placardpt
Portimonense venceu em Guimarães

Gigante Carlinhos dá vitória ao cair do pano

Em jogo a contar para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, o Vitória recebeu o Portimonense e acabou derrotado de uma forma inacreditável. Numa tarde bastante chuvosa no Minho, a equipa da casa foi quase sempre superior aos algarvios e isso materializou-se nas oportunidades criadas. Sem um ritmo muito elevado, o Vitória chegou ao cedo e poderia ter sido ainda mais acutilante no capitulo ofensivo. No segundo tempo, continuou o controlo vimaranense, até que aos 80´ apareceu um Super Portimonense, com Carlinhos à cabeça, a remontar a partida quando parecia impossível. 

Depois da paragem (em que o Vitória não parou, por conta da Taça da Liga), ambas as equipas queriam deixar uma imagem diferente daquela que haviam deixado nos últimos jogos. Os vimaranenses foram goleados na Luz e eliminados em casa pelo Tondela, enquanto que o Portimonense ainda não havia ganho no campeonato. Apenas o Portimonense saiu a sorrir, respirando fundo com a primeira vitoria no campeonato.

Ganhar, controlar e sem forçar

Tarde molhada, tarde abençoada. A chuva afugentou muitas pessoas das bancadas inferiores do estádio, valendo os impermeáveis a alguns corajosos, que não arredaram pé do seu lugar. Antes da partida, ainda homenagem ao capitão Varela, que chegou ao centenário com a camisola dos conquistadores.

Logo desde os minutos iniciais percebeu-se quem ia tentar comandar a partida. O Vitória tomou as rédeas da partida e teve em Jota arma preferencial dos seus ataques. À direita do ataque, o Grealish do Berço foi criando calafrios na profundidade e, num segundo momento, no um contra um, combinado a velocidade com a força que o carateriza. E foi por aí que se desatou o nó. Jota movimentou-se nas costas da defesa, ganhou a bola na força e, com ajuda de Filipe Relvas, inseriu a bola no fundo das redes adversárias. 

Vitória adiantou-se cedo @Catarina Morais / Kapta +

Sem forçar muito, o Vitória foi criando, derivado também da permeabilidade da equipa algarvia. Afonso Freitas e Bruno Gaspar, mais à largura, foram insistindo em cruzamentos, mas a defensiva do Portimonense foi mais imponente dos duelos e evitou o aumentar da vantagem. Jota atirou ao poste de muito longe, André Silva quis assistir na cara de Vinícius. Do lado do Portimonense, não se viu sinal de perigo. 

Lucas Ventura e Dani Silva, infortunados, sairam com lesões ainda no primeiro tempo.

Murphy vive em Guimarães

Costuma-se dizer que mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Neste jogo, o segundo tempo chegou, mas a vontade do Portimonense mudar o rumo do jogo continuou um pouco aquém do que se espera para uma equipa que ainda não venceu neste campeonato. O Vitória foi controlando, com e sem bola, e poderia ter chegado ao golo, mas a defensiva algarvia esmerava-se no último terço defensivo para que a bola não entrasse.

Os adeptos vitorianos estavam inconformados com a vantagem magra e iam mostrando o seu descontentamento. Para desespero dos mesmos, o Vitória conseguiu um lance que irá certamente para os apanhados. Em transição, André Silva, Jota e Nelson da Luz ficaram todos muito perto de fazer golo no mesmo lance, quase sempre com a baliza escancarada. Uma jogada de tiro ao boneco, que acabou com Nelson da Luz a disparar por cima. Inacreditável.

Como dita a Lei de Murphy: Qualquer coisa que possa correr mal, correrá mal, no pior momento possível. Assim aconteceu com o Vitória. Quando o Portimonense parecia inofensivo (vivia de Hélio em jogadas individuais), pénalti para os algarvios. Manu foi imprudente e Carlinhos aproveitou o erro para empatar a partida, já dentro dos últimos dez minutos.

Desde o empate, não existiu mais Vitória. A impaciência e a intranquilidade apoderaram-se dos jogadores, que falharam em produzir ataques perigosos e foi o Portimonense quem criou mais perigo, acabando mesmo por chegar ao golo.

Jogo partido, o Vitória pede pénalti, Fábio Verissimo manda jogar e, no contra-ataque, Carlinhos gelou o D.Afonso Henriques, completando a reviravolta para o Portimonense, em cima do apito final. O Portimonense conseguiu assim a sua primeira vitória no campeonato, enquanto o Vitória acentuou o mau momento.

jogos em destaque
U Domingo, 17 Setembro 2023 - 18:00
Estádio D. Afonso Henriques
Fábio Veríssimo
1-2
Filipe Relvas 18' (p.b.)
Carlinhos 81' (g.p.) 90'

ESTÁDIO

Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
Lances Capitais
18´
GOLO Vitória SC
Filipe Relvas marca na própria baliza!
81´
GOLO Portimonense
Carlinhos marca de grande penalidade!
Carlinhos marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Carlinhos marcou o seu 5º golo na equipa (53 jogos)
90´
+6
GOLO Portimonense!
Carlinhos marca
Carlinhos marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
Carlinhos marcou o seu 6º golo na equipa (53 jogos)
Positivo
Super Carlinhos

Apareceu tarde, mas ainda a tempo. Virou o jogo ao contrário, selando o triunfo com um golo sublime no último suspiro.

Negativo
Desnorte vitoriano

Depois do golo sofrido, o Vitória desapareceu. A equipa foi muito abaixo psicologicamente e não conseguiu mais atacar. Aproveitou o Portimonense...

Forma
Vitória SC
2023/2024
8J
4V
0E
4D
10-12G
Portimonense
2023/2024
7J
2V
3E
2D
8-13G
O Árbitro

Fábio Veríssimo fez uma arbitragem equilibrada. Marcou algumas faltas quando podia deixar jogar. O pénalti parece claro e os amarelos foram bem mostrados.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Com a graça divina. . .
2023-09-18 16h36m por PortimonDesdePiqueno
Foram 3 pontos caídos do céu. Mas estes também valem para a contabilidade final. Continuamos a jogar muito mal e continuamos a ter um treinador que gosta de fazer experiências e que insiste no erro e tácticas mirabolantes, que ele utiliza, desutiliza e torna a usar. Enfim! Apesar desta vitoria revigorante, continuamos a ser grandes candidatos à descida. Há que aguentar dentro do pelotão até Janeiro, porque aí, já se sabe, chegaram 12 ou 13 craques da bola para garantir a manutenção. <...ler comentário completo »
ER
palmilha-dentad a
2023-09-18 11h33m por Erkson10
Pelo menos os clubes da Associação Futebol Braga vão às competições europeias, já os vossos nem se lembram do que isso é.

Atenciosamente.
Desastre
2023-09-18 11h23m por ricardolouromartins
Fazem uma tristíssima figura na Liga Conferência, ganham na primeira jornada e o treinador decide ir-se embora. Ganham novamente, mas contratam outro treinador, que volta a ganhar. Com o treinador novo só perdem. Podia dizer uma piada de que o Vitória precisa de despedir treinadores todas as semanas e ainda é campeão. Em vez disso só posso lamentar, que o único clube português, fora dos três grandes, que tem adeptos a sério e não adeptos de clubes de Lisboa ou Porto e o da terra como s...ler comentário completo »
Ruben_Ferreira
2023-09-18 10h36m por rayman
Perdeu o jogo quando tirou o João Mendes pelo Nelson quando tinha o Nuno Santos. A ganhar não faz qualquer sentido. O Nelson de vez em quando tira uns coelhos da cartola mas no geral é um jogador fraco sem qualquer disciplina tática. O problema não é fazer 3/4 ou 5 subs. O problema é fazer subs erradas. Era só trocar o Mendes pelo Santos e a equipa continuava equilibrada.
Foi muito ridícula a forma como perderam o jogo, depois de estar a ganhar, ter oportunidades para fechar o jog...ler comentário completo »
Mudar à equipa
2023-09-18 09h40m por danivsc
Nao temos guarda redes, centrais, medio defensivo e um avançado goleador !!! Esse problema ja o tinhamos no ano passado. . . e a direçao nada fez para termos uma equipa europeia !!! Onde esta os mais de 70 milhoes de € de beneficios em vendas de jogadores desses ultimos anos ??? Eles guardam esse dinheiro para quê ?
Vitória
2023-09-18 09h27m por OJ_Silva
Com este treinador se ficarem na primeira metade da tabela ja é bom. O quinto lugar vai ser uma miragem. Com boavista, gil e casa pia a fazerem bons resultados, o vsc tem que jogar muito para o conseguir.
VSC
2023-09-18 06h24m por moumu
Mesmo assim são candidatos ao 5º lugar, seja quem ele for vai perder muitos pontos.
Minho vs Algarve
2023-09-18 06h15m por xithombo
Na semana da cimeira Minho-Algarve, o Algarve levou a melhor.
VI
palmilha-dentad a
2023-09-18 02h17m por Vilanova1
E ?
BA
Guimarães
2023-09-17 23h52m por batuko
vai andar sempre de turras, até despedir o Paulo Turra, não tem categoria para o Vitória.
FL
Campelos
2023-09-17 22h11m por flaviebse
Que má planificação da época por esta administração. Já vem de há muito. Deviam ter ido buscar logo de início a prepara a época o Vitor Campelos. Quiseram o Moreno e depois este Turra. Que loucura.
FC
VSC
2023-09-17 22h04m por Fcpflaw2506
Terem ido buscar esta amostra de treinador ainda vai custar muitos mais pontos. Mal por mal, deixavam estar o Moreno. Este teve uma curtissima estadia no Santos e esteve bastante mal. Haveria treinadores que estão no desemprego que secalhar fariam melhor figura.

Quanto ao Portimonense, continuam a parecer uma das equipas mais fracas desta edição e ganhar estes pontinhos são sempre importantes na luta pela manutenção. Se conseguissem pontuar para a semana era excelente xD.
E claro
2023-09-17 21h38m por PotentEagle
Ter o Portimonense moralizado para o jogo com o Benfica, pós-Champions e pré-clássico, não ajuda, se bem que o VSC tinha três vitórias seguidas antes de ir à Luz
Sporting Clube Olhanense
2023-09-17 21h32m por palmilha-dentada
Olá,

Era bom que o Sporting Clube Olhanense estivesse também na Primeira Liga (Primeira Divisão), assim a Associação de Futebol de Faro teria três (3) representantes.

Atenciosamente
Assoc. Fut. Braga x Assoc. Fut. Faro
2023-09-17 21h28m por palmilha-dentada
Olá,

Associação Futebol Braga x Associação Futebol Faro (0 X 2), resultado final.

Sporting Clube Farense x Sporting Clube Braga (3 X 1)

Vitória Sport Clube x Portimonense Sporting Clube (1 X 2)

Atenciosamente
Vitória sem treinador
2023-09-17 21h25m por OJaime_Pacheco
Fica difícil.
Porque perder em casa contra este Portimonense candidato á descida é demasiado mau.

Esta vitória dá um balão de oxigénio mas na próxima jornada levam na cabeça porque é para outro campeonato.
TI
Mais um. . .
2023-09-17 21h03m por tink
. . . Treinador brasileiro de sucesso em Portugal! Conseguiu inverter a tendência de vitória do clube
Vitória e Portimonense
2023-09-17 21h02m por zlatan_21
Mais uma desilusão para os da casa. A paragem não lhes fez mudar o ritmo dos últimos acontecimentos.

O Portimonense já vai com 5 pontos, onde eu esperava que eles só tivessem com 1.
Ruben
2023-09-17 20h49m por SCBFAN
Boas mano, infelizmente vamos precisar bem mais do q sorte, o mais certo é levar duas derrotas nesta semana.
Vão ser tempos difíceis para nós dois este início de época.
Boa sorte para o resto da época também.
E esta?
2023-09-17 20h48m por Zarokmaster1
O fantástico europeu Guimarães a perder contra a pior equipa da liga (a par do chaves). Pobres vitorianos, não merecem isto
Fim de semana
2023-09-17 20h43m por robbiefowler9
Em que Vitória e Braga não vão querer ver equipas algarvias à frente durante algum tempo
Culpas do Presidente
2023-09-17 20h40m por JJCastro
Ele há cada uma. . . Pois é Sr Presidente do Vitória. . . O Sr. de futebol percebe pouco!. . . Lembrou-se de um treinador com provas dadas????!!!!. . . Aonde???!!!
Demita-se!. . . . É um favor que faz ao Vitória!. . . . O Senhor é mais do mesmo!. . .
O que o Vitória precisa de encontrar é de um grande Presidente. Depois vem o resto. . .
Vitória
2023-09-17 20h40m por robbiefowler9
Perder com este Portimonense devia encher de vergonha o plantel do Vitória; uma equipa que mal atacou o jogo todo, e que aproveitou duas ofertas grosseiras da defesa vitoriana para ganhar o jogo
Guimas
2023-09-17 20h35m por SCBFAN
Eu gostava de puder gozar mas entre Turra e AJ venha o diabo e escolha.
Ás Turras
2023-09-17 20h35m por TheBlankSpace
Proximos 3 jogos. . . . Casa Pia, Estoril e Famalicão. . .

Se o Vitoria não ganhar pelo menos 2 dos proximos 3 jogos. . . o Turra vai de vela. . .
12

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...