse o Auto Golo era um bom empate
Inacio
2023-11-02 23h23m por grantsarmor1906
Na ausencia do Morita nessa fase da competicao Asiatica quem deve recuar devera ser o Pote, mesmo pra transicoes e linhas de passe, ou o Braganca como criativo. O Inacio e um central tranquilo tal como o Diamonde, da-nos bastante seguranca, bastante serios e competentes.
Sporting
2023-11-02 23h00m por Tobin
É a melhor equipa a praticar futebol neste momento.

O Sporting terá de aguentar o Gyokeres até final da época, mas não será fácil. Que jogador
francisco_faren se
2023-11-02 22h58m por pedrinho_dgl
Desculpa, posso falar. Acho que não fizeram uma boa primeira parte, houve alguma passividade e falta de agressividade. Depois do intervalo melhoraram a atitude mas nao foi suficiente mesmo depois do golo marcado. O Sporting respondeu de imediato com 2 golos e matou o jogo. No fim o Farense foi tendo mais bola pq o Sporting tirou o pé do acelerador, marcaram o segundo e ainda tiveram algumas aproximações perigosas. Foi um jogo de várias contrariedades para o Farense, a lesão do Zé Luís t...ler comentário completo »
E depois de um jogo
2023-11-02 22h52m por OJaime_Pacheco
Grupo fechado.
Gostava mesmo de saber como é possível alguém no seu perfeito juízo meter grupos de 3 equipas.

Se já em grupos de 4 era quase impossível uma equipa modesta passar agora muito menos.

Espero que esta seja a última edição pois não faz sentido continuar nos moldes que existem.

Quiçá num estilo Taça da Liga Inglesa isto se tornasse mais apelativo. Mas o que o Proença quer é os 3 do costume a jogar lá nas arábias.
pedrinho_dgl
2023-11-02 22h51m por francisco_farense
nao falas do farense tambem pq?, ja que o teu titulo foi da mensagem "Jogo", nao sei pq é que nao falas disso
Jogo
2023-11-02 22h41m por pedrinho_dgl
Resultado justo e até curto para o que foi o jogo. Primeira parte avassaladora, de longe a melhor da época. Segunda parte a entrar bem e a ter frieza e intensidade para matar o jogo mesmo sofrendo o 2-1. Ultima meia hora foi de gestão.
Individualmente, Gyokeres claro, mais um jogo em que destruiu a defesa adversária por completo e foi bastante frio na hora de finalizar. Depois Trincao, finalmente um jogo bom! Espero que ganhe confiança, é mais jogador que o Edwards se mostrar c...ler comentário completo »
ZY
Sporting
2023-11-02 22h24m por zyxw4321
Vitória natural num jogo de importância mais reduzida. Fica bem encaminhado o apuramento para a Final-four, mas pouco mais se retira daqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Playmaker
Jogo importante na luta pela manutenção
Est. Amadora e Farense defrontam-se esta Segunda pelas 20h15m, em jogo a contar para a 31.ª Jornada da Liga Portugal Betclic, numa partida que coloca frente a frente o 15.º e o 10.º da ...