placardpt
      Portugal somou primeiro triunfo na Liga das Nações

      Não há agitação marítima que amedronte estas Navegadoras

      2023/09/26 20:18
      E3

      Está selada a primeira vitória de Portugal na Liga das Nações! Na receção à congénere da Noruega, as Navegadoras remaram a bom ritmo face à intempérie que as nórdicas ameaçaram instalar, vencendo por 3-2 a 13ª colocada do ranking FIFA. Não foi um passeio de ferry-boat, bem longe disso, mas que mais odisseias destas estejam por vir.

      Na antevisão da partida que marcou a estreia de Portugal nesta Liga das Nações diante dos seus adeptos, Francisco Neto prometeu mexidas no onze luso, vincando também a intenção de manter a identidade de jogo das Navegadoras. Face a estas duas premissas, só se pode dizer que o selecionador nacional cumpriu com o que prometeu.

      De bússola na mão para nunca perder o Norte

      Com Andreia Jacinto e Fátima Pinto nos lugares de Dolores Silva e Andreia Norton - Inês Pereira e Ana Capeta renderam também Patrícia Morais e Telma Encarnação -, Portugal foi capaz de condicionar a saída de jogo norueguesa, depois de uns primeiros instantes de algum assédio forasteiro junto da baliza da azarada Inês Pereira (obrigada a sair, depois de um choque violento com Sophie Haug).

      Num ápice, as jogadoras lusas empurraram a respeitada equipa do norte da Europa para o seu último reduto e os primeiros avisos não tardaram a surgir pelo cabeceamento de Ana Capeta e algumas boas aproximações que, com outra decisão, teriam conferido maior perigo à baliza de Aurora Mikalsen.

      Andreia Jacinto anotou o seu primeiro golo pela seleção @FPF

      A atravessar um período de algum desconforto, a Noruega reajustou pormenores, voltou a chegar-se à baliza lusa e adiantou-se no marcador. Com espaço desde a entrada da área, Frida Maanum aplicou um remate de folha seca que só terminou no ângulo da baliza de Patrícia Morais. Pairava o silêncio no Estádio Cidade de Barcelos, algo que a cabal reação portuguesa se encarregou de neutralizar...

      A identidade manteve-se em dia e, no espaço de cinco minutos, a vantagem lusitana consumou-se. Andreia Jacinto deixou tudo na mesma, num belo remate em arco a castigar a cerimónia defensiva adversária, com Carole Costa, na conversão de um castigo máximo, a carimbar a cambalhota no resultado. Que primeira parte, caro leitor!

      Nova tempestade voltou a desembocar na bonança

      Nos segundo 45', ambas as equipa quiseram manter o registo atacante do primeiro tempo e, se tal poderia encaixar com a desvantagem norueguesa, talvez se exigisse maior matreirice à equipa de Francisco Neto na gestão do balanceamento ofensivo.

      Carole Costa voltou a ser decisiva da marca dos onze metros @FPF

      Com isso, as jogadoras visitantes tiraram proveito da linha defensiva lusa bastante subida e chegaram ao golo. Se à primeira, Elisabeth Terland obrigou Patrícia Morais a brilhar, à segunda anotou mesmo o 2-2, num lance em tudo idêntico ao da primeira ocasião da etapa.

      O mar agitava cada vez mais - que é como quem diz, o desafio -, mas Navegadoras de N maiúsculo não se atemorizam com a intempérie e... a reação voltou a surgir em tempo útil. A beneficiar de nova grande penalidade - agora a castigar falta sobre Catarina Amado -, Carole Costa deu a remada decisiva para os primeiros três pontos lusos na nova prova internacional de futebol feminino.

      U Terça, 26 Setembro 2023 - 18:15
      Estádio Cidade de Barcelos
      3-2
      Andreia Jacinto 37'
      Carole Costa 43' (g.p.) 68' (g.p.)
      Frida Maanum 32'
      Elisabeth Terland 58'
      Estádio Cidade de Barcelos
      Lotação12 032
      Medidas105x68
      Inauguração2004
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo 2
      Lances Capitais
      32´
      GOLO Noruega!
      Frida Maanum marca
      Frida Maanum marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      37´
      GOLO Portugal!
      Andreia Jacinto marca
      Andreia Jacinto marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      43´
      GOLO Portugal
      Carole Costa marca de grande penalidade!
      Carole Costa marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      58´
      GOLO Noruega!
      Elisabeth Terland marca
      Elisabeth Terland marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      68´
      GOLO Portugal
      Carole Costa marca de grande penalidade!
      Carole Costa marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      A Chave

      A reação à adversidade. Parecendo que não, mas a forma como as jogadoras lusas foram capazes de arregaçar as mangas e partir para cima da Noruega foi o grande combustível para a soma dos três pontos. Um sinal claro do crescimento da identidade da equipa portuguesa.

      O Árbitro

      Ewa Augustyn teve, regra geral, uma arbitragem condizente com a exigência da partida. A exceção fica talvez ligada a lance do segundo golo da Noruega, onde parece ter existido uma carga à margem das leis sobre uma atleta lusa.

      O Melhor
      Golos e futebol ofensivo

      Os golos e o futebol de ataque são sempre a proposta mais popular para o comum adepto de futebol. Num jogo frente a uma das seleções melhores cotadas do ranking FIFA, Portugal passou por alguns momentos de aperto, mas a verdade é que conseguiu superiorizar-se na maior parte do desafio com posse, fome de baliza e futebol de ataque. Uma aposta a manter.

      O Pior
      Demasiada fome, pouca gestão

      É verdade que os três pontos ficaram mesmo em solo luso, mas a entrada desenfreadamente atacante no arranque do segundo tempo descompensou a gestão da vantagem registada ao intervalo. Valeu nova reação inabalável.

      Forma
      Portugal
      2023/2024
      1J
      0V
      0E
      1D
      0-2G
      Noruega
      2023
      6J
      1V
      2E
      3D
      12-11G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      NORUEGA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SA
      Áustria
      2023-09-27 12h14m por santossantos
      Tenho curiosidade para ver o que dão os jogos contra a Áustria, a Noruega fez um jogo muito fraquinho.

      Se conseguirem vencer ambos os jogos é sinal que Portugal tem um valor real muito acima do 19º lugar actual.
      Este treinador torna tudo mais difícil. .
      2023-09-26 23h20m por GERRARDandRONALDINHO
      Meio-campo e ataque a caírem fisicamente já na 1ª parte e ele tarda a meter Dolores e Norton para meter gelo no jogo e "agarrar" a bola. . . e deixa a Tatiana (que estava completamente apagada) e tira simultaneamente 2 das jogadoras com mais capacidade de posse e associação rápida. . . É que se ainda fosse só 1. . .

      Portugal caiu na vertigem do jogo norueguês, sobretudo na 2ª parte e deixou de ser capaz de cortar as transições adversárias e de trancar as alas (a Noruega atacava ...ler comentário completo »
      ZY
      Portugal
      2023-09-26 21h47m por zyxw4321
      Parabéns por mais um resultado histórico! Se ganharem à Áustria, fica ao alcance lutar até ao fim pelo 2° lugar.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Norte-Americano
      Oficial
      Técnico vai liderar equipa na Copa América
      Jesse Marsch, técnico norte-americano que na Europa já orientou o RB Salzburg, RB Leipzig e Leeds United, é o novo selecionador do Canadá.