placardpt
Farense e FC Vizela não vão além de um empate

Dia de muralhas imbatíveis

2023/10/07 17:34
E2

Um sábado à tarde de calor no Algarve convida à praia, no entanto, a moldura humana presente no São Luís não deixou a desejar. Não foi futebol de praia - longe disso -, mas o Farense recebeu o FC Vizela e não foram além de um empate sem golos.

Pablo Villar promoveu apenas uma alteração no onze inicial em relação ao último duelo oficial, com Diogo Nascimento a assumir posição a titular. José Mota fez o mesmo na formação algarvia, com a entrada de Igor Rossi na defesa central.

Inspiração limitada

Foram os algarvios a dar cor à primeira parte, pelo menos na primeira meia hora. Muita inspiração, apesar da pouca pontaria, ditou uma domínio pleno do Farense na metade inicial.

Marco Matias personificava essa inspiração. Na verdade, todas as tentativas de golo potenciadas pelo jogador de 34 anos pareciam ser uma repetição da primeira. O lance pelo flanco esquerdo com a direito a «puxar para dentro» e rematar cruzado. O desfecho? Igualmente o mesmo: a bola a tirar tinta ao poste.

Foram vezes sem conta e sem definição. O nó não desatava, com o desalento a começar a apoderar-se dos comandados de José Mota dada a falta de eficácia. 

O alento voltou apenas na segunda parte e já perto do último quarto de hora. A velocidade voltou a aparecer, com transições sucessivas e várias aproximações à baliza de Buntic.

Um remate ao poste de Rui Costa, «tiros do meio da rua» de Belloumi, bolas à barra de Talocha... Nada parecia entrar.

Zé Luís foi a jogo para dinamizar o ataque algarvio e fê-lo. O jogo tornou-se mais ritmado, com mais ataque e resposta. Parecia existir maior animação no último terço, mas estava mesmo a ser o «dia sim» dos guarda-redes em campo. 

A pontaria foi inimiga. Tiveram direito ao último lance do encontro e, daí, voltaram a pouco ou nada conseguir.

Entre a profundidade e a falta de acerto

Viajaram mais de 600 quilómetros para estarem presentes no duelo deste sábado. Até poderíamos dizer que a «entrada tardia» em jogo estaria relacionada com o cansaço da viagem, mas seria apenas a razão mais provável para isso acontecer.

Afinal, a entrada fervorosa dos farenses em jogo travou o plano inicial de Pablo Villar e fez demorar a aparecer a faceta atacante do FC Vizela.

Do Minho, trouxeram o jogo em profundidade. As bolas diretas para Samuel Essende não ajudavam muito na procura pela baliza de Ricardo Velho, tornando-se um jogo algo previsível para a defesa algarvia. O verdadeiro perigo só viria a chegar nos últimos minutos da primeira parte, mas sempre com direito a defesa.

Por falar em defesa, foi dia de Fabijan Buntic. O guardião vizelense fez uma exibição de alto nível no São Luís. Foi uma muralha na baliza, com um número infindável de bolas agarradas. Foi um pesadelo para o Farense e uma segurança para o FC Vizela. (Sendo que o mesmo se aplica à categoria apresentada por Ricardo Velho)

Até final, Pablo Villar quis ganhar terreno e retirou Diogo Nascimento do meio-campo, fazendo entrar Rodrigo Escoval. Mais segurança na defesa, num momento do jogo em que, aos vizelenses, mais valia um ponto do que nenhum. Assim aconteceu.

jogos em destaque
U Sábado, 07 Outubro 2023 - 15:30
Estádio de São Luís
João Pinheiro
0-0

ESTÁDIO

Estádio de São Luís
Lotação7 000
Medidas102x65m
Inauguração1922
Positivo
Habemus guardiões!

Fabijan Buntic e Ricardo Velho fizeram exibições de alto nível. Sempre que o jogo subia de ritmo, os guarda-redes mostraram-se seguros e foram os elementos diferenciadores em campo.

Negativo
Merecia mais golos...

Pode ser algo paradoxal, dada a análise do melhor, mas um duelo como este merecia mais golos. Ambas as equipas mostraram um futebol positivo e ofensivo. Merecia, efetivamente, golos.

Forma
Farense
2023/2024
11J
4V
2E
5D
16-14G
FC Vizela
2023/2024
10J
2V
3E
5D
12-16G
O Árbitro

Critério uniforme num jogos sem lances dúbios para ajuizar. Uma arbitragem a bom nível de João Pinheiro.

Fotografias(15)

Liga Portugal Betclic: Farense x Vizela
Liga Portugal Betclic: Farense x Vizela
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FARENSE
EMPATE
FC VIZELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Dúvida
2023-10-08 23h53m por palmilha-dentada
Boas,

Curiosidade, qual é mesmo o real motivo para a existência do VAR.

Parece que neste jogo houve pelo menos dois supostos penalties a favor do S. C. Farense e em nenhum deles o VAR "chamou" o árbitro para ele ir ao monitor para analisar o lance.

Atenciosamente
VIzela
2023-10-07 17h37m por moumu
Safou-se bem no Algarve mas o Farense fez por ter ganho o jogo, bom ponto para os forasteiros.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...